Joguei 300 horas no PC, posso ajudar nisso:
O jogo é um Skyrim espacial, mas sem a qualidade do mundo aberto que Skyrim tem. Ou seja, a exploração é muito aquém do que foi Skyrim, principalmente na parte procedural dos planetas. Eles fizeram um jogo com milhares de planetas e luas pra você pousar a sua nave, mas que possuem uma repetição absurda de construções, missões secundárias, pontos de interesse e coisas do tipo. Então independente de você estar em um planeta mais frio ou mais quente, com gelo ou desértico, você tem a possibilidade de encontrar as mesmas construções e pontos de interesse, o que deixa o jogo extremamente repetitivo nessa parte.
Existe loading pra tudo. Entrar na nave, sair da nave, viajar para o planeta, decolar, entrar em loja dentro da cidade, sair da loja, é uma engine antiga, a mesma que a Behtesda usou nos últimos Fallout e Elder Scrolls, então tem essa cara de coisa datada. Os gráficos são bons e ruins ao mesmo tempo. A ambientação dentro das naves, estações e cidades é ótima. Já as plantas e criaturas são bem feios. As expressões faciais dos personagens são abissais, parece um jogo de 10 anos atrás.
Já a interface é tenebrosa de ruim, tanto é que coloquei um monte de mods pra dar uma arrumada. Não sei se no PS5 teremos acesso a mods e eu espero que sim, senão fica difícil a parte de itens e equipamentos. Eu realmente não entendi como isso passou por todo mundo sem alguém chegar e falar: olha, isso não está bom, está confuso, feio e sem graça, vamos dar um jeito? Mas não, passou mesmo e é muito ruim.
Quanto aos bugs, tive alguns, como construir uma nave e na hora de entrar parar fora dela e sem conseguir voltar, meio que preso entre os cenários. Ah, existe um sistema de construção de bases que serve para nada. Absolutamente NADA mesmo. É só pra brincar de casinha, porque não faz sentido utilizá-lo.
Apesar de tudo é um jogo divertido. A exploração inicialmente até agrada, antes de você perceber que tudo se repete. O construtor de naves é bem bacana e tem bastante opções para você criar sua nave do jeito que quiser, e funcional (quando não buga como falei acima, pois aconteceram várias vezes esse mesmo bug). A história é interessante e algumas missões secundárias são legais também. Eu me diverti. Mas ele tem muitos problemas, muito longe de ser o jogão que prometeram.