[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Pra galera aí que está por dentro dos rumores, é forte ou rumor meia boca isso das RTX 50 saírem somente em 2025 pulando o ciclo de uma geração a cada dois anos?
Aparentemente é rumor meia boca, produção parece tá indo ok pra ter tudo pronto no h2 de 2024.
 
Concordo! Por exemplo, muitos falam que a 4080 é o pior investimento em VGA, mas eu não vejo desta forma, comprando a baixo dos 7k como tem aparecido, é uma ótima VGA, perde pouco e as vezes muito em em comparação a 4090, porem, para 4090 são quase 4k de diferença, que pode ser investido em outros componentes, então acho tudo complexo para dar uma opinião relativa, devemos se levar em conta o tempo e qual uso que a pessoa vai fazer, que tipo de resolução e frame rate que ela prefere em jogos, esses 4k de diferença pode ser investido em um monitor de qualidade por exemplo...

O chato de ser racional é isso, alguns ligam o fada-se e o céu é o limite da felicidade.
Poisé, tem sempre que ver o preço na data da compra e também garantia é um fator que a maioria considera em produto desse valor, as vezes tá melhor pra um modelo e as vezes pra outro mas se for analisar por R$/frame a diferença entre uma e outra nem é tão grande no geral, as vezes paga 25% a mais e recebe 25% a mais, as vezes paga 30% a mais pelos mesmos 25% mas não diria que são esses míseros 5% que fazem uma placa deixar de valer a pena, as vezes a pessoa precisa/quer/tá disposta a pagar esse tanto a mais pra ter um pouco mais de longevidade seja pelo desempenho ou pela VRAM extra de um modelo acima e ir logo na 4090 e foda-se não é a única opção também, cabe a cada um analisar sua situação sempre
 
Preciso mandar e-mail para quem sobre o Alan Wake 2?
 
Preciso mandar e-mail para quem sobre o Alan Wake 2?
Depende de onde vc comprou. Parece que pra Kabum Pichau e tera se tiver comprado nelas. Em lojas menos, tem que mandar email pra equipese@nvidia.com com nome, email, nota fiscal e com uma screeshot no nvidia experience mostrando a placa instalada.
 
Depende de onde vc comprou. Parece que pra Kabum Pichau e tera se tiver comprado nelas. Em lojas menos, tem que mandar email pra equipese@nvidia.com com nome, email, nota fiscal e com uma screeshot no nvidia experience mostrando a placa instalada.
Eles enviam a key mesmo estando em pré-venda ou só depois que lançar?
 
Depende de onde vc comprou. Parece que pra Kabum Pichau e tera se tiver comprado nelas. Em lojas menos, tem que mandar email pra equipese@nvidia.com com nome, email, nota fiscal e com uma screeshot no nvidia experience mostrando a placa instalada.
Exatamente desta forma, mandei e responderam informando que estão analisando, que levam até 15 dias.

Prezado cliente,



Agradecemos seu contato e confirmamos o recebimento de sua solicitação.



Informamos que, para casos de promoção que envolvem chaves de jogos, o prazo máximo para análise dos documentos e envio dos códigos é de 15 dias úteis, conforme exposto nos Termos e Condições da promoção.



Atenciosamente,



Equipe NVIDIA
 
Cabo excepcional esse da titan case labs. Recomendo altamente. Antes com o adaptador da nvidia a tampa do gabinete pressionava o mesmo. Agora com o cabo da TCL fecha tranquilo. Instalei também o apoio pra nivelar a placa. :)

quem quiser links:


 
Última edição:
Usa o DLDSR se tiver sobrando GPU que vai se maravilhar igual o DLAA ou possivelmente até mais kkkkk, usei ele por um tempo com a 3070 numa TV 40" 1080p usando DLDSR em 1620p e o troço faz mágica :haha: E ativa direto no painel da Nvidia então dá pra ativar em qualquer jogo

Só atualizando: testei um pouco o DLDSR (1620p) e achei muita areia pra 4070 em jogos mais pesados. Mais antigos, leves e/ou bem otimizados é só alegria, o ganho em nitidez é muito bom e a placa segura liso.
 
Só atualizando: testei um pouco o DLDSR (1620p) e achei muita areia pra 4070 em jogos mais pesados. Mais antigos, leves e/ou bem otimizados é só alegria, o ganho em nitidez é muito bom e a placa segura liso.
Dá uma pesadinha mesmo, e talvez em 1440p/1.78x já alivie o suficiente pra ficar com o desempenho ok a depender do jogo e deve entregar resultado bom também em nitidez

 
Última edição:
Galera, dúvida cruel e bem específica.

3060ti gddr6x R$ 2,099 vs 4060ti R$ 2,499

Somente para CS2, visando competitivo em baixas resoluções 4:3, sem dlss e afins.

Qual recomendariam? Em alguns testes a 3060ti se sai melhor, mas só vi em full HD pra cima, não sei até que ponto o bus interface de 256 bits pode influenciar no desempenho bruto da placa nesse uso específico.

A eficiência energética da 4060ti é absurda, mas nesse momento não importa tanto.

Esses 400 reais a mais justificaria a ida na 4060ti por ser mais nova e consumir menos? Meu medo é que a Nvidia comece a capar as 30xx pra justificar essas 40xx, apesar da 3060ti gddr6x ser um lançamento de outubro de 2022… Como eu disse, dúvida cruel hehehe valeu!
 
Galera, dúvida cruel e bem específica.

3060ti gddr6x R$ 2,099 vs 4060ti R$ 2,499

Somente para CS2, visando competitivo em baixas resoluções 4:3, sem dlss e afins.

Qual recomendariam? Em alguns testes a 3060ti se sai melhor, mas só vi em full HD pra cima, não sei até que ponto o bus interface de 256 bits pode influenciar no desempenho bruto da placa nesse uso específico.

A eficiência energética da 4060ti é absurda, mas nesse momento não importa tanto.

Esses 400 reais a mais justificaria a ida na 4060ti por ser mais nova e consumir menos? Meu medo é que a Nvidia comece a capar as 30xx pra justificar essas 40xx, apesar da 3060ti gddr6x ser um lançamento de outubro de 2022… Como eu disse, dúvida cruel hehehe valeu!
Sou um noob convicto e possivelmente sou daqui o que menos pode falar a respeito, mas para a minha humilde opinião..de alguém de seus 42 anos....Eu acho 400 Reais pouco pra você não deixar de ir pra geração atual, que por mais que você não vá usar nada das tecnologias que só tem na linha 40 e do seu menor consumo de energia, acredito que essa diferença você tira quando for vender essa placa, só em vender mais rápido pode ser uma vantagem pra pegar outra no desconto de à vista. Nem estou falando de tecnologia, estou falando de mercado mesmo.
400 Reais= Revenda mais facil, geração atual, economia de energia, sem necessidade de uma fonte superpotente, esquenta menos a máquina, desta forma, prejudicando menos as demais peças que ficam no gabinete a longo prazo, sistema de refrigeração mais simples, DLSS 3.5 e gerador de quadros. 20% a mais pra quem já iria gastar 2k...Sei lá, pelas vantagens essa diferença sai na urina..
Mas cada qual sabe onde o sapato aperta..Se a diferença fosse fundamental pra Upar junto um processador ou um bom kit de memorias RAM(se estivesse com kit muito defasado), aí valeria a pena a economia.
 
Sou um noob convicto e possivelmente sou daqui o que menos pode falar a respeito, mas para a minha humilde opinião..de alguém de seus 42 anos....Eu acho 400 Reais pouco pra você não deixar de ir pra geração atual, que por mais que você não vá usar nada das tecnologias que só tem na linha 40 e do seu menor consumo de energia, acredito que essa diferença você tira quando for vender essa placa, só em vender mais rápido pode ser uma vantagem pra pegar outra no desconto de à vista. Nem estou falando de tecnologia, estou falando de mercado mesmo.
400 Reais= Revenda mais facil, geração atual, economia de energia, sem necessidade de uma fonte superpotente, esquenta menos a máquina, desta forma, prejudicando menos as demais peças que ficam no gabinete a longo prazo, sistema de refrigeração mais simples, DLSS 3.5 e gerador de quadros. 20% a mais pra quem já iria gastar 2k...Sei lá, pelas vantagens essa diferença sai na urina..
Mas cada qual sabe onde o sapato aperta..Se a diferença fosse fundamental pra Upar junto um processador ou um bom kit de memorias RAM(se estivesse com kit muito defasado), aí valeria a pena a economia.
Faz total sentido, e esse é um ponto que me faz pensar em pegar a 4060ti, em um futuro upgrade, a revenda dela seria muito mais tranquila, apesar dessa 3060ti gddr6x ter sido lançada em 2022, na hora da revenda o pessoal só vai lembrar que é um lançamento de 2021...

Não queria trocar de plataforma agora, então levaria o AM4 por mais um tempo, talvez usasse esses 400 pra pegar uma fonte melhor ou mesmo um SSD NVME, mas não é tão importante, visto que a 4060ti é tão eficiente em questão de energia, que eu nem precisaria trocar de fonte no momento.

Muito obrigado pela contribuição, @Lpepper. Uma pena que essa geração não teve um salto de desempenho como em outras anteriores, talvez esse questionamento nem existiria hehe.
 
Faz total sentido, e esse é um ponto que me faz pensar em pegar a 4060ti, em um futuro upgrade, a revenda dela seria muito mais tranquila, apesar dessa 3060ti gddr6x ter sido lançada em 2022, na hora da revenda o pessoal só vai lembrar que é um lançamento de 2021...

Não queria trocar de plataforma agora, então levaria o AM4 por mais um tempo, talvez usasse esses 400 pra pegar uma fonte melhor ou mesmo um SSD NVME, mas não é tão importante, visto que a 4060ti é tão eficiente em questão de energia, que eu nem precisaria trocar de fonte no momento.

Muito obrigado pela contribuição, @Lpepper. Uma pena que essa geração não teve um salto de desempenho como em outras anteriores, talvez esse questionamento nem existiria hehe.
O AMV não precisa ser trocado, ainda é atualmente uma plataforma atual, principalmente se você não está fazendo um Setup novo.
Sobre a 4060ti tem também o fato de que a refrigeração da série 4xxx é absurda de boa, o que de certa forma aumenta a vida útil.
 
Faz total sentido, e esse é um ponto que me faz pensar em pegar a 4060ti, em um futuro upgrade, a revenda dela seria muito mais tranquila, apesar dessa 3060ti gddr6x ter sido lançada em 2022, na hora da revenda o pessoal só vai lembrar que é um lançamento de 2021...

Não queria trocar de plataforma agora, então levaria o AM4 por mais um tempo, talvez usasse esses 400 pra pegar uma fonte melhor ou mesmo um SSD NVME, mas não é tão importante, visto que a 4060ti é tão eficiente em questão de energia, que eu nem precisaria trocar de fonte no momento.

Muito obrigado pela contribuição, @Lpepper. Uma pena que essa geração não teve um salto de desempenho como em outras anteriores, talvez esse questionamento nem existiria hehe.
Não sei quanto é que custa essa placa e nem seu histórico de promoções, mas sei que na BlackFriday tem mais chance de ter boas promoções de outros componentes menores, tipo SSD, Ram ou mesmo processador..Tudo tem de ser avaliado de acordo com. seu orçamento e o que você está precisando além da placa..Pra mim que demoro quase uma vida pra trocar uma placa e, até o momento, elas serem compatíveis com todas as plataformas(não mudar como de um processador) eu prefiro investir logo nesse tijolo e ir refazendo aos poucos o restante que custa menos.
Mas eu aconselho você esperar a turma especializada..kkkk...só falei pensando no mercado.
 
Não sei quanto é que custa essa placa e nem seu histórico de promoções, mas sei que na BlackFriday tem mais chance de ter boas promoções de outros componentes menores, tipo SSD, Ram ou mesmo processador..Tudo tem de ser avaliado de acordo com. seu orçamento e o que você está precisando além da placa..Pra mim que demoro quase uma vida pra trocar uma placa e, até o momento, elas serem compatíveis com todas as plataformas(não mudar como de um processador) eu prefiro investir logo nesse tijolo e ir refazendo aos poucos o restante que custa menos.
Mas eu aconselho você esperar a turma especializada..kkkk...só falei pensando no mercado.
Claro, a ideia era pegar uma 4070, que é mais ou menos equivalente a 3080, está na faixa dos 3700-4000, provavelmente baixe um pouco até a black friday... Mas acredito que para o meu propósito, seja até um exagero hehe. Enfim, vou aguardar mais um pouco, o jogo em si está BEM RUIM e mal otimizado.
 
Bom dia nobres senhores,

Pensando em aposentar a minha 2070 Super pegando uma 4070. Alguem poderia recomendar algum modelo bacana dessa placa?
 
Bom dia nobres senhores,

Pensando em aposentar a minha 2070 Super pegando uma 4070. Alguem poderia recomendar algum modelo bacana dessa placa?
A Gigabyte Windforce tá 3700 na GK e Gigabyte Aero tá por menos de 3800 na Kabum (Prime), acho os dois modelos bem tops e bonitos.. e tem 3 anos de garantia, Aero talvez 4, se alguém souber certo, me corrige por favor.
 
tem também o fato de que a refrigeração da série 4xxx é absurda de boa, o que de certa forma aumenta a vida útil

Cara, tá aí algo que me espantei positivamente. Ontem fez calor pra caramba aqui em Campinas, não tenho ar e mesmo no Cyberpunk com tudo no ultra e RT ligado, a placa não passou dos 66º.
 
Sai de uma Rx6700XT para RTX4070Ti é o dobro de performance!
Temperatura da 6700 já era muito boa mas essa 4070ti é impressionante, no bf e Forza fica em 58 no máximo.
 

Sycom coloca ventoinhas Noctua de 14 cm e 12 nm nas séries RTX 4070 e 4060 Ti​

Uma empresa japonesa está colaborando com Noctua e Nagao para sua série totalmente personalizada.
R44MA12.png

O ASUS Noctua RTX 4080 não é mais o único modelo de GPU NVIDIA na geração atual a apresentar designs de ventiladores Noctua. Embora o Noctua RTX 4080 tenha sido projetado em estreita colaboração com o fabricante austríaco de refrigeração Noctua, adotando até mesmo seus distintos detalhes na cor marrom, a empresa japonesa Sycom adotou uma abordagem diferente.

A Sycom fez parceria com a Nagao Industry, empresa que desenvolveu uma estrutura especializada capaz de acomodar dois ventiladores Noctua, bem como potencialmente outros ventiladores de tamanho semelhante. Eles anunciaram duas placas gráficas, utilizando ventoinhas Noctua NF-A9x14 PWM duplas de 140 mm ou ventoinhas duplas A12x25 LS-PWM de 120 mm da série de ventoinhas de baixa velocidade, o que garante um baixo nível de ruído e para isso a Sycom tem dados para apoiar essa afirmação.

xNOwwIx.jpg


Uvc50m9.jpg


A Sycom, embora não seja um parceiro direto da placa NVIDIA, colabora com vários fornecedores OEM que podem fornecer placas gráficas com soluções de resfriamento personalizadas. Já cobrimos vários projetos da Sycom, muitas vezes envolvendo soluções personalizadas de refrigeração a ar e líquido. No entanto, a introdução dos ventiladores Silent Master representa um novo rumo para a empresa.

“Placa de vídeo personalizada ultrassilenciosa refrigerada a ar da Sycom, incorporando os ventiladores Noctua da Áustria, conhecidos por sua mais alta qualidade, em uma capa de ventilador original projetada e fabricada localmente por Nagao Seisakusho.
Através de testes extensivos e seleção cuidadosa de materiais, a Sycom alcançou um nível de redução de ruído e desempenho de refrigeração que a diferencia dos produtos disponíveis no mercado. Isto marca o nascimento de um componente original verdadeiramente único, exclusivo para fabricantes fabricados sob encomenda (BTO).
No total, foram anunciadas três placas, baseadas em RTX 4070 (design de quatro slots) ou RTX 4060 Ti com 8 GB e 16 GB de memória. Este último é um modelo de slot duplo e cada placa é alimentada por um conector de alimentação de 8 pinos. É importante notar que não há overclock de fábrica em nenhuma dessas placas.

emqnObp.jpg


EQAJtUV.jpg


cEZZlug.jpg


A Sycom afirma que suas placas mantêm um nível de ruído inferior a 40 decibéis (dBA), o que implica que quando instalada dentro de um gabinete fechado de computador, a placa produz um ruído quase imperceptível. A empresa fundamenta essas afirmações com seus próprios resultados de testes e vai além ao fornecer especificações detalhadas do sistema de teste. Este design específico, baseado no Core i7-13700T, incorpora um cooler Noctua NH-P1 sem ventoinha e uma fonte de alimentação sem ventoinha, contribuindo ainda mais para o funcionamento geral silencioso do sistema.

WvvUU7u.png


ugJn5BT.png


Ao que parece, esses cartões serão oferecidos com sistemas de jogos pré-construídos da Sycom, atualmente não há informações sobre disponibilidade através de canais DIY, mas mesmo nesse caso serão limitados ao mercado japonês.

Fonte: Sycom
 

Sycom coloca ventoinhas Noctua de 14 cm e 12 nm nas séries RTX 4070 e 4060 Ti​

Uma empresa japonesa está colaborando com Noctua e Nagao para sua série totalmente personalizada.
R44MA12.png

O ASUS Noctua RTX 4080 não é mais o único modelo de GPU NVIDIA na geração atual a apresentar designs de ventiladores Noctua. Embora o Noctua RTX 4080 tenha sido projetado em estreita colaboração com o fabricante austríaco de refrigeração Noctua, adotando até mesmo seus distintos detalhes na cor marrom, a empresa japonesa Sycom adotou uma abordagem diferente.

A Sycom fez parceria com a Nagao Industry, empresa que desenvolveu uma estrutura especializada capaz de acomodar dois ventiladores Noctua, bem como potencialmente outros ventiladores de tamanho semelhante. Eles anunciaram duas placas gráficas, utilizando ventoinhas Noctua NF-A9x14 PWM duplas de 140 mm ou ventoinhas duplas A12x25 LS-PWM de 120 mm da série de ventoinhas de baixa velocidade, o que garante um baixo nível de ruído e para isso a Sycom tem dados para apoiar essa afirmação.

xNOwwIx.jpg


Uvc50m9.jpg


A Sycom, embora não seja um parceiro direto da placa NVIDIA, colabora com vários fornecedores OEM que podem fornecer placas gráficas com soluções de resfriamento personalizadas. Já cobrimos vários projetos da Sycom, muitas vezes envolvendo soluções personalizadas de refrigeração a ar e líquido. No entanto, a introdução dos ventiladores Silent Master representa um novo rumo para a empresa.


No total, foram anunciadas três placas, baseadas em RTX 4070 (design de quatro slots) ou RTX 4060 Ti com 8 GB e 16 GB de memória. Este último é um modelo de slot duplo e cada placa é alimentada por um conector de alimentação de 8 pinos. É importante notar que não há overclock de fábrica em nenhuma dessas placas.

emqnObp.jpg


EQAJtUV.jpg


cEZZlug.jpg


A Sycom afirma que suas placas mantêm um nível de ruído inferior a 40 decibéis (dBA), o que implica que quando instalada dentro de um gabinete fechado de computador, a placa produz um ruído quase imperceptível. A empresa fundamenta essas afirmações com seus próprios resultados de testes e vai além ao fornecer especificações detalhadas do sistema de teste. Este design específico, baseado no Core i7-13700T, incorpora um cooler Noctua NH-P1 sem ventoinha e uma fonte de alimentação sem ventoinha, contribuindo ainda mais para o funcionamento geral silencioso do sistema.

WvvUU7u.png


ugJn5BT.png


Ao que parece, esses cartões serão oferecidos com sistemas de jogos pré-construídos da Sycom, atualmente não há informações sobre disponibilidade através de canais DIY, mas mesmo nesse caso serão limitados ao mercado japonês.

Fonte: Sycom
Eu sempre pensei que fosse um ideia boa alguma empresa fazer um modelo de gpu só do pcb com o heatsink, já com conectores normais PWM, furações e parafusos para o usuário instalar fans de 12 ou 14cm que quisesse.. Além de baratear o custo, daria mais liberdade de customização e melhoraria a refrigeração ainda mais.. Imagina uma 4090 com 3 fans de 12cm hehehe
 
Eu sempre pensei que fosse um ideia boa alguma empresa fazer um modelo de gpu só do pcb com o heatsink, já com conectores normais PWM, furações e parafusos para o usuário instalar fans de 12 ou 14cm que quisesse.. Além de baratear o custo, daria mais liberdade de customização e melhoraria a refrigeração ainda mais.. Imagina uma 4090 com 3 fans de 12cm hehehe
Seria fantástico uma 4090 com esse sistema com 3 fans de 12 ou 14 cm, certamente venderia muito mesmo custando alto!
 
Eu sempre pensei que fosse um ideia boa alguma empresa fazer um modelo de gpu só do pcb com o heatsink, já com conectores normais PWM, furações e parafusos para o usuário instalar fans de 12 ou 14cm que quisesse.. Além de baratear o custo, daria mais liberdade de customização e melhoraria a refrigeração ainda mais.. Imagina uma 4090 com 3 fans de 12cm hehehe
o bizarro foi a idéia dos caras em botar noctua em placas extremamente frias haha aí deu nisso aí, são modelos que obviamente serão bem mais caros mas pra baixar 3 graus por causa que a placa em si já é fria
 
FE subindo $$

NVIDIA RTX 4090 Founders Edition por € 1.799​

Outro ajuste de preço para a principal placa gráfica ADA.
fgm4Jvw.png

NVIDIA introduziu um novo preço para sua placa gráfica RTX 4090. Embora os modelos RTX 4080–4060 pareçam manter o seu MSRP original, com preços variando até 10€, o RTX 4090 sofreu vários ajustes de preço no ano passado. Vale destacar que este modelo já está comemorando seu aniversário, pois foi o primeiro modelo desktop Ada a chegar ao mercado no dia 12 de outubro.

Naquela época, as taxas de câmbio EUR/USD eram desfavoráveis para os clientes europeus, levando a custos mais elevados devido ao dólar forte. A NVIDIA ajustou prontamente os preços quando essas taxas de câmbio flutuaram no ano passado. No entanto, parece que a NVIDIA considera agora necessário fazer um ligeiro ajuste de preços numa direção diferente.

Preços da GeForce RTX 4090 Founders Edition (Alemanha):​

  • € 1.949: outubro de 2022 (lançamento MSRP)
  • 1859€: fevereiro de 2023
  • 1819€: março de 2023
  • 1769€: maio de 2023
  • 1799€: outubro de 2023
BFmBa7J.jpg

Embora o cartão continue mais acessível do que o MSRP original, não há como negar que ele ficou mais caro nos últimos meses. Com rumores contínuos de possíveis atualizações da NVIDIA no mercado de ponta, pode-se esperar que o RTX 40 se torne mais barato em vez de mais caro neste estágio.
Felizmente, o resto da linha RTX 40 permanece inalterado. A concorrência das novas GPUs Radeon e Intel está efetivamente impedindo mudanças significativas de preços nos segmentos de gama alta e média da NVIDIA.
CWae0Y1.png

Assim como o reajuste de preço anterior, é fundamental ressaltar que este se refere apenas à Founders Edition. Versões do RTX 4090 de parceiros da placa, como as da Gainward, estão prontamente disponíveis por apenas € 1.659, tornando-as notavelmente mais acessíveis. Além disso, é pouco provável que um aumento de 30 euros no preço de uma placa gráfica topo de gama desencoraje os entusiastas.

Fonte: NVIDIA
 
Atualizando a quem possa se interessar sobre o Alan Wake 2:

As lojas a seguir deverão enviar os códigos para resgate do jogo no e-mail cadastrado, não devendo, em teoria, fazer nada além do que ativar o game.


2. Para compras realizadas nas lojas/e-commerce Avell, ITX Gamer, Kabum, Pichau, Shopinfo e Terabyte, após confirmação do pagamento, o consumidor receberá o código do jogo diretamente da loja/e-commerce onde efetuou a compra.

Em contato com a Kabum, foi citado um prazo de 7 dias após a confirmação de pagamento/pedido para envio do código. Já para compras em outras lojas, e aqui entendo que a GK também seria participante, deve-se:

a. Envie um e-mail para equipese@nvidia.com até 28/11/2023, informando:

i. Dados pessoais (Nome completo, e-mail)

ii. Nota Fiscal de compra digitalizada com a descrição do produto participante da promoção e a data de compra legíveis (pdf ou jpeg)

iii. Screenshot da sua conta no GeForce Experience mostrando a placa de vídeo instalada: Abra o GeForce Experience > Configurações > Geral

Quando comprei a GTX 1070 na Formigari, ganhei o Gears of War enviando o e-mail para a Nvidia. 👍
 

Users who are viewing this thread

  • MIC
Voltar
Topo