• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Otimização - Ryzen 7 7800X3D

brunotitata

New Member
Registrado
E ai pessoal, gostaria de algumas opiniões sobre overclock/undervolt... possuo essa configuração:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D
Placa mãe: Gigabyte B650 AORUS ELITE AX
Memórias: 2X XPG Lancer DDR5 16GB 6000MHZ RGB
Placa de vídeo: NVIDIA RTX 4070 MSI Ventus 3X 12GB, 192bits, OC
Water Cooler: Lian Li Galahad Ii Trinity Performance 360

5f693092-9c87-4d29-a617-f4d97742fc32.jpg


Em jogos a temperatura fica em torno de 65° ~ 70° e o clock maximo que o 7800X3D chega é de 5050mhz, vi de alguns relatos que com apenas alguns ajustes na BIOS conseguiria melhores resultado de performance, então procurei na net informações sobre otimização do Ryzen 7800X3D para diminuir a temperatura e aumentar o clock e cheguei nessas configurações na BIOS:


IMG20231126174356.jpg



IMG20231126174411.jpg


IMG20231126174420.jpg


Após essas config na BIOS, a temperatura máxima rodando o R23 fica em torno de 85, 86 graus e o clock máximo 5050mhz, creio que o Water Cooler conseguiria segurar mais a temperatura e consequentemente conseguisse atingir um clock maior

IMG-20231126-WA0022.jpg


Gostaria de saber se com essa config q possuo, a temperatura e o clock do 7800X3D está bom ou consigo obter melhores resultado em relação a temperatura/clock? Se sim, como?
Vi alguns relatos no reddit que o pessoal conseguem alcançar um clock maior com temperaturas inferiores e atingindo pontuação no Cinebench R23 na casa dos 19k pontos, será que consigo ajustar alguma configuração na BIOS que consiga melhorar mais em questão de eficiencia do 7800X3D ??
 
Última edição:
faz teste do winrar pra vermos abre winrar ultima versao e da ALT+B e espera ele da uma pontuacao o 7800x3d do meu amigo fez 54 mil pontos
no comeco ele disse q fez 38 mil ae ele instalou algo que suspeito ser alguma coisa de driver que melhorou bastante ae foi pra 54 mil
o usuario que me refiro é @b0xBR chamei ele aqui vamos ver se ele "aparece"
 
faz teste do winrar pra vermos abre winrar ultima versao e da ALT+B e espera ele da uma pontuacao o 7800x3d do meu amigo fez 54 mil pontos
no comeco ele disse q fez 38 mil ae ele instalou algo que suspeito ser alguma coisa de driver que melhorou bastante ae foi pra 54 mil
o usuario que me refiro é @b0xBR chamei ele aqui vamos ver se ele "aparece"
E ai!

No Cinebench aqui deu quase o mesmo resultado, chegando perto dos 18k. Após reinstalar o driver do chipset (o módulo 3D não havia sido instalado o driver), saltou de 38k para 54k no WinRAR. Eu fiz a mesma curva de -30 e tenho as memórias em 6000 (2x32GB aqui). Acredito que esteja de acordo com o esperado.
 
faz teste do winrar pra vermos abre winrar ultima versao e da ALT+B e espera ele da uma pontuacao o 7800x3d do meu amigo fez 54 mil pontos
no comeco ele disse q fez 38 mil ae ele instalou algo que suspeito ser alguma coisa de driver que melhorou bastante ae foi pra 54 mil
o usuario que me refiro é @b0xBR chamei ele aqui vamos ver se ele "aparece"

edit

É esse teste? parece que não tem fim... deixei 5 minutos rodando, e aparentemente os valores se estabilizaram iguais no print
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vai usar pra jogos ou trabalho?
Jogos, para trabalho utilizo outro setup
 
Última edição:
É esse teste? parece que não tem fim... deixei 5 minutos rodando, e aparentemente os valores se estabilizaram iguais no print
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Jogos, para trabalho utilizo outro setup
isso ele nao para nunca mais em 10-15 segundos ja da pra saber quanto fica o seu ta otimo 55 mil, nao acha @sid_brain ?
 
Jogos, para trabalho utilizo outro setup
Então sinceramente vai jogar e ser feliz, o povo gosta de ficar punhetando número de benchmark que não significa absolutamente nada pra jogos, tem gente que vai dizer por aí que se você passar um tempo tunando o PBO e blablabla vai ganhar um puta desempenho mas aí você pede pra pessoa mostrar um resultado e ela sempre vai compartilhar número de benchmark sintético ao invés de benchmark/teste em jogos, se realmente tivesse um ganho significativo de jogos pode ter certeza que ia estar cheio de gente postando resultados maravilhosos por aí e gente querendo ganhar visualização de vídeo em cima disso, na prática não é bem assim, sem contar que se não me engano o 7800x3D sequer aceita clock boost override positivo, tanto que seu clock continua em 5050 mesmo com +200

O que eu faria é só aplicar o CO mesmo, talvez sustente clock médio um pouquinho mais alto e ganhe lá seus 50mhz a mais que não vai afetar em praticamente nada realisticamente, a não ser pra quem gosta de considerar um possível ganho de 1% como ganho relevante
 
maravilha demais então !!!
gostaria de saber em relação ao clock em games, se alguem com o 7800X3D consegue ultrapassar dos 5050mhz
Nem tentei, até pq não vi necessidade por enquanto.
 
Se você usa seu PC para jogos, não deveria testar o cinebench ou WinRAR, são aplicações que não tratam de jogos.

Use o benchmark de jogos, talvez o 3dmark seja o mais genérico possível.

Jogos com benchmark atuais:
Ac Valhalla
Saiber Panque Dois Mil e 77
Forza Motorsport
Rdr2
Choro Longe 5
O horizonte a meia noite (ou amanhecer zero não sei qual a tradução fica menos pior)
 
tem a opção NITRO para DDR5 em AM5, e possivelmente possa apertar as temporizações, onde você pode ganhar um empurrão extra. Se encontrar quem já tenha feito isso fica mais fácil testar.
 
Se você usa seu PC para jogos, não deveria testar o cinebench ou WinRAR, são aplicações que não tratam de jogos.

Use o benchmark de jogos, talvez o 3dmark seja o mais genérico possível.

Jogos com benchmark atuais:
Ac Valhalla
Saiber Panque Dois Mil e 77
Forza Motorsport
Rdr2
Choro Longe 5
O horizonte a meia noite (ou amanhecer zero não sei qual a tradução fica menos pior)
acho q ele quer maquina de guerra q rode jogos e tdo
 
acho q ele quer maquina de guerra q rode jogos e tdo
Isso pra pessoas comuns mas o dono do tópico em questão tem um PC para trabalho e esse é o de joguinho.
Nesse caso tanto faz Cinebench, WinRAR ou CineRar.
 
Uma coisa eu garanto. Saí de um 5600G com 4x8 3200Mhz e pulei para um 7800X3D e 2x32GB 6000. A diferença é BRUTAL na jogatina. Mantive a 6700XT pois não vejo necessidade de subir para 2K ou 4K e rodando em FHD ela mais do que se mantém.

CS2: Oscilava entre 140 ~ 200, atualmente não baixa de 320fps
Forza: Rodava no High e batia 90, agora no Ultra não baixa de 120fps.
Diablo IV: Rodava no High em 140 de média. Agora, no Ultra em 165.
 
Uma coisa eu garanto. Saí de um 5600G com 4x8 3200Mhz e pulei para um 7800X3D e 2x32GB 6000. A diferença é BRUTAL na jogatina. Mantive a 6700XT pois não vejo necessidade de subir para 2K ou 4K e rodando em FHD ela mais do que se mantém.

CS2: Oscilava entre 140 ~ 200, atualmente não baixa de 320fps
Forza: Rodava no High e batia 90, agora no Ultra não baixa de 120fps.
Diablo IV: Rodava no High em 140 de média. Agora, no Ultra em 165.
quanto custou esse upgrade?
 
Uma coisa eu garanto. Saí de um 5600G com 4x8 3200Mhz e pulei para um 7800X3D e 2x32GB 6000. A diferença é BRUTAL na jogatina. Mantive a 6700XT pois não vejo necessidade de subir para 2K ou 4K e rodando em FHD ela mais do que se mantém.

CS2: Oscilava entre 140 ~ 200, atualmente não baixa de 320fps
Forza: Rodava no High e batia 90, agora no Ultra não baixa de 120fps.
Diablo IV: Rodava no High em 140 de média. Agora, no Ultra em 165.
é tem coisa q cpu ajuda se vc tivese feito de manter 5600g e so pluga-se uma 4090 sera que melhoraria tanto quanto foi fazendo a troca do kit?
 
Uma coisa eu garanto. Saí de um 5600G com 4x8 3200Mhz e pulei para um 7800X3D e 2x32GB 6000. A diferença é BRUTAL na jogatina. Mantive a 6700XT pois não vejo necessidade de subir para 2K ou 4K e rodando em FHD ela mais do que se mantém.

CS2: Oscilava entre 140 ~ 200, atualmente não baixa de 320fps
Forza: Rodava no High e batia 90, agora no Ultra não baixa de 120fps.
Diablo IV: Rodava no High em 140 de média. Agora, no Ultra em 165.
qual a especificação dessa memória DDR5? conseguiu tunar os timings?
 
quanto custou esse upgrade?
6k (proc + cooler + mems + placa mãe + fonte + 990Pro 1TB + gabinete
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é tem coisa q cpu ajuda se vc tivese feito de manter 5600g e so pluga-se uma 4090 sera que melhoraria tanto quanto foi fazendo a troca do kit?
nope, o 5600G já metia um gargalo na 6700XT
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

qual a especificação dessa memória DDR5? conseguiu tunar os timings?
Kingston Fury 2x32GB - 6000MT/s 36-38-38 1.35V.
Joguei no DOCP e larguei.
 
como está se comportanto o Water Cooler Lian Li Galahad Ii Trinity Performance 360?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo