*O que os arquivos hackeados nos contam sobre o estúdio por trás do Homem-Aranha 2*
- Pré-produção começou em 2018
- 264 desenvolvedores trabalhando diretamente no projeto
- + 116 contribuindo na forma de gerentes, equipe de TI e outras funções de suporte
- O custo final foi de cerca de US$ 30 milhões acima do orçamento original de US$ 270 milhões.
- Exigindo que o jogo vendesse 7,2 milhões de cópias pelo preço total para atingir o ponto de equilíbrio. O jogo vendeu 6,1 milhões de cópias em 12 de novembro.
*Wolverine*
- Wolverine, contará com um pipeline centralizado de design de história para tentar agilizar as coisas. Tudo isso está sendo feito com o objetivo claro de entregar um “GOTY Contender” até 2026.
*Orçamentos Insomniac*
- Apesar dos seus sucessos e dos aparentes recursos da sua empresa-mãe, está a lutar para descobrir como inverter a tendência de aumento dos custos de desenvolvimento de grande sucesso.
- Documentos internos sugerem que os cortes orçamentários exigidos pela Sony complicaram as coisas. As apresentações no início do ano apontam para uma projeção aproximada de 500 funcionários no futuro. Mas um e-mail de setembro da Sony especificou um número máximo de funcionários em tempo integral de 470, abaixo da estimativa atual de 485 funcionários.
- As notas de apresentação atribuídas a Price apontam que aqueles que trabalham em Ratchet e no novo IP são veteranos do estúdio, e cortá-los “perderia o conhecimento institucional e a liderança que é fundamental para títulos futuros”.
- “Reduzir o Ratchet e cortar novos IPs não será responsável pelas reduções que a Sony está procurando”, diz uma nota do PowerPoint atribuída ao chefe da Insomniac, Ted Price. “Para remover estrategicamente de 50 a 75 pessoas, nossa melhor opção é aprofundar Wolverine e Homem-Aranha 3 , substituindo os funcionários de baixo desempenho por membros da equipe de Ratchet e novos IP.”
- “Temos que fazer futuros jogos de franquia AAA por US$ 350 milhões ou menos”, diz um slide de uma apresentação sobre “orçamentos sustentáveis” no início deste ano. “Em dólares de hoje, isso é como fazer [ Homem-Aranha 2 ] por US$ 215 milhões. Isso é US$ 65 milhões a menos que nosso orçamento [ de Homem-Aranha 2 ]. Outro slide coloca o problema de forma mais clara: “... 3x o investimento em [ Homem-Aranha 2 ] é evidente para quem joga o jogo?”
- Jogos como Miles Morales, oferecem uma alternativa possível. A aventura mais curta teve um orçamento de apenas US$ 90 milhões, de acordo com uma apresentação de 2022 sobre “jogos de médio porte”. Mas vendeu mais de 10 milhões de cópias, o que o tornou incrivelmente lucrativo
- A apresentação observa que esses jogos de médio porte geralmente levam dois anos a menos para serem feitos do que jogos de sustentação como Homem-Aranha 2
Internal documents show how a big PlayStation studio plans its future
kotaku.com