[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Cara o ps5 saiu com uma rx 6700, volto a falar que vc não tem console e não sabe que diz .
Nos consoles existe mais otimizacao , só vê o desempenho em jogos mais pesados do ps5 aqui nós testes


O ps5 pro deve vir com uma placa 8700xt que deve ter o desempenho de uma rx 7900xt porém a Sony já disse que vai fazer seu próprio sistema de upscan , então deve vir sim algo no nível de uma rtx 4090( em otimização )
Se for menos que isso não irá ter sentido ter atrasado tanto o lançamento do ps5 pro .

Primeiramente, com DX12 e Vulkan essa coisa de otimização ficou bem mais parelha. A vantagem do console está mais na gestão da VRAM.

Segundamente, o PS5 tem uma "6700" com performance de 6600XT por causa das frequências.

Terceiramente, especula-se 60CUs para o PS5pro, o que daria uma 7800XT com mais features a menos de milagres engenheirísticos.
 
Primeiramente, com DX12 e Vulkan essa coisa de otimização ficou bem mais parelha. A vantagem do console está mais na gestão da VRAM.

Segundamente, o PS5 tem uma "6700" com performance de 6600XT por causa das frequências.

Terceiramente, especula-se 60CUs para o PS5pro, o que daria uma 7800XT com mais features a menos de milagres engenheirísticos.
Sempre leio gente com esse papo de ''otimização de console melhor'' e só ignoro, isso é uma coisa muito do passado, hj em dia se vc pega uma GPU parelha a do PS5 e bota nas mesmas settings o resultado é muitas vezes igual ou melhor.

Aí sai o Horizon Forbidden West pedindo 4080 pra 4k 60fps no ultra aí aparecem os sabichões falando que tá mal otimizado querendo justificar o PS5 que roda com hardware inferior, ignorando completamente as settings, resolução, etc e fazem um comparativo nada justo e ficam nesse papo de má otimização.
 
DLSS meio que já é isso, mas nada impede de algo mais avançado, o facebook tem altos projetos legais nessa área.
A nvidia já tem umas coisas de compressão e reconstrução pra chamadas de video (acho que tão debaixo do projeto Maxine deles), mas essa tua ideia seria massa se realizada em tempo real no lugar do gdeflate
Mas no caso ao usar o DLSS mais da placa é exigido n ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A série NVIDIA GeForce RTX 50 supostamente terá memória GDDR7 de 28 Gbps

É a época do ano em que há muitos rumores. Um dos vazadores de hardware da NVIDIA mais confiáveis, Kopite7kimi, começou a compartilhar alguns novos detalhes, embora pareça haver uma pequena reviravolta na narrativa.

Voltando aos rumores da interface do barramento de memória de 512 bits, Kopite7kimi afirmou inicialmente que a principal GPU para jogos da próxima série apresentaria um barramento de memória de 512 bits. Esta informação foi supostamente confirmada por múltiplas fontes. No entanto, alguns meses depois, o tom mudou e foi sugerido que não fosse 512 bits, mas sim 384 bits. Na semana passada, o mesmo vazador sugeriu que as séries RTX 50 e 40 podem compartilhar larguras de barramento de memória muito semelhantes, sugerindo que não há mudanças significativas para a GPU carro-chefe conhecida como GB202.

Agora, Kopite7kimi está mais uma vez colocando a opção de 512 bits na mesa sem entrar em detalhes. Não está claro se a NVIDIA está explorando diferentes especificações de memória ou se o vazador está apenas fazendo suposições fundamentadas. Dado o histórico, pode-se inclinar-se para a primeira opção. O que está claro é que os detalhes permanecem um pouco evasivos por enquanto.

Mais importante ainda, Kopite agora afirma que a nova série se limitará à memória GDDR7 de 28 Gbps, ultrapassando as especificações GDDR6X por uma grande margem. A NVIDIA ainda terá muito espaço para atualizações futuras, já que a memória GDDR7 normalmente é anunciada em velocidades de 32+ Gbps.

Os módulos GDDR7 de 3 GB provavelmente não serão esperados na primeira linha RTX 50, mas sabemos que eles estão em desenvolvimento e devem ser lançados no próximo ano, assim como a NVIDIA pode lançar suas GPUs intermediárias e básicas. Isso abre a possibilidade de novas opções de capacidade de memória, que não devem ser descartadas ainda.

Na pior das hipóteses, a NVIDIA manterá as mesmas larguras de barramento de memória em suas GPUs para jogos de próxima geração, o que ainda resultará em uma largura de banda muito maior graças à memória GDDR7 mais rápida. No entanto, se a NVIDIA, por algum motivo, explorar a opção de 512 bits, isso significa que a GPU suportará capacidade de memória ainda maior e oferecerá largura de banda quase 80% maior que o AD102.

Memória NVIDIA GeForce RTX Série 50
VideoCardz.comLargura de bandaGPU potencialCapacidade Esperada
Módulos de 2GB
Capacidade Esperada
Módulos de 3GB
Assumindo velocidade GDDR7 de 28 Gbps
512 bits1792GB/sGB20232 GB/16 GB48 GB/24 GB
384 bits1344GB/sGB202/GB20324 GB/12 GB36GB/18GB
256 bits896 GB/sGB203/GB20516GB/8GB24 GB/12 GB
192 bits672GB/sGB206/GB20712 GB/6 GB18 GB/9 GB
128 bits448GB/sGB20716GB/8GB12 GB

Finalmente, o mesmo vazador também mencionou que a GPU GB203 pode ser metade do GB202, embora não confirme ou negue que o GB202 use um pacote multi-chip. O atual carro-chefe do AD102 possui 80% mais núcleos em comparação com o AD103. Isso impulsionou as GPUs RTX 4090(D) a um nível de desempenho totalmente diferente. Se a NVIDIA adotar uma abordagem semelhante com a Blackwell, poderemos testemunhar mais uma vez uma lacuna significativa de desempenho entre as séries RTX 5090 e 5080, especialmente com os rumores que circulam sobre um barramento de 512 bits.

Essa série 50XX será insana. Vou saltar da minha 4080 para uma 5070 pelo jeito.
 
tu esta muito otimista heim....4090 otimizado ???
Acho que ele quis dizer que com um FSR 3 da Sony iria dobrar os fps, mas obviamente seriam fps "fakes", nem perto da qualidade nativa de uma placa caríssima como essa.
 
Cara o ps5 saiu com uma rx 6700, volto a falar que vc não tem console e não sabe que diz .
Nos consoles existe mais otimizacao , só vê o desempenho em jogos mais pesados do ps5 aqui nós testes


O ps5 pro deve vir com uma placa 8700xt que deve ter o desempenho de uma rx 7900xt porém a Sony já disse que vai fazer seu próprio sistema de upscan , então deve vir sim algo no nível de uma rtx 4090( em otimização )
Se for menos que isso não irá ter sentido ter atrasado tanto o lançamento do ps5 pro .


Eu sei que o pessoal está rindo do seu comentário, mas eu não sabia que o PS5 era essa batata toda.

Os caras maquiam o jogo muito bem, com settings baixas.. Fiquei impressionado, achei q a otimização que era bem feita.. Mas em fim, são as settings baixas com alguns truques de blur/dephfield e as vezes com upscaling/res dinâmica...
 
Primeiramente, com DX12 e Vulkan essa coisa de otimização ficou bem mais parelha. A vantagem do console está mais na gestão da VRAM.

Segundamente, o PS5 tem uma "6700" com performance de 6600XT por causa das frequências.

Terceiramente, especula-se 60CUs para o PS5pro, o que daria uma 7800XT com mais features a menos de milagres engenheirísticos.
Diferença nas frequência é ridícula e a memória do ps5 é 256biTS , fato é que o ps4 que é inferior a uma GTX 750 ti rodou jogos que nem a GTX 780ti rodou , a melhor placa da época .
Eu não sei porque ficou lembrando mais isso , pois a galera que tem Pc nunca aprende 🤪
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sei que o pessoal está rindo do seu comentário, mas eu não sabia que o PS5 era essa batata toda.

Os caras maquiam o jogo muito bem, com settings baixas.. Fiquei impressionado, achei q a otimização que era bem feita.. Mas em fim, são as settings baixas com alguns truques de blur/dephfield e as vezes com upscaling/res dinâmica...
Outro que não viu o vídeo todo ou não entendeu a parte do ps4 rodando os jogos atuais.
Mas enfim é perda de tempo ficar lembrando da péssima otimizacao dos jogos de Pc ....

Só lembrando que eu prefiro PCs também por causa do uso de trainers nos jogos e retrocompatibilidade.
 
Não, menos, não a toa seus FPS sobem.
O q eu quis dizer é que quando se usa o DLSS mais da placa é exigido, mais dos tensor core, cuda, processamento...etc por exemplo, quando vc compara uma 4070 Ti Super com uma 4080 sem DLSS e FG, a 4070 Ti Super fica mais próximo da 4080 em desempenho, mas quando se usa recursos de hardware como DLSS e FG por exemplo, a 4080 salta bastante na frente, onde em alguns jogos a diferença entre uma e outra é 10fps, salta para 20fps, justamente pq quando ativa mais recursos (DLSS, FG...) mais hardware é exigido, o mesmo acontece entre a 4080 e 4090, por exemplo Alan Wake 2, elas rodando esse jogo nativamente sem DLSS,FG...a diferença entre elas é de 10-15fps, mas ao ativar DLSS e FG em ambas, a 4090 salta pra mais de 30fps, justamente por ter mais poder de Hardware para sustentar vários recursos em simultâneo.

Outro exemplo, quando eu faço over, em benchmarks do 3DMark que não usa DLSS a placa passa di boa, ao usar algum bench que usa DLSS esse mesmo over trava, placa esquenta mais e por ai vai.

Apesar de aumentar os fps ao usar o DLSS, por renderizar nativamente em uma resolução menor, porém a placa precisa fazer mais esforço para dedicar tal recurso, mais dos chips é exigido, afinal é um recurso dedicado pelo hardware e não software. O FG a mesma coisa, a placa tem um chip (optical flow...algo assim) dedicado para esse recurso, então quando vc ativa, mais energia,poder... é exigida da placa para tal recurso extra.

N sei se deu para entender hehe
 
Última edição:
tu esta muito otimista heim....4090 otimizado ???
nem fala, tá desde a página passada falando que a nvidia se sente ameaçada por steam deck de 7 polegadas em resolução sub hd com potencial de 30fps, agora os consoles tudo se peidando rodando a 40 a 50fps os jogos com um full hd com dlss em performance jogando pra baixo de sub hd enchendo de blur e tudo no medium/low e falando da mágica da otimização postando vídeo onde a 6700 no pc bate o ps5 na maioria dos casos, e agora vem ps5 pro com 4090 kkkkkkkk
 
nem fala, tá desde a página passada falando que a nvidia se sente ameaçada por steam deck de 7 polegadas em resolução sub hd com potencial de 30fps, agora os consoles tudo se peidando rodando a 40 a 50fps os jogos com um full hd com dlss em performance jogando pra baixo de sub hd enchendo de blur e tudo no medium/low e falando da mágica da otimização postando vídeo onde a 6700 no pc bate o ps5 na maioria dos casos, e agora vem ps5 pro com 4090 kkkkkkkk
Nem viu o vídeo , não sabe ler .
O que tem haver com steam deck ? Primeiro a nvidia quer lancar um portátil para concorrer com o steam deck , apenas isso, esse mercado já é da Nintendo de portáteis, NVidia já tentou antes e fracassou com o shield.
Segundo o ps5 que vc não tem e nunca vai ter ou testar para saber se mostrou ter melhor desempenho em Ray Tracing que a rx 6700 , e jogos pesados como Alan wake 2 rodou melhor no ps5 as vezes com o dobro do desempenho .

Vcs são retardados , pois não consegue entender que consoles sempre foram mais otimizados, prova viva disso é ver o ps4 rodando os jogos bem como esse último call of duty
no próprio vídeo que postei acima diz isso.
mas quem passa vergonha?? Eu aqui ou otario que paga 10k numa placa para não ter gta 6 e ser obrigado aguardar o jogo sair nos PCs ? E ainda ter que trocar de placa novamente porque a placa de 10k vai cair pela metade do preço e terá que pagar novamente 10k para poder jogar no ultra ??

enfim o cara gasta dinheiro e toma no rabo ... Recebe port mal otimizados e depois da uma de maluco dizendo coisas sem sentido.

Depois vemos essa piada aqui da concorrente do ps4 que era dita melhor que o console da época rodar os jogos assim


Roda pior que o switch
 
Diferença nas frequência é ridícula e a memória do ps5 é 256biTS , fato é que o ps4 que é inferior a uma GTX 750 ti rodou jogos que nem a GTX 780ti rodou , a melhor placa da época .
Eu não sei porque ficou lembrando mais isso , pois a galera que tem Pc nunca aprende 🤪
Esqueci que falar das placas é a parte chata do tópico sobre placas.
 
Nem viu o vídeo , não sabe ler .
O que tem haver com steam deck ? Primeiro a nvidia quer lancar um portátil para concorrer com o steam deck , apenas isso, esse mercado já é da Nintendo de portáteis, NVidia já tentou antes e fracassou com o shield.
Segundo o ps5 que vc não tem e nunca vai ter ou testar para saber se mostrou ter melhor desempenho em Ray Tracing que a rx 6700 , e jogos pesados como Alan wake 2 rodou melhor no ps5 as vezes com o dobro do desempenho .

Vcs são retardados , pois não consegue entender que consoles sempre foram mais otimizados, prova viva disso é ver o ps4 rodando os jogos bem como esse último call of duty
no próprio vídeo que postei acima diz isso.
mas quem passa vergonha?? Eu aqui ou otario que paga 10k numa placa para não ter gta 6 e ser obrigado aguardar o jogo sair nos PCs ? E ainda ter que trocar de placa novamente porque a placa de 10k vai cair pela metade do preço e terá que pagar novamente 10k para poder jogar no ultra ??

enfim o cara gasta dinheiro e toma no rabo ... Recebe port mal otimizados e depois da uma de maluco dizendo coisas sem sentido.

Depois vemos essa piada aqui da concorrente do ps4 que era dita melhor que o console da época rodar os jogos assim


Roda pior que o switch

"Ain vc não tem um ps5" amigo, vc está em um tópico onde qualquer um daqui tem uma placa de vídeo que sozinha é mais cara que seu ps5, incluso a minha, eu não tenho ps5 pq não quero passar a vergonha que vc está passando aqui

Quanto ao alan wake vc está vangloriando o ps5 rodar a 29fps enquanto a 6700 roda a 27fps, lamento mas é isso que vc acha que é rodar? Isso é apresentação de slides para nós e pra piorar a 6700 enfiou 30fps no ps5 no hitman, que lapada

Sinto muito por vc mas esse milagre da otimização morreu com o ps5 e xbox adotando plataforma x86, e o resultado está aí, vc rodando em sub hd fazendo apresentação de slides e ainda quer bater no peito contra placas que batem 100fps no ultra em 2k, ah é esqueci que pra vc até a 3060 é igual a 3080, é só botar tudo no low na 3060 que ela fica idêntica a 3080 no ultra, show mesmo
 
"Ain vc não tem um ps5" amigo, vc está em um tópico onde qualquer um daqui tem uma placa de vídeo que sozinha é mais cara que seu ps5, incluso a minha, eu não tenho ps5 pq não quero passar a vergonha que vc está passando aqui

Quanto ao alan wake vc está vangloriando o ps5 rodar a 29fps enquanto a 6700 roda a 27fps, lamento mas é isso que vc acha que é rodar? Isso é apresentação de slides para nós e pra piorar a 6700 enfiou 30fps no ps5 no hitman, que lapada

Sinto muito por vc mas esse milagre da otimização morreu com o ps5 e xbox adotando plataforma x86, e o resultado está aí, vc rodando em sub hd fazendo apresentação de slides e ainda quer bater no peito contra placas que batem 100fps no ultra em 2k, ah é esqueci que pra vc até a 3060 é igual a 3080, é só botar tudo no low na 3060 que ela fica idêntica a 3080 no ultra, show mesmo
Apresentação de slides foi foda :limo:
 
Cara defendendo o PS5 que roda os games com resolução dinâmica pra manter os 60 quadros em 4k, enquanto isso a galera no pc rodando os competitivos em 240hz+ jogos como Alan Wake 2 e cyberpunk em 4k no Ultra com patch tracing... O problema na questão é ficar dando moral isso sim... Nos vemos dia 21 no Forbidden West com suporte a Ultrawide e um 4k de verdade :lindo:
 
Rapaziada, to pensando em dar um upgrade em breve na minha gpu. Tava pensando numa 4060ti ou uma RX 7700xt. O que me recomendariam até uns 2.5k-3k? To na dúvida só quanto a questão de bottleneck, não pode ser uma gpu muito parruda pq se não minha cpu num guenta.
 
Rapaziada, to pensando em dar um upgrade em breve na minha gpu. Tava pensando numa 4060ti ou uma RX 7700xt. O que me recomendariam até uns 2.5k-3k? To na dúvida só quanto a questão de bottleneck, não pode ser uma gpu muito parruda pq se não minha cpu num guenta.
Com esse valor tu consegue uma 4060TI e é uma boa placa, mas eu tentaria juntar um pouco mais e pegar no mínimo uma 4070 para ficar tranquilo por um bom tempo.
 
Sinto muito por vc mas esse milagre da otimização morreu com o ps5 e xbox adotando plataforma x86, e o resultado está aí, vc rodando em sub hd fazendo apresentação de slides e ainda quer bater no peito contra placas que batem 100fps no ultra em 2k, ah é esqueci que pra vc até a 3060 é igual a 3080, é só botar tudo no low na 3060 que ela fica idêntica a 3080 no ultra, show mesmo
Pois é, com o PS4/XONE ainda tinha a desculpa do DX11, layers e overhead, mas com a chegada do DX12/Vulkan as diferenças são apenas hardware basicamente.

Tirando otimizações de caminho como no caso da gestão da VRAM, o resto é equivalente a um PC, não há mais porque falar em otimização de performance. Apenas em efeitos gráficos incluídos ou não (e aí tá o pulo do gato, tem muito efeito inútil e pesado).
 
Com esse valor tu consegue uma 4060TI e é uma boa placa, mas eu tentaria juntar um pouco mais e pegar no mínimo uma 4070 para ficar tranquilo por um bom tempo.
Será que minha cpu atual leva uma 4070 sem muito bottleneck?
 
Será que minha cpu atual leva uma 4070 sem muito bottleneck?
Dependendo da resolução leva sim sem problemas, um QHD acho que combinaria bem.
 
Será que minha cpu atual leva uma 4070 sem muito bottleneck?
Sim, maioria dos papos de bottleneck é paranoia total da galera e pra começar é um negócio 100% invidividual, as vezes você joga em 1440p e/ou joga coisas que sequer vão ser afetadas, aí tem neguinho que joga em 720p low uma meia dúzia de jogos e fica fazendo terrorismo com isso de gargalo, e mesmo que exista algum gargalo as vezes é meio que fodase também porque não afeta a experiência prática, a não ser pra quem tem TOC e tá jogando a 300fps e sente que o jogo estaria 10x melhor rodando a 350/400fps, mas garanto que a olho nu 99,9% dessas pessoas que choram por causa de gargalo net a fora não conseguiriam identificar essas coisas durante a gameplay

Tirando casos MUITO extremos a maioria das reclamações de gargalo que você vai ver por aí é sem sentido
 

GPU NVIDIA Blackwell “GB203” com barramento de 256 bits e GB205 com 192 bits, afirma o vazador​


A NVIDIA pode estar ignorando o barramento de memória de 384 bits em sua linha de jogos Blackwell.
2FrEZRF.png

Kopite7kimi entrou na conversa sobre GPUs para jogos NVIDIA de última geração, conversas que muitas vezes surgiram de seus rumores. Este respeitado vazador de hardware da NVIDIA agora está dando dicas sobre a próxima família RTX 50, possivelmente fazendo sua estreia ainda este ano.

Espera-se que as GPUs para jogos, conhecidas como série GB20x da Blackwell, incluam cinco SKUs distintos. Liderando o grupo está o principal processador GB202, que anteriormente afirmava ostentar até 192 multiprocessadores de streaming. De acordo com Kopite7kimi, existe a possibilidade de que a segunda GPU da linha, chamada GB203, possa ostentar metade dessa contagem de núcleos.

o65y9ya.png



Agora, a nova informação é que o GB203 pode aderir ao barramento de memória de 256 bits, o que o tornaria metade do GB202 em sua totalidade. O que isso também significa é que não haveria GPU GB20x com barramento de 384 bits.

GUz7K04.png




As especulações cercam as especificações potenciais dos processadores GB205, GB206 e GB207, mas a precisão delas permanece incerta. Vale lembrar que as especificações do AD10X vazaram antes de seu lançamento devido a uma falha de segurança na NVIDIA. Embora essas especificações vazadas tenham sido precisas, elas não incluíam nenhuma informação sobre a série de jogos Blackwell.

Falando em Blackwell, espera-se que a NVIDIA faça alguns anúncios sérios no GTC 2024 na próxima semana. Ao longo de sua história, o GTC provou ser a plataforma ideal para o lançamento de novas GPUs HPC. Tradicionalmente, os anúncios de GPU para jogos tendem a ocorrer alguns meses depois.

A lista atual da família de GPU GB20x poderia ser assim.

2hqPg3B.png


Fonte: Kopite7kimi
 
Tudo está indicando que a 5090 será a placa com maior salto de performance já visto?
A 4090 já é absurda, a 5090 então vai ser uma mostrinha.
O que me deixa mais empolgado é uma possível 5070 Ti com desempenho da 4090 consumindo 300w.
 
O q eu quis dizer é que quando se usa o DLSS mais da placa é exigido, mais dos tensor core, cuda, processamento...etc por exemplo, quando vc compara uma 4070 Ti Super com uma 4080 sem DLSS e FG, a 4070 Ti Super fica mais próximo da 4080 em desempenho, mas quando se usa recursos de hardware como DLSS e FG por exemplo, a 4080 salta bastante na frente, onde em alguns jogos a diferença entre uma e outra é 10fps, salta para 20fps, justamente pq quando ativa mais recursos (DLSS, FG...) mais hardware é exigido, o mesmo acontece entre a 4080 e 4090, por exemplo Alan Wake 2, elas rodando esse jogo nativamente sem DLSS,FG...a diferença entre elas é de 10-15fps, mas ao ativar DLSS e FG em ambas, a 4090 salta pra mais de 30fps, justamente por ter mais poder de Hardware para sustentar vários recursos em simultâneo.

Outro exemplo, quando eu faço over, em benchmarks do 3DMark que não usa DLSS a placa passa di boa, ao usar algum bench que usa DLSS esse mesmo over trava, placa esquenta mais e por ai vai.

Apesar de aumentar os fps ao usar o DLSS, por renderizar nativamente em uma resolução menor, porém a placa precisa fazer mais esforço para dedicar tal recurso, mais dos chips é exigido, afinal é um recurso dedicado pelo hardware e não software. O FG a mesma coisa, a placa tem um chip (optical flow...algo assim) dedicado para esse recurso, então quando vc ativa, mais energia,poder... é exigida da placa para tal recurso extra.

N sei se deu para entender hehe
Ah, entendi oq vc quis dizer. Sim, usa mais "componentes" (tipo os tensor cores), porém o budget de energia e temperatura é pra placa como um todo, então a GPU ao usar esses componentes extras meio que "deixa de usar" mais dos outros.

Isso de uma 4090 abrir mais distância pra uma 4080 é pq a diminuição de resolução tirou o gargalo existente em alguma outra parte (talvez CPU, talvez banda de memória, ou alguma outra coisa).
 
Todo ano o mesmo papo, vocês não cansam de ser enganados por esses rumores? :limo:
 
Tudo está indicando que a 5090 será a placa com maior salto de performance já visto?
Não, só pq o GB102 vai ser pomposo não quer dizer que a 5090 vai fazer uso total dele. Só ver que nem mesmo a 4090 usa o chip todo, a nvidia ainda tinha folga pra uma possível 4090ti uns ~12% melhor.

De toda forma, da 3090 pra 4090 teve um aumento de quase 60% em cores, então mesmo que a 5090 usasse tudo (oq eu duvido), seria um ganho de 50%.
Lembrando que a diferença do nó da série 3000 pra 4000 foi gritante, enquanto que o nó que vai ser usado na 5000 não vai prover um salto tão grande assim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo