[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
wJhkxjt.png

images

Bons tempos quando tínhamos SLI/CF, gabinete cheio de cabos da fonte e cooler stock pq o dinheiro tinha acabado
Quem tinha essa máquina era feliz na época heim kkkk
Achei a montagem muito boa, bem organizada dentro de uma realidade sem fontes modulares, psu cover e outras frescuras
raiz

Então colega, tô num cenário igual você... No fim peguei uma 5090 num modelo bem frio pra não ficar incomodado com esses aspectos.

As coisas que me incomodam na 5090: Preço e consumo.

Sobre consumo: definitivamente é bom você pegar um modelo que entrega mais em termos de refrigeração que a founders e uma boa garantia evidentemente... e falo isso já pensando na temperatura ambiente também; não que isso seja um problema enorme pensando no funcional (A founders ainda é o bastante), mas se quiser ficar mais tranquilo quanto ao calor gerado... isso vai ser relevante por causa do consumo alto (é um problema menor numa 5080 que tem um consumo mais razoável e a maioria dos modelos supre bem esse aspecto). Imagino que você já tenha um bom gabinete e uma boa refrigeração de sistema se está disposto a pegar uma 5090, então coloque isso na conta também (Eu mesmo; só uso fan industrial e tenho várias).

Você pode lidar com o consumo de algumas maneiras: Pode limitar uns 20% do consumo da 5090 perdendo uns 5% dela - já se torna algo mais razoável e ajuda na temperatura da placa e do sistema, além de poupar fonte (Tem vídeo na gringa sobre isso).

E uma coisa que ainda não vi o pessoal testando é undervolt, muito curioso pra ver como se comportaria no caso dessa placa... mas em tese vai ajudar no mínimo com a temperatura e mantendo o desempenho stock... existe possibilidades aqui além desta, curioso pra ver o resultado.

Além disso, você pode aceitar os 600W+ num bom modelo e ainda conseguir overclock - os melhores modelo de 5090 estão conseguindo uns 5-10% em cima da founders (Daria uns 35% no mínimo e no máximo 40% em cima de 4090 stock em rasterização em jogos em 4K na média).

Preço: A placa é um absurdo de cara... mas o problema nem é só esse: Pra mim tá cada vez mais nítido que provavelmente teremos uma 5080Ti.

Essa 5080Ti se vier 1500$ com 15% a mais que a 4090 mais os benefícios da série 5000 (MFG), é muito mais interessante que a própria 5090 e o individuo pagaria bem menos. O dólar caiu bastante também... não sabemos como estará nessa época, mas com certeza será mais interessante se esses fatores tiverem alinhados.

É uma previsão arriscada e com viés otimista, mas existe uns 30% de desempenho pra ser preenchido entre uma placa de 1000$ e 2000$ (MSRP) - pra mim vai surgir uma 5080ti exatamente da forma como surgiu a 3080ti muito perto da 3090 com preço menor, se bem que em contrapartida a Nvidia está migrando seu modelo de negócio para o da Apple aparentemente, ou seja, a 5080Ti pode não existir independente disso - mistério.

Enfim, a 5090 já é um mal negócio pelo valor cobrado... vai se tornar pior ainda quando tiver uma placa mais perto dela e com preço mais interessante - Geralmente toda placa High End tem esse tipo de contra pra lidar.

Só tô em paz com a minha porque gastei menos que 10K pra ter ela agora em um modelo excelente e não vai me fazer falta o dinheiro... mas quem esperar essa 5080Ti vai fazer um negócio bem mais interessante e inteligente.

Inclusive, junto com essa 5080Ti... uma chance gigantesca de vim uma 5080 Super com o desempenho da 4090 nos mesmos 1000$ da 5080 - isso é até mais plausível que a 5080Ti.

O meio termo de cenário: Lançar uma 5080 Super com desempenho de 4090 por 1000/1200$ e manter a 5090 isolada como hoje.

O pior cenário pra mim é a Nvidia só lançar uma 5080Ti ou 5080 Super com desempenho de 4090 e cobrar 1500$ - é trocar 6 por 7.

Acho mais fácil vim as duas coisas: 5080 Super + 5080Ti, até pra dá uma esquentada na série que tá bem morna.

No fim, tudo chute, mas pelo cenário que temos, não acho difícil...

Pra vc com monitor 4K 240hz e se pode pagar... a 5090 não tem erro; só leve em consideração o que foi dito e o impacto disso pra você.
tu pagaste 10k na 5090 aonde?! qual modelo?

ele falou 10k porque vendeu a antiga, ele falou como se o dinheiro da placa antiga não saísse do próprio bolso.

Eu lendo o tópico já decidi, vou continuar aqui com minha RTX 3080 12 GB, jogando em QHD, meu Stalker 2 e BF2048, uso as configs tudo no máximo em ambos e roda muito bem, se algum dia chegar uma 5080 Super, e dependendo do preço, talvez pegue ela. Até lá sigo jogando...
Pulei a geração 4000, pois preferi investir num sistema watercooler custom para deixar o 14900K de cuca fresca, apesar de ser o primeiro watercooler que montei, ficou muito bom o resultado.
Pois estou encaminhando pro mesmo rumo... minha 3080 de 12GB aparentemente vai aguentar mais uma geração.
Pulei uma geração tranquilamento pois não sou picado pelo mosquito do capitalismo ("nossa preciso comprar o produto novo pq sim"), pulei a atualização da geração, e aparentemente pularei mais uma.
Estava interessado na 5080 mas com esse lançamento da NVIDIA desanimei totalmente... lançar GPU sem ter GPU é quase como lançar um jogo q não tá pronto, NVIDIA virou o Cyberpunk dos hardware.
Claro que como empresários estão fazendo o certo, se alimentando da "necessidade" das pessoas. Esses aumentos de preço pós lançamento é a prova de que as pessoas pagam a mais pq sim, e é isso, e como qualquer bom empresário q visa o luco estão aumentando a margem no lombo de quem aceita.

Porém, mesmo assim, ainda estranho esse fato de ter pouquíssima GPU pra venda

Peguei a Vanguard SOC, mas quero dizer que meu investimento foi menos de 10K (Quase 8K).

Vendi minha 4090 e rentabilizei o dinheiro até o momento da compra, então meu custo do bolso entre as duas foi esse - a placa evidentemente custa 20K.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ele falou 10k porque vendeu a antiga, ele falou como se o dinheiro da placa antiga não saísse do próprio bolso.

Pior que gastei pouco na 4090.. Uns 5K (Fiz praticamente a mesma coisa pra pegar ela como na 5090 agora - e antes da 4090 fiz com a 6800XT (Aqui lucrei um tanto na revenda) e por ai vai - meu custo com placas só foi o precificado na primeira que tive e ainda era VGA mais simples - dali pra frente fui fazendo a escadinha com valores menores.

Nesse meio, tive oportunidade de lucro que serviu pra reduzir custo acumulativo, ainda rentabilizei o dinheiro sempre tive com ele (custo acumulativo tá na de 12K).

A 4090 vendi praticamente pelo preço que paguei na loja e ainda rentabilizei em cima... Ou seja, tive praticamente só lucro depois da revenda até porque fiquei uns meses com o dinheiro dela aplicado com as minhas outras economias atuando como potencializador.

Então considero meu custo acumulativo real uma valor baixo uma vez que se diluiu muito bem nos anos em que estou usando essas VGAs.

Última edição:
Estava preocupado mesmo mais com a questão de aquecimento da GPU mesmo, pois estou extremamente cético sobre os componentes elétricos dessa placa aguentar 600watts. Gastar 20k numa placa pra ela ir pro ralo ia ser demasiadamente chato, além de eu não ter experiência com garantia de GPU caso precisasse acionar, então só espero o pior disso também.
O aquecimento do ambiente seria algo chato, porém que consigo lidar mesmo sem ter AC, pois moro em um local que venta muito e sempre deixo as janelas abertas, além do meu PC já ter todo setup de ventilação interna também com multiplas fans pra lidar com o airflow interno.

Ironicamente em outubro pra novembro quase peguei uma 4090 pra fazer um upgrade, mas tive esperança que serie 5000 ia ser muito boa e que a 5080 seria uma puta placa igual achei a 3080. Como não tinha bola de cristal na época (e ainda não tenho), deixei passar a oportunidade. Não vou dizer que me arrependo, mas vejo hoje que teria sido uma boa escolha.

Não precisa se estressar com potencia e aquecimento reduzindo a durabilidade da placa.
Tem que garantir que a placa esteja apoiada para o peso dela não forçar o PCIE e os chips de memória.

Se achar que o calor é em demasia, pega um modelo AIO, para jogar o ar quente para fora. E também não precisa se estressar que "AIO vai deixar de funcionar", bobagem.

Com o lançamento das informações dos chips da 50xx dá para ter uma ideia melhor do que vão fazer.
A 5080 não será descontinuada pois é chip full. Somente vai reduzir de preço, em Nov/25. Preço depende da AMD, chuto $800.
A 5080 Super não será lançada mais.
A 5080 Ti será o chip da 5090 cut down. 24GB/384bit. Nov/25 (pode ser antes). Desempenho 1,2x 4090. Preço depende da AMD, chuto $1200.
A 5090 vai reduzir $200 no preço. Desempenho 1,4x 4090.
A 5090 Ti será o chip full da 5090 ainda com memória de 32GB e memclock. Junho/26. Não vai existir modelo 48GB. Preço $2200.

A série 6 lança em Nov/26. Vão se basear muito no neural texture para reduzir consumo de memória.
6090 será memória de 32GB/384bit. Será um chip pouco menor que a 5090. Potencia será a mesma.
6080 será memória de 24GB/256bit.
Preço vai ser o mesmo da 5xxx, 800(6080)/1200(6080ti)/1800 (6090)/2200.

A estratégia de compra para voce (4k, 3080):
Não se importa em gastar? 5090.
Precisa mesmo de RT e MFG? 5090. Vai perder 10k daqui 2 anos.
Não precisa e não pode esperar? 4090. Vai perder 6k daqui 2 anos.
Não precisa e pode esperar? 3090 agora, e 5080ti ($1200) depois. Vai perder 5k daqui 2 anos e tempo de comprar/vender mas vai ter placa melhor nesse tempo.
Qualquer coisa acima de 6k vai perder dinheiro.

A placa de topo é quase sempre melhor comprar. Não é o caso da série 5000. Ela não veio muito mais forte que a 4000, e veio cara. Memória acima de 24GB não é necessário.
A série 6000 vai ter ganho de ~30% em cima da 5000.

Tenho 4k e 4090. Minha dúvida é a 5090/5080ti. Se o yield do chip da 5090 permanecer ruim, a 5080ti vem em $1200 e faço a troca. Se o yield melhorar, a 5090 abaixa de preço e a 5080 vem acima de $1200. Aposto no primeiro cenário. Quando vem a 5080ti para vender bem a 4090? Essa é a questão.

Peguei a Vanguard SOC, mas quero dizer que meu custo foi menos de 10K (Quase 8K, mas meu plano inicial era uns 5/6 no máximo)

Vendi minha 4090 e rentabilizei o dinheiro, então meu custo do bolso foi esse.

Pior que gastei pouco na 4090.. Uns 5K (mesma coisa que fiz pra pegar a 5090 agora).

E vendi a 4090 praticamente pelo preço que paguei na loja e ainda rentabilizei em cima...

Então considero meu custo baixo se diluir isso nos anos em que estou usando essas VGAs.
Amigo,
Você gastou 20k, dinheiro é dinheiro, não importa como você conseguiu, mas saiu do seu bolso e você só está falando de um jeito para amenizar o rombo que Nvidia fez no seu bolso.
—————————————

E outro game sem dlss, fazendo aquele sucesso

Bons tempos quando tínhamos SLI/CF, gabinete cheio de cabos da fonte e cooler stock pq o dinheiro tinha acabado
Haha essa época era bem mais fácil montar SLI ou CF porque era bem mais barato mesmo as mais TOP como Kingpin e Lightning, fora o dólar que era 2 conto.

Não precisa se estressar com potencia e aquecimento reduzindo a durabilidade da placa.
Tem que garantir que a placa esteja apoiada para o peso dela não forçar o PCIE e os chips de memória.

Se achar que o calor é em demasia, pega um modelo AIO, para jogar o ar quente para fora. E também não precisa se estressar que "AIO vai deixar de funcionar", bobagem.

Com o lançamento das informações dos chips da 50xx dá para ter uma ideia melhor do que vão fazer.
A 5080 não será descontinuada pois é chip full. Somente vai reduzir de preço, em Nov/25. Preço depende da AMD, chuto $800.
A 5080 Super não será lançada mais.
A 5080 Ti será o chip da 5090 cut down. 24GB/384bit. Nov/25 (pode ser antes). Desempenho 1,2x 4090. Preço depende da AMD, chuto $1200.
A 5090 vai reduzir $200 no preço. Desempenho 1,4x 4090.
A 5090 Ti será o chip full da 5090 ainda com memória de 32GB e memclock. Junho/26. Não vai existir modelo 48GB. Preço $2200.

A série 6 lança em Nov/26. Vão se basear muito no neural texture para reduzir consumo de memória.
6090 será memória de 32GB/384bit. Será um chip pouco menor que a 5090. Potencia será a mesma.
6080 será memória de 24GB/256bit.
Preço vai ser o mesmo da 5xxx, 800(6080)/1200(6080ti)/1800 (6090)/2200.

A estratégia de compra para voce (4k, 3080):
Não se importa em gastar? 5090.
Precisa mesmo de RT e MFG? 5090. Vai perder 10k daqui 2 anos.
Não precisa e não pode esperar? 4090. Vai perder 6k daqui 2 anos.
Não precisa e pode esperar? 3090 agora, e 5080ti ($1200) depois. Vai perder 5k daqui 2 anos e tempo de comprar/vender mas vai ter placa melhor nesse tempo.
Qualquer coisa acima de 6k vai perder dinheiro.

A placa de topo é quase sempre melhor comprar. Não é o caso da série 5000. Ela não veio muito mais forte que a 4000, e veio cara. Memória acima de 24GB não é necessário.
A série 6000 vai ter ganho de ~30% em cima da 5000.

Tenho 4k e 4090. Minha dúvida é a 5090/5080ti. Se o yield do chip da 5090 permanecer ruim, a 5080ti vem em $1200 e faço a troca. Se o yield melhorar, a 5090 abaixa de preço e a 5080 vem acima de $1200. Aposto no primeiro cenário. Quando vem a 5080ti para vender bem a 4090? Essa é a questão.
vai acontecer isso mesmo, essas placas da nvidia estão muito porcas, eu mesmo que tenho comprado só placa da nvidia , já não tenho uma amd desde da epoca da rx580 , já nem considero pegar uma placa da nvidia, só se amd cagar muito no preço da rx 9070xt que desistirei de pegar qualquer placa, mas tá fora de cogitação comprar essas placas da nvidia, não curto gerador de frames, como falei antes os 4 ultimos jogos que joguei não tinham essa opção que foi snipe elite 4, 5 , resistence e ninja gaiden 2 black que não funcionou o gerador de flames, então foi inutil , cyberpunk eu já fechei a 2 anos atrás , e unica coisa que está me chateando é a limitação da vram , isso tá me irritando ver a vram sendo estourada nas minhas placas, então estou pouco lixando para as placas da nvidia.

Só se amd chutar o balde e pedir R$799 na rx 9070xt que deixo quieto upgrade de vga por um bom tempo.

Haha essa época era bem mais fácil montar SLI ou CF porque era bem mais barato mesmo as mais TOP como Kingpin e Lightning, fora o dólar que era 2 conto.

Saudade eu tenho era disso aqui, modos de AA decentes, hoje em dia só tem serrilhado nessa bosta de era de jogos ditos "next gen"

jhj0Ydn.jpg

TBWiqfF.jpg

Amigo,
Você gastou 20k, dinheiro é dinheiro, não importa como você conseguiu, mas saiu do seu bolso e você só está falando de um jeito para amenizar o rombo que Nvidia fez no seu bolso.
Então, acho que a 5090 tá caríssima? Acho, mas me preparo justamente pra minimizar os custos pra deixar a situação viável (faço isso em toda geração há anos e não é só com VGA), mas ainda assim gastei um pouco mais do que planejava nessa... Ainda tá bom pra mim financeiramente, mas de fato o custo está piorando - vamos ver o que vem depois.

Mas enfim, expliquei meus custos aí de boa vontade porque vocês que estão falando sobre o quanto gastei... Aí se vc acha que gastei 20/30/40K, é só choro mesmo, não posso fazer nada.

Cada um se organiza pra comprar as coisas e paga o que acha que deve.

Última edição:
Então, acho que a 5090 tá caríssima? Acho, mas me preparo justamente pra minimizar os custos pra deixar a situação (faço isso em toda geração há anos), mas ainda assim gastei um pouco mais do que planejava nessa... Ainda tá bom pra mim financeiramente, mas de fato o custo está piorando - vamos ver depois.

Mas enfim, expliquei meus custos aí de boa vontade aí porque vocês que estão falando sobre o quanto gastei... Aí se vc acha que gastei 20/30/40K, é só choro mesmo, não posso fazer nada.

Cada se organizar pra comprar as coisas e paga o que acha que deve.
Acho que você não entendeu, muita gente aqui não precisa se preparar para comprar essa vga, muita gente pode comprar, mas não acha justo o preço e o que a empresa está fazendo com o consumidor, mas se você quer pagar 20k para jogar cod, é o seu lazer pow

Acho que você não entendeu, muita gente aqui não precisa se preparar para comprar essa vga, muita gente pode comprar, mas não acha justo o preço e o que a empresa está fazendo com o consumidor, mas se você quer pagar 20k para jogar cod, é o seu lazer pow

Vish, mas ai quem não tá entendendo é vc; acho salgado pagar 20K (apesar que não julgo, cada um faz o que quer), comprei ela justamente porque meu investimento foi menos de 10K (8K é o dinheiro que saiu do meu bolso nela)... mais acho errado o aumento de precificação, tanto que tive que aumentar minha margem um pouco pra pegar um modelo top - foi o que comentei anteriormente.

Se tivesse boletado uma dessas em 18K +/- com cupom de aniversário prime na Kabum; teria gastado menos que na própria 4090 lá 2022 quando saí da 6800XT. :omfg:

Expliquei os custos que tive aí - só tô falando que acho que é choro porque tá insistindo numa coisa que tá bem explicada; posso fazer nada.

Tenho custo acumulativo de menos de 12K com VGA nos últimos 10 anos já com a 5090... Mas ok né? Finjo que paguei até 40K na 5090 se for o melhor pro seu bem estar.

Brincadeira as parte, por isso que falo, cada um sabe o quanto paga e como se organiza pra pagar.

Ah, e isso é meio relevante, mas não comprei uma 5090 pra jogar Cod, já tem meses que não jogo ele em específico.

Última edição:
Peguei a Vanguard SOC, mas quero dizer que meu custo foi menos de 10K (Quase 8K, mas meu plano inicial era uns 5/6 no máximo)

Vendi minha 4090 e rentabilizei o dinheiro, então meu custo do bolso foi esse.

Pior que gastei pouco na 4090.. Uns 5K (mesma coisa que fiz pra pegar a 5090 agora).

E vendi a 4090 praticamente pelo preço que paguei na loja e ainda rentabilizei em cima...

Então considero meu custo baixo se diluir isso nos anos em que estou usando essas VGAs.

Pretendo fazer o mesmo que você, comprar a 5090 e usar o dinheiro da 4090 pra compensar o valor absurdo.

Pretendo fazer o mesmo que você, comprar a 5090 e usar o dinheiro da 4090 pra compensar o valor absurdo.
Tá caro pra caramba... Mas se organizar um pouquinho financeiramente, dependendo de quanto ganha, não fica difícil.

Eu mesmo, não troco de celular todo ano, nem de carro... Não tenho essas necessidades em especifico pra trocar em cada lançamento, já meu PC é meio que sagrado, apesar que curto viajar também, mais enfim... ganho relativamente bem, já tinha o dinheiro pra esse upgrade há bastante tempo na real - mas acho errado ser precificada nesses 20K médio aqui, nisso vejo razão nas queixas.

A gente que gosta disso tem que dá um jeitinho pra minimizar a situação se quiser se manter.

Tava pensando até em ir pra 1440p pra evitar esse tipo de Up caro, mas como já tô com monitor 4K e ainda consigo pagar... Vou indo com cautela e observando se piora o quanto coloco de dinheiro a cada troca - se passar de 10K em cada geração; já não vou mais. E quero manter esse ritmo de troca em 2/3 anos justamente pro custo não ser alto pra ter boa diluição mensal no tempo; isso que faz valer a pena ainda.

Se essa brincadeira se torna anual - aí já é inviável; pra mim vira celular que muita gente troca todo ano com pouquíssimas mudanças (bem menos que aqui) e sempre uma pequena fortuna também (Quem gosta muito faz essa tática da revenda/troca e minimiza os custos).

Sobre a 4090, minha opinião: você ainda consegue vender bem agora, tem que aproveitar essa janela que se abriu e geralmente não abre nas 90: Quando o preço da 5080 cair um pouco (E vai porque vai ter estoque e o dólar ta diminuindo) ela vai fica mais fácil de engolir e o público vai ter mais adesão. Eu mesmo já acho ela mais chamativa perto de 8K.

A galera vai ter tendencia a escolher 5080 e usar um OC (Sobe muito) por está perto da 4090 stock e por ter garantia recente e o MFG - isso automaticamente vai puxar o preço da 4090 pra baixo; a desvalorização ainda vai vim (principalmente com o fim das garantias das 4090), só não veio de uma vez como nas outras gerações de High End porque a Nvidia conseguiu fazer uma 80 um pouco mais fraca do que a 90 da geração anterior - algo inédito por conta do monopólio.

Se você realmente quer ir pra 5090, quanto mais tempo passar com a 4090... mais caro vai sair o Up depois; aproveita essa alta da 4090 enquanto ainda é possível - isso vai te ajudar a fazer a compra gastando 10K ou menos de uma pra outra - se isso for do seu interesse claro, senão fizer isso enquanto ela está em alta... pode ser que nem vai valer abrir mão dela em um preço menor depois (O que ela entrega em relação ao que vai valer e o quanto teria que desembolsar do seu bolso pra diferença) - questão da 4090 não é só ter desempenho melhor e mais memória, mas RMA e tecnologia; a 5080 com o preço certo (Compensar menos memória e menos desempenho um pouco que a 4090) vai vender.

Última edição:
Então, acho que a 5090 tá caríssima? Acho, mas me preparo justamente pra minimizar os custos pra deixar a situação viável (faço isso em toda geração há anos e não é só com VGA), mas ainda assim gastei um pouco mais do que planejava nessa... Ainda tá bom pra mim financeiramente, mas de fato o custo está piorando - vamos ver o que vem depois.

Mas enfim, expliquei meus custos aí de boa vontade porque vocês que estão falando sobre o quanto gastei... Aí se vc acha que gastei 20/30/40K, é só choro mesmo, não posso fazer nada.

Cada um se organiza pra comprar as coisas e paga o que acha que deve.
Mas você não está diminuindo custos, está dando um jeito de aumentar a receita. A placa vai continuar custando 20 mil lules, independente de como tentar amenizar a operação.

Nada de errado nisso, sejamos claros.

Mas você não está diminuindo custos, está dando um jeito de aumentar a receita. A placa vai continuar custando 20 mil lules, independente de como tentar amenizar a operação.

Sim, mais aí também é meio óbvio que tô aumentando a receita e potencializando isso (só que tô fazendo isso com o dinheiro da 4090 depois da revenda e usando o meu pessoal pra potencializar), mas isso aí já fazia nas VGA anteriores também - não tem nenhuma novidade (Faço isso há muito tempo na verdade).

O meu dinheiro trabalha pra mim em qualquer situação que não uso ele - pra mim isso é tão natural como ter sede e beber água; se ele não tá trabalhando, então está sendo mal utilizado.

Tanto que vendi minha 4090 meses antes justamente pra não pegar qualquer desvalorização e pra dá tempo de rentabilizar legal o dinheiro dela; tenho VGA reserva pra esses momentos; realmente procuro minimizar os custos do meu bolso quando vou trocar de VGA, principalmente nesse caso das High End que a desvalorização geralmente vem mais sensível (por coincidência vai demorar um pouquinho mais pra 4090).

Na época da 6800XT fiquei um tempo sem VGA e fiquei usando outra até pegar a 4090 no preço que queria - fiz a mesma coisa agora de novo e deu certo.

Pra você ter noção - A minha revenda da 6800XT cheguei a lucrar... comprei mais barato e revendi um tanto mais caro; isso diminuiu o meu custo antecedente.

Como comentei com ele... Se tivesse pegado qualquer uma das 5090 que é possível por volta de 18K já teria gastado menos do que quando inteirei para pegar a 4090 por 11K na época - resolvi por um pouquinho a mais num modelo melhor; meio que foi opção minha, mas ao invés de ter gastado um pouco mais dessa vez, poderia até ter economizado em relação ao up anterior (4090) - e é aqui que consigo avaliar meu custo real (Aquilo que estou sendo obrigado a de fato tirar do meu trabalho).

A única VGA que realmente paguei 100% do precificado foi a primeira que tive na vida (Fiz isso quando era estagiário e nem formação tinha ainda).

Agora imagina tudo isso se tu trabalhar e juntar dinheiro, aí se torna muito mais viável ainda porque tu fica menos dependente do processo acima... Por isso que falava lá atrás nas primeiras páginas dos tópico: uns vão gastar 4K, 6K, 8K, 10K,12K, 15K e outros 20K+ nessa 5090.

Você acha que eu já não sabia que esse ano tinha lançamento de VGA e não tinha me preparado pro contexto com antecedência? Tanto que uma possibilidade que considerava era ver essa 5080 com desempenho de 4090 e até lucrar na situação só fazendo uma troca 6 por 7, talvez ia aproveitar até pra voltar pra um monitor 1440p e diminuir um pouco a exigência do processo acima - já me atenderia bem também.

Como ela não veio dentro do que esperava, a escolha final foi repetir um ciclo mais uma vez com a 5090 (Já que tô com tela 4K OLED) e veremos o que vem no futuro.

Só vai pagar custo de 100% da precificado quem pegar do zero e vamos falar a verdade? Quase ninguém vai pagar 100% da precificação dela, a maioria vai pagar alguma escala dessa precificação, conforme as escolhas que antecederam ao upgrade - pode ser alto ou não, depende de cada um.

Se vocês acham que tô diminuindo bastante minhas despesas com VGA (Aqui ainda acho que gasto um valor acima da média), nem me perguntem sobre Mobo e CPU que gasto menos ainda - principalmente depois da chegada dos Ryzen e sua longevidade - Saí do AM4 pro AM5 sem gastar um centavo e usando bons produtos; já tirem de base aí. :melior4:

Última edição:
Saudade eu tenho era disso aqui, modos de AA decentes, hoje em dia só tem serrilhado nessa bosta de era de jogos ditos "next gen"

jhj0Ydn.jpg

TBWiqfF.jpg
Isso é vdd, ando percebendo que tem mtos jogos onde o AA é bem porco, parecendo que pra vc melhorar esse aspecto é obrigado a comprar monitores com resoluções mais altas

Tem 5090 disponível na Kabum:

R$ 19.999,99
Placa de Vídeo PNY RTX 5090 NVIDIA GeForce, 32GB, GDDR7, G-Sync, Ray Tracing, DLSS 4, HDR, Triple Fan - VCG509032TFXPB1

R$ 20.999,99
Placa de Vídeo PNY RTX 5090 EPIC-X NVIDIA GeForce, 32GB, ARGB, GDDR7, G-Sync, Ray Tracing, DLSS 4, HDR, Triple Fan - VCG509032TFXXPB1

Esquece isso, a placa custou 10k, a mais barata do Brasil

Users who are viewing this thread

Voltar