Sim. Esse do Always On eu falei aqui já mais de uma vez. Crucificaram o Don Mattrick com razão, aquele cara era um câncer e quase faliu a marca Xbox. Aí veio a Sony com a propaganda engraçadinha dela, "c quiser empresta é só dar pro seu amigo o jogo, kkkk, ólia como somuz engrassadus". Aí, hoje em dia já temos isso devagar devagarinho, e muita gente nem tá se tocando. A MS tá no mesmo balaio com o Xbox Series S sem leitor de mídia física, mas pelo menos lá é mais simples compartilhar com um amigo, mas não resolve o problema 100%.Piamente acredito que tenhamos jogos cada vez maiores e com maiores lacunas dentre lançamentos. Assim com os novos conteúdos vindo através de dlcs ou microtransacoes, mas com isto venha embutido (pago) de uma forma mais sutil. Como através de assinaturas onde as mais premiums recebam alguns conteúdos antes dos outros e etc...
Cada vez mais jogos que fazem sucesso perduram por anos e faz todo o sentido de tornarem gaas. O problema é até que ponto o conteúdo pago vai dar uma vantagem indevida ou dependendo até que ponto iremos receber games base cada vez menores ou com conteúdos quase que inacessíveis que se não pagando por.
GT7 é um bom indício disso, embora eu não veja o "pay to Win" nele presente como algo agressivo.
The Sims é um ótimo exemplo do cenário mais caótico possível. Funny fact é que lá isso rola há tempos e o hate embora existente, é negligivel.
Um pouquinho aqui, um pouquinho ali.... Quando vê só foi. É só lembrar do hate em cima do always on chegando com os dois pés na porta no Xone. Hoje taí como padrão e as pessoas aceitam porque veio chegando de fininho.
Fora que a galera esquece como eles tratavam quem vendia jogo usado como marginal na época do PS3, querendo deixar metade do jogo em voucher de autenticação e online pass. O ápice foi a Capcom com aquele Street Fighter x Tekken, que bloqueava personagem por trás de paywall, e estava dentro do disco. Depois disso, viram que pegou mal e recuaram, mas como você falou, aos pouquinhos foram fazendo, e foram aceitando.
Até locadora de videogames algumas empresas tentavam criminalizar uma época (quando eram relevantes), e está estampado em volta de quase todos os discos que "alugar viola os direitos de uso". Mas como mídia física pouco podem fazer, não tinha como mandar a SWAT na casa de quem alugava no bairro. Agora, com jogo always on e só digital em alguns casos, já é plenamente possível você mandar o console do sujeito virar um tijolo e ir pra casa do caralho, porque se for Digital, vira um bloco de plástico e aço inútil (e alguns ainda apoiam).
Enfim... Vamos ver até onde isso vai dar.