Se eu trocar meu uno rebaixado 2015 avaliado em 30 mil e pegar uma bmw 2014 de 95 mil então só paguei 65 mil nela? Top.
"Relativamente", sim.
Considere que de uma forma ou outra você precise de 1 carro, você já tem o UNO, que em algum momento pagou por ele, que seja a 10 anos átras, e hoje ele vale os 30mil. Esses 30 mil não vão voltar para seu bolso a não ser que abra mão de ter carro.
Mas, querendo você "trocar" de carro, um "upgrade", seja lá qual for o motivo, e esse BMW custa 95mil, você não vai precisar desembolsar 95 mil, vai desembolsar a diferença, que são os 65mil.
Então efetivamente o seu investimento foi de 65mil.
Já uma pessoa que não tem carro, vai ter que desembolsar 95mil.
Você pode argumentar que a pessoa poderia vender um outro bem que seja, sim, mas estamos falando aqui de um upgrade de um mesmo produto/bem.
Trazendo para o nosso mundo é a mesma coisa que trocar uma placa "X" por uma "X TI".
Você pagou 10mil na "X" e agora lançou a "X TI", que está está 11mil e tem 10% a mais de performance.
Ai, tu conseguiu vender a sua "X" por 9mil e colocou 2 mil do bolso para comprar a "X TI".
É nítido que o seu custo efetivo foi 2 mil e não 11mil.
Talvez a forma como o amigo usou as palavras não foi a melhor, quando diz que pagou 10K na 5090, pois ele pagou 20K, mas de fato o investimento dele foi de 10K (ou menos conforme ele explicou).
Isso faz muita diferença em quem tem uma 4090 ou qualquer outra placa que tenha um valor relativo de revenda.
Se eu vendesse a minha 4090 por 12K e a Kabum tivesse colocado a 5090 da PNY de 20K antes de ontem, ai usando o primeninja de 10% e cashback de 8% do Nubank, o valor da placa seria de 16560, menos os 12000 da 4090, teria desembolsado efetivamente 4560,00 para fazer o upgrade. Ai mesmo que a 4090 custe absurdos 20K, eu também teria vendido a minha 4090 por absurdos 12K, além de ter aproveitado cupom/cashback. Diminuindo muito o impacto do custo.
O ruim é realmente quando a pessoa não tem o primeiro produto/bem, ou o que tem não tem valor bom. Nesse caso o investimento de aquisição ou de upgrade será bem mais pesado.