[OFICIAL] Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

Você tentou desativar o secure Boot ?

Sim, sim. Eu tive que baixar o programa Rufus e modificar manualmente alguns arquivos do W7 pra conseguir instalá-lo com a bios em UEFI.

Windows 7 instalado, e posso dizer que preferia ele com o 8.1. O samsung settings crasha muito facilmente, e com ele fechado, você não consegue mexer no brilho da tela nem do teclado. Desativei a atualização automática de drivers e pelo menos ficou. Reiniciei a máquina algumas vezes e sempre volta funcionando... Aliás, depois que o Samsung Settings dá problema, só reiniciando pra ele voltar. Os drivers parecem ser bem mal otimizados pro Windows 7, nem o Aero quis ativar.

Acho que vou instalar o 10 aqui pra ver qual é. Colocarei aquela versão enxuta do 10 que colocaram aqui no tópico. Os drivers estão bons no 10?
 
Sim, sim. Eu tive que baixar o programa Rufus e modificar manualmente alguns arquivos do W7 pra conseguir instalá-lo com a bios em UEFI.

Windows 7 instalado, e posso dizer que preferia ele com o 8.1. O samsung settings crasha muito facilmente, e com ele fechado, você não consegue mexer no brilho da tela nem do teclado. Desativei a atualização automática de drivers e pelo menos ficou. Reiniciei a máquina algumas vezes e sempre volta funcionando... Aliás, depois que o Samsung Settings dá problema, só reiniciando pra ele voltar. Os drivers parecem ser bem mal otimizados pro Windows 7, nem o Aero quis ativar.

Acho que vou instalar o 10 aqui pra ver qual é. Colocarei aquela versão enxuta do 10 que colocaram aqui no tópico. Os drivers estão bons no 10?
Cara... Eu falo por experiencia própria... Os drivers de video do windows 10 bugaram meu note. Tanto que se vc ver o historico das minhas mensagens aqui é justamente sobre isso... rsrsrs

Mas posso ser um caso entre milhares que não aconteceram nada.

Eu só sei que preciso mandar ver qual é o motivo do problema.. Provavelmente refazer as soldas do chipset (reballing) deve resolver.
Mas eu só sei que é o segundo note que dá esse tipo de problema, justamente com o windows 10.
 
Cara... Eu falo por experiencia própria... Os drivers de video do windows 10 bugaram meu note. Tanto que se vc ver o historico das minhas mensagens aqui é justamente sobre isso... rsrsrs

Mas posso ser um caso entre milhares que não aconteceram nada.

Eu só sei que preciso mandar ver qual é o motivo do problema.. Provavelmente refazer as soldas do chipset (reballing) deve resolver.
Mas eu só sei que é o segundo note que dá esse tipo de problema, justamente com o windows 10.

Eu vi essa sua mensagem.
Na verdade, eu já cheguei a rodar o w10 nessa máquina, quando tinha aquele update em que o sistema era instalado em cima do 8.1, lembra?
Na época estava mal otimizado e também tinha a questão de não ser uma instalação limpa. Só o fiz pra (teoricamente) ganhar uma licença do 10.

Estou estranhando o 7 mais lento que o 8.1 na inicialização, e os drivers de vídeo offboard não estão funcionando. O crimsom fica dando erro e crashando...

EDIT: Desisti do 7. Instalei vários drivers e nenhum funcionou. Windows Aero também não foi sequer ativado. Utilizei drivers baixados diretamente do Samsung Settings e tentei com os do site da amd também.
 
Última edição:
Tenho algumas perguntas pra você:
1º - Qual era o problema que acontecia com você pra vc decidir fazer um reballing?
2º - O segundo reballing foi garantia ou pagou denovo?
3º - Como procurar uma empresa que faz reballing (em São Paulo por exmplo)?
4º - Tem alguma dica pra mim?

Obrigado!

1º Estava jogando doom, e no momento que fui alterar o clock dele para baixo o sistema inteiro congelou, depois de reiniciar o sistema sempre ficava em uma tela preta, so desativando o driver de vídeo da AMD para conseguir dar boot.
Dai os drivers ao reinstalar ou travavam no meio da instalação (tipo congelar a tela) ou dava o erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER (que é o driver de vídeo mandou um oi para a gpu mas a mesma não respondeu).
Também tentei usar uma livecd do ubuntu onde até o mesmo travava ao tentar se comunicar com a GPU (dando erro de ring 0 e timeout)...
Mas assim, antes mesmo já acontecia de de vez em quando depois de jogar por um certo tempo (doom em especifico) de o sistema literalmente congelar então creio que alterar o clock para menos não tenha cido o responsável por ferrar a placa mas sim só o gatilho de ferrar alguém que já estava prestes a morrer...

2º Sim, o segundo reballing foi garantia.

3º Não moro em são Paulo mas eu procurei algum local que fazia reballing que tinha um certo numero de pessoas que já deram um review bom e que também tinham maquina especializada para o mesmo (exemplo )
essas maquinas costumam ser muito caras e não é todo mundo que tem, mas ela da uma garantia maior de que a placa de vídeo nem os demais componentes serão estragados da placa mãe.

4º Olha, eu acho até no meu caso, que é melhor trocar a placa de vídeo ao em vez de fazer reballing, o reballing não é algo permanente e pode curar temporariamente alguns problemas, pois o problema pode estar também no interior do chip que pode ter danificado algo pequeno e não só nos contatos da BGA...
Eu tinha pesquisado no ebay e esse modelo em específico da minha gpu (a amd hd8870m) custava em torno de 150 - 200 reais mas isso ai teria que ver com o técnico se realmente valeria a pena ou se to falando baboseiras...

Agora por conta do reballing a placa de vídeo aumentou a temperatura em até 20ºC podendo chegar a 100ºC (antes ela nem passava de 80ºC) e isso é infelizmente decorrido do processo do reballing pois ela vai aumentar a resistência de energia por troca dos tipos de solda de bga (gerando mais calor) e talvez mesmo com alguma coisa no interior do chip de vídeo que faz a resistência aumentar...

Segue um vídeo da placa rodando doom nos últimos tempos, eu até evito rodar ele por conta da temperatura que chega ela:


por comparação eu tenho gravado um vídeo do mesmo notebook onde eu gravei o vídeo um ano antes de ter ocorrido essa treta com a gpu:


Enfim finalizando, o reballing deu uma sobrevida na minha gpu, ela não está 100% tanto que já travou algumas vezes, mas não ao ponto de ferrar ela depois de reiniciar (e também nunca mais brinquei de alterar o clock dela manualmente), tem jogo que roda bem e como rodava antes, já outros dão uma boa esquentada nela ao ponto de fazer eu pensar se vale a pena continuar no jogo ou abaixar as configurações dele para não exigir tanto da gpu.
 
Double post D:
Infelizmente parece que a AMD não deu muito valor a qualidade da gpu dela para os notebooks, vejo até um bom número de relatos de gpus da linha 88X0m morrendo em 2017, não sei se colocaram solda de qualidade ruim ou realmente o próprio chip que é ruim :(
A AMD HD8870m tem o seguinte modelo "AMD 216-0846000" então você encontra até um bom número delas no exterior para vender a preço que não passa de 160 reais
 
1º Estava jogando doom, e no momento que fui alterar o clock dele para baixo o sistema inteiro congelou, depois de reiniciar o sistema sempre ficava em uma tela preta, so desativando o driver de vídeo da AMD para conseguir dar boot.
Dai os drivers ao reinstalar ou travavam no meio da instalação (tipo congelar a tela) ou dava o erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER (que é o driver de vídeo mandou um oi para a gpu mas a mesma não respondeu).
Também tentei usar uma livecd do ubuntu onde até o mesmo travava ao tentar se comunicar com a GPU (dando erro de ring 0 e timeout)...
Mas assim, antes mesmo já acontecia de de vez em quando depois de jogar por um certo tempo (doom em especifico) de o sistema literalmente congelar então creio que alterar o clock para menos não tenha cido o responsável por ferrar a placa mas sim só o gatilho de ferrar alguém que já estava prestes a morrer...

Então, foi exatamente o que aconteceu com os meus DOIS NOTEBOOKS. E não, não é só esses modelos (hd 8800m series) que dão problema, pois o meu outro notebook que eu tinha comprado antes deu o mesmo problema, e era HD 6600m series.

Eu tenho vontade de fazer esse reballing pra jogar de vez enquando, mas agora parei pra pensar se realmente vale a pena pois trabalho com esse notebook, e não posso provocar outro tipo de problema a não ser o da placa de vídeo (que está normalizado, desativando o vídeo).

Logo a unica opção que me resta por enquanto seria ficar com esse por enquanto, e comprar um melhor depois (até pq esse eu comprei de ultima hora por um preço bagatela, mesmo sendo usado). Estive pensando em alguns notes bons tipo Avell, mas ainda vou pesquisar muito.


De qualquer forma obrigado pela resposta man! Ajudou muito!
 
JonJon, insatalei o Windows 7, 8.1 e 10. O notebook funcionou melhor e mais rápido por incrível que pareça no W10 LTSB.

A placa de vídeo sequer funcionou no 7, já no 10, ela teve um desempenho melhor que no 8.1. A minha média de quadros no Rocket League (único jogo que testei) foi bem superior ao que estava no 8.1.
Acho que podemos descartar que o seu problema fora ocasionado pelo W10, foi apenas uma terrível coincidência.

Como o nosso amigo disse acima, provavelmente esse nosso chip (8850m/8870m) tem uma qualidade ruim.
Além da placa de vídeo, posso dizer que esse HD é péssimo. Além de lento, o meu estava apresentando diversos erros. Passei o zero fill da seagate e pelo menos resolveu.
Meu notebook teve pouquíssimo uso em jogo, e talvez por isso a placa off ainda esteja normal. Como uso ele prioritariamente para faculdade/trabalho, vou evitar ao máximo mexer com jogos nele.

Uma coisa que sempre me incomodou nesse notebook, e que talvez seja responsável por tantos problemas, é a temperatura em que ele trabalha. Mesmo sem reballing, as temperaturas dele (pelo menos do meu) são sempre altíssimas. Meu processador/placa mãe não ficam abaixo de 60ºC, mesmo em iddle e facilmente 80+ºC em full. O de vocês também é assim?

Trabalhar em altas temperaturas a longo prazo é fatal para o conjunto
 
Nem me fale, eu ficava puto com esse HD padrão dos ativ book 6, as vezes ele levava mais de 3 minutos para desligar, fora ser uma carroça para ligar e fazer qualquer coisa...
Pelo menos naquele tempo eu tinha dinheiro e no que salvei do desconto do ativ book 6 eu peguei um ssd de 500gb, mudou de agua suja para vinho...
Estranho a temperatura, meu processador em idle fica em 50ºC (sempre deixo o cooler ativo quando esta na tomada e também forço o desepenho mínimo para 50% assim ele abaixa o clock no idle) já em full a cpu chega em 80ºC (ou mais no caso do prime95 que é um caso muito raro de se acontecer até em um jogo)
O que você deve estar reclamando deve ser a temperatura do Diodo PCH, esse ai não tem solução, em idle fica em 70ºC e chega a esquentar mais que a cpu em full (a temperatura máxima de funcionamento dele é de 138ºC se não me engano) queria abaixar a temperatura dele, mas só fazendo umas gambiarras para adicionar um dissipador maior nele.
EDIT: eu também evito usar ele em full direto encostado na mesa, eu sempre boto um suporte pra deixar ele um pouco mais elevado da mesa, só isso já abaixa uns entre 5 a 10ºC da cpu.
 
JonJon, insatalei o Windows 7, 8.1 e 10. O notebook funcionou melhor e mais rápido por incrível que pareça no W10 LTSB.

A placa de vídeo sequer funcionou no 7, já no 10, ela teve um desempenho melhor que no 8.1. A minha média de quadros no Rocket League (único jogo que testei) foi bem superior ao que estava no 8.1.
Acho que podemos descartar que o seu problema fora ocasionado pelo W10, foi apenas uma terrível coincidência.
Eh, eu não sei viu kkkk Eh triste acontecer isso com um notebook tão bom quanto esse.

JonJon, insatalei o Windows 7, 8.1 e 10. O notebook funcionou melhor e mais rápido por incrível que pareça no W10 LTSB.

Além da placa de vídeo, posso dizer que esse HD é péssimo. Além de lento, o meu estava apresentando diversos erros. Passei o zero fill da seagate e pelo menos resolveu.
Meu notebook teve pouquíssimo uso em jogo, e talvez por isso a placa off ainda esteja normal. Como uso ele prioritariamente para faculdade/trabalho, vou evitar ao máximo mexer com jogos nele.

Cara, eu já tirei faz tempo. Eu uso um Samsung Evo 850 de 500gb. A maquina voa em muitas coisas, ainda mais que preciso de agilidade pra muitas coisas. Atualmente rodo uma maquina virtual do windows server 2008, chrome, phpstorm (que é em java e precisa de performance) e muitas outras tarefas que aparecem de vez enquando, e não senti travar nenhuma vez. Esse processador i7 quad core fisico aguenta muita coisa (a minha versão é o XD2BR).


JonJon, insatalei o Windows 7, 8.1 e 10. O notebook funcionou melhor e mais rápido por incrível que pareça no W10 LTSB.
Uma coisa que sempre me incomodou nesse notebook, e que talvez seja responsável por tantos problemas, é a temperatura em que ele trabalha. Mesmo sem reballing, as temperaturas dele (pelo menos do meu) são sempre altíssimas. Meu processador/placa mãe não ficam abaixo de 60ºC, mesmo em iddle e facilmente 80+ºC em full. O de vocês também é assim?

Eh aqui utilizando tudo o que eu disse, está em media 70°.
 
Nem me fale, eu ficava puto com esse HD padrão dos ativ book 6, as vezes ele levava mais de 3 minutos para desligar, fora ser uma carroça para ligar e fazer qualquer coisa...
Pelo menos naquele tempo eu tinha dinheiro e no que salvei do desconto do ativ book 6 eu peguei um ssd de 500gb, mudou de agua suja para vinho...
Estranho a temperatura, meu processador em idle fica em 50ºC (sempre deixo o cooler ativo quando esta na tomada e também forço o desepenho mínimo para 50% assim ele abaixa o clock no idle) já em full a cpu chega em 80ºC (ou mais no caso do prime95 que é um caso muito raro de se acontecer até em um jogo)
O que você deve estar reclamando deve ser a temperatura do Diodo PCH, esse ai não tem solução, em idle fica em 70ºC e chega a esquentar mais que a cpu em full (a temperatura máxima de funcionamento dele é de 138ºC se não me engano) queria abaixar a temperatura dele, mas só fazendo umas gambiarras para adicionar um dissipador maior nele.
EDIT: eu também evito usar ele em full direto encostado na mesa, eu sempre boto um suporte pra deixar ele um pouco mais elevado da mesa, só isso já abaixa uns entre 5 a 10ºC da cpu.

Onde você configura os coolers? A única opção que me mexi até hoje foi no Samsung Settings, de diminuir ruído (sempre desativada).

Eh, eu não sei viu kkkk Eh triste acontecer isso com um notebook tão bom quanto esse.



Cara, eu já tirei faz tempo. Eu uso um Samsung Evo 850 de 500gb. A maquina voa em muitas coisas, ainda mais que preciso de agilidade pra muitas coisas. Atualmente rodo uma maquina virtual do windows server 2008, chrome, phpstorm (que é em java e precisa de performance) e muitas outras tarefas que aparecem de vez enquando, e não senti travar nenhuma vez. Esse processador i7 quad core fisico aguenta muita coisa (a minha versão é o XD2BR).




Eh aqui utilizando tudo o que eu disse, está em media 70°.

Eu tenho um SSD no PC, a diferença é gritante mesmo. Quando esse HD der pau, vou colocar um SSD nele, de 240gb pra mim vai ser suficiente. SSD pra note tem a vantagem de você poder se movimentar com ele ligado e utilizar dentro de veículo sem medo de danificar fisicamente o HD.
 
Galera, o que vocês fazem para o atalho de aumentar / diminuir brilho da tela funcionar?

Vira e mexe ele (FN + F2 ou F3) resolve parar de funcionar...
 
Galera, o que vocês fazem para o atalho de aumentar / diminuir brilho da tela funcionar?

Vira e mexe ele (FN + F2 ou F3) resolve parar de funcionar...

o meu parou faz tempo e nao voltou mais. o drive nao instala no windows 10 :/
sei la como arrumar.
 
Galera, o que vocês fazem para o atalho de aumentar / diminuir brilho da tela funcionar?

Vira e mexe ele (FN + F2 ou F3) resolve parar de funcionar...
Não sei se vcs ja tentaram, mas aconteceu comigo e fiz duas coisas e resolveu:
- No samsung Update, tem o patch para correção do brilho. É listado como : "Brightness Control Patch_10.18.10.4242"
- Também reinstalar o Samsung Settings pode resolver.
 
Pra deixar o cooler sempre ativo você não altera nada no programa da Samsung mas sim nas opções de energia do Windows.
Basta alterar as configurações do plano, alterar configurações de energia avançadas, gerenciamento de energia do processador, politica de resfriamento o do sistema e na tomada marque como ativo...

Po denovo o sistema travou >.> mas foi utilizando o blender, o driver de vídeo travou e o blender ficou branco mas o sistema funcionava, fui olhas as temperaturas e a gpu estava em 50ºC e o PCH em 90ºC !!!.
Eu realmente acho que é essa porcaria do PCH que está travando em temperatura alta, maldita Samsung botou nada para dissipar o calor dele.
 
Galera, o que vocês fazem para o atalho de aumentar / diminuir brilho da tela funcionar?

Vira e mexe ele (FN + F2 ou F3) resolve parar de funcionar...

Além de instalar o Brightness Control Patch, eu instalei o driver da tela do notebook pelo gerenciador de dispositivos (sim, foi a partir daqui que começou a funcionar) e por fim desativei o download automático de drivers.
Desde o dia que formatei está funcionando normalmente desde que o samsung settings esteja aberto. Me fala se deu certo.

Pra deixar o cooler sempre ativo você não altera nada no programa da Samsung mas sim nas opções de energia do Windows.
Basta alterar as configurações do plano, alterar configurações de energia avançadas, gerenciamento de energia do processador, politica de resfriamento o do sistema e na tomada marque como ativo...

Po denovo o sistema travou >.> mas foi utilizando o blender, o driver de vídeo travou e o blender ficou branco mas o sistema funcionava, fui olhas as temperaturas e a gpu estava em 50ºC e o PCH em 90ºC !!!.
Eu realmente acho que é essa porcaria do PCH que está travando em temperatura alta, maldita Samsung botou nada para dissipar o calor dele.

Sempre deixei essa opção ativa. Pensei que era algo que possibilitasse alterar a velocidade dos fans.
 
Última edição:
Hoje tentei fazer uns mods no dissipador do diodo PCH, vi que da para melhorar a temperatura dele, mas com o que eu tinha feito praticamente nenhuma diferença :(
Por falar nele qual é a temperatura dele ai?
 
Hoje tentei fazer uns mods no dissipador do diodo PCH, vi que da para melhorar a temperatura dele, mas com o que eu tinha feito praticamente nenhuma diferença :(
Por falar nele qual é a temperatura dele ai?
pergunta que não quer calar... onde fica este bendito??? já pedi aqui e ninguém respondeu ou soube onde ficava...
 
A temperatura eu vi no aida 64, na parte de sensores tem o Diodo PCH (tem que abrir o aida em modo administrador).
Já o PCH está ali em baixo daquele dissipador de 1cm escrito PCH, note que em desktops que usam esse mesmo chipset o dissipador é muito maior.
s-l1600.jpg
 
A temperatura eu vi no aida 64, na parte de sensores tem o Diodo PCH (tem que abrir o aida em modo administrador).
Já o PCH está ali em baixo daquele dissipador de 1cm escrito PCH, note que em desktops que usam esse mesmo chipset o dissipador é muito maior.
s-l1600.jpg
acho que dá pra colocar uma chapa de cobre no lugar... e acho que com uma altura razoável, visto que o capacitor é alto e a espessura da bateria também...
 
Pessoal, to c um prob na bateria do meu AB6.... Ela tá estufada.... Tem como retirar ela é usar sem!? Pode dar algum tipo de reset na BIOS ou sei lá!? Não sei mexer muito bem no setup desse note. Vlw



Resolvido: como a bateria estava estufada, corria o risco de extravasar algum tipo de líquido dela e danificar permanentemente o note.... desconectei ela e retirei.... liguei o note na fonte e na tomada e dei o start.... como imaginava ela resetou as configs da bios e não dava o boot no sistema (pensei até q tinha danificado o ssd).... o reset habilitou o secure boot e uefi.... ai foi só desabilitar o secure e selecionar csm ao invés do uefi! pronto! mas tem um detalhe, se vc desconectar a fonte da energia reseta dnv a bios, portanto tem q ficar direto c a fonte na tomada até chegar a bateria nova!

Ps: alguém sabe qual o modelo dessa bateria? não achei o modelo especifico no ML, so p o ativ book 2.... na parte traseira da bateria o modelo está em COREANO!!! e não da p saber.
 
Última edição:
pessoal, quanto será que dá pra vender meu AB6 i5 8850m, comprado em 2013/2? to querendo pegar um ultrabook, pq vou passar a precisar carregar bastante pra todos os lados (faculdade, programação, projetos, sabem como eh) e não jogo mais tanto, no máximo eSports huahuahua
 
pessoal, quanto será que dá pra vender meu AB6 i5 8850m, comprado em 2013/2? to querendo pegar um ultrabook, pq vou passar a precisar carregar bastante pra todos os lados (faculdade, programação, projetos, sabem como eh) e não jogo mais tanto, no máximo eSports huahuahua
E por quanto está pensando vender?
 
E por quanto está pensando vender?

pensei uns 2100 reais inicialmente (com frete), pq sabemos como o povo tenta negociar e pechinchar huahuahua através do ML, com MP e ME, pq senão sai um absurdo o valor do frete.
to pensando em pegar o Dell Inspiron 14 7000, foi um dos ultrafinos com menos de 2kg mais baratos que eu achei (o modelo de 3450 reais), queria tirar pelo menos metade do valor no AB6.
 
Eae pessoal!

Estão usando qual driver da GPU neste notebook? Alguma recomendação?
 
Eae pessoal!

Estão usando qual driver da GPU neste notebook? Alguma recomendação?

Estou usando o último disponível no site da AMD, no Windows 10. Funcionando perfeitamente aqui.
 
R$2000 reais o modelo XD2BR, o outro (XD1) eu iria vender por uns R$1500.
E se tiver um SSD da pra dar um plus legal no preço (dependendo da capacidade)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo