Por que os fãs do PlayStation estão torcendo pela saída do CEO
Jim Ryan supervisionou o lançamento bem-sucedido do PlayStation 5. Seu mandato de quatro anos também foi marcado por vários erros.
Oi pessoal. Hoje estamos tentando descobrir por que os jogadores torceram pela saída do chefe do PlayStation, Jim Ryan, mas primeiro...
Por que os jogadores odiavam o chefe do PlayStation
Os entusiastas de videogames normalmente não se importam muito com a mudança de executivos, mas as notícias desta semana sobre a aposentadoria de Jim Ryan, chefe do PlayStation da Sony, evocaram uma reação estranha dos jogadores: aplausos estridentes.
Quando
dei a notícia da saída de Ryan na tarde de quarta-feira, fiquei um pouco surpreso ao ver uma enxurrada de gifs e memes comemorativos de fãs do PlayStation declarando que estavam emocionados ao vê-lo partir. Afinal, ele supervisionou o lançamento bem-sucedido do PlayStation 5 e o lançamento de jogos de sucesso como
God of War Ragnarok e
Horizon Forbidden West . Ele não estava fazendo um trabalho decente?
No entanto, o mandato de quatro anos de Ryan também foi marcado por controvérsia, em parte devido à sua tendência de levantar o pé e inseri-lo na boca. Ryan, um cara de marketing que começou na Sony em 1994, trabalhou em vários cargos na organização, principalmente na Europa, antes de assumir o cargo de presidente em 2019. Em contraste com rostos anteriores do PlayStation, como o sereno Shawn Layden e o vídeo Shuhei Yoshida, amante de jogos, Ryan apareceu para muitos fãs como um empresário corporativo astuto - isto é, quando ele não estava acumulando gafes embaraçosas.
A certa altura, ele enfureceu os fãs de jogos retrô e preservacionistas ao dizer que os jogos antigos do PlayStation 1 e do PlayStation 2 “pareciam antigos – por que
alguém jogaria isso ?” Outra vez, enquanto elogiava as conquistas da empresa na Europa e na Ásia, Ryan afirmou que “as pessoas nunca tinham jogado jogos antes do PlayStation no Oriente Médio”, o que era
falso .. Talvez sua maior falha tenha ocorrido em 2022, logo depois que a Suprema Corte anulou Roe v. Em vez de tomar uma posição sobre o direito ao aborto, como alguns funcionários esperavam, Ryan escreveu que “devemos uns aos outros e aos milhões de utilizadores da PlayStation respeitar as diferenças de opinião entre todos nas nossas comunidades internas e externas”. Como informamos na época, ele contou uma história boba sobre seus gatos e seu desejo de ter um cachorro.
Uma empresa que se absteve de apoiar o direito ao aborto não foi uma grande surpresa, mas o e-mail alegre pareceu surdo para muitos funcionários do PlayStation, que recorreram aos canais internos para
expressar sua consternação . Insomniac Games, o estúdio de propriedade do PlayStation por trás
do Homem-Aranha, fez uma doação de US$ 50 mil para uma organização de direitos das mulheres, mas foi proibida de
falar publicamente sobre isso .
Deixando de lado os erros de comunicação, o mandato de quatro anos de Ryan como chefe do PlayStation teve resultados mistos. O PlayStation 5 vendeu mais de 40 milhões de unidades, mais que o dobro do rival Xbox, embora não tão rápido quanto o PlayStation 4 anterior. (O console foi prejudicado durante anos devido a problemas de fornecimento relacionados à Covid que agora afetaram principalmente diminuiu.) Ele viu um punhado de exclusivos bem avaliados, como
Demon's Souls e
Final Fantasy XVI .
Embora ainda nem pareça que a “próxima geração” de videogames tenha realmente começado (apesar de já estarmos há três anos), o console é sem dúvida um sucesso.
Mas nos últimos dois anos, Ryan supervisionou uma mudança do PlayStation em direção a “jogos como serviço”, uma palavra popular da indústria que se refere a videogames, geralmente multijogador, que podem ser monetizados por longos períodos de tempo. Tem sido um pivô desconfortável para alguns estúdios da Sony, que passaram a última década formando equipes de desenvolvedores experientes para criar grandes jogos de aventura cinematográfica que podem ser jogados sozinhos.
Esses
sucessos de bilheteria para um jogador ainda estão em andamento (e um deles,
Homem-Aranha 2 , chegará ao PS5 em apenas algumas semanas). Mas os estúdios de jogos da Sony, como Naughty Dog (
The Last of Us ), Insomniac (
Spider-Man ) e Guerrilla Games (
Horizon ), também têm trabalhado em jogos de serviço multijogador – com níveis mistos de sucesso. A maioria ainda não foi revelada. Alguns foram cancelados ou reformulados, como
um jogo online baseado em The Last of Us .
Equipes de desenvolvimento de jogos que passam anos trabalhando juntas tendem a cultivar um certo estilo. Freqüentemente, fazer uma mudança drástica de um gênero familiar para algo totalmente novo pode ter resultados desastrosos – basta perguntar aos desenvolvedores do
Anthem . Os jogos como serviço são particularmente difíceis de criar, pois exigem uma fórmula que faça com que os jogadores joguem consistentemente durante longos períodos de tempo, o que é uma tarefa muito diferente de uma única história.
No início do ano passado, Ryan liderou a aquisição pela Sony da Bungie, fabricante
de Destiny , uma das principais desenvolvedoras de jogos de serviços do mundo, na esperança de acelerar esse pivô. Mas a Bungie levou décadas para desenvolver as equipes, a tecnologia e os canais de produção que tornaram
Destiny um sucesso – e mesmo assim, eles enfrentaram sérias dificuldades de crescimento
ao longo do caminho . Mesmo a experiência da Bungie ainda não foi capaz de transformar o PlayStation Studios em uma fábrica de jogos de serviço.
Há alguns anos, os jogos de serviço eram a coisa mais quente do setor. Mas agora, mesmo a sensação de
que Fortnite não está ganhando
tanto dinheiro como antes . Esta aposta em jogos multijogador pode não dar os frutos que Ryan e sua equipe esperavam.
Agora, com a saída de Ryan, há muitas perguntas a serem feitas sobre o futuro estratégico do PlayStation. Alguns insiders estão preocupados com a falta de visão coerente da empresa, com suas apostas aparentemente equivocadas em jogos de serviço, fones de ouvido VR de nicho e uma máquina desconcertante chamada PlayStation Portal, que permite às pessoas jogar jogos PS5 em qualquer lugar – supondo que estejam em casa. em seu próprio WiFi e streaming de seus consoles.
Ainda não está claro quem sucederá Ryan. Mas seja quem for, terá uma tarefa difícil nas mãos – e isso antes de tentar evitar a ira dos fãs de videogame.
Jim Ryan oversaw the successful launch of the PlayStation 5. His four-year tenure was also marred by several flubs.
www.bloomberg.com