AAh, entendi. Eles vendem coisas in-game.
Pelo menos pra mim essa é a melhor forma de se lucrar com um jogo. As pessoas acabam gastando mais dinheiro com o game, muitas vezes até sem perceber. Você tem a sensação de que o jogo é muito bom e os criadores merecem "ajuda" por não cobrar nada.
Por aí. Tem uma galera que gasta fortunas em cosméticos. Mas querendo ou não, é a forma que as pessoas escolhem valorizar o trabalho da equipe que fez o jogo para que eles continuem produzindo conteúdo.
Afinal, eu gosto do jogo, quero que os produtores lancem mais conteúdo, para isso eles precisam ganhar dinheiro, então eu compro algo do game pra dar dinheiro pra eles pra que eles continuem produzindo conteúdo, é assim que funciona. Mas apesar disso eu não compro cosmético, e acho um absurdo, rs. Mas as utilidades in-game são interessantes, porque o jogo não é pay 2 win, mas pra quem gosta do jogo, mais abas no baú, aba de currency, etc, é uma mão na roda pra organizar tudo quando se tem vários personagens.
Esse foi o problema que o pessoal viu no Diablo com o tempo. Eles lançam o jogo e você paga pra comprar o jogo, mas não existe forma de lucrar mais depois que a pessoa comprar o jogo. Então que incentivo eles tem pra continuar produzindo conteúdo? Só se for cobrando por isso. O resultado é cobrarem 50 reais por uma classe nova... E os conteúdos que foram sendo adicionados ao jogo não eram lá grande coisa, convenhamos. A única mudança considerável foi depois da expansão, que trouxe um ato novo e uma classe nova e mudou a dinâmica do end game, mas ficou por aí.
No path of exile agora, mudaram o sistema de lvl up, não é 3 níveis de dificuldade refazendo os 4 atos duas vezes. Agora são 10 atos diretos até o end game, sem essa de refazer o ato em dificuldade maior. Em cada liga (equivalente a temporada) fazem um sistema diferente que influencia o jogo, nessa liga Legacy eram as leaguestones, que gerava um diferencial em cada mapa, por exemplo. Na próxima liga vai ser um sistema que vem um bicho e invoca um exército do nada, e se tu conseguir matar o invocador (acho que precisa conseguir ir atrás dele antes dele fugir, eu ACHO) você ganha peças de itens que se juntadas formam um item diferente. Além disso a expansão de agora inclui o sistema panteão, que é como roubar poderes dos boss durante o jogo, e tu pode ter um número X destes poderes ativados de forma a influenciar a sua build.
Então veja, trouxeram uma cacetada de conteúdo novo e não cobraram nada. As pessoas é que decidem o quanto acham que devem pagar, comprando coisas como cosméticos e utilitários in-game.
Algo que incomodava no início, mas confesso que hoje gosto, é a dificuldade de upar um personagem novo. No Diablo eu criava um char lvl1 e pedia pra alguém abrir suplício 6 e me upar até lvl 70, o paragon é da conta, então em 1h eu tava com um char high lvl, só precisava caçar os itens, que convenhamos, o drop no diablo é muito generoso.
No path of exile cada char que tu quiser upar, tem que fazer todas as porras de atos de novo, demanda tempo. Além disso, a árvore de passivas não é possível reajustar os pontos de graça. Tem que usar um consumível que é relativamente valioso no game, tão valioso que acaba compensando upar um char novo ao invés de utilizar o consumível para realocar todos os pontos de passivas.
No diablo se eu quero outra build da mesma classe é só trocar as skills e os itens. Isso é bom quando tu só quer testar uma build e tudo mais. Mas faz com que tu acabe enjoando do jogo mais rápido, afinal, tudo é fácil de fazer/conseguir, restando apenas fazer as rifts de níveis cada vez mais altos.
No path of exile tem TANTA build que tu prefere decidir muito bem antes de fazer, porque se falhar no meio, é quase um personagem descartado. E o end game tem mais coisas pra fazer em decorrência da dificuldade. No final tu acaba jogando muito mais porque só de querer fazer outra build tu já tem que jogar muita coisa de novo.
Só pra constar, eu era jogador de diablo, e fui pro poe porque um amigo tinha comentado, e fui pra ver como era. Porque pensava "mas eu já tenho o diablo, que é (deve) ser o melhor", mas esse melhor eu já estava enjoado. Acabou que to curtindo muito o poe, o sistema é bem mais complexo e apesar de jogar já há alguns meses, ainda estou aprendendo as coisas (sou jogador mais casual). Quando comecei a gostar do jogo de verdade e entender o básico é que decidi gastar 50 reais pra comprar umas abas do baú. Veja bem, 50 reais é tudo o que eu gastei no jogo, e ainda tenho muita coisa pra explorar lá. Principalmente porque os conteúdos lançados são de graça. Eu comprei o d3 na pré venda, depois comprei a expansão, somando cerca de 200 reais, e em termos de horas devo ter jogado menos que o poe que jogo há alguns meses.
Gosto dos dois, mas por ter me saturado do diablo, estou curtindo mais o poe neste momento. Quem sabe um dia quando refizerem o diablo 3 inteiro, ou lançarem um diablo 4, eu vou voltar a jogar provavelmente.