[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Talvez não fui muito claro, existe o 12VHPWR que segue a rev PCIe 5.0, ATX 3.0 compliant e o padrão revisionado 12v-2x6 que é a rev PCIe 6.0, ATX 3.1 compliant
A 4090 e outras da série 4000 utilizavam o 12VHPWR no inicio. Quando saiu a 4000 as PSUs não tinham suporte em sua maioria,
as pessoas usavam os cabos PCIe tradicionais com adaptadores ou cabos já pre-adaptados.
A early adopter tax das 4090 foi queimar cabos/conectores que atendiam o padrão 12VHPWR, sobretudo nesses cabos adaptados, conforme expliquei.
Logo isto, as board partners então renovaram o conector, o soquete, fornecendo também um cabo pra se adaptar ao novo padrão 12v-2x6 (sim, minha strix tem esse novo padrão)
Os cabos entre o padrão 12VHPWR e 12v-2x6 são intercambiaveis, mas tanto o soquete quanto o plug tiveram mudanças "substanciais" para atestar integridade e segurança.
É possível inclusive atestar essa diferença via imagens comparativas, pois houve alterações nos recuos/alinhamento externo tanto do plugue quanto do soquete.
--
Conquanto as peças adquiridas se conformem com o novo padrão 12v-2x6, parece-me haver considerável probabilidade de que estas subsistam. Não obstante, ainda sou meio cético, porque a 5090 opera à margem do aceitável de tais cabos. Em suma, esta placa brinca na cara do perigo de forma deveras ousada.

Mais infos, imagens, layout:
Mantenho o que eu disse. O cabo é o mesmo, a única alteração foi no conector, aumentando o recuo dos sense pins e esticando um pouco os pins de energia.
Os cabos são os mesmos, os adaptadores são os mesmos, ainda estão queimando pq vc pode remendar o quando quiser uma ideia merda, ela ainda vai ser uma ideia merda. PS. Essa última parte não foi pra vc, foi uma reclamação geral dessa merda de conector.

Talvez não fui muito claro, existe o 12VHPWR que segue a rev PCIe 5.0, ATX 3.0 compliant e o padrão revisionado 12v-2x6 que é a rev PCIe 6.0, ATX 3.1 compliant
A 4090 e outras da série 4000 utilizavam o 12VHPWR no inicio. Quando saiu a 4000 as PSUs não tinham suporte em sua maioria,
as pessoas usavam os cabos PCIe tradicionais com adaptadores ou cabos já pre-adaptados.
A early adopter tax das 4090 foi queimar cabos/conectores que atendiam o padrão 12VHPWR, sobretudo nesses cabos adaptados, conforme expliquei.
Logo isto, as board partners então renovaram o conector, o soquete, fornecendo também um cabo pra se adaptar ao novo padrão 12v-2x6 (sim, minha strix tem esse novo padrão)
Os cabos entre o padrão 12VHPWR e 12v-2x6 são intercambiaveis, mas tanto o soquete quanto o plug tiveram mudanças "substanciais" para atestar integridade e segurança.
É possível inclusive atestar essa diferença via imagens comparativas, pois houve alterações nos recuos/alinhamento externo tanto do plugue quanto do soquete.
--
Conquanto as peças adquiridas se conformem com o novo padrão 12v-2x6, parece-me haver considerável probabilidade de que estas subsistam. Não obstante, ainda sou meio cético, porque a 5090 opera à margem do aceitável de tais cabos. Em suma, esta placa brinca na cara do perigo de forma deveras ousada.

Mais infos, imagens, layout:
as super da série 4000 não vieram já com essa revisão? lembrava de uma notícia desse tipo na época

Mantenho o que eu disse. O cabo é o mesmo, a única alteração foi no conector, aumentando o recuo dos sense pins e esticando um pouco os pins de energia.
Os cabos são os mesmos, os adaptadores são os mesmos, ainda estão queimando pq vc pode remendar o quando quiser uma ideia merda, ela ainda vai ser uma ideia merda. PS. Essa última parte não foi pra vc, foi uma reclamação geral dessa merda de conector.
Entendo que estamos buscando a precisão na nossa comunicação em português. Você mencionou que eu estava errado, mas, na verdade, sua argumentação acaba reforçando o meu ponto, embora com uma abordagem diferente. Em suma, existem dois padrões, o arriscado e o arrojado. O primeiro com mais chances de intercorrências que o segundo. Agora, onde e quando podemos deixar isso de lado, pq isso se torna irrelevante para a nossa discussão.

Visão prática:
Por exemplo, podemos dizer que 'meu cabo queimou', mas, na realidade, foi o conector que apresentou o problema. Alguns ainda afirmam 'minha GPU queimou', quando, na verdade, o que queimou foi o plugue do cabo de energia, o soquete que sofreu as consequencias..

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

as super da série 4000 não vieram já com essa revisão? lembrava de uma notícia desse tipo na época
Acredito que todas estão revisadas, já que o novo padrão foi definido em meados de 2023 e a Supers foram lançadas em 2024

Última edição:
Entendo que estamos buscando a precisão na nossa comunicação em português. Você mencionou que eu estava errado, mas, na verdade, sua argumentação acaba reforçando o meu ponto, embora com uma abordagem diferente. Em suma, existem dois padrões, o arriscado e o arrojado. O primeiro com mais chances de intercorrências que o segundo. Agora, onde e quando podemos deixar isso de lado, pq isso se torna irrelevante para a nossa discussão.
Não tem essa de arriscado e arrojado... ambos os conectores são BOSTA, pois a bitola do cabo elétrico é muito fina para passar a quantidade de energia prometida e vai aquecer devido a alta resistência gerada... dois ou três conectores 8pin serão mais seguros que esses malditos 12VHPWR ou 12v-2x6.
A falácia é que prometeram um tipo de conector para o futuro, mas depois de apenas duas gerações RTX 4000 e RTX 5000 esse conector já atingiu seu limite kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Enquanto isso, os 2x8pin ou 3x8pin ainda tem bala na agulha.
Eu não comprei uma GPU de 20 ou 30k, mas se fizesse iria exigir que fosse uma com conector de gente grande e não esse de brinquedo chinês.
A nVidia promete uma potência que só é possível de ser alcançada em condições específicas em um ambiente controlado de laboratório... novamente essa empresa está cagando na cara dos seus clientes.

Não tem essa de arriscado e arrojado... ambos os conectores são BOSTA, pois a bitola do cabo elétrico é muito fina para passar a quantidade de energia prometida e vai aquecer devido a alta resistência gerada... dois ou três conectores 8pin serão mais seguros que esses malditos 12VHPWR ou 12v-2x6
Bom, aí é outra discussão rsrs
Não estou necessariamente concordando com a verdinha, mas só queria destacar que existem padrões revisados. Em TESE, se a pessoa utilizar as peças que foram atualizadas, ela pode ter uma vida útil significativamente maior e reduzir o risco de queima por excesso de energia. Em TODOS os casos que vi no reddit, uma das peças desse quebra-cabeça estava fora do lugar...

EDIT: Por mim, a alimentação dessa placa poderia ser até externa igual aquela blocada com ar condicionado 12000 BTUs kkk

Bom, aí é outra discussão rsrs
Não estou necessariamente concordando com a verdinha, mas só queria destacar que existem padrões revisados. Em TESE, se a pessoa utilizar as peças que foram atualizadas, ela pode ter uma vida útil significativamente maior e reduzir o risco de queima por excesso de energia. Em TODOS os casos que vi no reddit, uma das peças desse quebra-cabeça estava fora do lugar...
Mas o cabo é o MESMO... e o problema é que para fazerem um conector tão pequeno, usaram fios muito finos... tanto faz a revisão... ele não vai aguentar se vc puxar potência da placa.
É igual vc ligar um chuveiro elétrico de 7000W usando fios de 2,5mm... vc vai ligar e vai funcionar, mas os fios irão superaquecer e derreter... pode ser rápido ou mais demorado, mas o destino é um só: queimar o chuveiro.
Essa revisão que fizeram não alterou o cabo, apenas o conector para minimizar o problema, eliminando uma das causas, mas as demais causas continuam lá, na espreita!
Pra ser ainda mais honesto, estão é ENGANANDO os consumidores... e esses, por sua vez, pagando ainda mais caro pela insanidade.

Mas o cabo é o MESMO...
Sim, tentei ser o mais claro possível, talvez tenha pecado em reforçar a ideia generalista do "cabo queimou", assumo meus erros e falta de clareza, diferente de outros usuarios.
Mas os padrões são diferentes em virtude dos acontecimentos em prol da segurança.

Dado o seu exemplo do chuveiro, verifique as situações hipoteticas:

1) Fio de 6mm desencapado (12VHPWR), ligando um chuveiro 7500W (5090) a 220V (vou poupar o calculo: a potencia maxima para essa bitola é 7920W)
2) Fio de 6mm com fita isolante (12v-2x6) ligando um chuveiro 7500W (5090) a 220V
3) Fio de 6mm desencapado (12VHPWR)) ligando um chuveiro 5000W (4090) a 220V
4) Fio de 6mm com fita isolante (12v-2x6) ligando um chuveiro 5000W (4090) a 220V

Vai concordar comigo que 1, 3 tem alta chance de incendio, certo, sendo que 1 > 3
2, 4 estão numa margem maior da especificação, sendo o 4 o "mais seguro", certo?

É basicamente isso que quero dizer. Em resumo...
5090 segura? Em tese sim, mas num projeto arriscado

Não só já mandei pra eles como aconteceu algo bizarro, eu recebi um e-mail da asus falando que não tinham estoque de peça para reparar a placa e precisariam importar, no mesmo dia respondi que nao iria aguardar, no outro dia falaram que a placa foi reparada com sucesso e me enviaram de volta kkkk para a surpreza de 0 pessoas a placa veio com o mesmo problema. Além disso, filmei a forma como enviei a placa, caixa em perfeito estado, a placa impecável, comprei uma caixa para por ela por dentro e quando recebi, chegou a caixa toda rasgada, placa arranhada e etc... não menos importante, voltou com os mesmos defeitos, agora ficam se fazendo de bobos e pedindo para reenviar a placa para "analise" mesmo enviando videos com os mesmos problemas, absurdo..

Ah tá kkkkk vai ser o jeito partir para isso, vou começar a juntar toda a documentação..
Causa ganha amigo. Documenta tudo e pau na máquina. E ainda ganha danos morais. To falando isso pois já entrei por muito menos. Vão te pagar o valor da nota ou dar uma nova equivalente, caso não tenha. Fora os danos morais que deve ser no mínimo 5k pelo descaso com o bem.
Eles fazem de tudo pra não ceder ao rma, sendo que é uma obrigação. Na pandemia a galax não queria fazer o rma direito e alegaram que não tinha placa em estoque. Simplesmente falei, que eu queria a grana corrigida, pois os preços tinham triplicado. Do nada surgiu uma placa nova.

Os maluco tudo brigando e eu aqui só esperando aparecer uma placa de 20 mil pronta entrega pra eu boletar, jogar e ver queimando meu PC com esses conectores vagabundos :bem:

Mais uma "foi se embora"..

Pensei bastante em comprar, mas desisti, não quero esperar 45 dias pra receber uma placa, ainda mais com esse frete altíssimo.

De certo as lojas perceberam que só 5090 está vendendo, então devem encomendar mais.

Tem varias placas disponíveis em outros sites mas ninguem tá comprando kkkk

RTX 5090 da Palit Gaming OC na Kabuum (está mais caro?)

AUMENTARAM O PREÇO EM 1500 REAIS VÃO TOMAR NO CU KKKKKK

MSI confirma data de lançamento da GeForce RTX 5070 Ti em 20 de fevereiro
RTX 5070 Ti será lançado em 20 de fevereiro.

OjIxUU3.png

Parece que a data de lançamento que confirmamos exclusivamente para a RTX 5070 Ti foi confirmada por um parceiro da placa. Anteriormente, relatamos vários embargos relacionados à RTX 5070 Ti impostos pela NVIDIA, que foram parcialmente corroborados por grandes varejistas dos EUA e da França . Agora, com o primeiro AIB confirmando a data de lançamento, podemos ter certeza de que ela está definida.

A MSI France publicou uma landing page para a RTX 5070 Ti apresentando uma grande contagem regressiva para 20 de fevereiro. O site confirma que a 5070 Ti chegará em breve, acompanhada de uma imagem mostrando várias placas de vídeo entrando na atmosfera. A intenção por trás dessa imagem de marketing não é clara, mas parece que a MSI está provocando pelo menos quatro ou cinco placas caindo em algum lugar, espero que não direto no oceano.

tqFI0V7.jpeg

Brincadeiras à parte, a página da MSI confirma algo que nos perguntam com frequência: não há menção a uma RTX 5070 que não seja da Ti. A MSI não tem contagem regressiva ou detalhes sobre o lançamento da 5070 padrão, e nenhuma de nossas fontes confirmou uma data ainda.

Se a NVIDIA pretende cumprir seu cronograma de lançamento de fevereiro e a 5070 Ti chegar primeiro, a melhor estimativa para o lançamento do modelo não Ti seria 27 de fevereiro, alinhando-se com a lacuna de tempo observada entre as análises da 5090 e 5080.

Fonte: MSI França via Wccftech

Os maluco tudo brigando e eu aqui só esperando aparecer uma placa de 20 mil pronta entrega pra eu boletar, jogar e ver queimando meu PC com esses conectores vagabundos :bem:

Pensei bastante em comprar, mas desisti, não quero esperar 45 dias pra receber uma placa, ainda mais com esse frete altíssimo.

De certo as lojas perceberam que só 5090 está vendendo, então devem encomendar mais.

20k não, 10 né.

Recebi uma oferta boa hoje pela minha 4090, 12k+, mas não vendi porque sem pronta entrega e sem nenhuma opção de 5090 à 18K (já com o desconto do prime/cupons) ia ser um tiro muito no escuro vender a placa e ficar aguardando a oportunidade aparecer.

Recebi uma oferta boa hoje pela minha 4090, 12k+, mas não vendi porque sem pronta entrega e sem nenhuma opção de 5090 à 18K (já com o desconto do prime/cupons) ia ser um tiro muito no escuro vender a placa e ficar aguardando a oportunidade aparecer.
Boa, já pode pagar só 6k na 5090.

Considerando que a 5090 tem 35% mais desempenho que a 4090 acho que o upgrade só vale a pena se gastar 30% a mais. Isso se não precisar trocar de fonte.

Já que a 5090 precisa de uma fonte de 1000w.

:limo:

Só rindo dos boiola que achavam que o preço ia cair...
Vai cair ainda Zé. Acho doideira, muita FOMO rsrs
Vai ter nada de bom pra PC até 2026 com GTA 6. Até lá 5090 tá 12k rsrs

Então, se pego uma 4070, e compro uma Corsair Hxi v2025 conector 12vhpwr 3.1, não será compatível com a placa? :scare:

Então, se pego uma 4070, e compro uma Corsair Hxi v2025 conector PCI-E 5.0 3.1, não será compatível com a placa? :scare:
Vai sim. 4070 da nada não
Queimadura eso nas xx90

Vai cair ainda Zé. Acho doideira, muita FOMO rsrs
Vai ter nada de bom pra PC até 2026 com GTA 6. Até lá 5090 tá 12k rsrs
Não vimos a 4090 depreciando 40% em toda sua vida, o que te leva a pensar que irá acontecer com a 5090?

Users who are viewing this thread

Voltar