O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Rapaz, o que eu descobri do passado da família por parte do meu pai num grupo de Facebook não tá escrito!

Resumindo:
- A família sobreviveu a um campo de concentração (Daschau) e foi libertada pelo exército americano
- A intenção da família era emigrar para a Austrália, não Brasil. Mas uma família rica subornou os oficiais e trocaram as chapas de pulmão, onde a Austrália acabou recusando a emigração.
- Meu avô era um refugiado juliano (esule giuliano). Quando saiu da Ístria era apátrida e ficou num campo de refugiados em Bagnoli (perto de Nápoles). Era havia nascido em Arsia, hoje é o município de Raša (Croácia).

E a "melhor" notícia é que eu descobri que tenho direito a cidadania italiana E TAMBÉM a croata! O melhor disso é que a Croata demora de 3 meses a 1 ano e meio! Já mandei msg pra uma empresa especializada e vou checar os custos...

Lindo pais a Croacia. Moraria la tranquilamente.

Ano passado fui passar uns dias la e conheci um brasileiro que mora la dando aulas de mergulho e tour de caiaque. Cara disse que nao troca aquele pais por nada.
 
Lindo pais a Croacia. Moraria la tranquilamente.

Ano passado fui passar uns dias la e conheci um brasileiro que mora la dando aulas de mergulho e tour de caiaque. Cara disse que nao troca aquele pais por nada.
Eu já vi algumas fotos de lá e realmente parece ser um país muito lindo! Foda é falar croata... hahahaha

Entrei em contato com uma consultoria e fica de 2 a 3 mil euros para tirar a cidadania, com as pesquisas de documento.
Se o Euro não estive na casa do caralho, iria fazer tranquilamente, foda é ter 20k pra gastar agora... :(
 
o euro esta ferrando lindamnete a gente, junto com governo, a selic baixa faz a inflação disparar e os investidores estranjeiros fugirem

por sorte peguei o euro a 6.23 na semana passada quando o mercado ficou otimista com o biden ganhando, mas ja era voltou a o 6.40, só vai abaixar o dolar/euro quando o governo brasileiro se acertar

de resto continuo na buscar emprego, estou usando meu numero italiano e acho q vou usar meu endereço de lá também pq ta tenso, tb recebi a dica de buscar vagas numa plataforma chamada Xing, para quem quer ir para regiao DACH (alemanha, austria, suiça), é mais usada q linkedin
 
o euro esta ferrando lindamnete a gente, junto com governo, a selic baixa faz a inflação disparar e os investidores estranjeiros fugirem

por sorte peguei o euro a 6.23 na semana passada quando o mercado ficou otimista com o biden ganhando, mas ja era voltou a o 6.40, só vai abaixar o dolar/euro quando o governo brasileiro se acertar

de resto continuo na buscar emprego, estou usando meu numero italiano e acho q vou usar meu endereço de lá também pq ta tenso, tb recebi a dica de buscar vagas numa plataforma chamada Xing, para quem quer ir para regiao DACH (alemanha, austria, suiça), é mais usada q linkedin
Sobre o Xing: eh sim muito usada na Alemanha, mas é MUITO focada em falantes de alemão. #fikdik
 
Alguém sabe indicar um lugar bom pra ir acompanhando sobre cidadania espanhola?
Estou de olho na lei dos descendentes, que deve mudar novamente ao que era antes. Pelo que ouvi, existem boatos que vão deixar ainda mais fácil do que já era, possibilitando os bisnetos de pegarem sem muita dificuldade. Não acredito muito nisso, acho que vão facilitar apenas para os netos novamente.
Preciso ficar esperto com isso, pois minha mãe é neta de espanhol e, caso a lei mude, ela passa a ter direito. Se for o caso, vou tirar a dela e tentar tirar a minha por tabela. Já tenho toda a documentação do meu bisavó e tudo mais, é mais o processo de arrumar tudo e dar entrada no pedido.
 
Como lida com a questão do idioma? Assumindo que saiba só inglês, claro.

No começo foi punk, levei uns dois anos pra falar BEM alemão.

Cara, não está NADA caro! Em qual cantão você está? Em Basel-Stadt, um apartamento desse tamanho nas cidades menores (como Biennigen) deve sair mais ou menos esse valor; mas em Basel, sai o dobro do preço, com certeza. Plano de internet e celular também está muito bom!


Eu moro na parte alemã, e aqui, nas cidades maiores (como Berna, Zurique, Basileia), o povo mais jovem fala tranquilamente Inglês (Basileia tem 25% da populaçào estrangeira!). Com o Francês, eu acho que dá para se virar muito bem também. Italiano, acho que nem tanto, mas é mais fácil que outras línguas. Curiosamente, há uma imigração portuguesa muito forte na Suíça, pelo menos, na região alemã: já teve encanador, atendente de guichê do aeroporto... que simplesmente começcaram a falar em Português comigo quando me ouviram falando com a minha esposa. Nas cidades pequenas, e com a população mais velha, por outro lado, o alemão, várias vezes, é o único meio - com sorte, você ainda poderá usar o alto-alemão, ao invés do alemão suíço. Eu to fazendo o curso desde que vim para cá, entendo bem, mas falar é outra história... hehehehe

Na parte francesa, acho que não tem muita diferença (eu tenho um francês razoável, entào sempre usei ele quando estou naquela região). A parte italiana, por outro lado, a impressão que eu tive, é que, sem italiano, a gente sofre bastante por lá (mas eu fui para a região do Ticino apenas uma vez, como turista...).

Em resumo, eu diria que apenas com Inglês, dá para começar uma vida aqui, mas tenha em mente que o alemão (ou francês, ou italiano) tem que virar uma prioridade assim que você chega - alguns cantões, inclusive, estào pedindo certificação A2 na língua do cantão para renovaçào da permissão de residência.

Morei 9 anos em BS, lá eu pagava 950fr por um ap de 65m². Lugar era muito bacana, na estação Zoo Dorenbach, onde passa o tram 2, bus 34 e 36, na fronteira com Binningen.

Depois que de lá fui direto para GR e não saio mais daqui. :obrigue:

Tô perto de St. Moritz, cidadezinha a mais de 1700m de altitude, de 7 a 8 meses por ano temos neve em abundancia e mais de 250 dias do ano com temperaturas abaixo de 0 grau. E também aqui é a região mais ensolarada da Suíça por causa da altitude. Bem diferente dos invernos cinzentos das terras baixas da Suíça.

Pra mim que curto frio e esporte de inverno é o paraiso na terra.

Conheço praticamente todos os cantos da Suíça, o lugar que mais me identifiquei foi o vale do Engadin.

BS é legal e tal, a cidade tem uma estrutura monstra que deixa qualquer cidade do BR no chinelo, aeroporto numa localização excelente, fronteira com alemanha e frança, no entanto, não é pra mim. Desde que me mudei pra Suíça meu objetivo sempre foi morar nos alpes, assim que surgiu a oportunidade me arranquei de Basel sem olhar pra tras.





"...dr gailscht Kanton vur Welt, in da bündner Berga bini nia allei, Graubünda, do bin i dahai..." hahah
 
Alguém sabe se tem alguma tendência pro euro cair? Sei que é difícil prever, mas nunca se sabe né...
 
Bom, vou contar um pouco da minha historia. Acompanho o topico mas nao postava.

Particularmente, eu estou um pouco frustrado profissionalmente. Vou contar um pouco da minha historia.

Em Julho eu larguei meu emprego e vim morar na Inglaterra. Trabalhava como Engenheiro de Projetos a 4 anos. Anterior a isso fiz estagio na área e trabalhei como Analista de Confiabilidade (confiabilidade relacionada a equipamentos em fabrica).

Ja tinha feito intercambio na Europa e sempre quis voltar a morar aqui. Tenho cidadania portuguesa entao sempre foi relativamente facil voltar.

Pois bem, em 2018 eu tomei a decisao e marquei de vir em Marco de 2020. Veio a pandemia e nao consegui voos e ai só consegui ir em Julho.

Antes de viajar nao cheguei a procurar vagas de emprego e nem nada. Nao estava preocupado com isso, ate pq eu vim com uma boa reserva financeira (cerca de 35 mil libras). Entao nao fiquei grilado em procurar emprego.

Pois bem, fiquei 1 mes procurando vaga relacionada a minha area e nao recebi nada. Comecei a ficar grilado e num surto de nervoso eu apliquei pro McDonalds e passei hahaha.

Sim, fui trabalhar no McDonalds. E estou trabalhando até hoje. Ja fazem quase 4 meses que estou trabalhando.

Nao é um trabalho ruim por incrivel que pareca e eu consigo tirar por volta de 1300 ~ 1400 libras dependendo do mes.

Comparado com o meu padrao de vida no Brasil, em que ganhava por volta de 7,5 mil reais por mes nao sinto que o meu padrao de vida diminui. No Brasil eu morava num pseudo-kitnet (apartamento de 1 quarto) pagando quase 2 mil reais e eu nao tinha carro. Aqui eu moro num apartamento de 2 quartos (moro sozinho) e consigo economizar uma boa grana (cerca de 400 ~ 500 libras por mes) e eu tenho um carro ( BMW serie 1 2014). Mas quase nao uso o carro pq trabalho a 10 minutos andado do trabalho. Nao sei pq eu comprei essa merda.

O trabalho no McDonalds nao é tao ruim, tirando o fato de que vc fica muito tempo em pé. No final do dia vc só fica cansado fisicamente, coisa que passa rapido se vc fizer uns alongamentos. Tirando isso, nao tenho o estresse mental que havia no outro emprego. E nem chefe ligando de madrugada.

Muita gente deve me achar louco de ter largado essa vida e emprego no Brasil mas por mais que eu esteja frustrado profissionalmente ainda sinto que fiz uma boa escolha. Principalmente depois de saber que a algumas semanas atras, quase todo o setor inteiro daonde eu trabalhava foi mandado embora. Inclusive a minha vaga nao foi reposta até hoje.

O unico problema é.... eu sinto falta do estresse mental. O trabalho do McDonalds nao exige nada mental e eu sinto que tenho ficado burro. Sinto que estou disperdicando meu potencial lá.

Nao que eu seja melhor que qualquer um mas cacete eu tenho uma baita experiencia de projeto, de fabrica e etc e sinto que estou perdendo isso. Fora que eu sempre fui cara com bastante facilidade para aprender e propor ideias. Sinto falta disso...

Nao sei se alguem sente essa frustracao profissional morando no exterior. O mais bizarro é que a minha vida esta muito mais confortavel que no Brasil mas sinto que ainda tá faltando esse negocinho pra poder ficar 100%.

Ultimamente tenho comecado a estudar programacao apos o trabalho. Isso tem me ajudado a ''desplugar'' um pouco dessa decepcao mental e até estou bem animado com os programinhas bestas que tenho feito. Talvez seja um caminho....

Enfim, fica ai o desabafo.
 
Bom, vou contar um pouco da minha historia. Acompanho o topico mas nao postava.

Particularmente, eu estou um pouco frustrado profissionalmente. Vou contar um pouco da minha historia.

Em Julho eu larguei meu emprego e vim morar na Inglaterra. Trabalhava como Engenheiro de Projetos a 4 anos. Anterior a isso fiz estagio na área e trabalhei como Analista de Confiabilidade (confiabilidade relacionada a equipamentos em fabrica).

Ja tinha feito intercambio na Europa e sempre quis voltar a morar aqui. Tenho cidadania portuguesa entao sempre foi relativamente facil voltar.

Pois bem, em 2018 eu tomei a decisao e marquei de vir em Marco de 2020. Veio a pandemia e nao consegui voos e ai só consegui ir em Julho.

Antes de viajar nao cheguei a procurar vagas de emprego e nem nada. Nao estava preocupado com isso, ate pq eu vim com uma boa reserva financeira (cerca de 35 mil libras). Entao nao fiquei grilado em procurar emprego.

Pois bem, fiquei 1 mes procurando vaga relacionada a minha area e nao recebi nada. Comecei a ficar grilado e num surto de nervoso eu apliquei pro McDonalds e passei hahaha.

Sim, fui trabalhar no McDonalds. E estou trabalhando até hoje. Ja fazem quase 4 meses que estou trabalhando.

Nao é um trabalho ruim por incrivel que pareca e eu consigo tirar por volta de 1300 ~ 1400 libras dependendo do mes.

Comparado com o meu padrao de vida no Brasil, em que ganhava por volta de 7,5 mil reais por mes nao sinto que o meu padrao de vida diminui. No Brasil eu morava num pseudo-kitnet (apartamento de 1 quarto) pagando quase 2 mil reais e eu nao tinha carro. Aqui eu moro num apartamento de 2 quartos (moro sozinho) e consigo economizar uma boa grana (cerca de 400 ~ 500 libras por mes) e eu tenho um carro ( BMW serie 1 2014). Mas quase nao uso o carro pq trabalho a 10 minutos andado do trabalho. Nao sei pq eu comprei essa merda.

O trabalho no McDonalds nao é tao ruim, tirando o fato de que vc fica muito tempo em pé. No final do dia vc só fica cansado fisicamente, coisa que passa rapido se vc fizer uns alongamentos. Tirando isso, nao tenho o estresse mental que havia no outro emprego. E nem chefe ligando de madrugada.

Muita gente deve me achar louco de ter largado essa vida e emprego no Brasil mas por mais que eu esteja frustrado profissionalmente ainda sinto que fiz uma boa escolha. Principalmente depois de saber que a algumas semanas atras, quase todo o setor inteiro daonde eu trabalhava foi mandado embora. Inclusive a minha vaga nao foi reposta até hoje.

O unico problema é.... eu sinto falta do estresse mental. O trabalho do McDonalds nao exige nada mental e eu sinto que tenho ficado burro. Sinto que estou disperdicando meu potencial lá.

Nao que eu seja melhor que qualquer um mas cacete eu tenho uma baita experiencia de projeto, de fabrica e etc e sinto que estou perdendo isso. Fora que eu sempre fui cara com bastante facilidade para aprender e propor ideias. Sinto falta disso...

Nao sei se alguem sente essa frustracao profissional morando no exterior. O mais bizarro é que a minha vida esta muito mais confortavel que no Brasil mas sinto que ainda tá faltando esse negocinho pra poder ficar 100%.

Ultimamente tenho comecado a estudar programacao apos o trabalho. Isso tem me ajudado a ''desplugar'' um pouco dessa decepcao mental e até estou bem animado com os programinhas bestas que tenho feito. Talvez seja um caminho....

Enfim, fica ai o desabafo.
Cara tenha paciência, a crise vai passar, o mercado vai esquentar, logo você consegue vaga no ramo que você deseja. É duro ter paciência nessas horas.

Em março eu pedi demissão pois estava prestes a ir para o Canadá.. cá estou ainda, tive que pegar um serviço pior para me manter nesses meses e ainda sem previsão de ir, tem dia que da um desespero kkkk
 
Cara tenha paciência, a crise vai passar, o mercado vai esquentar, logo você consegue vaga no ramo que você deseja. É duro ter paciência nessas horas.

Em março eu pedi demissão pois estava prestes a ir para o Canadá.. cá estou ainda, tive que pegar um serviço pior para me manter nesses meses e ainda sem previsão de ir, tem dia que da um desespero kkkk
Qual a idéia, vai fazer o que lá pro Canada?

Minha prima e o marido foram pra lá 3 anos atrás.
 
descobri esse tópico tem pouco tempo e achei que seria legal relatar a minha experiência, até por ser um pouco diferente do que eu li aqui...

Me mudei pra Portugal no final de setembro desse ano, pra cursar Gestão no ISEG (Instituto Superior de Ensino e Gestão da Universidade de Lisboa), abandonando o meu curso de administração na UnB (eu já tava no 4 semestre). Muita gente achou que era loucura eu largar uma federal pra ir pra outro país, ainda mais no meio de uma pandemia, mas sempre me senti frustrado desde que eu desisti de uma vaga no INSPER pra poder cursar uma federal, por medo de encarar uma vida nova em uma outra cidade, apesar de sempre ter sido um sonho morar em outro lugar (minha infância toda eu mudava de escola a cada 6 meses, além de ter mudado de cidade algumas vezes, por conta de diversos problemas financeiros que os meus pais tiveram, então foi dificil criar a maturidade pra me desprender de um ambiente que eu já me sentia acolhido e confortável, pela primeira vez na vida).

Chegou a hora, acabei criando coragem e entendi que eu preciso dessa experiencia até pra me ajudar a amadurecer e, por enquanto, tô gostando muito. A cidade me surpreendeu, a faculdade é sensacional, as pessoas tão sendo bem receptivas (apesar de que a maioria das minhas amizades tem sido com brasileiros e estrangeiros). As vezes fico meio triste e bate aquela saudade de casa, dos meus amigos, da minha rotina, mas eu sei que é uma fase de transição e, assim como eu consegui me estabelecer e ser feliz em brasília, eu também vou conseguir aqui.

A principal coisa negativa, ao meu ver, é a questão da pandemia. Tô tendo aula em um regime misto, a cidade tá extremamente vazia, tem poucos eventos de confraternização entre a comunidade da faculdade (o que gera uma dificuldade maior em me relacionar, pelo menos pra mim), mas eu sei que tudo isso vai passar em breve e a vida vai se normalizar.

Se tiverem alguma dúvida ou pergunta, sintam-se a vontade
 
descobri esse tópico tem pouco tempo e achei que seria legal relatar a minha experiência, até por ser um pouco diferente do que eu li aqui...

Me mudei pra Portugal no final de setembro desse ano, pra cursar Gestão no ISEG (Instituto Superior de Ensino e Gestão da Universidade de Lisboa), abandonando o meu curso de administração na UnB (eu já tava no 4 semestre). Muita gente achou que era loucura eu largar uma federal pra ir pra outro país, ainda mais no meio de uma pandemia, mas sempre me senti frustrado desde que eu desisti de uma vaga no INSPER pra poder cursar uma federal, por medo de encarar uma vida nova em uma outra cidade, apesar de sempre ter sido um sonho morar em outro lugar (minha infância toda eu mudava de escola a cada 6 meses, além de ter mudado de cidade algumas vezes, por conta de diversos problemas financeiros que os meus pais tiveram, então foi dificil criar a maturidade pra me desprender de um ambiente que eu já me sentia acolhido e confortável, pela primeira vez na vida).

Chegou a hora, acabei criando coragem e entendi que eu preciso dessa experiencia até pra me ajudar a amadurecer e, por enquanto, tô gostando muito. A cidade me surpreendeu, a faculdade é sensacional, as pessoas tão sendo bem receptivas (apesar de que a maioria das minhas amizades tem sido com brasileiros e estrangeiros). As vezes fico meio triste e bate aquela saudade de casa, dos meus amigos, da minha rotina, mas eu sei que é uma fase de transição e, assim como eu consegui me estabelecer e ser feliz em brasília, eu também vou conseguir aqui.

A principal coisa negativa, ao meu ver, é a questão da pandemia. Tô tendo aula em um regime misto, a cidade tá extremamente vazia, tem poucos eventos de confraternização entre a comunidade da faculdade (o que gera uma dificuldade maior em me relacionar, pelo menos pra mim), mas eu sei que tudo isso vai passar em breve e a vida vai se normalizar.

Se tiverem alguma dúvida ou pergunta, sintam-se a vontade

Bacana , boa sorte , você têm parentes ou amigos em Lisboa, como você esta fazendo com moradia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou trabalhar na minha área, usinagem. Visto de trabalho fechado

Legal, boa sorte, você tem fluência em inglês ou francês?
 
descobri esse tópico tem pouco tempo e achei que seria legal relatar a minha experiência, até por ser um pouco diferente do que eu li aqui...

Me mudei pra Portugal no final de setembro desse ano, pra cursar Gestão no ISEG (Instituto Superior de Ensino e Gestão da Universidade de Lisboa), abandonando o meu curso de administração na UnB (eu já tava no 4 semestre). Muita gente achou que era loucura eu largar uma federal pra ir pra outro país, ainda mais no meio de uma pandemia, mas sempre me senti frustrado desde que eu desisti de uma vaga no INSPER pra poder cursar uma federal, por medo de encarar uma vida nova em uma outra cidade, apesar de sempre ter sido um sonho morar em outro lugar (minha infância toda eu mudava de escola a cada 6 meses, além de ter mudado de cidade algumas vezes, por conta de diversos problemas financeiros que os meus pais tiveram, então foi dificil criar a maturidade pra me desprender de um ambiente que eu já me sentia acolhido e confortável, pela primeira vez na vida).

Chegou a hora, acabei criando coragem e entendi que eu preciso dessa experiencia até pra me ajudar a amadurecer e, por enquanto, tô gostando muito. A cidade me surpreendeu, a faculdade é sensacional, as pessoas tão sendo bem receptivas (apesar de que a maioria das minhas amizades tem sido com brasileiros e estrangeiros). As vezes fico meio triste e bate aquela saudade de casa, dos meus amigos, da minha rotina, mas eu sei que é uma fase de transição e, assim como eu consegui me estabelecer e ser feliz em brasília, eu também vou conseguir aqui.

A principal coisa negativa, ao meu ver, é a questão da pandemia. Tô tendo aula em um regime misto, a cidade tá extremamente vazia, tem poucos eventos de confraternização entre a comunidade da faculdade (o que gera uma dificuldade maior em me relacionar, pelo menos pra mim), mas eu sei que tudo isso vai passar em breve e a vida vai se normalizar.

Se tiverem alguma dúvida ou pergunta, sintam-se a vontade

Sim, está bem parado. Até outubro estava tudo de boa no país, mas com as novas imposições daqui ninguém pode "pisar" fora de casa após 13h no fim de semana como você deve saber. Estou indo pro Brasil esse fim de semana, pego um Covid mas ao menos saio de casa e só volto em janeiro, espero que até lá esteja melhor.

:coolface:
 
Bacana , boa sorte , você têm parentes ou amigos em Lisboa, como você esta fazendo com moradia?

fala cara, valeu! eu já tinha dois amigos que moravam em Lisboa e mais três em Coimbra, mas tenho feito mais amizades por agora. Sobre parentes, eu não tenho nenhum parente aqui (talvez um primo de 2 grau, pelo o que eu me lembre, mas não tenho nenhum contato), mas os meus pais tão com um processo de visto de residencia aqui também, então eles acabam vindo pra cá de uma forma constante, pelo menos de acordo com o nosso planejamento (o tipo atual de residencia deles tem que ficar um periodo de 120 dias a cada 365 dias em portugal, mas eles planejam alterar pra um tipo que só precisa ficar 7 dias.)

sobre a moradia, felizmente a minha família tá num momento financeiro bom e acabei por alugar um apartamento pra morar sozinho, dei sorte e encontrei um apartamento bom e próximo a faculdade (um raio de até uns 3.5km eu considero perto, pq gosto de fazer tudo a pé kkkkkkkk)

Sim, está bem parado. Até outubro estava tudo de boa no país, mas com as novas imposições daqui ninguém pode "pisar" fora de casa após 13h no fim de semana como você deve saber. Estou indo pro Brasil esse fim de semana, pego um Covid mas ao menos saio de casa e só volto em janeiro, espero que até lá esteja melhor.

:coolface:
esse recolher obrigatório tá complicado, o que eu tenho feito é ir pra casa de algum amigo ou chamar alguém pra passar o dia aqui em casa e sentir menos solidão, mas já teve dias que eu precisei voltar pra casa depois do horário e foi bem tranquilo, nem me pararam ou nada do tipo.

tô planejando ir pro brasil no próximo mês também, pra poder passar o natal com a família e viver um pouco mais solto, já nem sei mais o que é ter liberdade no final de semana kkkkkkk devo voltar em janeiro, pras provas (apesar de que eu torço que seja online)
 
pra quem costuma mandar dinheiro do brasil pro exterior, qual serviço vocês usam?
Eu usava Transferwise.


Tô pensando seriamente aqui, eu tenho mais 2 anos de contrato de aluguel, estou pagando um valor bim para aonde moro.
Comprei um carro com a esposa e financiei em 3 anos.
Tô achando que no final desse contrato de aluguel, vou vender o carro, quitar o restante e investir na cidadania croata, mais um dinheiro que conseguimos guardar, acho que dá pra começarmos a vida em algum lugar na Europa e sinceramente, não ligaria de trabalhar num Mc Donalds da vida, desde que dê pra pagar as contas, acredito que vou ter uma qualidade de vida melhor doq eu tenho hj... Eu gostaria de comprar mto uma casa, mas vai ser foda dar uma entrada de 30% do valor e passar 20/30 anos pagando "aluguel"...
 
Eu usava Transferwise.


Tô pensando seriamente aqui, eu tenho mais 2 anos de contrato de aluguel, estou pagando um valor bim para aonde moro.
Comprei um carro com a esposa e financiei em 3 anos.
Tô achando que no final desse contrato de aluguel, vou vender o carro, quitar o restante e investir na cidadania croata, mais um dinheiro que conseguimos guardar, acho que dá pra começarmos a vida em algum lugar na Europa e sinceramente, não ligaria de trabalhar num Mc Donalds da vida, desde que dê pra pagar as contas, acredito que vou ter uma qualidade de vida melhor doq eu tenho hj... Eu gostaria de comprar mto uma casa, mas vai ser foda dar uma entrada de 30% do valor e passar 20/30 anos pagando "aluguel"...
Faça isso, eu estou terminando a faculdade, falta somente um semestre.
Eu e minha noiva já estamos com os planos traçados para sair do país.
Não é 100% de certeza, iremos como estudantes e lá tentar aplicar para a residencia pela profissão (ambos engenheiros).
Mas olha, prefiro gastar 150mil e arriscar do que viver pensando que poderia ter dado certo.

Antes que pensem que somos dois riquinhos, só para deixar claro, eu trabalho de uber e ela é assistente administrativa em uma empresa.

Os dois carros somados dão 50.000, temos 30 já guardados, tentaremos juntar mais 70 em 14 meses.
 
Bom, vou contar um pouco da minha historia. Acompanho o topico mas nao postava.

Particularmente, eu estou um pouco frustrado profissionalmente. Vou contar um pouco da minha historia.

Em Julho eu larguei meu emprego e vim morar na Inglaterra. Trabalhava como Engenheiro de Projetos a 4 anos. Anterior a isso fiz estagio na área e trabalhei como Analista de Confiabilidade (confiabilidade relacionada a equipamentos em fabrica).

Ja tinha feito intercambio na Europa e sempre quis voltar a morar aqui. Tenho cidadania portuguesa entao sempre foi relativamente facil voltar.

Pois bem, em 2018 eu tomei a decisao e marquei de vir em Marco de 2020. Veio a pandemia e nao consegui voos e ai só consegui ir em Julho.

Antes de viajar nao cheguei a procurar vagas de emprego e nem nada. Nao estava preocupado com isso, ate pq eu vim com uma boa reserva financeira (cerca de 35 mil libras). Entao nao fiquei grilado em procurar emprego.

Pois bem, fiquei 1 mes procurando vaga relacionada a minha area e nao recebi nada. Comecei a ficar grilado e num surto de nervoso eu apliquei pro McDonalds e passei hahaha.

Sim, fui trabalhar no McDonalds. E estou trabalhando até hoje. Ja fazem quase 4 meses que estou trabalhando.

Nao é um trabalho ruim por incrivel que pareca e eu consigo tirar por volta de 1300 ~ 1400 libras dependendo do mes.

Comparado com o meu padrao de vida no Brasil, em que ganhava por volta de 7,5 mil reais por mes nao sinto que o meu padrao de vida diminui. No Brasil eu morava num pseudo-kitnet (apartamento de 1 quarto) pagando quase 2 mil reais e eu nao tinha carro. Aqui eu moro num apartamento de 2 quartos (moro sozinho) e consigo economizar uma boa grana (cerca de 400 ~ 500 libras por mes) e eu tenho um carro ( BMW serie 1 2014). Mas quase nao uso o carro pq trabalho a 10 minutos andado do trabalho. Nao sei pq eu comprei essa merda.

O trabalho no McDonalds nao é tao ruim, tirando o fato de que vc fica muito tempo em pé. No final do dia vc só fica cansado fisicamente, coisa que passa rapido se vc fizer uns alongamentos. Tirando isso, nao tenho o estresse mental que havia no outro emprego. E nem chefe ligando de madrugada.

Muita gente deve me achar louco de ter largado essa vida e emprego no Brasil mas por mais que eu esteja frustrado profissionalmente ainda sinto que fiz uma boa escolha. Principalmente depois de saber que a algumas semanas atras, quase todo o setor inteiro daonde eu trabalhava foi mandado embora. Inclusive a minha vaga nao foi reposta até hoje.

O unico problema é.... eu sinto falta do estresse mental. O trabalho do McDonalds nao exige nada mental e eu sinto que tenho ficado burro. Sinto que estou disperdicando meu potencial lá.

Nao que eu seja melhor que qualquer um mas cacete eu tenho uma baita experiencia de projeto, de fabrica e etc e sinto que estou perdendo isso. Fora que eu sempre fui cara com bastante facilidade para aprender e propor ideias. Sinto falta disso...

Nao sei se alguem sente essa frustracao profissional morando no exterior. O mais bizarro é que a minha vida esta muito mais confortavel que no Brasil mas sinto que ainda tá faltando esse negocinho pra poder ficar 100%.

Ultimamente tenho comecado a estudar programacao apos o trabalho. Isso tem me ajudado a ''desplugar'' um pouco dessa decepcao mental e até estou bem animado com os programinhas bestas que tenho feito. Talvez seja um caminho....

Enfim, fica ai o desabafo.

Quando você muda de país você sempre dá uns passos pra trás em termos de padrão de vida e ajuste.

No Brasil eu não estava nem perto de ser tão bem sucedido quanto você. Eu dava aula de inglês em 3 escolas e no "tempo livre" fazia maquetes virtuais para arquitetos. Faturava uns R$ 2300 ou um pouco mais quando havia um projeto grande naquele mês.

Meu primeiro trampo sério nos EUA foi de grocery clerk. Buscar caixas, manter inventório, organizar estoque, prestar assistência ao cliente... Nem de perto coisas que eu estava acostumado e que nunca havia me imaginado fazendo. Eu me senti exatamente da forma como você descreveu; por mais que o trabalho fosse o mais simples que já tive na vida senti saudades de fazer algo que desafiasse meus conhecimentos técnicos e criatividade.

Hoje eu estou trabalhando numa fábrica de paineis de isolamento térmico. Meu padrão de vida está muito acima do que tinha no Brasil mas eu não posso simplesmente parar por aqui. Quero voltar a trabalhar com gráficos e comecei um novo curso técnico numa área totalmente distinta do que fiz na faculdade e profissionalmente.

Se está faltando mercado por aí ou se você está tendo dificuldade para se inserir por qualquer motivo, eu recomendo muito que você comece a estudar algo novo (ou procure por uma especialização na sua área). Essa busca e constante trabalho fazem com que nossos sonhos tenham "gosto". Não me imagino hoje simplesmente trabalhar e ficar em casa jogando o dia todo. Preciso estar estudando um assunto ou planejando meu futuro profissional.
 
pra quem costuma mandar dinheiro do brasil pro exterior, qual serviço vocês usam?

Além dos serviços citados, tenho usado muito Bitcoin. Compro no Brasil, transfiro para minha wallet e vendo na Alemanha. É um pouco mais trabalhoso, mas com isso me livro de limites de envio e, no final, acabo recebendo um pouco mais do que se utilizasse uma fintech.
 
Além dos serviços citados, tenho usado muito Bitcoin. Compro no Brasil, transfiro para minha wallet e vendo na Alemanha. É um pouco mais trabalhoso, mas com isso me livro de limites de envio e, no final, acabo recebendo um pouco mais do que se utilizasse uma fintech.

Mas o fisco aí na Alemanha não te taxa o valor da venda do Bitcoin?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo