• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Pessoal digam suas opiniões...

Bom como minha visita aos EUA em maio provavelmente não vai ocorrer, agora penso em ir para morar logo.

Visto que ganhei a conta semana passada, aproveitar e ir logo que é o que eu sempre quis.

Penso em ir para Nova York ou Orlando, trabalhar com o que achar, e depois mudar meu visto de turista para estudante, começar com um curso mais barato de inglês, e depois quem sabe mudar para um curso profissionalizante na área de business.

Sobre NY: não vou precisar comprar carro, me parece mais fácil de conseguir emprego informal, tudo é velho, sujo (ratos e baratas em casas existe muito), e tudo é muito caro, mas ganha mais, e é frio demais...

Sobre Orlando: vou precisar comprar um carro... é calor sempre (melhor pra mim), não sei se é tão fácil arranjar empregos informais que não seja construção (penso em tentar restaurantes, lojas, ou vendas), a qualidade de vida é melhor e mais barata.

Acredito que consigo levar tipo uns $10k, porem em orlando já tenho que deixar uns 2k ou 3k de chegada em um carro, talvez + parcelas e + seguro.

Eu quero ter um plano de saúde que não me foda caso de merda também, e não quero ficar ilegal então tenho que juntar uns 15 a 20k para conseguir o visto de estudante em 5 meses...
 
Alguém que mora nos EUA para mostrar o custo de vida?
Eu estou me mudando pra lá (na verdade já estou aqui) e queria comparar as despesas.


Para o restante da galera, como é o desafio da saudade do Br? Eu digo isso por que estou aqui há algumas semanas, e eu moro sozinho e esse isolamento social que eu estava vivendo inicialmente e agora se agravou durante o corona pesa de mais nesse aspecto. Quando pensava em sair do Br eu sempre descartava isso de sentir saudade, mas a medida que o tempo passou comigo aqui isso mudou completamente.
 
Pessoal digam suas opiniões...

Bom como minha visita aos EUA em maio provavelmente não vai ocorrer, agora penso em ir para morar logo.

Visto que ganhei a conta semana passada, aproveitar e ir logo que é o que eu sempre quis.

Penso em ir para Nova York ou Orlando, trabalhar com o que achar, e depois mudar meu visto de turista para estudante, começar com um curso mais barato de inglês, e depois quem sabe mudar para um curso profissionalizante na área de business.

Sobre NY: não vou precisar comprar carro, me parece mais fácil de conseguir emprego informal, tudo é velho, sujo (ratos e baratas em casas existe muito), e tudo é muito caro, mas ganha mais, e é frio demais...

Sobre Orlando: vou precisar comprar um carro... é calor sempre (melhor pra mim), não sei se é tão fácil arranjar empregos informais que não seja construção (penso em tentar restaurantes, lojas, ou vendas), a qualidade de vida é melhor e mais barata.

Acredito que consigo levar tipo uns $10k, porem em orlando já tenho que deixar uns 2k ou 3k de chegada em um carro, talvez + parcelas e + seguro.

Eu quero ter um plano de saúde que não me foda caso de merda também, e não quero ficar ilegal então tenho que juntar uns 15 a 20k para conseguir o visto de estudante em 5 meses...

Cara, eh uma baita decisao isso ai que queres fazer, entao planeja bem e ve se vale a pena.

Quanto a NY/Orlando, NY eh extremamente caro. Nao acho que seja velho e sujo, tirando o metro nao eh uma regra que a cidade seja assim. Custo de vida pode reduzir um pouco se voce procurar casa/quarto do outro lado do rio, em NJ. Cidades como North Bergen, Union City, Cliffside Park, Guthenberg, enfim... So pegar um onibus que esta em Manhattan. Quanto a emprego nao tem como estimar visto que sem documentos de trabalho acaba virando sorte/azar e nao recomendado. Orlando me parece mais tranquilo de se adaptar em termos de clima e tal, um lifestyle bem diferente. Morei muitos anos em NY/NJ e la eh correria, amava aquilo quando era mais jovem, mas hoje em dia prefiro minha vida tranquila, trilhas e natureza ao inves de baladas e restaurantes finos hahaha. Carro tens que ver qual estado permite que turistas facam a carteira de motorista para pessoal sem SSN e com visto de turista, sao pouquissimos os estados que fazem isso e se nao me engano em NY nem em NJ isso nao era possivel.
Seguro de saude eh caro, vai ser caro sempre. Para coisas pequenas existem consultas online que quebram um galho e custam em torno de 50 dolares, mas pra qqr visita ao medico eh uma facada. DIsso nao tem como correr haha. Enfim, boa sorte!

Alguém que mora nos EUA para mostrar o custo de vida?
Eu estou me mudando pra lá (na verdade já estou aqui) e queria comparar as despesas.


Para o restante da galera, como é o desafio da saudade do Br? Eu digo isso por que estou aqui há algumas semanas, e eu moro sozinho e esse isolamento social que eu estava vivendo inicialmente e agora se agravou durante o corona pesa de mais nesse aspecto. Quando pensava em sair do Br eu sempre descartava isso de sentir saudade, mas a medida que o tempo passou comigo aqui isso mudou completamente.

Eu moro no Colorado, gasto 1700 de alguel num pico de 2 quartos. Comida nao eh tao cara quanto grandes cidades, pago uns 80 de luz/gas por mes, 55 de agua/lixo/esgoto, 40 de internet, 130 pro seguro dos dois carros (Subaru Crosstrek meu e o Fiesta da esposa). Nao uso transporte publico praticamente pq eh uma porcaria aqui.

Quanto a saudade, isso ai o cara aprende a viver com ela, nao tem jeito haha. Fiquei aqui 7 anos morando aqui no passado, agora ja estou a quase mais 2, nunca vais estar 100% sem saudades. Tens que aprender a dar valor inclusive a esse sentimento, pq se tem saudade eh pq algo bom tu deixou no Brasil quando veio. Isso faz o cara aproveitar cada visita ao Brasil ou quando alguem vem de uma forma muito mais legal. Forca e vamo que vamo!
 
Alguém aqui morando na Espanha? Estou começando a maturar a ideia de sair de Portugal e tentar vagas para Alemanha ou Espanha.
 
Cara, eh uma baita decisao isso ai que queres fazer, entao planeja bem e ve se vale a pena.

Quanto a NY/Orlando, NY eh extremamente caro. Nao acho que seja velho e sujo, tirando o metro nao eh uma regra que a cidade seja assim. Custo de vida pode reduzir um pouco se voce procurar casa/quarto do outro lado do rio, em NJ. Cidades como North Bergen, Union City, Cliffside Park, Guthenberg, enfim... So pegar um onibus que esta em Manhattan. Quanto a emprego nao tem como estimar visto que sem documentos de trabalho acaba virando sorte/azar e nao recomendado. Orlando me parece mais tranquilo de se adaptar em termos de clima e tal, um lifestyle bem diferente. Morei muitos anos em NY/NJ e la eh correria, amava aquilo quando era mais jovem, mas hoje em dia prefiro minha vida tranquila, trilhas e natureza ao inves de baladas e restaurantes finos hahaha. Carro tens que ver qual estado permite que turistas facam a carteira de motorista para pessoal sem SSN e com visto de turista, sao pouquissimos os estados que fazem isso e se nao me engano em NY nem em NJ isso nao era possivel.
Seguro de saude eh caro, vai ser caro sempre. Para coisas pequenas existem consultas online que quebram um galho e custam em torno de 50 dolares, mas pra qqr visita ao medico eh uma facada. DIsso nao tem como correr haha. Enfim, boa sorte!
Realmente é uma baita decisão... Sim a idéia é alugar um quarto em algum bairro com acesso a transporte, por isso NY me parece mais interessante, não quero chegar e já deixar um grande valor de tudo que eu tenho em um carro.

Pois é eu não sou de balada e noitada, tenho 22 anos, mas eu gosto de trabalhar então acho que a correria é bom para mim, se não eu fico em casa trancado no quarto, só perdendo tempo no pc... Meu maior motivo de ir é isso, tenho uma vida muito fácil aqui, preciso amadurecer e sair de baixo da telha dos meus país.. Fui demitido semana passada, e aproveitar para ir, nem que seja um ano, é experiência de vida e se eu conseguir fazer um curso lá é uma bagagem... Caso eu não consiga ficar, é mais fácil começar denovo do 0 aqui mais jovem, do que deixar para realizar esse sonho lá quando eu tiver 30, 40 anos...

Eu estou nessa pira de começar do 0, afinal eu tive 2 anos de experiência apenas em um banco, então eu começo do 0 agora aqui, ou começo do 0 lá. Só sei que deixar para começar do 0 daqui 10 anos não vai dar, eu quero ter uma vida boa...
 
Realmente é uma baita decisão... Sim a idéia é alugar um quarto em algum bairro com acesso a transporte, por isso NY me parece mais interessante, não quero chegar e já deixar um grande valor de tudo que eu tenho em um carro.

Pois é eu não sou de balada e noitada, tenho 22 anos, mas eu gosto de trabalhar então acho que a correria é bom para mim, se não eu fico em casa trancado no quarto, só perdendo tempo no pc... Meu maior motivo de ir é isso, tenho uma vida muito fácil aqui, preciso amadurecer e sair de baixo da telha dos meus país.. Fui demitido semana passada, e aproveitar para ir, nem que seja um ano, é experiência de vida e se eu conseguir fazer um curso lá é uma bagagem... Caso eu não consiga ficar, é mais fácil começar denovo do 0 aqui mais jovem, do que deixar para realizar esse sonho lá quando eu tiver 30, 40 anos...

Eu estou nessa pira de começar do 0, afinal eu tive 2 anos de experiência apenas em um banco, então eu começo do 0 agora aqui, ou começo do 0 lá. Só sei que deixar para começar do 0 daqui 10 anos não vai dar, eu quero ter uma vida boa...
Cara, eu moro em NY, e o que pega aqui é o valor de aluguel. É absurdamente caro pra vc morar em um apartamento que não pareça um cativeiro/prisão. Já que junta a minha renda com a da esposa é ok, mas sozinho é bem difícil. Tu provavelmente vai ter que dividir com alguém. Procure algo em Brooklyn ou Queens, ou até mesmo em New Jersey. E faça compras no Trader Joe's, vai economizar uma grana. Plano de saúde é caro mesmo, mas tenho sorte que meu emprego paga 100% dos premiums pra mim e dependentes, daí tenho que pagar os copays da vida e etc... mesmo com plano de saúde vc paga pelos serviços, enfim. Pense bem antes de vir, e cuidado com empregos ilegais... caso tu tente mais pra frente aplicar pra um green card e vc tem ficha suja pode melar todo o esquema.
 
Deixando um pouco de lado NY, que tal San Diego, CA?

- Estado amigável com imigrante
- Carteira de habilitação de 5 anos
- Cursos de inglês, mba e graduação mais baratos
- Clima bom
- Ainda não é o lugar mais barato, mas ganha bem e pelo que vi é mais barato que NY
- Qualidade de vida melhor e mais tranquilo
- Plano de saúde gratuito para estudantes internacionais?
 
Olhando as paginas anteriores até que meu aluguel não está caro :D

Apto 102m², 3 quartos = 1k€
Plano de saúde = 550€ (Esposa e Eu)
Luz = 30€
Internet em casa e 2x Plano Cel = 50€
Supermercado (Suplementos para academia inclusos) = 600€
Seguro Apto = 20€
Seguro Carro = 45€
Combustivel = 180€ (Nos dois rodamos na media 3k km/mês)

Estes são nossos custos fixos, näo adicionei restaurantes pq numa semana vamos 1x ao restaurante e na outra semana comemos 4x fora e na próxima semana ficamos de boa em casa. Não temos um valor fixo pra isso e não colocamos limites, vamos quando dá vontade.

Viagens sempre que possivel vamos a alguem país aqui na Europa, último foi rep. tcheca.

Nos ultimos 3 anos conseguimos ir 2x ao Brazil por ano para rever amigos e familiares. Cada ida ao Brazil gastamos na média de 3k euros, incluindo passagem, aluguel de carro, restaurantes e hotel.

Moramos na Suíça, estou aqui desde 2007 e ela desde 2017.

Moeda aqui é franco suíço, converti pra € ficar mais fácil.
 
Cara, eu moro em NY, e o que pega aqui é o valor de aluguel. É absurdamente caro pra vc morar em um apartamento que não pareça um cativeiro/prisão. Já que junta a minha renda com a da esposa é ok, mas sozinho é bem difícil. Tu provavelmente vai ter que dividir com alguém. Procure algo em Brooklyn ou Queens, ou até mesmo em New Jersey. E faça compras no Trader Joe's, vai economizar uma grana. Plano de saúde é caro mesmo, mas tenho sorte que meu emprego paga 100% dos premiums pra mim e dependentes, daí tenho que pagar os copays da vida e etc... mesmo com plano de saúde vc paga pelos serviços, enfim. Pense bem antes de vir, e cuidado com empregos ilegais... caso tu tente mais pra frente aplicar pra um green card e vc tem ficha suja pode melar todo o esquema.

amigo, trabalha com o que ae em NY e mora já faz quanto tempo ae?
 
Pro pessoal que tá morando nos Estados Unidos, vocês já possuem green card ou estão em processo de obtenção?
Se caso não, procuram conseguir e estão montando um planejamento para isso?
Amo os Estados Unidos, sempre tive interesse, porém como meu plano se baseia toda na imigração, sempre acabei descartando, escolhendo opções melhores como Austrália e Canadá.
Porém Austrália fechou mais o cerco agora e Canadá está com aluguel caríssimo em Toronto.
 
Pro pessoal que tá morando nos Estados Unidos, vocês já possuem green card ou estão em processo de obtenção?
Se caso não, procuram conseguir e estão montando um planejamento para isso?
Amo os Estados Unidos, sempre tive interesse, porém como meu plano se baseia toda na imigração, sempre acabei descartando, escolhendo opções melhores como Austrália e Canadá.
Porém Austrália fechou mais o cerco agora e Canadá está com aluguel caríssimo em Toronto.
Eu tenho cidadania, desde 2012.
 
Pro pessoal que tá morando nos Estados Unidos, vocês já possuem green card ou estão em processo de obtenção?
Se caso não, procuram conseguir e estão montando um planejamento para isso?
Amo os Estados Unidos, sempre tive interesse, porém como meu plano se baseia toda na imigração, sempre acabei descartando, escolhendo opções melhores como Austrália e Canadá.
Porém Austrália fechou mais o cerco agora e Canadá está com aluguel caríssimo em Toronto.

Só tem interesse em Toronto? Acho de longe a pior região pra morar, fora o Quebec inteiro que é lamentável.
 
amigo, trabalha com o que ae em NY e mora já faz quanto tempo ae?
Sou pesquisador. Trabalho em um instituto do câncer conhecido por aqui. Tem só pouco mais de 1 ano que estou aqui. Antes morava na Bélgica (fiquei por lá 6 anos).
Pro pessoal que tá morando nos Estados Unidos, vocês já possuem green card ou estão em processo de obtenção?
Se caso não, procuram conseguir e estão montando um planejamento para isso?
Amo os Estados Unidos, sempre tive interesse, porém como meu plano se baseia toda na imigração, sempre acabei descartando, escolhendo opções melhores como Austrália e Canadá.
Porém Austrália fechou mais o cerco agora e Canadá está com aluguel caríssimo em Toronto.
Eu tenho visto de pesquisador visitante. Na minha categoria é até fácil aplicar pro green card se vc preenche alguns critérios. Aí é "só" ter uns 10k USD reservados pra arcar com os custos do advogado e application fee...

No meu caso, eu acho que não vou investir no GC. Vou ficar mais um tempo aqui pra adquirir experiência e expandir meu networking. Meu plano é voltar pra Europa se tudo der certo.
 
Cara, eh uma baita decisao isso ai que queres fazer, entao planeja bem e ve se vale a pena.

Quanto a NY/Orlando, NY eh extremamente caro. Nao acho que seja velho e sujo, tirando o metro nao eh uma regra que a cidade seja assim. Custo de vida pode reduzir um pouco se voce procurar casa/quarto do outro lado do rio, em NJ. Cidades como North Bergen, Union City, Cliffside Park, Guthenberg, enfim... So pegar um onibus que esta em Manhattan. Quanto a emprego nao tem como estimar visto que sem documentos de trabalho acaba virando sorte/azar e nao recomendado. Orlando me parece mais tranquilo de se adaptar em termos de clima e tal, um lifestyle bem diferente. Morei muitos anos em NY/NJ e la eh correria, amava aquilo quando era mais jovem, mas hoje em dia prefiro minha vida tranquila, trilhas e natureza ao inves de baladas e restaurantes finos hahaha. Carro tens que ver qual estado permite que turistas facam a carteira de motorista para pessoal sem SSN e com visto de turista, sao pouquissimos os estados que fazem isso e se nao me engano em NY nem em NJ isso nao era possivel.
Seguro de saude eh caro, vai ser caro sempre. Para coisas pequenas existem consultas online que quebram um galho e custam em torno de 50 dolares, mas pra qqr visita ao medico eh uma facada. DIsso nao tem como correr haha. Enfim, boa sorte!



Eu moro no Colorado, gasto 1700 de alguel num pico de 2 quartos. Comida nao eh tao cara quanto grandes cidades, pago uns 80 de luz/gas por mes, 55 de agua/lixo/esgoto, 40 de internet, 130 pro seguro dos dois carros (Subaru Crosstrek meu e o Fiesta da esposa). Nao uso transporte publico praticamente pq eh uma porcaria aqui.

Quanto a saudade, isso ai o cara aprende a viver com ela, nao tem jeito haha. Fiquei aqui 7 anos morando aqui no passado, agora ja estou a quase mais 2, nunca vais estar 100% sem saudades. Tens que aprender a dar valor inclusive a esse sentimento, pq se tem saudade eh pq algo bom tu deixou no Brasil quando veio. Isso faz o cara aproveitar cada visita ao Brasil ou quando alguem vem de uma forma muito mais legal. Forca e vamo que vamo!

Os meus custos estao semelhantes, entao nao estou fugindo tanto do padrao.

Quanto a saudade, voce esta certissimo.

E fazer valer a pena e tirar o lado bom deste sentimento.
 
Eu só peço pra quem está pensando em se mudar ilegalmente para os EUA que prestem atenção nas notícias de desemprego lá depois do coronavírus.
Talvez esse ano não seja o melhor momento para arriscar esse plano...
 
Me apaixonei por Toronto, porém não descarto outros locais, tudo depende da qualidade do college, condições de trabalho e aluguel.

Todo o Canada tem isso, de forma geral os Colleges são tudo meio igual, nem bom nem ruim. Só Toronto e Vancouver que tem o custo de vida absurdamente alto, mas tem bastante trabalho. Qual sua área?
 
Todo o Canada tem isso, de forma geral os Colleges são tudo meio igual, nem bom nem ruim. Só Toronto e Vancouver que tem o custo de vida absurdamente alto, mas tem bastante trabalho. Qual sua área?

Marketing e também finanças.
Porém meu desejo é fazer um curso na área de marketing mesmo, estando entre Australia e Canadá.
Por causa do express entry o Canadá me atrai mais, fora que é mais perto do Brasil e Estados Unidos
 
Olhando as paginas anteriores até que meu aluguel não está caro :D

Apto 102m², 3 quartos = 1k€
Internet em casa e 2x Plano Cel = 50€
Supermercado (Suplementos para academia inclusos) = 600€
(...)
Cara, não está NADA caro! Em qual cantão você está? Em Basel-Stadt, um apartamento desse tamanho nas cidades menores (como Biennigen) deve sair mais ou menos esse valor; mas em Basel, sai o dobro do preço, com certeza. Plano de internet e celular também está muito bom!

Como lida com a questão do idioma? Assumindo que saiba só inglês, claro.
Eu moro na parte alemã, e aqui, nas cidades maiores (como Berna, Zurique, Basileia), o povo mais jovem fala tranquilamente Inglês (Basileia tem 25% da populaçào estrangeira!). Com o Francês, eu acho que dá para se virar muito bem também. Italiano, acho que nem tanto, mas é mais fácil que outras línguas. Curiosamente, há uma imigração portuguesa muito forte na Suíça, pelo menos, na região alemã: já teve encanador, atendente de guichê do aeroporto... que simplesmente começcaram a falar em Português comigo quando me ouviram falando com a minha esposa. Nas cidades pequenas, e com a população mais velha, por outro lado, o alemão, várias vezes, é o único meio - com sorte, você ainda poderá usar o alto-alemão, ao invés do alemão suíço. Eu to fazendo o curso desde que vim para cá, entendo bem, mas falar é outra história... hehehehe

Na parte francesa, acho que não tem muita diferença (eu tenho um francês razoável, entào sempre usei ele quando estou naquela região). A parte italiana, por outro lado, a impressão que eu tive, é que, sem italiano, a gente sofre bastante por lá (mas eu fui para a região do Ticino apenas uma vez, como turista...).

Em resumo, eu diria que apenas com Inglês, dá para começar uma vida aqui, mas tenha em mente que o alemão (ou francês, ou italiano) tem que virar uma prioridade assim que você chega - alguns cantões, inclusive, estào pedindo certificação A2 na língua do cantão para renovaçào da permissão de residência.
 
Pro pessoal que tá morando nos Estados Unidos, vocês já possuem green card ou estão em processo de obtenção?
Se caso não, procuram conseguir e estão montando um planejamento para isso?
Amo os Estados Unidos, sempre tive interesse, porém como meu plano se baseia toda na imigração, sempre acabei descartando, escolhendo opções melhores como Austrália e Canadá.
Porém Austrália fechou mais o cerco agora e Canadá está com aluguel caríssimo em Toronto.

Eu tenho visto de trabalho.

Acredito que no futuro eu comece o processo de obtencao.

Eu só peço pra quem está pensando em se mudar ilegalmente para os EUA que prestem atenção nas notícias de desemprego lá depois do coronavírus.
Talvez esse ano não seja o melhor momento para arriscar esse plano...

Eu concordo em grau e gênero os danos do Corona para economia levaram um bom tempo para serem recuperados.
 
um pouco triste ver tanta gente jovem cujo único plano é fugir do Brasil.. não é uma crítica a quem tenta a vida fora, eu mesmo andei planejando enviar minha filha para a universidade do Porto em Portugal, porque entendo que é uma baita porta de entrada para Eurásia, mas não deixa de ser triste ver o imenso sacrifício que alguns fazem para sair do país (de qualquer jeito)..
 
Quando morei na Irlanda, conheci uma suíça (da parte alemã) que tinha uma qualidade de vida surreal...
Ela viajava o mundo inteiro, morava numa puta casa... Pior que os pais nem tinham super empregos, mas pra gente ver como a qualidade de vida e renda variam demais pra cada país.
Lembro q ela comentou cmg que trabalhava em uma fábrica durante a semana, como parte de um programa para jovens suíços..
 
Como tem gente que não acompanha o tópico do Covid acho interessante adicionar aqui também pois é importante para quem quer emigrar, fica como aviso pro futuro, o mesmo se repete em Londres também, se vocês tiverem mais notícias é uma boa adicionar aqui para ficar registrado.


Ignorados pelos EUA, imigrantes ilegais apelam ao governo brasileiro por ajuda
Mariana Sanches e Rafael BarifouseDa BBC News Brasil em Washington e em São Paulo

Por dividir um apartamento de três quartos com outras oito pessoas, Otávio* não conseguiria disfarçar os sintomas mesmo se quisesse. Há três semanas, começou a ter febre alta, tosse e dores de cabeça. "Tinha nevado e fazia frio. Não estamos acostumados com esse tempo e achamos que ele tinha pego uma gripe", conta à BBC News Brasil Fabiana*, de 32 anos, que dividia com o rapaz o apartamento em Everett, na região de Boston, no nordeste dos Estados Unidos. Ele tinha sido infectado com o coronavírus.

Mas todos os moradores da casa só souberam disso depois que Otávio foi retirado de casa por uma ambulância, sem conseguir respirar. Há dez dias, ele está entubado e sedado na UTI de um dos hospitais do Estado de Massachussets que atendem imigrantes indocumentados como eles.

Grávida de 5 meses, Fabiana também contraiu a doença. Ela, o marido e o filho, de 2 anos, chegaram aos EUA há quase um ano, depois de deixar para trás a oficina mecânica dele e os serviços de confeiteira dela em Vilhena, em Rondônia.

Com uma renda familiar de R$ 1,5 mil, não conseguiram visto de turismo e resolveram atravessar a fronteira do México para chegar a El Paso, no Texas, uma travessia ilegal feita por um número recorde de brasileiros no último ano: quase 20 mil, segundo estimativas.

"A gente achava que finalmente ia viver os sonhos que já tinha deixado pra trás, que a gente ia mandar dinheiro pro Brasil. Era tudo ilusão. Quem pensa que vai vir pros Estados Unidos pra passar necessidade?", relata, em lágrimas. Ela já emagreceu 25 quilos desde a viagem, que custou US$ 15 mil dólares, apenas parcialmente pagos a um coiote - o traficante de pessoas que viabiliza a entrada irregular de migrantes pela fronteira.

Galera sen juízo nesses tempos.... salve-se quem puder.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo