[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Eu discordo que a Artic Silver 5 seja infinita, pq isso simplesmente não existe há menos que ela tenha sido utilizada num micro cuja temperatura não ultrapasse os 50º.
Eu já utilizei Artic Silver num micro (anterior a essa 5) e após uns 2 anos de uso a pasta térmica ressecou e virou tipo uma farofa.
Por isso, pasta térmica pra mim só Thermal Gryzzly Kryonaut Extreme ou Coolermaster Mastergel Maker.
Melhor que isso só as de metal líquido e que apesar de serem as melhores tem um tempo de duração.
Cada caso é um caso, mas 02 anos acho que ela se saiu bem ainda, tem pasta que não dura 06 meses e já começa a perder condutividade e principalmente o desempenho, mas hoje em dia tem opções melhores que ela no quesito temperatura.

Eu discordo que a Artic Silver 5 seja infinita, pq isso simplesmente não existe há menos que ela tenha sido utilizada num micro cuja temperatura não ultrapasse os 50º.
Eu já utilizei Artic Silver num micro (anterior a essa 5) e após uns 2 anos de uso a pasta térmica ressecou e virou tipo uma farofa.
Por isso, pasta térmica pra mim só Thermal Gryzzly Kryonaut Extreme ou Coolermaster Mastergel Maker.
Melhor que isso só as de metal líquido e que apesar de serem as melhores tem um tempo de duração.
Bom dia amigo! "Infinita" é mais uma expressão, nada é infinito. Confesso que nunca usei a AS5 em uma GPU tão parruda (não existiam na época), usei AS5 em HD4850 com TDP110W e em outras mais fracas tipo GeForce 7600GT, Radeon 9600XT e elas duraram muito, não sei precisar quanto tempo, mas com certeza mais de 3~4 anos sem degradar a performance. No fim a pasta foi trocadas apenas no processo de lavar o cooler pra efeito de manutenção.
Em todo caso eu não recomendo a AS5 pra GPU por ela ser capacitiva, e normalmente as GPUs são cheias de pequenos capacitores SMD no entorno do DIE e se escorrer ali o risco de zuar é grande. A CM Mastergel Maker é uma boa pedida nesses casos ou a GC Extreme, mesmo que durem apenas 1 ano a depender do uso. Nunca usei a Kryonaut, me recuso a pagar o preço e sei de antemão que ela sofre pump-out rápido, não como a MX-4, mas ainda sim na minha opinião isso a torna economicamente inviável pra se trocar a cada 6 meses.

Última edição:
Bom dia amigo! "Infinita" é mais uma expressão, nada é infinito. Confesso que nunca usei a AS5 em uma GPU tão parruda (não existiam na época), usei AS5 em HD4850 com TDP110W e em outras mais fracas tipo GeForce 7600GT, Radeon 9600XT e elas duraram muito, não sei precisar quanto tempo, mas com certeza mais de 3~4 anos sem degradar a performance. No fim elas foram trocadas apenas no processo de lavar o cooler pra efeito de manutenção.
Em todo caso eu não recomendo a AS5 pra GPU por ela ser capacitiva, e normalmente as GPUs são cheias de pequenos capacitores SMD no entorno do DIE e se escorrer ali o risco de zuar é grande. a CM Mastergel Maker é uma boa pedida nesses casos ou a GC Extreme, mesmo que durem apenas 1 ano a depender do uso. Nunca usei a Kryonaut, me recuso a pagar o preço e sei de antemão que ela sofre pump-out rápido, não como a MX-4, mas ainda sim na minha opinião, torna o uso economicamente pra se trocar a cada 6 meses.
Peguei a CM Mastergel Maker, esperar agora chegar pra vê se é boa mesmo =D

Bom dia pessoal, acabei fazendo um "rancho" no aliexpress. Comprei vários thermalpads, alguns da thermalright de 0.5mm e 1.0mm(12.8w/mk) e outros genéricos de outras espessuras pra caso seja necessário. Também acabei pegando um tubinho de 2g da gelid gc extreme, pra mim 2g será mais do que suficiente, pois quero apenas colocar na gpu (acredito que no meu caso vá durar pelo menos 1 ano, visto que é uma 1060) e posteriormente no processador. Quando chegar tudo aqui faço testes e posto aqui o resultado.

Bom dia pessoal, acabei fazendo um "rancho" no aliexpress. Comprei vários thermalpads, alguns da thermalright de 0.5mm e 1.0mm(12.8w/mk) e outros genéricos de outras espessuras pra caso seja necessário. Também acabei pegando um tubinho de 2g da gelid gc extreme, pra mim 2g será mais do que suficiente, pois quero apenas colocar na gpu (acredito que no meu caso vá durar pelo menos 1 ano, visto que é uma 1060) e posteriormente no processador. Quando chegar tudo aqui faço testes e posto aqui o resultado.
01 ano ? com 02g aplicando somente na GPU certamente vai durar bem mais que isso :joia:

Eu montei o PC do meu amigo, e usei a MX-5, infelizmente, tanto eu quanto ele estávamos com o tempo curto no dia e não pude testar o desempenho dela.
Com relação à aplicação, gostei bastante. Ela é, de fato, mais fluida que a MX-4, e vou acompanhar, com meu amigo, como ela envelhece nos próximos meses.

Uma coisa interessante é a cor azul, não pensei que fosse fazer qualquer diferença, mas a cor ajuda a checar se a pasta espalhou até a borda do heatspreader, olhando embaixo do bloco montado.

Vou ficar devendo o teste de desempenho, porque meu PC está com um WC custom e não estou nem um pouco afim de desmontar o loop :bem:

Eu montei o PC do meu amigo, e usei a MX-5, infelizmente, tanto eu quanto ele estávamos com o tempo curto no dia e não pude testar o desempenho dela.
Com relação à aplicação, gostei bastante. Ela é, de fato, mais fluida que a MX-4, e vou acompanhar, com meu amigo, como ela envelhece nos próximos meses.

Uma coisa interessante é a cor azul, não pensei que fosse fazer qualquer diferença, mas a cor ajuda a checar se a pasta espalhou até a borda do heatspreader, olhando embaixo do bloco montado.

Vou ficar devendo o teste de desempenho, porque meu PC está com um WC custom e não estou nem um pouco afim de desmontar o loop :bem:
Interessante essa cor azul, cara eu estou esperando chegar a Master Gel Maker que peguei espero que chegue hoje antes do feriado.

Imagino a trabalho pra desmontar o WC custom, quando tinha aqui ficava horas pra montar mas eu gostava haha.

Estou para fazer up de processador do 3500x para 5600x, atualmente uso thermal grizzly kryonaut , continuo nessa pasta térmica ou invisto em outra para esse tipo de processador da AMD ?

Estou para fazer up de processador do 3500x para 5600x, atualmente uso thermal grizzly kryonaut , continuo nessa pasta térmica ou invisto em outra para esse tipo de processador da AMD ?
Pode continuar na mesma pasta mesmo porque não vejo necessidade de troca-la mesmo upando o processador.

Pessoal blz? Oolha só, estava com uma mx4 aqui todo pimpão e fui verifixaros detalhes e imaginem....era falsa. Desempenho até que não é ruim, mas já fiquei puto com a situação...foi pro lixo. Agora quero outra. Qual recomendam...nada muito caro, pensei nessa ocz extreme mas qual é a diferença dela pra pcyes? Ou a Noctua....Valeu.

Pessoal blz? Oolha só, estava com uma mx4 aqui todo pimpão e fui verifixaros detalhes e imaginem....era falsa. Desempenho até que não é ruim, mas já fiquei puto com a situação...foi pro lixo. Agora quero outra. Qual recomendam...nada muito caro, pensei nessa ocz extreme mas qual é a diferença dela pra pcyes? Ou a Noctua....Valeu.
Já usei a PCYES e cara eu gostei do desempenho tu pode pegar ela ou se preferir tem outras opções boa como por ex a master gel make,noctua entre outras.

Ontem a noite, vagabundeando no YouTube, me deparei com dois reviews independentes de Pastas Térmicas muito bons. Um dele é do Luumi (Overclocker) gosto dos testes deles, são bem controlados e neste em específico ele fez uma re-visitada a Gelid GC Extreme, vale a pena conferir:

O outro é de um canal Russo Digital ScoPion, que mesmo com o Google translator não dá pra entender quase nada, mas os gráficos falam por si só, e ele testa uma variedade interessante de pastas.

Esse canal russo não tinha visto ainda, interessante, cara chegou a master gel make mas vendi meu laptop e comprei outro, esperando chegar pra testar a baixinha.

Fala galera, caindo de paraquedas aqui, seguinte, eu tenho um Ryzen 5 1600AF que comprei na metade de 2020, junto com uma Deepcool G40 e peguei um PCYes Nótus LP ao invés do Coolerbox da AMD, mas pensa um cooler desgracento de colocar é esse da PCYes que tem a parafusação por trás da Mobo parecendo um Watercooler.

Enfim ultimamente notei que em full load o processador bate na casa dos 75/77º será que seria caso de encarar trocar a pasta ? Não sei quanto tempo a G40 dura, eu usei uma Z5 no meu antigo i5 6500 por quase 1 ano e meio com o cooler stock da intel mas nunca me atentei nas temperaturas, oq me dizem ? É caso de trocar a pasta ou a temperatura esta ok pro modelo do Ryzen ?

Fala galera, caindo de paraquedas aqui, seguinte, eu tenho um Ryzen 5 1600AF que comprei na metade de 2020, junto com uma Deepcool G40 e peguei um PCYes Nótus LP ao invés do Coolerbox da AMD, mas pensa um cooler desgracento de colocar é esse da PCYes que tem a parafusação por trás da Mobo parecendo um Watercooler.

Enfim ultimamente notei que em full load o processador bate na casa dos 75/77º será que seria caso de encarar trocar a pasta ? Não sei quanto tempo a G40 dura, eu usei uma Z5 no meu antigo i5 6500 por quase 1 ano e meio com o cooler stock da intel mas nunca me atentei nas temperaturas, oq me dizem ? É caso de trocar a pasta ou a temperatura esta ok pro modelo do Ryzen ?
Eu trocaria que certamente vai baixar a temperatura do seu processador mesmo porque 77c ta um pouco alto.

Eu trocaria que certamente vai baixar a temperatura do seu processador mesmo porque 77c ta um pouco alto.
Eu rodei 15 minutos no CPU-Z 100% stressando e manteve 68ºC de máxima, estranho que bateu esses 77ºC enquanto otimizava um video no Movavi Video Editor, e isso que nem usou 100% do processador, vai entender, como comentei é chatão mexer no cooler então vou manter monitorando, visto q tbm não jogo nada que usa 100% do processador o tempo todo, em jogo ele anda ficando não mais que 60ºC

Eu rodei 15 minutos no CPU-Z 100% stressando e manteve 68ºC de máxima, estranho que bateu esses 77ºC enquanto otimizava um video no Movavi Video Editor, e isso que nem usou 100% do processador, vai entender, como comentei é chatão mexer no cooler então vou manter monitorando, visto q tbm não jogo nada que usa 100% do processador o tempo todo, em jogo ele anda ficando não mais que 60ºC
Essa temperatura ta dentro do normal pode ser que deu algum bug então mas vai monitorando 👍

tenho um tubo de cooler master gel nano que comprei em 2018, ainda posso usar?

tenho um tubo de cooler master gel nano que comprei em 2018, ainda posso usar?
Se vc armazenou corretamente e ela está integra pode sim...

Bom dia a todos! Tenho uma 1070 Ti Amp Edition que é muito esquentada por natureza (75º fans 80%).

Recomendam alguma pasta que possa ser usada nela e também no 9600k (já esse não tenho problema com temps)? Trocar termal pad ajuda? Uma coisa que observei é que desde que comprei ela tem aquelas manchas de óleo no pcb (que dizem ser dos pads).

Foto da meliante:

zotac-gtx1070ti-10.jpg

Bom dia a todos! Tenho uma 1070 Ti Amp Edition que é muito esquentada por natureza (75º fans 80%).

Recomendam alguma pasta que possa ser usada nela e também no 9600k (já esse não tenho problema com temps)? Trocar termal pad ajuda? Uma coisa que observei é que desde que comprei ela tem aquelas manchas de óleo no pcb (que dizem ser dos pads).

Foto da meliante:

zotac-gtx1070ti-10.jpg
Tem boas opções no mercado tu pode usar a master gel make essa que estou usando no momento estou gostando bastante dela, outros modelos como por ex:
Gelid Extreme
nanomaker
v2
noctua nt-h1

Última edição:

Foto da meliante:

zotac-gtx1070ti-10.jpg

Gelid GC Extreme ou CoolerMaster MasterGel Maker são as que vão propiciar melhor performance aliada maior durabilidade da aplicação.

Não mude os Thermal Pads, deixe como está. A substituição só pode ser feita por Pads da mesma espessura, se for menos espesso dá ruim nas memórias e VRM, se for de maior espessura dá ruim na GPU. O ideal é usar um WD-40 pra deixar eles mais "soltinhos e desgrudados", se precisar, e recolocá-los no mesmo lugar. Só troca se estiver inservível e por um de mesmas características.

Users who are viewing this thread

Voltar