Então colega, tô num cenário igual você... No fim peguei uma 5090 num modelo bem frio pra não ficar incomodado com esses aspectos.Amigos, estou com uma 3080 num 7950x3d e com um monitor 4k de 32 da alienware. A troca de QHD pra 4k fez eu notar que minha 3080 está um tanto que limitada e não conseguirá atingir frames altos (170+) anymore. Estava cogitando adquirir uma 5090 (preço não é tanto um problema pra mim), porém eu realmente me preocupo com a questãodo aquecimento, pois 600w é coisa demais pra mim. Fico receoso somente em relação a isso sendo bem honesto, e como não tem 4090 em nenhum lugar pra vender mais, creio que esta será minha opção.
Os amigos foristas possuem opiniões sobre a questão de aquecimento da placa em si? Sei que só temos os reviews para nos basearmos até agora, porém a questão da termodinamica da placa está realmente me fazendo desistir da aquisição e ir de 5080 ou até uma 4080 super só pra ter um upgrade significativo da 3080 e poder ter frames altos novamente nesse monitor 4k.
As coisas que me incomodam na 5090: Preço e consumo.
Sobre consumo: definitivamente é bom você pegar um modelo que entrega mais em termos de refrigeração que a founders e uma boa garantia evidentemente... e falo isso já pensando na temperatura ambiente também; não que isso seja um problema enorme pensando no funcional (A founders ainda é o bastante), mas se quiser ficar mais tranquilo quanto ao calor gerado... isso vai ser relevante por causa do consumo alto (é um problema menor numa 5080 que tem um consumo mais razoável e a maioria dos modelos supre bem esse aspecto). Imagino que você já tenha um bom gabinete e uma boa refrigeração de sistema se está disposto a pegar uma 5090, então coloque isso na conta também (Eu mesmo; só uso fan industrial e tenho várias).
Você pode lidar com o consumo de algumas maneiras: Pode limitar uns 20% do consumo da 5090 perdendo uns 5% dela - já se torna algo mais razoável e ajuda na temperatura da placa e do sistema, além de poupar fonte (Tem vídeo na gringa sobre isso).
E uma coisa que ainda não vi o pessoal testando é undervolt, muito curioso pra ver como se comportaria no caso dessa placa... mas em tese vai ajudar no mínimo com a temperatura e mantendo o desempenho stock... existe possibilidades aqui além desta, curioso pra ver o resultado.
Além disso, você pode aceitar os 600W+ num bom modelo e ainda conseguir overclock - os melhores modelo de 5090 estão conseguindo uns 5-10% em cima da founders (Daria uns 35% no mínimo e no máximo 40% em cima de 4090 stock em rasterização em jogos em 4K na média).
Preço: A placa é um absurdo de cara... mas o problema nem é só esse: Pra mim tá cada vez mais nítido que provavelmente teremos uma 5080Ti.
Essa 5080Ti se vier 1500$ com 15% a mais que a 4090 mais os benefícios da série 5000 (MFG), é muito mais interessante que a própria 5090 e o individuo pagaria bem menos. O dólar caiu bastante também... não sabemos como estará nessa época, mas com certeza será mais interessante se esses fatores tiverem alinhados.
É uma previsão arriscada e com viés otimista, mas existe uns 30% de desempenho pra ser preenchido entre uma placa de 1000$ e 2000$ (MSRP) - pra mim vai surgir uma 5080ti exatamente da forma como surgiu a 3080ti muito perto da 3090 com preço menor, se bem que em contrapartida a Nvidia está migrando seu modelo de negócio para o da Apple aparentemente, ou seja, a 5080Ti pode não existir independente disso - mistério.
Enfim, a 5090 já é um mal negócio pelo valor cobrado... vai se tornar pior ainda quando tiver uma placa mais perto dela e com preço mais interessante - Geralmente toda placa High End tem esse tipo de contra pra lidar.
Só tô em paz com a minha porque gastei menos que 10K pra ter ela agora em um modelo excelente e não vai me fazer falta o dinheiro... mas quem esperar essa 5080Ti vai fazer um negócio bem mais interessante e inteligente.
Inclusive, junto com essa 5080Ti... uma chance gigantesca de vim uma 5080 Super com o desempenho da 4090 nos mesmos 1000$ da 5080 - isso é até mais plausível que a 5080Ti.
O meio termo de cenário: Lançar uma 5080 Super com desempenho de 4090 por 1000/1200$ e manter a 5090 isolada como hoje.
O pior cenário pra mim é a Nvidia só lançar uma 5080Ti ou 5080 Super com desempenho de 4090 e cobrar 1500$ - é trocar 6 por 7.
Acho mais fácil vim as duas coisas: 5080 Super + 5080Ti, até pra dá uma esquentada na série que tá bem morna.
No fim, tudo chute, mas pelo cenário que temos, não acho difícil...
Pra vc com monitor 4K 240hz e se pode pagar... a 5090 não tem erro; só leve em consideração o que foi dito e o impacto disso pra você.
Última edição: