[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Amigos, estou com uma 3080 num 7950x3d e com um monitor 4k de 32 da alienware. A troca de QHD pra 4k fez eu notar que minha 3080 está um tanto que limitada e não conseguirá atingir frames altos (170+) anymore. Estava cogitando adquirir uma 5090 (preço não é tanto um problema pra mim), porém eu realmente me preocupo com a questãodo aquecimento, pois 600w é coisa demais pra mim. Fico receoso somente em relação a isso sendo bem honesto, e como não tem 4090 em nenhum lugar pra vender mais, creio que esta será minha opção.

Os amigos foristas possuem opiniões sobre a questão de aquecimento da placa em si? Sei que só temos os reviews para nos basearmos até agora, porém a questão da termodinamica da placa está realmente me fazendo desistir da aquisição e ir de 5080 ou até uma 4080 super só pra ter um upgrade significativo da 3080 e poder ter frames altos novamente nesse monitor 4k.
Então colega, tô num cenário igual você... No fim peguei uma 5090 num modelo bem frio pra não ficar incomodado com esses aspectos.

As coisas que me incomodam na 5090: Preço e consumo.

Sobre consumo: definitivamente é bom você pegar um modelo que entrega mais em termos de refrigeração que a founders e uma boa garantia evidentemente... e falo isso já pensando na temperatura ambiente também; não que isso seja um problema enorme pensando no funcional (A founders ainda é o bastante), mas se quiser ficar mais tranquilo quanto ao calor gerado... isso vai ser relevante por causa do consumo alto (é um problema menor numa 5080 que tem um consumo mais razoável e a maioria dos modelos supre bem esse aspecto). Imagino que você já tenha um bom gabinete e uma boa refrigeração de sistema se está disposto a pegar uma 5090, então coloque isso na conta também (Eu mesmo; só uso fan industrial e tenho várias).

Você pode lidar com o consumo de algumas maneiras: Pode limitar uns 20% do consumo da 5090 perdendo uns 5% dela - já se torna algo mais razoável e ajuda na temperatura da placa e do sistema, além de poupar fonte (Tem vídeo na gringa sobre isso).

E uma coisa que ainda não vi o pessoal testando é undervolt, muito curioso pra ver como se comportaria no caso dessa placa... mas em tese vai ajudar no mínimo com a temperatura e mantendo o desempenho stock... existe possibilidades aqui além desta, curioso pra ver o resultado.

Além disso, você pode aceitar os 600W+ num bom modelo e ainda conseguir overclock - os melhores modelo de 5090 estão conseguindo uns 5-10% em cima da founders (Daria uns 35% no mínimo e no máximo 40% em cima de 4090 stock em rasterização em jogos em 4K na média).

Preço: A placa é um absurdo de cara... mas o problema nem é só esse: Pra mim tá cada vez mais nítido que provavelmente teremos uma 5080Ti.

Essa 5080Ti se vier 1500$ com 15% a mais que a 4090 mais os benefícios da série 5000 (MFG), é muito mais interessante que a própria 5090 e o individuo pagaria bem menos. O dólar caiu bastante também... não sabemos como estará nessa época, mas com certeza será mais interessante se esses fatores tiverem alinhados.

É uma previsão arriscada e com viés otimista, mas existe uns 30% de desempenho pra ser preenchido entre uma placa de 1000$ e 2000$ (MSRP) - pra mim vai surgir uma 5080ti exatamente da forma como surgiu a 3080ti muito perto da 3090 com preço menor, se bem que em contrapartida a Nvidia está migrando seu modelo de negócio para o da Apple aparentemente, ou seja, a 5080Ti pode não existir independente disso - mistério.

Enfim, a 5090 já é um mal negócio pelo valor cobrado... vai se tornar pior ainda quando tiver uma placa mais perto dela e com preço mais interessante - Geralmente toda placa High End tem esse tipo de contra pra lidar.

Só tô em paz com a minha porque gastei menos que 10K pra ter ela agora em um modelo excelente e não vai me fazer falta o dinheiro... mas quem esperar essa 5080Ti vai fazer um negócio bem mais interessante e inteligente.

Inclusive, junto com essa 5080Ti... uma chance gigantesca de vim uma 5080 Super com o desempenho da 4090 nos mesmos 1000$ da 5080 - isso é até mais plausível que a 5080Ti.

O meio termo de cenário: Lançar uma 5080 Super com desempenho de 4090 por 1000/1200$ e manter a 5090 isolada como hoje.

O pior cenário pra mim é a Nvidia só lançar uma 5080Ti ou 5080 Super com desempenho de 4090 e cobrar 1500$ - é trocar 6 por 7.

Acho mais fácil vim as duas coisas: 5080 Super + 5080Ti, até pra dá uma esquentada na série que tá bem morna.

No fim, tudo chute, mas pelo cenário que temos, não acho difícil...

Pra vc com monitor 4K 240hz e se pode pagar... a 5090 não tem erro; só leve em consideração o que foi dito e o impacto disso pra você.

Última edição:
eh só comprar e apagar o app do banco, da nada

outra coisa, 75 graus no cabo de alimentação dessas placas... n vai dar bosta isso n?
Acho que o B.O. é só com as AIO/blocadas, de resto vai de boa pois a própria ventilação da placa vai diminuir a temperatura do conector. Sei que não é a mesma carga, mas tenho aqui uma 4090 em fullload(~460W) desde novembro e até agora o conector esta de boa.

Se tiver AC no ambiente e airflow passando sobre o cabo ajuda muito também, o teste batendo 75c ali é bancada aberta creio eu, e apesar da GPU/CPU terem "ar frio infinito" dessa forma, ao mesmo tempo tem 0 airflow sobre alguns componentes que seriam refrigerados pelos fans do case num setup normal

Se a preocupação for aquecer o ambiente em si, realmente aquece se não tiver AC, e novamente undervolt ajuda nesse ponto, aquecimento da GPU em si tá bem longe de ser um problema

Estava preocupado mesmo mais com a questão de aquecimento da GPU mesmo, pois estou extremamente cético sobre os componentes elétricos dessa placa aguentar 600watts. Gastar 20k numa placa pra ela ir pro ralo ia ser demasiadamente chato, além de eu não ter experiência com garantia de GPU caso precisasse acionar, então só espero o pior disso também.
O aquecimento do ambiente seria algo chato, porém que consigo lidar mesmo sem ter AC, pois moro em um local que venta muito e sempre deixo as janelas abertas, além do meu PC já ter todo setup de ventilação interna também com multiplas fans pra lidar com o airflow interno.

A questão do undervolt foi uma sugestão interessante, irei pesquisar sobre para ver como funciona.

Muito obrigado pela sugestão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As coisas que me incomodam na 5090: Preço e consumo.

Mesma coisa. O preço acho alto demais, mesmo podendo pagar, e o consumo foi algo que me deixou muito preocupado pelos motivos ditos anteriormente. O problema é que há um abismo entre a 5080 e a 5090, e a 5080 pra mim tá mais pra uma 4080ti SUPER. Pra mim a 80 foi um refresh tosco e mascarado dos caras.

Pra mim tá cada vez mais nítido que provavelmente teremos uma 5080Ti.

Na teoria sim, na prática estou duvidando muito disso. Visto que a NGreedia tá ganhando horrores com IA, a parte de GPU ao meu entender só virou um marketing lucrativo pra ela. Não tenho expectativas de uma 80ti. Acredito que o que irá acontecer será a mesma coisa da série 4000: um SUPER refresh que não justifica o upgrade (ignorando o fato da VRAM da epoca claro).

Minhas placas anteriores eram a 1080 que troquei pela 3080 quando peguei um monitor QHD, e agora que peguei um 4k queria ir de linha XX80 novamente, porém foi bem decepcionante essa 5080.

Ironicamente em outubro pra novembro quase peguei uma 4090 pra fazer um upgrade, mas tive esperança que serie 5000 ia ser muito boa e que a 5080 seria uma puta placa igual achei a 3080. Como não tinha bola de cristal na época (e ainda não tenho), deixei passar a oportunidade. Não vou dizer que me arrependo, mas vejo hoje que teria sido uma boa escolha.

Última edição:
pessoal fica incomodado com consumo dessas placas eh pelo valor da conta de luz mesmo? ou eh por ter q trocar de fonte? ou eh por causa da nvidia estar cagando pra isso?

n entendi mt bem o pessoal reclamando disso

Estava preocupado mesmo mais com a questão de aquecimento da GPU mesmo, pois estou extremamente cético sobre os componentes elétricos dessa placa aguentar 600watts. Gastar 20k numa placa pra ela ir pro ralo ia ser demasiadamente chato, além de eu não ter experiência com garantia de GPU caso precisasse acionar, então só espero o pior disso também.
O aquecimento do ambiente seria algo chato, porém que consigo lidar mesmo sem ter AC, pois moro em um local que venta muito e sempre deixo as janelas abertas, além do meu PC já ter todo setup de ventilação interna também com multiplas fans pra lidar com o airflow interno.

A questão do undervolt foi uma sugestão interessante, irei pesquisar sobre para ver como funciona.

Muito obrigado pela sugestão.

Mesma coisa. O preço acho alto demais, mesmo podendo pagar, e o consumo foi algo que me deixou muito preocupado pelos motivos ditos anteriormente. O problema é que há um abismo entre a 5080 e a 5090, e a 5080 pra mim tá mais pra uma 4080ti SUPER. Pra mim a 80 foi um refresh tosco e mascarado dos caras.

Na teoria sim, na prática estou duvidando muito disso. Visto que a NGreedia tá ganhando horrores com IA, a parte de GPU ao meu entender só virou um marketing lucrativo pra ela. Não tenho expectativas de uma 80ti. Acredito que o que irá acontecer será a mesma coisa da série 4000: um SUPER refresh que não justifica o upgrade (ignorando o fato da VRAM da epoca claro).

Minhas placas anteriores eram a 1080 que troquei pela 3080 quando peguei um monitor QHD, e agora que peguei um 4k queria ir de linha XX80 novamente, porém foi bem decepcionante essa 5080.

Ironicamente em outubro pra novembro quase peguei uma 4090 pra fazer um upgrade, mas tive esperança que serie 5000 ia ser muito boa e que a 5080 seria uma puta placa igual achei a 3080. Como não tinha bola de cristal na época (e ainda não tenho), deixei passar a oportunidade. Não vou dizer que me arrependo, mas vejo hoje que teria sido uma boa escolha.

Sim, concordo bastante e a 5080Ti não vim pelos motivos que você falou é bem plausível também... mas até então é um mistério.
Acredito que a 5080 Super é praticamente uma certeza, uma 5080Ti que era improvável já começou a se tornar mais viável - mas realmente pode não vim.
Como você comentou também... o negócio da Nvidia meio que está mudando.

Sobre o consumo e a placa, cabos... aparentemente os modelos custom estão lidando bem com isso porque tem refrigeração na região - a questão é mais importante nos modelos AIO/blocados como a Suprim Liquid que não tem refrigeração de ar, por exemplo; nesses casos estão recomendado fans separadas com esse foco pra ter uma segurança.

Se o seu sistema já tiver uma boa circulação de ar com boas fans e um modelo de GPU legal não acho que terá problemas.

Pegue um modelo legal, acima da Founders, não acho que você precisa do melhor modelo possível, mas até pra ficar mais bem resolvido e tranquilo nesse aspecto... essa será uma boa escolha.

Última edição:

outra coisa, 75 graus no cabo de alimentação dessas placas... n vai dar bosta isso n?
Armazém depois de 5 anos ainda tem a divida, banco depois de 5 anos oferece 90% desconto

pessoal fica incomodado com consumo dessas placas eh pelo valor da conta de luz mesmo? ou eh por ter q trocar de fonte? ou eh por causa da nvidia estar cagando pra isso?

Não posso falar por todos, mas minha maior preocupação é um bom sistema de refrigeração para lidar bem com isso já que o consumo é o que é... no fim, quanto maior o consumo, mais calor gerado pro ambiente e o próprio gabinete (Aumenta a temperatura dos outros componentes); então todo mundo quer baixo consumo não só por esses critérios que você comentou, mas também pra ter um sistema funcionando com uma temperatura legal - mesmo no high end.

Última edição:

Claro que vai, apesar que tem uma galera defendendo o indefensável

O amigo praticamente respondeu por mim

Não posso falar por todos, mas minha maior preocupação é um bom sistema de refrigeração para lidar bem com isso já que o consumo é o que é... no fim, quanto maior o consumo, mais calor gerado pro ambiente e o próprio gabinete (Aumenta a temperatura dos outros componentes); então todo mundo quer baixo consumo não só por esses critérios que você comentou, mas também pra ter um sistema funcionando com uma temperatura legal.

A conta de luz eu só aceito que é o que é, então não me importo, até porque uso o computador pra trabalho além de jogos, então é só mais um custo pra eu poder exercer meu ofício. Minha preocupação maior é os outros componentes do PC não serem afetados pela geração de calor da GPU tentando dissipar 600 watts. Como uso o PC pra trabalho, tenho um segundo PC para contigência só pra não ficar sem trabalhar, mas mesmo assim caso ocorresse algum dano devido a calor demais no gabinete, eu ficaria muito decepcionado, ainda mais pelo valor do objeto que certamente teria causado dano.

Enfim, é apenas excesso de precaução mesmo. Essa é a primeira vez que me preocupo com isso tbm, as outras placas anteriores eu só comprava, encaixava e usava.

Imagine uma empresa onde há uma dúzia de PCs com CPUs e GPUs de alto consumo e dissipação… todos no mesmo cômodo, somado a outros dispositivos e pessoas no ambiente.
Imagine o calor adicional gerado.
Pronto, essa é a questão!
A galera vê apenas seu caso exclusivo: 1 PC com uma GPU de ponta e não pensa que existem milhares de outras formas de utilizar seu equipamento além de games.

Imagine uma empresa onde há uma dúzia de PCs com CPUs e GPUs de alto consumo e dissipação… todos no mesmo cômodo, somado a outros dispositivos e pessoas no ambiente.
Imagine o calor adicional gerado.
Pronto, essa é a questão!
A galera vê apenas seu caso exclusivo: 1 PC com uma GPU de ponta e não pensa que existem milhares de outras formas de utilizar seu equipamento além de games.
tu acha que um datacenter e como amigo ?????
e praticamente uma geladeira, nao conegela prq os equipamentos nao deixa.

meu quarto gamer tem uma 4090 e uma 4080super e meu quarto nao pega fogo.

tu acha que um datacenter e como amigo ?????
e praticamente uma geladeira, nao conegela prq os equipamentos nao deixa.
Nem tô falando de Datacenter… aliás já trabalhei em um

O amigo praticamente respondeu por mim

A conta de luz eu só aceito que é o que é, então não me importo, até porque uso o computador pra trabalho além de jogos, então é só mais um custo pra eu poder exercer meu ofício. Minha preocupação maior é os outros componentes do PC não serem afetados pela geração de calor da GPU tentando dissipar 600 watts. Como uso o PC pra trabalho, tenho um segundo PC para contigência só pra não ficar sem trabalhar, mas mesmo assim caso ocorresse algum dano devido a calor demais no gabinete, eu ficaria muito decepcionado, ainda mais pelo valor do objeto que certamente teria causado dano.

Enfim, é apenas excesso de precaução mesmo. Essa é a primeira vez que me preocupo com isso tbm, as outras placas anteriores eu só comprava, encaixava e usava.
Te falo o seguinte: Já tive placas mais esquentadinhas e placas mais frias... nunca tive problemas com nenhuma delas e nem geraram problemas em outros componentes (Sorte também...), então no geral sou igual você: ligar e ser feliz.

A placa de maior consumo que tive foi literalmente a 4090 que no pico chegava em 500W... mas tinha um modelo Gaming OC da Gigabyte - geladíssima; era muito satisfatório ver ela gelada, rendia até um pouquinho melhor por causa disso, podia colocar OC, podia colocar ela até numa panela de pressão que tava gelada. :haha:

A boa temperatura dela influenciava no resto evidentemente - principalmente processador.

Tive uma Galax no passado que era mais quente... e assim, funcionou normal, vendi e continuou funcionando - mas me incomodava um pouco a temperatura dela, nessa época minha condição financeira era pior... então comprava no máximo as 70 e tinha que ser os modelos mais simples.

Placas frias te deixa muito mal acostumado... claro que vê uma placa consumindo 600W como nessa 5090 te deixa mais alerta nisso, principalmente com a circulação de ar no sistema - o meu fiz até um bom investimento nessa parte de refrigeração para ter mais sossego na época da 4090 - e isso porque a minha era gelada.

Acho que a principal coisa que você tem que olhar pra VGA é o RMA - 3 anos de garantia pelo menos, e de preferência um que você não acionará o judiciário para cumprir; se uma placa dessa tiver problema depois - você quer a menor dor de cabeça possível.

Em segundo plano, acho que um bom modelo de refrigeração para a 5090 vem a calhar bem pelo que comentamos do consumo acima da média... não acho que necessariamente irá causar um problema pra vc, mas você ficaria mais tranquilo. A Gamerock da Palit estava praticamente entregando o desempenho da Founders em refrigeração, que não é ruim, mas poderia ser melhor... mas até então, nem acho que isso seria o problema (No teste de imagem ela lidava até bem com a temperatura do conector e do restante) - o maior pesar dela pra mim eram os dois anos da garantia.

Se dinheiro não é problema pra vc... pega um modelinho com refrigeração melhor um pouco, que aí é mais sossego.
Esses modelos da Zotac na Kabum já é pra ser acima da média na teoria e ainda tem 3 anos de garantia - mas falta review pra confirmar isso.
Eu iria numa boa ainda mais que dá pra tirar elas por menos de 20K.

A questão do cabo só é algo mais preocupante pra olhar nas 5090 AIO/Blocada.

Última edição:

Vou contar a minha experiência e pq descartei a 5090. Já tive SLI de 780 (consumo batia uns 500w) o comodo quando não usava ar-condicionado batia mais de 35 graus mesmo fora do verão e tinha que deixar ar condicionado ligado sempre enquanto usava o PC, alem do processador e memórias ficarem fritando . Ai o uso de ar condicionado se tornava obrigatório e os problemas de saude que isso pode trazer (ar seco e `reciclado`).

Moro numa região que o verão dura praticamente 2 meses no ano e o resto do ano a temperatura é amena e o inverno mais frio. Por isso tenho aquecedor em casa e nas noites que chegam a menos 10 de graus ligo o aquecedor com 900w de potência e o quarto fica agradavel por volta dos 22 graus. Agora pensa que somente a 5090 pode consumir 575w e vai jogar esse calor todo em cima do processador e memória (modelo sem water block). Ou seja, ligar um mini aquecedor toda vez que eu for jogar não é algo que me agrada e ainda mais pagando 20k pra isso...

Última edição:
Te falo o seguinte: Já tive placas mais esquentadinhas e placas mais frias... nunca tive problemas com nenhuma delas e nem geraram problemas em outros componentes, então no geral sou igual você: ligar e ser feliz.

A placa de maior consumo que tive foi literalmente a 4090 que no pico chegava em 500W... mas tinha um modelo Gaming OC da Gigabyte - geladíssima; era muito satisfatório ver ela gelada, rendia até um pouquinho melhor por causa disso, podia colocar OC, podia colocar ela até numa panela de pressão que tava gelada. :haha:

A boa temperatura dela influenciava no resto evidentemente.

Tive uma galax no passado que era mais quente... e assim, funcionou normal, vendi e continuou funcionando - mas me incomodava um pouco a temperatura dela.

Placas frias te deixa muito mal acostumado... claro que vê uma placa consumindo 600W como nessa 5090 te deixa mais alerta nisso, principalmente com a circulação de ar no sistema - o meu fiz até um bom investimento nessa parte de refrigeração para ter mais sossego na época da 4090 - e isso porque a minha era gelada.

Acho que a principal coisa que você tem que olhar pra VGA é o RMA - 3 anos de garantia pelo menos, e de preferência um que você não acionará o judiciário para cumprir; se uma placa dessa tiver problema depois - você quer a menor dor de cabeça possível.

Em segundo plano, acho que um bom modelo de refrigeração para a 5090 vem a calhar bem pelo que comentamos do consumo acima da média... não acho que necessariamente irá causar um problema pra vc, mas você ficaria mais tranquilo. A Gamerock da Palit estava praticamente entregando o desempenho da Founders em refrigeração, que não é ruim, mas poderia ser melhor... mas até então, nem acho que isso seria o problema (No teste de imagem ela lidava até bem com a temperatura do conector e do restante) - o maior pesar dela pra mim eram os dois anos da garantia.

Se dinheiro não é problema pra vc... pega um modelinho com refrigeração melhor um pouco, que aí é mais sossego.
Esses modelos da Zotac na Kabum já é pra ser acima da média e ainda tem 3 anos de garantia - mas falta review pra confirmar isso.
Eu iria numa boa, ainda mais que tá dá pra tirar elas por menos de 20K.

A questão do cabo só é algo mais preocupante pra olhar nas 5090 AIO/Blocada.
tu fala isso prq nao teve gtx 480
tive tres, tri sli e as tres queimaram aehheheaheaheeh
fonte de 1250w pra segurar, e foi morrando uma a uma..
obs. eram zotac

tu fala isso prq nao teve gtx 480
tive tres, tri sli e as tres queimaram aehheheaheaheeh
fonte de 1250w pra segurar, e foi morrando uma a uma..
obs. eram zotac
:limo:

Eu sei que tem umas Zotac mais esquentadinha...

Continua assim até hoje?

Será que aquelas de 3 fans da Kabum pega fogo assim?

:haa:

Rapaz, tenho um amigo que tem uma RTX 2060 da Zotac (Dual Fan)... nunca esqueço de ver aquela plaquinha dele no The Witcher 3 com 85° há alguns anos - e era feliz viu kkkkk
Aquela bomba ta firme e forte até hoje num PC secundário dele. :haha:

Última edição:
:limo:

Eu sei que tem umas Zotac mais esquentadinha...

Continua assim até hoje?

Será que aquelas de 3 fans da Kabum pega fogo assim?

:haa:
sente o drama hahahahahahaha

já tive zotac, as amp, eram bemmmmm frias, mas eles adoram enfiar over de fábrica exagerado na ram, até que morria cedo, não sei se hj ainda fazem isso
Então, acho que tem um modelos meio dramáticos e outros mais tranquilo... Essas Amp sempre tiveram um overclock bem forte mesmo - não sabia que era assim nas memórias. :haha:

A última vez que li sobre o RMA da Zotac, parecia que funcionava bem aqui no Brasil... não sei como tá hoje em dia.

sente o drama hahahahahahaha

:omfg::limo::limo:

Rapaz.... Muito bom essa época dos SLI, mas isso aí hoje em dia dá até medo.

Seu PC tava era dando um ''grau'' nessa época ai.

Única vez que usei duas GPUs foi lá em 2010 que usei duas ATI Radeon HD5870 num MacPro (Aqueles desktops gigantes feitos 100% de alumínio)

entendi pessoal, obrigado pelas infos

No curto/curtíssimo prazo não, mas a tendência é a temperatura aumentar com o desgaste do adaptador, que vai ser bastante acelerado. Ele vai ressecar e perder isolamento, até deformar/rachar.

Se bobear o pc vai comemorar 2027 com fogos de artifício.

Users who are viewing this thread

Voltar