[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
interessante, vou abrir um cabo da corsair aqui de 24 pinos e conferir pq pra mim parece meio propaganda deles isso somente

aliás é só ela que anuncia ter isso?
Qual a sua fonte?

Mais estranho que ter capacitor em cabos nas Corsair, EVGA e Super Flower é existir pessoas que não sabiam disso kkkkkk (zoeira)
Esse é o motivo dos cabos da Corsair serem pouco maleáveis e ficarem com uma proteção de borracha grossa nas extremidades...
mIljZz6.jpg
348512-a2aefd65f552689795e16a78ce6b0c44.jpg
sim estou vendo sobre, e não é em todos os modelos que colocam, somente alguns específicos e há quem diga que na prática o efeito é zero, mas nenhum reviewer de respeito se prestou a comparar isso, mas interessante ter
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual a sua fonte?
xpg core reactor 2 de 850w, mas tenho uma corsair rm850w aqui que morreu faz uns anos parada, por isso posso me dar o luxo de abrir o cabo

Última edição:
Quem for pegar as 50xx, pensaria 2x antes de pegar uma ASUS, venho passando uma dor de cabeça terrível com o RMA deles sobre a minha 4090 STRIX, mandei pra eles, voltou com o mesmo problema, até pior, dai querem que eu envie novamente e fique nesse loop até resolver, falei que não vou enviar e quero o dinheiro de volta, estamos com RMA aberto desde 17/12, os atendentes ficam se fazendo de bobo e mandando e-mail "precisamos da placa para analisar e fazer o novo reparo se preciso", acredito que vou precisar falar com o Celso Russomanno..
é, eu desisti da asus quando precisei de rma pra um monitor, me enrolaram de todos os jeitos possíveis até que eu desisti e vendi ele pra outra pessoa com defeito mesmo, perdi dinheiro claro, pois avisei do problema e por isso meti 1/3 do valor

É isso que vou averiguar, mas a princípio, teve um problema e precisa do dinheiro.
Então é um bom negócio?
pelos preços atuais sim, só acho estranho a ocasião

sim estou vendo sobre, e não é em todos os modelos que colocam, somente alguns específicos e há quem diga que na prática o efeito é zero, mas nenhum reviewer de respeito se prestou a comparar isso, mas interessante ter

xpg core reactor 2 de 850w, mas tenho uma corsair rm850w aqui que morreu faz uns anos parada, por isso posso me dar o luxo de abrir o cabo
As Corsair RMx e as XPG Core Reactor são a mesma fonte, apenas com a carcaça diferente. Os cabos de uma servem na outra.
Se abrir o cabo, cuidado para não danificar, pois vc acaba perdendo cabos de reposição.

As Corsair RMx e as XPG Core Reactor são a mesma fonte, apenas com a carcaça diferente. Os cabos de uma servem na outra.
Se abrir o cabo, cuidado para não danificar, pois vc acaba perdendo cabos de reposição.
tranquilo, como tenho os cabos da xpg posso abrir de boa os da RM, nem sabia que serviriam sem problemas, de fato os da xpg são bem pouco maleáveis tb, bom saber

Se a fonte "antiga" tem a capacidade de fornecer a carga necessária com segurança, estabilidade e eficiência... inclusive conseguindo mandar 900W usando 3x 8pin, já derruba essa conversa fiada do conector novo.
Vou até usar a minha de exemplo... vc acredita mesmo que uma fonte RMx Shift ou uma Core Reactor é melhor, mais segura e mais estável que uma AXi? NUNCA.
Inclusive se pegar a antiga e enviar para recertificação, ela passa no padrão novo também, então ela também é compatível e plenamente suficiente.
Aí vc tá querendo amortizar a culpa da nVidia por ter cagado nas placas dela e dividir a responsabilidade entre usuários e fabricantes de fontes.
O problema principal está no padrão. Você pode até tentar e talvez consiga, mas, sinceramente, eu não arriscaria. Esse foi, inclusive, o maior desafio nos casos de "melting cable", que levou a CableMod a realizar o recall de adaptadores e cabos, especialmente os curvados.

De uma perspectiva mais ampla, concordo com sua visão, mas minha maior preocupação recai sobre a 5090. Isso porque tanto a Nvidia quanto a PCI-SIG não apenas mantiveram a ideia do conector 12V 2 em 1, como também não ajustaram o cabo para operar dentro de limites mais seguros.

Já a 5080 e abaixos não valem nem mesmo o investimento, já que são apenas "Ti"'s

Kabum tem também. 4900 uma windforce, boas compras!

O problema principal está no padrão.
A própria Corsair explicou que suas Fontes antigas, se forem enviadas para recertificação, passam pela aprovação do novo padrão, então eu não me preocuparia com isso.
Além disso, esse padrão PCIe v5 é bem chulé e entrega parâmetros que atendem o principal cliente que o financiou... só isso... a armadilha está aí e estão todos caindo nela.

É sério isso?!

Quer dizer que se eu comprar um jogo de cabos originais da Corsair e plugar na minha Core Reactor vai funcionar?

Fui pesquisar aqui, e é isso mesmo, ela usa o Type 4 de pinagem. O foda é que o cabo 12VHPWR da Corsair pra comprar aqui é quase o preço de uma fonte nova.

Última edição:
Sobre as RTX 5090 fritando o conector, ao meu ver era bem esperado, não acham?

O conector só aguenta 600w porém vários testes já comprovaram que ela em determinados casos puxa mais do que o limite. Parece até erro de projeto.

No fim quem vai se ferrar é o consumidor, pois, pensnado em BRASIL, se uma merda dessa acontece, recusam a garantia tanto da fonte como da placa, um jogando a culpa para o outro
Ah, causa fácil de ganhar no juizado, o problema é pegar um juiz preguiçoso que aceite a necessidade de perícia (que a requerida com certeza vai alegar) e acabar indo pro comum...

Vai de vermelhinha rsrs

Mas em todo caso, a PCI-SIG revisou o 12VHPWR
Eu só usuaria em fontes ao menos com as novas recomendações
(que foi meu caso com a 4090, que teve uma rev e minha fonte que tbm teve uma rev)

Não dá pra adaptar nenhum cabeamento ou fonte antiga.
Atender as specs (revisadas) já é meio caminho andado pra evitar esse tipo de coisa

No fim, pra todos os casos da serie 4000 e 5000, lá fora eles chamam de 'early adopter tax'
Tenho plena convicção que vao fazer uma revisao no esquema de energia dessa placa

Aí vc só tá errado, a revisão é exclusivamente no conector da placa de vídeo, os cabos são os mesmos, logos os adaptadores funcionam de antes funcionam igual.

capacitor embutido no cabo? :que:
Sim, e não serve pra nada, acontece que as fontes tops todas são tão boas mas tão boas que o reviews começaram a analisar ripple das saídas, então as fabricantes começaram a colocar capacitores nos cabos para as fontes se saírem melhor nesse teste inútil.

e quem vai periciar isso? o ronaldo? kkkkk
É que perícia não cabe no juizado, então algum juiz bunda pode acatar a petição da parte ré e remeter pro juízo comum, mesmo sendo um problema notório que não precisa disso.

Aí vc só tá errado, a revisão é exclusivamente no conector da placa de vídeo, os cabos são os mesmos, logos os adaptadores funcionam de antes funcionam igual.

Sim, e não serve pra nada, acontece que as fontes tops todas são tão boas mas tão boas que o reviews começaram a analisar ripple das saídas, então as fabricantes começaram a colocar capacitores nos cabos para as fontes se saírem melhor nesse teste inútil.
li mais ou menos isso em uns foruns gringos, que esses capacitores nos cabos era mais uma propaganda do que útil em si

li mais ou menos isso em uns foruns gringos, que esses capacitores nos cabos era mais uma propaganda do que útil em si
Tecnicamente o capacitor reduz ripple, mas as fontes novas são tão boas que sinceramente é uma redundância. Tanto que os cabos custam não usam e nem por isso a performance cai.

No fim das contas melhor ter do que não ter, mas não faz falta caso precise trocar os cabos. A bitola e o material são mais importantes.

Ah, causa fácil de ganhar no juizado, o problema é pegar um juiz preguiçoso que aceite a necessidade de perícia (que a requerida com certeza vai alegar) e acabar indo pro comum...
Ao meu ver afasta a perícia pois já foi para o RMA, constatado o defeito e tem vídeo com os mesmos defeitos, mas vc tem um ponto kkk vai saber.. Inclusive solicitei o laudo técnico ao suporte ASUS e eles se negaram, falaram que não fornecem laudo técnico para produto em garantia.

Ao meu ver afasta a perícia pois já foi para o RMA, constatado o defeito e tem vídeo com os mesmos defeitos, mas vc tem um ponto kkk vai saber.. Inclusive solicitei o laudo técnico ao suporte ASUS e eles se negaram, falaram que não fornecem laudo técnico para produto em garantia.
Eu iria no Jec. Placa nova ou grana de volta mais danos morais. 4-8 meses resolve. Se já foi e tentaram arrumar e não deu no mínimo é uma nova ou grana de volta. Reparo numa placa desse valor é complicado. E eles não podem negar esse lado aí.

Ah, eu disse sobre os conectores queimando em específico.

Seu caso é mais difícil o juiz acatar, mas... Juiz bunda é o que mais tem, podem falar que precisa de perícia pra verificar que o defeito é o mesmo... Enfim, seria um absurdo, mas olha só o que o Moraes faz dia sim dia tbm...

Enfim, eu iria no JEC pra ontem, pega tudo que vc tem, os dados da Asus para citação e vai no balcão do juizado da sua cidade.

Eu iria no Jec. Placa nova ou grana de volta mais danos morais. 4-8 meses resolve. Se já foi e tentaram arrumar e não deu no mínimo é uma nova ou grana de volta. Reparo numa placa desse valor é complicado. E eles não podem negar esse lado aí.
Não só já mandei pra eles como aconteceu algo bizarro, eu recebi um e-mail da asus falando que não tinham estoque de peça para reparar a placa e precisariam importar, no mesmo dia respondi que nao iria aguardar, no outro dia falaram que a placa foi reparada com sucesso e me enviaram de volta kkkk para a surpreza de 0 pessoas a placa veio com o mesmo problema. Além disso, filmei a forma como enviei a placa, caixa em perfeito estado, a placa impecável, comprei uma caixa para por ela por dentro e quando recebi, chegou a caixa toda rasgada, placa arranhada e etc... não menos importante, voltou com os mesmos defeitos, agora ficam se fazendo de bobos e pedindo para reenviar a placa para "analise" mesmo enviando videos com os mesmos problemas, absurdo..

Ah, eu disse sobre os conectores queimando em específico.

Seu caso é mais difícil o juiz acatar, mas... Juiz bunda é o que mais tem, podem falar que precisa de perícia pra verificar que o defeito é o mesmo... Enfim, seria um absurdo, mas olha só o que o Moraes faz dia sim dia tbm...

Enfim, eu iria no JEC pra ontem, pega tudo que vc tem, os dados da Asus para citação e vai no balcão do juizado da sua cidade.
Ah tá kkkkk vai ser o jeito partir para isso, vou começar a juntar toda a documentação..

Talvez não fui muito claro, existe o 12VHPWR que segue a rev PCIe 5.0, ATX 3.0 compliant e o padrão revisionado 12v-2x6 que é a rev PCIe 6.0, ATX 3.1 compliant
A 4090 e outras da série 4000 utilizavam o 12VHPWR no inicio. Quando saiu a 4000 as PSUs não tinham suporte em sua maioria,
as pessoas usavam os cabos PCIe tradicionais com adaptadores ou cabos já pre-adaptados.
A early adopter tax das 4090 foi queimar cabos/conectores que atendiam o padrão 12VHPWR, sobretudo nesses cabos adaptados, conforme expliquei.
Logo isto, as board partners então renovaram o conector, o soquete, fornecendo também um cabo pra se adaptar ao novo padrão 12v-2x6 (sim, minha strix tem esse novo padrão)
Os cabos entre o padrão 12VHPWR e 12v-2x6 são intercambiaveis, mas tanto o soquete quanto o plug tiveram mudanças "substanciais" para atestar integridade e segurança.
É possível inclusive atestar essa diferença via imagens comparativas, pois houve alterações nos recuos/alinhamento externo tanto do plugue quanto do soquete.
--
Conquanto as peças adquiridas se conformem com o novo padrão 12v-2x6, parece-me haver considerável probabilidade de que estas subsistam. Não obstante, ainda sou meio cético, porque a 5090 opera à margem do aceitável de tais cabos. Em suma, esta placa brinca na cara do perigo de forma deveras ousada.

Mais infos, imagens, layout:

Users who are viewing this thread

• Voltar