Partindo pro hardcore com o n8645

andrelip

Well-Known Member
Registrado
Bom, como li todos os tópicos aqui e em outros forums e não vi ninguem que realmente tenha feito o overclock da placa de vídeo nesse notebook, então resolvi me aventurar. Resultados: de 450/600 foi para 585/665 estáveis e sem apresentar erro no GPUTools, lembrando que o padrão da placa é de 550/700. A tempetura subiu para 85graus no Battlefield BC2 com esse overclock. O tópico do philco15008 está bem completo e o nível das "gambiarras" está bem alto, queria levar isso pro lado de quem comprou esse note e por isso queria que me ajudassem com os seguintes questões: descobrir qual o nome real da placa mãe, o pll dela para fazermos um overclock (vi que alguns i5 mobile são desbloqueados e mesmo se não forem farei pinmod), como aumentar a rotação do cooler, trocar o fn pelo ctrl e, principalmente, como colocar 75hz no windows 7 (suportado segundo o fabricante só que bloqueado pelo windows 7 por causa do EDID incorreto).
 
teve ganho de qts fps? me pareceu bem esquentadinho
 
MUITO GANHO MESMO! Primeiramente utilizei minhas decepções do passado como curiosidade pra instalar a versão de 32 Bits do sistema e pra minha surpresa, não importa se for amd x1 64bits, x2, Core2Duo ou Core i5 com todas as atualizações de drivers e do windows, a versão de 64 bits continua uma droga. Depois foi a vez de testar o processador (i5 460m 2,8ghz em turbo) com o SisSandra e pra minha surpresa ele bateu TODOS os processadores de referência do programa com excessão dos i7 e Phenom II x4, embora consiga tenha ganho das até versões entry-levels desses 2 últimos. Claro que a memória em 1333 pode ter desbalanceado em relação aos demais, o que me surpreendeu foi a performance acima até das versões desktop do i5. Com essas informações, fica claro que todo o gargalo existe fica por conta da vga, então qualquer aumento do clock melhora muito o desempenho dos jogos. Meu Battlefield que ficava injogável no stock e em 64bits, agora fica com média de 25 fps na resolução nativa, em high com HSAO desabilidado e filtros em 4x. Boto em medium e consigo um jogo lisinho, sem lag nenhum e perfeito pra disputar online. Ficou melhor que meu desktop c2d em 3,7ghz com 9600gt.
 
Também achei esquentadinho.

Overclock aqui no Philco não compensa. Usando 600/800 dá ganho médio de 3FPS nos jogos. Não acho que vale a pena, apesar da temperatura se manter na casa dos 76ºC.

E seu desktop deve estar com problema. Meio que impossível uma HD4650 ser melhor que a 9600GT com um C2D a 3,7GHz (supondo que a sua seja pelo menos a versão padrão), mesmo que empurrada por um Core i5. Minha HD3850, que é pior que a 9600GT, dava uma surra de pau mole na HD4650 do notebook. Isso com um Athlon X2 5000+, que não é muito melhor que o C2D T6500 do note. Quando usei a HD3850 com o Phenom II X4 o massacre foi total.

Quanto alterar a rotação do cooler, talvez o mesmo procedimento do Philco sirva para seu notebook. Só a tabela que pode ser diferente. Daí você precisa achar o local certo a ser alterado.
 
Li todas as páginas do tópico do phn15008 e do n8645 do CDH, o que reparei que muitas pessoas reclamaram do desempenho do Battlefield, Medal of Honor e Black Ops no philco e todos afirmaram rodar esses jogos liso com quase tudo no talo no n8645. No início achei que era entusiasmo do cara que fez o review, assim que comprei vi que era mt bom, mas tinha difernença enorme entre resolução alta e baixa. Assim que troquei pro Seven de 32bits ficou muito bom mesmo, sem muita diferença entre resoluções e bem melhor que meu desktop (e7400 @ 3.7 - 2gb ram - 9600gt com 10% de over). Então acredito que o i5 esteja fazendo algum milagre, o que está me matando é esse cooler e jogar em 60hz...
 
galera sou novo aki... comprei um n8645 e to interessado em overclok dele... so que aki vocês nao falam nd a respeito... so citam o philco15008 e como sou novo to mei perdido... daria pra alguem explica?

Abras!
 
galera sou novo aki... comprei um n8645 e to interessado em overclok dele... so que aki vocês nao falam nd a respeito... so citam o philco15008 e como sou novo to mei perdido... daria pra alguem explica?

Abras!

A primeira coisa que te aconselho é colocar o WIndows Seven 32bits, depois desativar o dual GPU pra não ocupar memória compartilhada e o over da placa de vídeo dá pra fazer com o GPUTools, aqui ficou em 580/660. Quanto ao processador, além de descobrirmos o PLL ainda tem que realizar umas gambiarras e utilizar uns clocks mágicos pra poder realizar overclock no i5 mobile.
 
eu nao so muito bom em fazer over clock algumas pessoas falaram q tem chance de queimar o note alguem confirma isso ?
 
Tenho o notebook há apenas 1 semana. O jogo mais pesado que tenho rodado aqui é o Assassin's Creed 2 que apesar de ser muito bom parece fazer o gênero "port porco de console" pq é bem pesadinho.

Ainda ñ senti necessidade de fazer overclock. Minha experiência com over de VGA é que ñ vale a pena. Muito risco de problemas pra pouca vantagem. No processador é muito mais fácil e o ganho é muito maior. Mas isso levando em conta desktop. Over em processador no notebook é outro caso. Mas no caso de over de VGA acaba sendo a mesma coisa tanto pra desktop qto pra notebook. Mas isso é uma opinião. Tem gente que acha que ganhar 10-15% faz muita diferença. Eu já penso o contrário.

Sem contar o i5... que deixa o Dual core e core 2 duo do 15006 e 15008 respectivamente no chinelo...

Mas para a maioria dos jogos ñ faz diferença. Acaba dando na mesma.
 
eu nao so muito bom em fazer over clock algumas pessoas falaram q tem chance de queimar o note alguem confirma isso ?

Tem sim e se queimar é pior pq geramente é chip é soldado na placa mãe e mesmo que não fosse é raro achar vga pra notebook. Vc terá que trocar toda a placa mãe e sairá muito caro ou seja PT no note. É bom ficar esperto com as temp. Eu sou conservador prefiro não fazer over, se acho que o note tá com performance ruim compro outro e vendo o atual.
 
Achei o tópico correto.

comprei este notebook tem duas semanas, estou com alguns problemas.

1- O notebook está muito quente, temperatura de vga está em 100 graus em iddle, a velocidade do cooler fica só em 30%.

2 - Já instalei 3 drivers diferentes modelo catalist, e nenhum habilita a opção de controle de cooler ou overclock

3 - Baixei o programa da amd overdriver, e não inicia


Estou usando windows seven 32bits ultimate.
 
Achei o tópico correto.

comprei este notebook tem duas semanas, estou com alguns problemas.

1- O notebook está muito quente, temperatura de vga está em 100 graus em iddle, a velocidade do cooler fica só em 30%.

2 - Já instalei 3 drivers diferentes modelo catalist, e nenhum habilita a opção de controle de cooler ou overclock

3 - Baixei o programa da amd overdriver, e não inicia


Estou usando windows seven 32bits ultimate.

O cooler só fica em 30% quando está geralmente em idle. Acho que seu note está com problemas, se tiver na garantia mande de volta. Teria que abrir ele pra ver.
 
sera que o esquema de aumento da velocidade do cooler feito nos philco serve no itautece ?
 
Bom agora são 2 horas da matina e consegui formatar o notebook agora, quase 3 horas para formatar.

Problemas

1 - Boot com placa de video ati da tela azul

A bios possui uma opção de selecionar o boot via dualvga, ou vga intel ou vga ati, não sei porque mais não consiguia instalar o windows seven quando habilitava somente a placa de video ati.

Depois que descobri que tinha que deixar selecionado dual vga, instalou o sistema operacional de boa.

2 - Habilitar somente a placa de video ati no windows

Após ter terminado de instalar o sistema operacional, queria desativar a placa de video intel, e deixar somente a ati, bom fui eu com toda minha ingenuidade na ferramentas do sistema e desativei a placa de video intel, até ai tudo bem, pediu para reinciar o sistema, depois de reinciar tela azul... entrei em modo de segurança ativei a bendita.

Tive que instalar o driver do chipset intel, depois que fiz isso desativei a placa de video intel, e fui na bios e deixei o boot atraves da placa de video ati, funcionou tranquilo

3 - Tentando habilitar overdriver catalyst

Bom até agora não consegui habilitar o gerenciamento do cooler ou dos clocks da pelo catalyst, não sei o que acontece mais essa opção não é liberada neste notebook, e outra não consigo instalar ati tray tools toda vez que instalo ele congela o notebook e reincia.

Estou com sérios problemas com temperatura neste notebook, está aquecendo de mais, vou tentar fazer mais tarde o esquema de aumento de velocidade do cooler que está postado no tópico do philco.

abraços
 
Bom agora são 2 horas da matina e consegui formatar o notebook agora, quase 3 horas para formatar.

Problemas

1 - Boot com placa de video ati da tela azul

A bios possui uma opção de selecionar o boot via dualvga, ou vga intel ou vga ati, não sei porque mais não consiguia instalar o windows seven quando habilitava somente a placa de video ati.

Depois que descobri que tinha que deixar selecionado dual vga, instalou o sistema operacional de boa.

2 - Habilitar somente a placa de video ati no windows

Após ter terminado de instalar o sistema operacional, queria desativar a placa de video intel, e deixar somente a ati, bom fui eu com toda minha ingenuidade na ferramentas do sistema e desativei a placa de video intel, até ai tudo bem, pediu para reinciar o sistema, depois de reinciar tela azul... entrei em modo de segurança ativei a bendita.

Tive que instalar o driver do chipset intel, depois que fiz isso desativei a placa de video intel, e fui na bios e deixei o boot atraves da placa de video ati, funcionou tranquilo

3 - Tentando habilitar overdriver catalyst

Bom até agora não consegui habilitar o gerenciamento do cooler ou dos clocks da pelo catalyst, não sei o que acontece mais essa opção não é liberada neste notebook, e outra não consigo instalar ati tray tools toda vez que instalo ele congela o notebook e reincia.

Estou com sérios problemas com temperatura neste notebook, está aquecendo de mais, vou tentar fazer mais tarde o esquema de aumento de velocidade do cooler que está postado no tópico do philco.

abraços

Já disse que o overdrive não é compatível. Seu note tem problemas físico, se está na garantia leve ele. O Itautec não era pra aqueçer tanto assim.
 
oloco, 100 graus em idlle, oq ta esperando cara, garantia na hora, tem problema serio ai..

pra vc ter uma ideia, meu Asus q é mais forte q o n8645, i7 + HD5730, jogando GTA IV por horas, o pico maximo é de 90 graus, ou seja, full do full aki atinge 90 com config mais forte, ai sem fzer nada ta a 100.. isso com placa e proc. mais fracos q dissipam menos calor e entao era pra aquecer menos q o meu ainda no full.. boa sorte
 
Mais um que achou o tópico certo aqui. :yes:

Participava ativamente de um tópico criado no cdh, mas apesar de perder tanto tempo lá tentando ajudar outros users e trocar ideías sobre esse note, a moderação extremamente nojenta excluiu vários posts dos users desistimulando totalmente a participação. Tudo é off-topic. Vc só pode elogiar o review feito pelo autor e pronto.

Bem acompanharei aqui de perto, primeiro porque sou dono de um note desses (hehe), segundo porque acho um note parrudo e bem feito, por uma empresa nacional, que roda a maioria dos jogos atuais num preço acessível (coisa rara de se ver) e terceiro, porque acho que se nos empenharmos como o pessoal do PHN 15008 fez, teremos um note com mods bem legais, temperatura baixa e poderemos deixar essa pv com os clocks originais (550/700), já que ela vem com underclock de fábrica pra economizar energia. Com certeza deixá-la na velocidade padrão vai implicar em um ganho muito grande de desempenho em jogos.

Bem vou compartilhar as informações de um outro usuário que abriu o note e descobriu várias coisas, mas infelizmente a estupidez da moderação do cdh deletou o post do colega.

Fotos do note sem a tampa:

s7300658.jpg


s7300662.jpg


s7300657.jpg


Importante:

Falta entrada de ar em cima do cooler.
Marca das memo: smart.
Conforme postado pelo autor deste tópico, andrelip, nosso note é um barebone da FIC, olha ele aqui: http://www.fic.com.tw/product/kpca.aspx

Bem acho que o mais urgente é nos empenhar em configurar a rotação do cooler que trabalha muito baixo e só é acionada qdo as temps estão altas, tudo a fim de favorecer a economia de bateria. Mas convenhamos, qdo a gente tá com o note na batera, não vai ficar jogando. Quer jogar, põe ele na tomada :D


espero que as informações sejam úteis, e vamos agitar isso daqui.

[ ]'s
 
Depois que consegui habilitar na bios o boot pela vga ati, consegui instalar e iniciar o ati tray tools, porêm não consegui alterar as configurações do cooler da vga, o programa informa hardware informado não encontrado.

O programa da msi, não libera a opção de controle do cooler da vga.

Vamos que vamos :D
 
Douglas, qual é a temperatura em idle da sua vga ?
Aqui pelo gpuz e everest ambos mostram 100c de média com o cooler em 100%

Sem jogar está essa temperatura quando joga, pai amado.
 
Surfer, deixando o note só ligado (idle) ele fica em 58º C, e a mobo fica na mesma temp. A pv em 61ºC.

Tá meio esquentado em idle, mas deve ser porque o cooler não é acionado....A gente tinha que descobrir como resolver isso.
 
Botei um livro pra elevar a saída principal de ar (embaixo do botão power) e a temperatura caiu de 85graus pra 78 em overclock ;)
Overclock em placa de vídeo só dá problema se a temperatura ficar muito alta e houverem artefatos.
 
Tentei fazer essa elevação com tampinhas de garrafa pet (ô pobreza :D ), mas não obtive resultados significantes.
 
Reinstalei o windows aqui e agora ñ consigo rodar o ATI Tray Tools. Ele instala, mas na hora de executar dá erro. O pior é que eu nem sei se o driver instalado tá atualizado pq eu instalei o 11.1, mas ñ sei se foi instalado corretamente (pq ñ parece ter alterado nada e ñ tenho como ver).

Antes tava normal. Putz, vai entender essas maluquices que só acontecem com ATI... Alguém tem uma idéia?


E pq ninguém posta no tópico do notebook?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo