Oi, pessoal. Vim deixar minha testemunha sobre a PCYES OCX pra quem tá indeciso com a escolha das pastas térmicas assim como eu estive.
Tenho um Ryzen 5 1600 (não é a versão X nem AF) com cooler box, o Wraith Spire, uma ASRock A320M e uma GTX 1060 GB da Zotac, versão Mini. Não faço OC em nenhum equipamento. Mais ou menos com 8 meses usando as pastas originais do CPU e da GPU, fiz a besteira de substituí-las pela pasta branca comum da Implastec após uma limpeza no gabinete e nos componentes. Fiquei por volta de 2 anos com usando essa pasta com uma última troca realizada por volta de janeiro de 2020.
Semana passada adquiri um notebook usado. Devido à necessidade de trocar a pasta, acabei investindo em uma que tivesse o desempenho melhor e, graças aos relatos dos membros daqui do fórum, acabei de decidindo pela OCX da PCYES. O notebook, um Dell N4030 com um I3-380m, chegava aos 64ºC após 5 minutos de full stress. Com a pasta nova, estabilizou em 56ºC após 10 minutos.
Super satisfeito com o resultado, tentei aplicar o restinho da pasta no Ryzen, mas só consegui com que ficasse metade de área coberta. Ficou parecendo uma bolacha Trakinas, sabor Meio a Meio. Não lembro dos valores que deram antes da troca porque acabei perdendo o printscreen do HWMonitor, mas no BFV o processador ficava com uma temperatura por volta dos 68ºC. Com essa troca pela metade, testei novamente e, em full stress, o processador não subiu de 57ºC em 10 minutos.
Eu até ia deixar assim, mas nesse final de semana acabei jogando um pouco de Dota com o HWMonitor aberto. Me assustei com o que vi: a GPU, que há alguns meses batia 86ºC com 4 horas de BFV, bateu 96ºC com duas horas de Dota. Comprei mais 1g da pasta na manhã seguinte. Depois de colocar a pasta nova, a GPU chegou aos 69ºC com BF1 no Ultra, em meia hora de jogo. Pretendo testar mais um pouco ao longo da semana. Bem que eu estranhei estar utilizando o gabinete pra esquentar os pés enquanto jogava durante a onda de frio que teve há algumas semanas...
A pasta se mostrou com um desempenho muito bacana pra mim, mas não fiquei muito feliz com o custo. 2g (1g + 1g) totalizaram cerca de 80 reais no ML, com frete incluso. Não acredito que apenas 1g seja o suficiente pra GPU e pro CPU, a menos que tenham pequena área de dissipação. Com tanto componente pra eu utilizá-la, acredito que teria sido melhor eu ter comprado a própria GC Extreme de 3,5g (77 reais no ML), a Noctua NT-H1 de 3,5g (77 reais no ML) ou a Mastergel Pro ou Nano que estavam um pouco mais caras que esse valor. Apesar disso, recomendo fortemente a compra da seringa com 1g pra quem tem certeza que vai utilizá-la em apenas um componente.
Um último comentário que talvez possa ajudar alguém: procurei nas primeiras páginas de busca do Google e não encontrei informações sobre os thermalpads originais da Zotac GTX 1060 6GB Mini. Por isso acabei entrando em contato com o suporte dos EUA e apenas me responderam a espessura: 1,5mm. Também gostaria de saber qual era o valor da condução térmica, mas parece que vou ter que ficar querendo...
É isso. Um abraço!