[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Se uma empresa fizesse as contas desse jeito estava fodida. É sobre isso.

Ninguém aqui está te chamando de trouxa por ter pago 20k numa placa, é um direito seu, você precifica o retorno emocional e de lazer e se valer a pena, simplesmente faça. Mas continuam sendo 20k, independente de quanto tente adoçar a situação pra não parecer tal.
Amigo, sou empresa nessa situação? :olar:

Sou uma pessoa comprando uma VGA pra me divertir - não é dinheiro essencial pra mim do qual preciso rodar e fazer mais, muito menos da minha sobrevivência.

Só estou tendo o cuidado de minimizar o custo do hobby e expliquei minha tática pra isso, mas é claro que ainda existe um custo sobre tudo isso acumulado no tempo... se eu fosse empresa teria que maximizar lucro e diminuir custos; tanto que pra sobreviver é o que faço e tenho uma vida confortável por fazer isso com excelência e zelo.

Se minha vida profissional fosse a troca da 4090 pra 5090 teria quebrado... pois não existe lucro acumulativo, existe o custo acumulativo (A conversa é sobre diminuir isso e deixar mais viável).

Cara, não to adocicando nada... fui citado pra explicar como a RTX 5090 me custou menos de 10K - tá muito explicadinho pro amigo que teve a dúvida (Tenho certeza que ele entendeu bem o contexto) e nessa já surgiu o choro alheio, polemica começa aqui.
Só expliquei de boa vontade como meu custo nela chegou aí, nem tava preocupado com isso até ser ''convocado''. :que:

Também não estou discutindo que ela está precificada na média de 20K +/-; mas o quanto desse valor cada um vai pagar vai depender de uma série de fatores exatamente como no post que te expliquei e que foi totalmente ignorado.

É muito mimi pra algo extremamente simples. :haa:

Não tenho culpa se o pessoal não consegue se organizar pra comprar as coisas e no fim do dia paga só 100% ou perto do precificado pela Nvidia a cada geração. :bem:

Paciência né? O lado positivo é que pelo menos a discussão vai gerar reflexão em alguns aí, mesmo que não assumam isso.

Última edição:
Mas afinal os estoques vem dos EUA ou da China pra cá? Até agora ninguém sabe responder isso com clareza.
Pois é, vi alguns vídeos, alguns comentarios em foruns diferentes, e nada concreto.
Não sei se estamos completamente ferrados ou apenas ferrados.

Como adiciono um jogo que não tem, no Nvidia Profile Inspector?

2 meses a partir de hoje pra minha RTX 5090 ser enviada ( 08/04 segundo a pré venda da pichau ).

É foda, já estou desde julho do ano passado sem jogar ( desde que vendi a RTX 4090 que tinha ).

Vai completar 8 meses ao todo.

Espero que seja enviada antes do prazo a RTX 5090. :rolleyes:

"Relativamente", sim.

Considere que de uma forma ou outra você precise de 1 carro, você já tem o UNO, que em algum momento pagou por ele, que seja a 10 anos átras, e hoje ele vale os 30mil. Esses 30 mil não vão voltar para seu bolso a não ser que abra mão de ter carro.
Mas, querendo você "trocar" de carro, um "upgrade", seja lá qual for o motivo, e esse BMW custa 95mil, você não vai precisar desembolsar 95 mil, vai desembolsar a diferença, que são os 65mil.
Então efetivamente o seu investimento foi de 65mil.

Já uma pessoa que não tem carro, vai ter que desembolsar 95mil.
Você pode argumentar que a pessoa poderia vender um outro bem que seja, sim, mas estamos falando aqui de um upgrade de um mesmo produto/bem.

Trazendo para o nosso mundo é a mesma coisa que trocar uma placa "X" por uma "X TI".
Você pagou 10mil na "X" e agora lançou a "X TI", que está está 11mil e tem 10% a mais de performance.
Ai, tu conseguiu vender a sua "X" por 9mil e colocou 2 mil do bolso para comprar a "X TI".

É nítido que o seu custo efetivo foi 2 mil e não 11mil.

Talvez a forma como o amigo usou as palavras não foi a melhor, quando diz que pagou 10K na 5090, pois ele pagou 20K, mas de fato o investimento dele foi de 10K (ou menos conforme ele explicou).

Isso faz muita diferença em quem tem uma 4090 ou qualquer outra placa que tenha um valor relativo de revenda.
Se eu vendesse a minha 4090 por 12K e a Kabum tivesse colocado a 5090 da PNY de 20K antes de ontem, ai usando o primeninja de 10% e cashback de 8% do Nubank, o valor da placa seria de 16560, menos os 12000 da 4090, teria desembolsado efetivamente 4560,00 para fazer o upgrade. Ai mesmo que a 4090 custe absurdos 20K, eu também teria vendido a minha 4090 por absurdos 12K, além de ter aproveitado cupom/cashback. Diminuindo muito o impacto do custo.

O ruim é realmente quando a pessoa não tem o primeiro produto/bem, ou o que tem não tem valor bom. Nesse caso o investimento de aquisição ou de upgrade será bem mais pesado.

Você já entendeu super bem, na verdade todo mundo entendeu... só que o choro é forte.

Quando falo que meu custo é 8K é porque praticamente todo mundo aqui já sabe que tinha uma 4090 antes e só passei pra 5090, maioria dos usuários sabem o contexto - quase todo mundo aqui já é velho no fórum.

E meu custo nela foi em 8K por opção minha (Também não estou contando cada centavo), se tivesse pegado a Zotac exatamente da forma que você falou - teria gastado menos de 4K, o custo seria mais barato pra mim do que da própria ida da 6800XT pra 4090. Tem como reclamar desse valor nessa qualidade de hardware?

Maioria sabe inclusive que se a 5080 tivesse vindo na força da 4090 uma possibilidade que tava querendo era ir pra ela e sair do 4K, justamente pra fazer menos disso - mas achei muito ruim vê essa placa precificada em 10K+ e nem o desempenho da 4090 em Stock.

Lá atrás mesmo até expliquei isso melhor... é porque o colega que chegou só viu o comentário do menos que 10K na RTX 5090 logo no post de dúvida de aquisição do outro colega; quando ele me citou pra explicar isso, fiz questão de explicar toda dinâmica.

Você explicou bem isso aí, exatamente como já tinha explicado - então nem vou retomar.

Só vou dizer que meu custo acumulativo desde a primeira VGA que tive e após a aquisição da 5090 agora está um pouquinho acima de 10K/12K mais ou menos em um pouco mais de 10 anos - Tenho expectativa de diminuir este quando sair da 5090 e manter abaixo de 10K; foi um pouquinho acima do que gosto de manter porque resolvi adquirir um modelo premium, mas a precificação alta da RTX 5090 sem dúvidas é ruim - não tiro a razão de ninguém que reclama disso; os preços estão escalonando em poucas gerações.

Tô ficando meio cansado de ficar fazendo tudo isso aí... mesmo tendo VGA reserva; tem que vender a antiga (A pior parte porque as VGAs são caras e quem compra tem que ser alguém de boa fé pra ter paz), comprar a nova... Já tô meio velho pra isso - tinha muito pique pra isso lá atrás, agora já tô ficando sem e também não quero pagar esses valores surreais ai com custo alto e quase integral pela falta desses cuidados aí.

Uma hora vou sair - mas agora, me pareceu mais conveniente ir pra um ciclo novo até porque já to com tela 4K OLED (Teria que vender a minha tela e tô com preguiça, acabei de receber meu monitor de um RMA da Dell).

Última edição:
investimento inicial 4090 -> 12k
agora tenho 12k de placa

vendi a 4090 por 12k
fiquei com 12k de dinheiros

coloquei mais 10k e comprei a 5090 de 22k
fiquei com 22k de placa

total gasto = 22k, que é o valor da placa.

essas últimas páginas:

QDi8zAv.jpeg

agora tenho 12k de placa

vendi a 4090 por 12k

fiquei com 22k de placa

essas últimas páginas:

QDi8zAv.jpeg
Se ele comprou a 4090 por 12K e vendeu a mesma por 12K algum tempo depois, ele usou a 4090 de graça...

Se ele comprou a 4090 por 12K e vendeu a mesma por 12K algum tempo depois, ele usou a 4090 de graça...
SQN. Se ele tivesse aplicado o valor por 2~3 anos, teria havido remuneração.

Captura-de-tela-2025-02-08-173056.png

Captura-de-tela-2025-02-08-172015.png

Captura-de-tela-2025-02-08-171649.png

Coloquei taxa de 110% no CDB porque acha fácil. Tenho no Sofisa, que é bem arroz de festa.

Ou seja, se ficou com ela 3 anos, na prática pagou 5k para jogar com ela. :limo:

Evidentemente estou brincando comparando com investimento, já que é um bem de consumo destinado à diversão. Mas nada (ou quase nada) é de graça nesta vida. ;)

Última edição:
Quanto tempo será que demora pra RTX 5080 baixar pra casa dos 8k baixo ou 7k alto? De vez em quando aparece 4080 Super nessa faixa, mas tenho dúvidas se isso compensa. Hoje estou numa 3070, não me apetece dar a diferença pros 10k que estão pedindo hoje.

agora tenho 12k de placa

vendi a 4090 por 12k

fiquei com 22k de placa

essas últimas páginas:

QDi8zAv.jpeg
Meu investimento inicial não é 11 Mil... (O precificado da 4090 na época quando paguei).
Da 6800XT pra 4090 foram 5 Mil - o melhor pulo de qualidade que dei na vida pelo custo.
Só que quando comprei a 6800XT e vendi ela... lucrei na venda (Comprei mais barato e vendi mais caro).

Então esse "lucro'' minimizei meu custo rotativo que antecedia a 6800XT - e já fazia isso antes em outras oportunidades (To fazendo a escadinha do upgrade há 10 anos e tive situações de custo e lucro nesses períodos - nada absurdo seja positivo ou negativo).

A 5090 é minha terceira High End, a brincadeira era mais barata e os valores em casas menores antes de chegar nesse degrau - então antes da 6800XT os valores de custos foram bem mais tranquilos, tanto que no meu coração considero mais os valores daqui em diante - mesmo já fazendo isso antes.

Quando vendi a 4090, tirei 10.5K limpo, ou seja... +500 de custo no fim - Tem inflação, depreciação, etc... mas isso procuro minimizar rentabilizando o dinheiro quando não inserido na nova VGA - geralmente se vende meses antes pra comprar a nova justamente pra minimizar esses fatores externos que ficam mais agressivos próximo de novas gerações e redução de prazo de garantia.

Inclusive fiz questão de pegar a 4090 com 4 anos de garantia (Gaming OC) em 2022 porque sabia que ia me ajudar na depreciação na revenda - e não deu outra, 4090 com pouco estoque e lojista cobrando fortuna nas poucas que tinham... muita gente achou bom pagar 10K com mais de 2 anos de garantia restante numa das melhores 4090; fiz quase um processo seletivo no Wpp pra quem ia vender (justamente pra não sofrer depois) - podia ter cobrado até mais, mas quis procurar uma venda tranquila (Minha cidade e Pix na hora com termo de compra/venda pro individuo poder acionar a garantia).

Como deixei o dinheiro da 4090 aplicado até agora, então já estava ''lucrando'' e minimizando o custo antecedente (5K).

Coloquei +7/8K agora pra 5090 pra poder fechar nos 20K dela.

Meu custo inicial começou há 10 anos atrás em um valor bem mais baixo, de lá pra cá fui aumentando dentro de uma margem que tô controlando de acordo ao meu padrão financeiro a cada troca - o acumulativo chegou em 10K/12K agora depois da 5090.

Se quisesse economizar hard... deixava a 5090 chegar no estoque e ia aumentando o rendimento do dinheiro da 4090 enquanto isso - a coisa mais coesa na verdade, mas o coração falou mais alto na Vanguard e também não tô extremamente dependente do dinheiro ao ponto de economizar cada real (Não vivo na pobreza kk) - resolvi ceder aqui pra ter um dos melhores modelos um pouquinho mais rápido e pra isso resolvi absolver um custo maior com o meu bolso.

Última edição:
Sim, nesse caso o fator depreciação é zero (o que não significa que ele não perdeu dinheiro, tem juros corridos e inflação). E a placa nova custou 20k.

Coloquei taxa de 110% no CDB porque acha fácil. Tenho no Sofisa, que é bem arroz de festa.

Ou seja, se ficou com ela 3 anos, na prática pagou 5k para jogar com ela. :limo:

Evidentemente estou brincando comparando com investimento, já que é um bem de consumo destinado à diversão. Mas nada (ou quase nada) é de graça nesta vida. ;)
Agora imagine que peguei 10.5K e coloquei em aplicação junto há valores maiores pra potencializar o rendimento.

Você encurta o tempo pra chegar ai.

Evidentemente que não estou rico pra fazer 10.5K virar 17K em meses... mas vamos dizer que conseguir fazer uma coisinha legal aí (Só precisei fazer o calculo dos 10.5K em rendimento).

Por isso que brinquei que quem é rico mesmo e tem uma boa carteira de investimento e vem pra uma 5090 de uma 4090 isso é troco de pinga porque o custo será minimizado drasticamente.

Ganho bem, me organizo bem financeiramente e tenho despesas controladas, e ainda faço todo o processo pra minimizar custo em aquisição de VGA.

Por isso que meu custo rotativo em VGA no momento pós 5090 tá na casa de 10K/12K e vai diminuir ou aumentar dependendo do que farei com a venda da 5090 e principalmente; do quando farei isso - vou me dá bem ou mal, mas meu histórico é de ir bem e tomar boas decisões.

Última edição:

Eu aplico os mesmos conceitos da minha empresa pra minha vida pessoal e tem dado muito certo. Organização nunca é demais.

Agora imagine que peguei 10.5K e coloquei em aplicação com valores bem maior que esse (As minhas economias pessoais).
Você encurta o tempo pra chegar ai.

Evidentemente que não estou rico pra fazer 10.5K virar 17K em meses... mas vamos dizer que conseguir fazer uma coisinha legal aí (Só precisei fazer o calculo dos 10.5K em rendimento).

Ganho bem, me organizando bem financeira e tenho despesas controladas, e ainda faço todo o processo pra minimizar custo em aquisição de VGA.

Por isso que meu custo rotativo em VGA no momento pós 5090 tá casa de 10K/12K e vai diminuir ou aumentar dependendo do que farei com a venda da 5090 e principalmente; do quando farei.
Fica tranquilo, amigo. Ninguém está te criticando por ter comprado a vga. O dinheiro é seu e tem todo o direito.

Mas quando você colocou aqui o raciocínio o pessoal achou divertido, só isso. Aguarde a vga chegar e se divirta com ela. ;)

Sim, nesse caso o fator depreciação é zero (o que não significa que ele não perdeu dinheiro, tem juros corridos e inflação). E a placa nova custou 20k.
Sim, tem a depreciação do valor pela inflação, isso é inegável.
Ainda assim, se eu tivesse usado essa placa por 2 anos e recuperado o mesmo dinheiro, mesmo que depreciado, me parece um bom negócio.

Quanto a poder ter investido, eu poderia não ter tomado café da manhã hoje e ter investido, ou o almoço de ontem, ou a camisa nova, ou a viagem de férias, certo?
É importante investir e ter esse hábito, mas não deixe de viver, se não será alguém que vai gastar esse dinheiro que você investiu e nunca usou.

Fica tranquilo, amigo. Ninguém está te criticando por ter comprado a vga. O dinheiro é seu e tem todo o direito.

Mas quando você colocou aqui o raciocínio o pessoal achou divertido, só isso. Aguarde a vga chegar e se divirta com ela. ;)
Eu tô tranquilo, só trocando ideia mesmo.

Sei que o assunto dá polemica, mas não evitei de comentar justamente porque tem usuários legais (Apesar de sempre ter os que não são), se quisesse evitar mesmo falava que tive custo final de 20Mil na placa de 20Mil e sou rico. :limo:

Fica a reflexão pra galera pensar nessas possibilidades no futuro, ainda mais necessário agora nesse monopólio sombrio da Nvidia que vai escalonando os valores. Se eu só fizesse as coisas sem pensar muito no depois, provavelmente não poderia está com uma 5090 em breve.

Sobre a VGA, só março... 😒

Depois trago as fotos e as minhas impressões honestas.

Última edição:
A nova tecnologia da Nvidia reduz o uso de VRAM em até 96% na demonstração beta — a compressão de textura neural RTX parece impressionante
Mas há um custo de desempenho.

83WC07g.png

A compressão neural de textura (NTC) RTX da Nvidia finalmente foi avaliada, demonstrando as capacidades da tecnologia em uma carga de trabalho 3D real. O Compusemble no YouTube comparou a tecnologia de compressão de memória da Nvidia em uma RTX 4090 a 1440p e resolução 4K, revelando uma redução colossal de 96% no tamanho da textura de memória com NTC em comparação com técnicas convencionais de compressão de textura.

O Compusemble testou o NTC em dois modos: "NTC transcodificado para BCn" e "Inferência na amostra". O primeiro transcodifica texturas para BCn no carregamento, enquanto o último apenas descompacta os texels individuais necessários para renderizar uma visualização específica, reduzindo ainda mais o tamanho da memória de textura.

Em 1440p com upscaling DLSS habilitado, o modo "NTC transcodificado para BCn" reduziu a pegada de memória de textura do aplicativo de teste em 64%, de 272 MB para 98 MB. No entanto, o modo "inferência NTC na amostra" diminuiu o tamanho da textura significativamente para apenas 11,37 MB. Representando uma redução de 95,8% no tamanho da memória em comparação com a compressão não neural e uma redução de 88% em comparação com o modo de compressão neural anterior.

Os benchmarks Compusemble revelaram que o desempenho sofre um pequeno impacto quando a compressão neural de textura RTX é habilitada. "NTC transcodificado para o modo BCn mostrou uma redução insignificante na média de FPS em comparação com NTC desligado, embora baixas de 1% de FPS tenham sido notavelmente melhores do que a compressão de textura regular com NTC desabilitado. "A inferência de NTC no modo de amostra sofreu o maior impacto, indo da faixa de 1.600 FPS para a faixa de 1.500 FPS. Baixas de 1% caíram significativamente para a faixa de 840 FPS.

A redução do tamanho da memória é a mesma em 1440p com anti-aliasing TAA em vez de upscaling DLSS, mas o comportamento de desempenho da GPU é diferente. Todos os três modos rodaram significativamente mais rápido que DLSS, operando a quase 2000 FPS. Mínimos de 1% no modo "inferência NTC na amostra" rodaram na faixa média de 1.300 FPS, um grande salto de 840 FPS.

Sem surpresa, aumentar a resolução para 4K reduz o desempenho significativamente. O upscaling DLSS habilitado mostra uma média de FPS na faixa de 1.100 FPS no modo "NTC transcodificado para BCn" e pouco menos de 1.000 FPS em média no modo "NTC inference on sample". Mínimos de 1% para ambos os modos estavam na faixa de 500 FPS. Desabilitar DLSS em favor da resolução nativa com anti-aliasing TAA mostra um aumento médio de FPS na faixa de 1.700 FPS com o modo "NTC transcodificado para BCn" e um FPS médio na faixa de 1.500 com o modo "NTC inference on sample". Mínimos de 1% para o antigo modo NTC estavam pouco abaixo de 1.100 FPS, enquanto os mínimos de 1% do último modo estavam pouco abaixo de 800 FPS.

Por fim, a Compusemble testou vetores cooperativos com o modo "NTC inference on sample" em resolução 4K com TAA. Vetores cooperativos habilitados resultaram em uma taxa de quadros média na faixa de 1.500, FPS médio desabilitado cai para pouco menos de 650 FPS. Mínimos de 1% similarmente ficaram um pouco abaixo de 750 FPS, com vetores cooperativos habilitados; mínimos de 1% desabilitados ficaram um pouco acima de 400 FPS, respectivamente.

Qual cupom da kabum vcs tão usando pra conseguir esses descontos falados no tópico? Precisa ser prime?
E outra pergunta. Faz tempo que não recebo os cupons de mes de aniversário da Kabum. Tem que fazer alguma coisa pra receber?

Qual cupom da kabum vcs tão usando pra conseguir esses descontos falados no tópico? Precisa ser prime?
E outra pergunta. Faz tempo que não recebo os cupons de mes de aniversário da Kabum. Tem que fazer alguma coisa pra receber?

Já li que o de aniversário se entrar no chat eles dão.

Users who are viewing this thread

Voltar