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Tecnologia // Internet
Banda larga: queda de braço pelo consumidor
Publicado em 16.09.2009, às 07h25
Jacques Waller
jwaller@jc.com.br
A operadora GVT iniciará suas atividades no Recife em outubro. A reportagem do JC telefonou para a central de vendas da companhia e foi informada de que entre 20 e 30 dias será iniciada a comercialização de serviços de internet pela empresa, com velocidades entre 3 Mbps e 15 Mbps. No momento, só é possível fazer um cadastro para ser comunicado sobre o início das operações, que inclui ainda serviços de telefonia. Os valores dos pacotes não estão definidos.
A GVT não confirma a presença na cidade, alegando que por ser uma empresa de capital aberto não pode fazer qualquer anúncio antes de informar seus acionistas. Mesmo assim, caixas de transmissão de voz e dados com o logotipo da operadora já são vistas em alguns pontos do Recife, como em Boa Viagem. Também há relatos sobre a instalação de cabeamento de fibra ótica e até de uma possível sede da companhia no bairro da Imbiribeira.
Há um mês, a GVT confirmou apenas que estaria formatando uma expansão para três cidades onde ainda não atua e que a soma da população da nova área de atendimento seria de três milhões de habitantes. A operadora também anunciou seu novo serviço banda larga de altíssima velocidade, o Power GVT, que conexão de 3 Mbps, 10 Mbps, 15 Mbps, 25 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps. As mensalidades custam entre R$ 49,90 e R$ 499,90. A central de atendimento da GVT pode ser contatada pelo telefone 10325.
VELOX - Enquanto a GVT não chega oficialmente à cidade, a Oi se antecipou à concorrente, lançando no Recife, na semana passada, o Velox Ultra. O serviço oferece velocidades de conexão de 2 Mbps, 4 Mbps, 8 Mbps, 14 Mbps, 20 Mbps, 40 Mbps, 60 Mbps e 100 Mbps, com tarifas que variam entre R$ 59,90 e R$ 529,90.
O que prometia ser uma esperança de conexão mais rápida acabou em frustração para os consumidores que tentaram contratar as novas velocidades oferecidas pela Oi, cujo início das vendas estava agendado para a última segunda-feira. Segundo informações de leitores que entraram em contato com o JC, a central de vendas da operadora informava que o serviço não estava sendo oferecido nessa região.
Em comunicado, a Oi informou que detectou falhas no sistema de atendimento. Segundo a nota, o erro fazia com que os clientes fossem direcionados para uma célula do call center que atende localidades ainda não cobertas pelo Velox Ultra, o que fazia com que os atendentes informassem a indisponibilidade da venda. A nota diz ainda que as falhas estão sendo corrigidas. Para consultar a disponibilidade do serviço, clientes devem ligar para o número 10331. Aqueles que não são clientes Oi, devem buscar informações pela central 0800 031 0001.