[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Não sei dizer, fui experimentar a linha 6000, justamente porque a galera falava que a questão dos drivers estavam muito melhores, etc.
A placa em si é muito boa quando "funciona" de acordo, tem a questão da performance em RT ser horrível, mas se o cara não joga com esse recurso, a placa entrega fps bruto.

No geral, nessa geração das 2 marcas, acho a nVidia mais equilibrada, mesmo a 3080/3090 esquentando horrores e consumindo uma usina.
Não existe perfeição.
Exato. Eu mesmo não usava AMD por anos por conta do "medo" desses bugs e relatos da galera, mas na série 6000 resolvi arriscar e fui feliz. Zero erros/bugs aqui, felizmente. Mas óbvio, nada é perfeito como vc disse, uns têm problemas, outros não. No final o importante é estar satisfeito com o que tem =)
 
Pelo jeito essa Black Friday, além de ilusória, não será um momento favorável.
Ethereum em ápice no ano.

AM-JKLXT90hGKITMKBObdP4HLh-zJLzklBt1vVLVkN1NhSUhGJvbtKuTXOhRUabxJ71t5YEjZO-UgtbxSQrKwKSdy5z4hKeuzfeYQ6qcXPovHpqmxZ0DI4IiB6V5f38iAj926777K_2NZd6oz8tmAlmmmk4E=w800-h450-no
 
Mai-oh-meno...

Tive uma 6700XT recentemente, com o Windows instalado do zero...erro 1603 durante a primeira instalação do driver. Fiz todas as recomendações do site da AMD sobre esse erro e nada. Desinstalei e re-instalei umas 4x (versões certificadas e betas de drivers), por fim peguei uma iso nova do Windows e mudei a ordem de instalação das coisas, deixei o Windows fazer updates primeiro, coloquei n versões do Visual C++, por fim...foi uma dor de cabeça até conseguir.
Alguns jogos do nada dava crash para o desktop.
A 6700XT não ficou 3 meses comigo, vendi e comprei uma 3060TI para por no lugar.

Gosto bastante da AMD tanto CPU quanto GPU, mas francamente sempre tem mais bugs que Intel e Nvidia e não falo isso só por falar, pois tive Ryzen e Navi ambos de primeira geração. Durante o primeiro ano da série RX 5000 foi um absurdo a quantidade de bugs que tiveram nas placas, além de algumas marcas enviarem BIOS bugada (XFX) que não racionava as fans. Eu sou um cara insistente, fiquei com a placa e atualizei a BIOS porém um usuário mais leigo após isso devolveria a placa e nunca mais utilizaria a marca. A primeira geração Ryzen apresentou também uma quantidade de bugs acima do normal, felizmente resolvidos depois. Quando tive Intel e Nvidia não lembro de tantos problemas de instabilidade e bugs.

Não sei como estão os drivers atualmente nas RX 6000, mas está consideravelmente melhor nas RX 5000. A AMD tem um produto interessante mas peca com estabilidade e bugs. Faltam algumas tecnologias interessantes como Nvenc e muitos podem argumentar que não pretendem fazer lives, mas esquecem que muitos streamers tem milhares de seguidores que observam seus setups com Nvidia e associam como a marca do momento. Com isso temos um aumento ainda mais de interesse por Nvidia.

Do lado verde tem o NVIDIA Broadcast que é um software incrível mesmo se você não fizer lives. Existe também o Ray Tracing funcionando de forma muito melhor. O DLSS é uma solução muito boa e sei que a AMD tem uma solução chamada FSR, mas na Nvidia as duas funcionam.

Hoje se fosse comprar uma placa de vídeo pagaria um pouco mais para evitar dor de cabeça com drivers bugados e pela possibilidade de novas tecnologias. Ainda tem o fator de serem melhor revendidas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Placa de vídeo AMD, acho que vai demorar ter outra...

Isso mostra a importância das empresas entregarem um produto sólido. Quem teve problemas com Radeon nas séries RX 5000 e RX 6000 vão considerar comprar uma placa da Nvidia e se ao mudar tiver menos problemas, a chance é maior de permanecer com a marca que está dando menos problemas.
 
Última edição:
Com gabinete aberto não passou de 74ºC aqui também isso com a placa de som embaixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom gente pra atualizar vocês, tirei a placa de som e fiz o teste em stock com gabinete fechado, bateu 79ºC, fiz com under 1800@800mv sem placa de som e gabinete fechado chegou 79ºC do mesmo jeito, enfim estou chateado e estressei com isso tudo, passei o dia todo mexendo nisso e nada de achar uma solução.

Sabe de uma coisa vou desligar esse afterburn e jogar, deixa chegar a 90ºC não vou me importar mais, fogo que esse cooler parece uma turbina de avião quando chega nos 80%, desculpa a rage do desabafo é que é osso investir tanto e ficar passando por isso. Agradeço a ajuda de todos :chan:

Faltou você dizer qual foi a temperatura com gabinete aberto e "sem" a placa de som.
O seu problema pode realmente ser o gabinete, e uma eventual troca não fica tão caro.

Esses 74º C com gabinete aberto, se colocar um gabinete com fluxo de ar bom e sem a placa de som tampando a ventoinha é para baixar, talvez fique abaixo de 70 que já é suficiente para não esquentar mais a cabeça.

Se as ventoinhas frontais forem fracas e as superiores do WC fortes, está tirando fluxo de ar que poderia ir para a GPU.
 
Faltam algumas tecnologias interessantes como Nvenc
A AMD possui um encoder de vídeo, se chama VCN atualmente, o problema é a qualidade ser ruim (nível do quick sync da intel) e não suportar tantos formatos quanto o nvenc.
 
A AMD possui um encoder de vídeo, se chama VCN atualmente, o problema é a qualidade ser ruim (nível do quick sync da intel) e não suportar tantos formatos quanto o nvenc.

Acabei me expressando mal, pois não citei o encoder da AMD e realmente deixa a desejar na qualidade embora tenha melhorado um pouco. Da impressão que a AMD não corre atrás para melhorar o suporte com as desenvolvedoras de softwares assim como a Nvidia faz.
 
Mermão, que momento maluco é esse que a gente tá vivendo no mercado de VGA?

Hoje eu anunciei minha RTX 2070 Super por R$ 5.200,00 no OLX. De 4 pessoas que me procuraram, fechei negócio com um deles por R$ 5.000,00, pagamento via Pix, a ser feito amanhã no local em que ele trabalha.

Pelos mesmos R$ 5.000,00, comprei hoje também uma RTX 3060 Aorus Elite na Kabum (comentei aqui antes que fiz a troca só por conta do HDMI 2.1, já que também comprei uma LG OLED C1).

Aí tô besta como a galera tá pagando em uma placa usada (vá lá que ainda tem mais 2 anos de garantia) o mesmo valor que poderia pagar em uma nova, de performance praticamente idêntica.

Como é isso, hein? kkkkk
 
Mermão, que momento maluco é esse que a gente tá vivendo no mercado de VGA?

Hoje eu anunciei minha RTX 2070 Super por R$ 5.200,00 no OLX. De 4 pessoas que me procuraram, fechei negócio com um deles por R$ 5.000,00, pagamento via Pix, a ser feito amanhã no local em que ele trabalha.

Pelos mesmos R$ 5.000,00, comprei hoje também uma RTX 3060 Aorus Elite na Kabum (comentei aqui antes que fiz a troca só por conta do HDMI 2.1, já que também comprei uma LG OLED C1).

Aí tô besta como a galera tá pagando em uma placa usada (vá lá que ainda tem mais 2 anos de garantia) o mesmo valor que poderia pagar em uma nova, de performance praticamente idêntica.

Como é isso, hein? kkkkk

Interessante...vc teria como testar algum jogo na sua C1 na resolução 1440p e ver
se a imagem fica perfeita ou esticada, pois um usuário do adrenaline com essa tv, disse que teve jogo
que ficou um tanto esticada, caso jogue em 1440p e não em 4K. Grato.:)

PS: o comprador não sabe que é o mesmo preço de uma nova, rss...ou ele quer a 2070, por ser menor tamanho
e caber no gabinete dele, pois a 3060 é maior, não é?
 
Última edição:
Mermão, que momento maluco é esse que a gente tá vivendo no mercado de VGA?

Hoje eu anunciei minha RTX 2070 Super por R$ 5.200,00 no OLX. De 4 pessoas que me procuraram, fechei negócio com um deles por R$ 5.000,00, pagamento via Pix, a ser feito amanhã no local em que ele trabalha.

Pelos mesmos R$ 5.000,00, comprei hoje também uma RTX 3060 Aorus Elite na Kabum (comentei aqui antes que fiz a troca só por conta do HDMI 2.1, já que também comprei uma LG OLED C1).

Aí tô besta como a galera tá pagando em uma placa usada (vá lá que ainda tem mais 2 anos de garantia) o mesmo valor que poderia pagar em uma nova, de performance praticamente idêntica.

Como é isso, hein? kkkkk
Desinformação ou aqueles caras não perdem muito tempo pesquisando sobre o que quer comprar, ele se informou sobre a 2070S ser suficiente para ele, pesquisou e comprou ela...
 
Interessante...vc teria como testar algum jogo na sua C1 na resolução 1440p e ver
se a imagem fica perfeita ou esticada, pois um usuário do adrenaline com essa tv, disse que teve jogo
que ficou um tanto esticada, caso jogue em 1440p e não em 4K. Grato.:)

PS: o comprador não sabe que é o mesmo preço de uma nova, rss...ou ele quer a 2070, por ser menor tamanho
e caber no gabinete dele, pois a 3060 é maior, não é?
Nem a TV nem a VGA nova chegaram ainda, mas, minha suspeita quanto a esse esticado em alguns jogos porque já passei por isso aqui com a TV atual.

O Windows lê uma resolução de 4096 x 2160 em TVs 4K, e aí alguns jogos entendem que essa é a resolução nativa, e por isso a imagem não fica no aspecto correto.

Aqui tiver que seguir uma dica que vi no reddit, de usar o CRU pra deletar essa resolução do EDID, e aí ficou sussa.
 
Nem a TV nem a VGA nova chegaram ainda, mas, minha suspeita quanto a esse esticado em alguns jogos porque já passei por isso aqui com a TV atual.

O Windows lê uma resolução de 4096 x 2160 em TVs 4K, e aí alguns jogos entendem que essa é a resolução nativa, e por isso a imagem não fica no aspecto correto.

Aqui tiver que seguir uma dica que vi no reddit, de usar o CRU pra deletar essa resolução do EDID, e aí ficou sussa.
As TVs 4K são 3840 x 2160.
No Windows pode setar as duas, 3840 x 2160 ou 4096x2160, ele mesmo diz que 3840 x 2160 é a recomendável.
Mas mesmo em 4096x2160 é difícil perceber que espremeu porque a diferença é pequena.
 
As TVs 4K são 3840 x 2160.
No Windows pode setar as duas, 3840 x 2160 ou 4096x2160, ele mesmo diz que 3840 x 2160 é a recomendável.
Mas mesmo em 4096x2160 é difícil perceber que espremeu porque a diferença é pequena.

Nem a TV nem a VGA nova chegaram ainda, mas, minha suspeita quanto a esse esticado em alguns jogos porque já passei por isso aqui com a TV atual.

O Windows lê uma resolução de 4096 x 2160 em TVs 4K, e aí alguns jogos entendem que essa é a resolução nativa, e por isso a imagem não fica no aspecto correto.

Aqui tiver que seguir uma dica que vi no reddit, de usar o CRU pra deletar essa resolução do EDID, e aí ficou sussa.

Mas o que eu queria saber é: usando a resolução na TV OLED C1 em 1440p, se fica perfeito ou não!
No manual da tv diz que tem a opção 1440p nativo com 120 Hz.:)

Entendam, minha vga não suporta 4K do jeito que quero nos settings dos jogos.
Um dia, na geração 4xxx da Nvidia, compro uma vga nova quando precisar. Jogo no monitor 144 Hz em 1440p e
não quero mais jogar em 1080p! A diferença é grande!:)
 
Mas o que eu queria saber é: usando a resolução na TV OLED C1 em 1440p, se fica perfeito ou não!
No manual da tv diz que tem a opção 1440p nativo com 120 Hz.:)

Entendam, minha vga não suporta 4K do jeito que quero nos settings dos jogos.
Um dia, na geração 4xxx da Nvidia, compro uma vga nova quando precisar. Jogo no monitor 144 Hz em 1440p e
não quero mais jogar em 1080p! A diferença é grande!:)
A proporção fica sim, pois tanto 3840 x 2160 quanto 2560 x 1440 são 16:9, então não deforma a imagem.
Quanto a imagem percebida vai depender da qualidade do upscale da C1, pois normalmente é para perder um pouco de nitidez já que não está em 4K nativo.
 
Mas o que eu queria saber é: usando a resolução na TV OLED C1 em 1440p, se fica perfeito ou não!
No manual da tv diz que tem a opção 1440p nativo com 120 Hz.:)

Entendam, minha vga não suporta 4K do jeito que quero nos settings dos jogos.
Um dia, na geração 4xxx da Nvidia, compro uma vga nova quando precisar. Jogo no monitor 144 Hz em 1440p e
não quero mais jogar em 1080p! A diferença é grande!:)
Se preocupa com isso não, ativa a opção de integer scaling no painel de controle Nvidia e fim.
Você vai poder usar o desktop em 4k e os jogos com resolução 1440p ou outras resoluções intermediarias não suportadas pela tv, como 1620p e 1800p.
 
Interessante...vc teria como testar algum jogo na sua C1 na resolução 1440p e ver
se a imagem fica perfeita ou esticada, pois um usuário do adrenaline com essa tv, disse que teve jogo
que ficou um tanto esticada, caso jogue em 1440p e não em 4K. Grato.

Não deveria ter nenhuma diferença, a menos que o 4k ou o 1440p estava configurado errado, pois ambas são 16:9

Aqui minha Samsung também faço 1440p @ 120hz pelo HDMI 2.1, fica idêntico a 4k (claro que vc nota a diferença de qualidade devido ao menor PPI)
 
Não deveria ter nenhuma diferença, a menos que o 4k ou o 1440p estava configurado errado, pois ambas são 16:9

Aqui minha Samsung também faço 1440p @ 120hz pelo HDMI 2.1, fica idêntico a 4k (claro que vc nota a diferença de qualidade devido ao menor PPI)

Vc me fez observar o seguinte:
as vgas RTX 2060, 2xxx, não tem HDMI 2.1?
Se eu comprar uma OLDE C1, terei que mudar de vga?
 
Boa tarde, pessoal!

quero ver se consigo pegar uma RTX 3060 nessa black friday por uns 4K, mas a vga precisa ser branca.. a versão da Galax tá bem sumida do mercado, então me restaram duas opções.

3060 ultra da colorful
3060 hurricane da leadtek

qual dessas duas seria a opção mais segura?

Ps: esteticamente a da colorful parece ser mais bonita.
 
Vc me fez observar o seguinte:
as vgas RTX 2060, 2xxx, não tem HDMI 2.1?
Se eu comprar uma OLDE C1, terei que mudar de vga?
Não tem. HDMI 2.1 só as RTX 3000. Foi justamente por isso que troquei minha 2070 Super por uma 3060.

Quanto a mudar de VGA, é uma opção sua. Se ficar com a 2060, em 4K teu refresh máximo é de 60 Hz, e o range do gsync vai ficar entre 40-60 Hz. Com o HDMI 2.1 habilita os 120 Hz no 4K, e o range do gsync fica entre 20-120 Hz (motivo pelo qual eu fiz a troca).

Aí a escolha de trocar ou não só depende desses fatores.
 
4.000 reais redondo numa RTX 3060, duvido!
O mínimo que poderá chegar, será
Não tem. HDMI 2.1 só as RTX 3000. Foi justamente por isso que troquei minha 2070 Super por uma 3060.

Quanto a mudar de VGA, é uma opção sua. Se ficar com a 2060, em 4K teu refresh máximo é de 60 Hz, e o range do gsync vai ficar entre 40-60 Hz. Com o HDMI 2.1 habilita os 120 Hz no 4K, e o range do gsync fica entre 20-120 Hz (motivo pelo qual eu fiz a troca).

Aí a escolha de trocar ou não só depende desses fatores.

Só trocaria de vga quando comprar uma TV OLED 4K. No momento, vou deixar para frente
e ficar jogando no monitor Ozônio 1440p. :)

Vou esperar a série 4xxx da Nvidia. Ela disse que será revolucionária...:naza:
 
Sim, revolucionária!!

Vai usar pinagem diferente de energia, você vai precisar comprar novo tipo de fonte e a 4060 vai precisar de 1600W.

:bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Será? Aonde vc leu isso?
O ideal seria a série 4xxx gastar menos energia e ela vai ser menor, vai caber no meu gabinete, hahaha!
 
Vc me fez observar o seguinte:
as vgas RTX 2060, 2xxx, não tem HDMI 2.1?
Se eu comprar uma OLDE C1, terei que mudar de vga?

A RTX 2060 tem HDMI 2.0, consegue fazer 1440p@120hz na TV via HDMI com suporte a G-sync, não vai precisar trocar de placa.

Só precisa de uma RTX30 se quiser 4k@120hz na TV.

Edit:
Só pra passar a informação completa: mesmo com uma RTX 20xx é possível fazer 4k@120Hz com G-sync em algumas TV's via HDMI 2.0 (como as Samsung QT, imagino que seja o mesmo para as LG's), mas você perde em fidelidade de cor pois vai forçar o modo YCBCR 4:2:0 e range dinâmico em "Limitado" ao invés de "Full"

 
Última edição:
A RTX 2060 tem HDMI 2.0, consegue fazer 1440p@120hz na TV via HDMI com suporte a VRR, não vai precisar trocar de placa.

Só precisa de uma RTX30 se quiser 4k@120hz na TV.

Grato! Mas no site abaixo diz sobre HDMI 2.1, mas não achei no google que a v2.0b é compatível com VRR.

VRR (Variable Refresh Rate)​

O HDMI 2.1 é compatível com o VRR (Variable Refresh Rate — Taxa de Atualização Variável), assunto que interessa principalmente aos jogadores de plantão. Não é difícil entender o porquê.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo