Phenom II X4 em apresentação oficial e testes

O fanatismo é que atrapalha, pra mim esse PII são para brigar com os Q.... com os I7 so na próxima geração. Uma pena isso, pois a Intel ta na frente e não tem como contestar. AMD reaja força pra vc.
 
Eu não penso assim...
Penso que esse processador vai bomba, aonde dá mais dinheiro... no mercado, no varejo.
Vejo computadores com descrição Quad custando R$3.000.00+ tanto no Magazine Luiza nas Casas Bahia, Pernanbucana etc, Agora ele botão a descrição Quad num PC Phenom II que nem chega a ser R$2.000.00.... ai já viu.
Vendedor fala logo assim... "são quatro cerebros em um unico Processador" o comprador que num tá nem ai pra parte tecnica compra sorrindo...
A AMD tá fazendo igual a Nintendo... o Wii em Hardware nem chega perto do Playstation 3 ou XBOX 360, mas em custo X benefico é outra coisa...
Obs: Estudo um segundo PC pra casa com Phenon II...
 
Pra mim que eu tenho um x2 4200+(2.2) e minha placa mae é a abit ax78 (suporta phenom) acredito que sera um grande passo pra mim quando eu obter esse novo processador, pois acredito que poderei rodar os jogos sem sofrer com processador! só falta os preços mesmos, se tivesse algum importador sem explorar vc tava bom!
 
humm, realmente, a intel ainda continua na frente..
Mas como dizem, o CxB nos phenons II eh bem melhor :p
naum vejo a hora de catar o meuuu \o
abcs!
 
bom, meu ponto de vista em pontos que acho interessantes serem levados em consideração tanto no P2 em si, como para a situaçao financeira da AMD e seus produtos em outros mercados

no lado bom da AMD:

Vendedores OEM: Acredito que a AMD consiga mais PCs montados com suas CPUs, oferecendo uma plataforma completa. Creio que o pior problema da AMD com as montadoras não era a performance do Phenom, e sim o consumo realmente grande dele, isso com certeza deixava muitas montadoras com o pé atras, mas agora isso melhoro, o Phenom II reduziu brutalmente o consumo..pode não ser ainda super eficiente em performance/consumo, mas a melhora em relação ao Agena foi brutal...e lembrando q o grande lucro vem das OEM..

Notebooks: pelo mesmo motivo que citei acima, a AMD com essa arquitetura pode ter uma CPU decente para notes, ja que o Phenom 1 em notes com ctz seria um desastre..

Processo de fabricação: não foram só os 45nm em que o Phenom II tem o die menor que o Phenom I, a AMD (ou a foundry company, se preferirem) usa o immersion lithography, que melhora os yields, dando outra boa reduzina no custo de fabricação destes chips, aumentando bastante a margem de lucro da AMD, o que permite ela ter mais dinheiro para novas pesquisas e mais espaço para brigar numa "Price wars"
é legal lembrar do Athlon X4, tem o die medindo quase metade do Phenom II, portanto um quad core de custo bem baixo, sem L3 deve conseguir muito overclock, claro que teremos que ver o impacto que deixar essa CPU sem cache L3 causa, mas acredito que será uma CPU bem interessante.

Socket AM3, revisões, e alguns ajustes: percebam que o Phenom II 920 2.8GHz tem um TDP de 125W, enquanto o seu irmão AM3, o 925 tem um TDP de 95W, o que mostra que tem espaço pra melhorar com novas revisões...vejam a quanto tempo os quad de 45nm da intel tão no mercado, novas revisões do Phenom devem melhorar a capacidade de OC e seu consumo, fora BIOS mais maduras..
Fora os ganhos que as memórias DDR3 devem trazer ao PII, que tendo a controdora integrada deve se benificiar melhor que os Core2Quad.
Deve se lembrar tbm que esses Phenom II AM2+ tem a NB/HTT com um underclock, operam em apenas 1.8GHz, ja as CPUs AM3 devem ter esse clock em 2 ou até 2.2GHz, que dependendo da aplicação tras bons ganho no desempenho

o clock x clock ainda é menor que do C2Q, em algumas aplicações se equipara ou é mais rápido, mais são poucas, só que isso pode mudar com o que citei acima.

Agora, os problemas que a AMD pode enfrentar:
Acho que a grande ameaça são unicamente os Nehalem, não...não os Core i7, é loucura compara o Core i7 com os Phenom II, ta....o Core i7 920 é pouco mais caro que o Phenom II 940, mas pqp né gente, olha quanto custa uma mb basiquinha pro Core i7, olha o preço de uma mb mainstream com suporte ao Deneb..tem nem comparação, Core i7 é outro nivel de mercado.
Não vou nem colocar o DDR3 aki no meio pq a AMD tbm vai adota-la e a tendencia por tanto é que o preço da DDR3 caia bem mais.

porém ta vindo ae o Core i5, ele tem a mesma arquitetura que o Core i5, também tem 8 threads...porém ele tem um barramento mais lento e nao possui o triple channel...bem, ja vimos que o triple channel tras um ganho de performance muito pequeno na maioria das aplicações, entao ok, mas e o barramento mais lento? vai saber..mas acho que o Core i5 vai ser só um pouco mais lento que o Core i7, mas com um CxB muito maior
o Core i7 nao é muito mais rapido que o Core2 no mesmo clock (no mesmo clock e no mesmo número de threads), lembrem-se do turbo dele, entao as vezes podemos tar vendo ele num clock maior do que o stock.
mas os 8 threads é algo tentador, principalmente com as aplicaçoes com o tempo tomando mais uso disso, só os jogos que não, talvez a AMD consiga algo ae, mas ngm usa o PC só pra jogo, pq num chute otimista a AMD dando tweaks no PII talvez consiga igualar com o Core i5 em jogos.....mas superar? acho que não.
O Core i5 se tornara um oponente extremamente dificil da AMD, e as coisas só ficarão mais feias no momento em que a Intel passar para os 32nm..

bom, é isso que eu acho, a AMD tem muito o que mexer no PII para atingir novos niveis de performance e economia de energia, é algo que tem um bom espaço pra ser melhorado, talvez consiga uma briga boa com o Core i5, mas não sei o que a AMD poderá fazer contra as CPUs da Intel em 32nm.

O P2 diminui a distancia, mas a AMD ta longe de voltar na epoca que o Athlon64 esmagava o Pentium4, creio que achar que ela fará isso é fanatismo, a AMD só tem como conseguir isso com uma arquitetura nova, que é o K11, antes disso é completamente impossivel, ainda mais com a intel vindo com Octo Cores (16 threads), e se o K11 vs Sandy bridge for algo como Athlon64 X2 vs Core2 , não vejo muito futuro para a AMD, caso sejem no pau, ae as coisas podem ser interessantes, se superar, ae a Intel vai ter que de novo se segurar no marketing e vendendo aos noobs (o que ela faz muito bem, diga-se de passagem) mas ae ja não da pra dizer nada pq a unicas coisas que se sabe sobre o K11 é que sera inicialmente 32nm, e a equipe trabalhando nele é a equipe que fez o K7, que foi um belo "monstrinho
 
mas o Phenom II em jogos ele fica numa media enquanto q o CoreI7 fica variando , e em altas resoluções o Phenom II ganha do CoreI7! Isso q e muito bom!
 
mas o Phenom II em jogos ele fica numa media enquanto q o CoreI7 fica variando , e em altas resoluções o Phenom II ganha do CoreI7! Isso q e muito bom!

e ainda vem fanboy de Intel falar que PH II não foi tão bom assim!
 
esse Phenom II foi pra AMD ganhar algum dinheiro para investir no G34+32nm...que vai ser e 2010/2011 na mesma epoca que a Intel vai pra eles...
 
Gostei dos resultados que vi. Esse processador consegue oferecer um ótimo desempenho a um custo relativamente baixo. Com certeza, ele não conseguiu ser um "Intel killer", mas só de conseguir se aproximar dos TOP da série Penryn, custando BEM menos, isso já é uma grande vitória para a AMD.
 
Ja comprei o meu... esta chegando essa semana...

Se alguem se interessar, meu X4 9950 BE esta a venda baratinho!!!!
 
e o que mais conta eh AMD is Back no overclock
 
mas o Phenom II em jogos ele fica numa media enquanto q o CoreI7 fica variando , e em altas resoluções o Phenom II ganha do CoreI7! Isso q e muito bom!
Exato. Nas tarefas o PII ta limitado as memos DDR2 eqto o i7 ta de triple DDR3, em jogos isso nao significa quase nada mas em tarefas a coisa muda. Eu quero so ver como a AMD vai "configurar" a controlodora de memo DDR3 no PII, espero q nao faça a idiotice de triple chanel q a Intel fez, afinal de contas o cara precisa ter 3 pentes de memo pra aproveitar todo o potencial do i7 e tem mais, nao satisfeita com o triple a intel ainda deu suporte a apenas DDR3 1066 no i7, se a AMD for minimamente inteligente basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel.
Ate agora nao sei pq a pagaçao de pau nesses i7, esse cpu so "tira onda" com tarefas q exigam grande largura de banda de memo e/ou suporte a HT, caso contrario perde ate mesmo dos C2Q o q eu acho RIDICULO, em jogos entao chega a ser "patetico" o desempenho (por ser uma arquitetura e nova e pelo q custa)... Enfim, vamos ver o PII com DDR3 pra poder compara-lo com o i7 em "tarefas".
 
AMD AM3 DDR3 dual channel somente...la soh vai adotar outros tipos de dual com novos sockets...
 
Exato. Nas tarefas o PII ta limitado as memos DDR2 eqto o i7 ta de triple DDR3, em jogos isso nao significa quase nada mas em tarefas a coisa muda. Eu quero so ver como a AMD vai "configurar" a controlodora de memo DDR3 no PII, espero q nao faça a idiotice de triple chanel q a Intel fez, afinal de contas o cara precisa ter 3 pentes de memo pra aproveitar todo o potencial do i7 e tem mais, nao satisfeita com o triple a intel ainda deu suporte a apenas DDR3 1066 no i7, se a AMD for minimamente inteligente basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel.
Ate agora nao sei pq a pagaçao de pau nesses i7, esse cpu so "tira onda" com tarefas q exigam grande largura de banda de memo e/ou suporte a HT, caso contrario perde ate mesmo dos C2Q o q eu acho RIDICULO, em jogos entao chega a ser "patetico" o desempenho (por ser uma arquitetura e nova e pelo q custa)... Enfim, vamos ver o PII com DDR3 pra poder compara-lo com o i7 em "tarefas".

Por isso e outras , dizem q o I7 o PHII são parrudos, mas com um X3 ja roda qualquer jogo, e faz as tarefas com bom desempenho, eu estou feliz com meu upgrade do ano passado, so comprarei o PHII, qndo esse X3 engasgar!!! e com um over ele da conta por muito tempo!!!!! OS X3 e X4 tem vida longa ainda e muito cedo para pegar um PHII ou I7, sendo q o X3 e 20% mais lento q um X4!
 
A minha de 200 mingau serve também tanto pra Phenom II quanto pra AM3! Ainda bem que a maioria aqui está totalmente "ligada" e sensatos, não há como negar que nos processadores a Intel comando e é líder mundial, mas estamos entrando numa era em que agora pessoas que estão no C2D e estão pensando em fazer um up MOBO+Processador 4 núcleos, pode estar pegando os PII tranquilamente... e quem tem placa mãe com suporte está sorrindo atoa, alguns terão 100% de desempenho em alguns casos, mudando apenas o processador! Imagina que beleza!

Deixem esse pessoal com dor de cotovelo pra lá, e vamos ser sensatos, AMD está voltando a trilha em caminhos melhores...

Ótimo, nossos bolsos agradecem! Seja perdendo ou ganhando para os C2Q seja o o Q9400 ou Q9770, hj podemos afirmar, mesmo sendo LANÇAMENTO, com preço de LANÇAMENTO, é o melhor CxB que tem!

Só uma coisa, tem review que mostra Far Cry 2 nos PII a 48 FPS em média, sendo que tudo no máximo em 1400x900 com alguns filtros ligados eu consigo a mesma coisa... seria esse review de confiança?
 
legal esse PH II da AMD espero q de certo.....
 
Exato. Nas tarefas o PII ta limitado as memos DDR2 eqto o i7 ta de triple DDR3, em jogos isso nao significa quase nada mas em tarefas a coisa muda. Eu quero so ver como a AMD vai "configurar" a controlodora de memo DDR3 no PII, espero q nao faça a idiotice de triple chanel q a Intel fez, afinal de contas o cara precisa ter 3 pentes de memo pra aproveitar todo o potencial do i7 e tem mais, nao satisfeita com o triple a intel ainda deu suporte a apenas DDR3 1066 no i7, se a AMD for minimamente inteligente basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel.
Ate agora nao sei pq a pagaçao de pau nesses i7, esse cpu so "tira onda" com tarefas q exigam grande largura de banda de memo e/ou suporte a HT, caso contrario perde ate mesmo dos C2Q o q eu acho RIDICULO, em jogos entao chega a ser "patetico" o desempenho (por ser uma arquitetura e nova e pelo q custa)... Enfim, vamos ver o PII com DDR3 pra poder compara-lo com o i7 em "tarefas".

O Core i7 tem suporte oficial a DDR3 1333MHz
o AM3 também
no AM3 a NB deve operar em 2GHz no 925 e 2.2GHz no 945 (no 920 e 940 é 1.8GHz, mais baixo que nos 9850 e 9950 que é 2GHz)

Triple channel quase nem da ganho no Core i7...
 
Exato. Nas tarefas o PII ta limitado as memos DDR2 eqto o i7 ta de triple DDR3, em jogos isso nao significa quase nada mas em tarefas a coisa muda. Eu quero so ver como a AMD vai "configurar" a controlodora de memo DDR3 no PII, espero q nao faça a idiotice de triple chanel q a Intel fez, afinal de contas o cara precisa ter 3 pentes de memo pra aproveitar todo o potencial do i7 e tem mais, nao satisfeita com o triple a intel ainda deu suporte a apenas DDR3 1066 no i7, se a AMD for minimamente inteligente basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel.
Ate agora nao sei pq a pagaçao de pau nesses i7, esse cpu so "tira onda" com tarefas q exigam grande largura de banda de memo e/ou suporte a HT, caso contrario perde ate mesmo dos C2Q o q eu acho RIDICULO, em jogos entao chega a ser "patetico" o desempenho (por ser uma arquitetura e nova e pelo q custa)... Enfim, vamos ver o PII com DDR3 pra poder compara-lo com o i7 em "tarefas".


Bom eu nem iria comentar, mas como eu tenho um core i7 achei que no post do amigo ai de cima tem alguns equivocos:

* Os core i7 funciona com dual channel normalmente e o suporte oficial da intel a ddr3 sao ate 1333, mas com pequeno over vc consegue usar e a aproveitar ate as ddr3 2100.
* "basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel" <== queria saber como!!!
*"esse cpu so "tira onda" com tarefas q exigam grande largura de banda de memo" ==> se vc usa maquina so para games, GTA 4 e a demostração do ganho que os cores i7 tem em relação aos C2Q, mas quem disse que a intel quer saber somente de games? "Nos" nao somamos nem 10% do mercado da intel de "alta performance" , o grande "cham" dos cores i7 e a escabilidade de grandes clusters virtualizados, coisa que os C2Q perdem muito feio para AMD nesse mercado, qto maior o cluster mais os c2q perdem redimento, ja os cores i7 nao iram perder, da uma olhada nos rank dos maiores computadores do mundo e ve se vc acha algum intel (100% intel)

eu sai de um QX6850 para um I7 920 e comparei os 2 em stock , o 920 da uma boa "comida" no 6850 e games se vc joga em full hd ou acima disso a influencia do processador e minima , salvo os jogos CPU-BOND (gta 4 , hl2, bf, fc2...).
Agora voltando ao topico, mesmo os PII vindo "uma geração" atrasada, eles irao ser uma otima escolha, pois serao bons e baratos e é nisso que a AMD vem trabalhando a varios anos.
 
O Core i7 tem suporte oficial a DDR3 1333MHz
o AM3 também
no AM3 a NB deve operar em 2GHz no 925 e 2.2GHz no 945 (no 920 e 940 é 1.8GHz, mais baixo que nos 9850 e 9950 que é 2GHz)

Triple channel quase nem da ganho no Core i7...
Amigo, em todo canto fala de suporte a DDR3 1066, inclusive no site da intel
http://www.intel.com/portugues/products/processor/corei7/index.htm

Para o usuario comum, dual, triple, DDR2, DDR3 quase nao percebe-se ganho significativo, pois, toda essa velocidade so é sentida mesmo em aplicaçoes onde a comunicaçao cpu-ram é mantida por longos períodos como por ex codificaçao de videos, compactaçao de grandes arquivos, renderizaçao, etc... Se o AM3 vier mesmo com dual DDR3 1333 isso gera 16% a menos de largura de banda em relaçao ao i7, junte-se isso ao HT e o PII continuara "apanhando" nesses tipos de aplicativos, pra mim a AMD poderia tentar diminuir essa desvantagem com um dual 1600 ou ate mesmo dual DDR3 2000 :eek:. Enfim, pra mim nao faz nenhuma diferença como vira a controladora de memo no AM3, pois, um cpu desse no meu gabinete so me interessa seu desempenho em games, de resto nao tenho muita pressa nao mas q seria bom ver o PII a preço de "banana" cutucando os i7 so pra ver a cara dos fanboys seria... :D
 
* "basta colocar um dual DDR3 1600 q ja derruba o triple da intel" <== queria saber como!!!
Nao tinha visto seu post...
Qto ao suporte a DDR3 eu fui pelas specs da Intel q fala em DDR3 1066, talvez isso seja uma limitaçao apenas para o triple... Baseado nesses dados um triple 1066 gera uma bw de 25,58GB/s, eqto um dual 1600 gera 25,6GB/s, por isso eu disse q o dual 1600 derruba o triple 1066, é uma questao pura e simples de matematica. Porem, se o i7 da suporte a 1333 entao sua bw é de 32GB/s com o triple. Mas ele pode da suporte ate triple DDR3 2100 q nao adianta de nada, pois, pelas specs da Intel a controladora do i7 suporta no maximo 51,2GB/s, repare q esse valor é o dobro da bw de um triple 1066 pq a Intel, pra usar o valor mais alto, considera a bw de ambos os caminhos de comunicaçao da DDR eqto o calculo da bw é de apenas uma via :D, com isso fica mais um forte indicio de q o suporte é de DDR3 1066 mesmo, pelo menos para o triple...

Do site da Intel:
Integrated memory controller enables three channels of DDR3 1066 MHz memory, resulting in up to 25.6 GB/sec memory bandwidth. This memory controller's lower latency and higher memory bandwidth delivers amazing performance for data-intensive applications.
pelo menos abandonaram o uso dos 51,2GB/s...

P.S.: uma coisa é da suporte, outra diferente é usar 100% esse suporte. so pra exemplicar na epoca do socket A (ou 462) o athlon xp mais parrudo dava conta de uma bw de 3,2GB/s no entanto era cheio de nego com dual DDR400 q dava bw de 6,4GB/s, nem preciso dizer q era um completo desperdicio mas mesmo assim tinha-se esse suporte. O q quero dizer é q nao adianta vir com uma foto do cpu-z da vida mostrando triple 2100MHz q isso nao quer dizer nada :thumbs_up
 
Amigo, em todo canto fala de suporte a DDR3 1066, inclusive no site da intel
http://www.intel.com/portugues/products/processor/corei7/index.htm

Para o usuario comum, dual, triple, DDR2, DDR3 quase nao percebe-se ganho significativo, pois, toda essa velocidade so é sentida mesmo em aplicaçoes onde a comunicaçao cpu-ram é mantida por longos períodos como por ex codificaçao de videos, compactaçao de grandes arquivos, renderizaçao, etc... Se o AM3 vier mesmo com dual DDR3 1333 isso gera 16% a menos de largura de banda em relaçao ao i7, junte-se isso ao HT e o PII continuara "apanhando" nesses tipos de aplicativos, pra mim a AMD poderia tentar diminuir essa desvantagem com um dual 1600 ou ate mesmo dual DDR3 2000 :eek:. Enfim, pra mim nao faz nenhuma diferença como vira a controladora de memo no AM3, pois, um cpu desse no meu gabinete so me interessa seu desempenho em games, de resto nao tenho muita pressa nao mas q seria bom ver o PII a preço de "banana" cutucando os i7 so pra ver a cara dos fanboys seria... :D

bom, eu até agora nao vi ngm ter problemas com DDR 1333MHz, entao.... pra mim suporta de boa

a controladora da memo da uma boa diferença, as vezes até em alguns games, overclocka a NB do Phenom é uoma boa maneira de ganhar desempenho..

os games se aproveitam um pouco do DDR3 sim, na verdade os Core2Quad de DDR2 pra DDR3 tem uns ganhos sim em alguns jogos..e pela diferença do C2Q e do Pii em performance por clock qualquer ajuda vale.

e a escalabilidade pode ser diferente no PII neh, lembre-se que a controladora é integrada.
Infelizmente não tenho o teste aqui, mas é bem interessante, vc pode tentar da uma procurada...
mostrava o Core i7 com DDR3 1066mhz pra DDR3 1333Mhz, até em jogos a diferença era absurda

lembra da diferença de performance de um Athlon64 X2 AM2 de 533Mhz pra 800mhz? entao, é algo por ae.. quem sabe o Phenom II com AM3 e NB mais alta não siga um ganho legal? isso nao depende só da aplicação, tbm depende um pouco da arquitetura da CPU.
o Core i7 nao escala tbm bem acima das DDR3 1333MHz, acima disso o ganho nao é tao grande, o mesmo deve ser com o PII, e por isso o suporte seja de DDR3 1333MHz

tamo vendo muita especulação, ae é coisa dificil de discutir, mas te garanto que o Core i7 funciona de boa com DDR3 1333MHz e tem alto ganho de performance, pelo menos no extreme hehehh. ;)
 
agora eh so esperar lancar os AM3+mobos AM3 com memoria DDR3...ai veremos todo o desempenho desse processador...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo