O que as especificações do PS5 nos dizem sobre o futuro do PlayStation versus Xbox?
O recente PlayStation, da Sony, revela pontos para o foco no ultra high-end enquanto a Microsoft e o Google mudam para o streaming
https://www.wired.co.uk/article/sony-ps5-release-date-price-specs
O PS4 dominou a oitava geração de consoles. Com mais de 90 milhões de unidades vendidas, o PS4 já está em sexto lugar nos consoles mais vendidos de todos os tempos, um pouco mais alto do que seu antecessor, o PS3.
De acordo com
uma análise feita pelo VGchartz em janeiro, o PS4 detém 58% de participação de mercado, comparado com os 27% do Xbox One e o mais recente lançamento do Nintendo Switch's 15. Suas vendas superam as do Xbox One que, em um movimento um tanto petulante, A Microsoft continua a se recusar a divulgar números exatos de vendas para seu console.
A recente revelação do próximo console do PS, então, levanta a questão: como a Sony manterá seu domínio?
No momento, os detalhes do novo console são irregulares: nós nem sabemos como será chamado. (Embora alguns possam apostar sua casa no fato de a Sony optar pelo PS5). Mark Cerny, arquiteto do PlayStation na Sony, revelou apenas o que você esperaria como básico para um console da próxima geração: especificações aprimoradas. Mas são os detalhes dessas especificações e o quão poderosas elas são, que detêm a chave para entender os planos da Sony para a próxima geração.
O PS5 está se moldando para ser uma potência. O CPU de oito núcleos Zenn 7nm será baseado na série da AMD Ryzen. A GPU será uma variante da linha Navi da Radeon e também suportará ray tracing, uma técnica de renderização avançada disponível nos atuais laptops de jogos com as placas gráficas RTX da Nvidia. Uma técnica usada há anos por equipes de efeitos visuais de Hollywood, ele tenta simular a maneira como a luz é refletida em objetos, produzindo gráficos impressionantemente realistas.
Cerny também fez questão de enfatizar que o PS5 incluirá um SSD, cuja velocidade superará os antigos troféus de jogos: as telas de carregamento se tornarão uma coisa do passado. A VR também é, de acordo com Cerny, central no console: o atual PSVR conectado será compatível com o PS5, embora o segundo headset VR da Sony também seja sem fio. É possível, embora não confirmado, que o lançamento do último possa coincidir com o PS5.
As especificações da CPU, diz Pelham Smithers, MD, da firma de pesquisa de mercado Pelham Smithers Associates, especializada em manufatura japonesa, nos dão o suficiente para adivinhar qual CPU exata o PS5 usará. De acordo com o que Cerny detalhou, ele precisará ser um processador Ryzen de 8 núcleos de 7nm que suporte ray-tracing, seja compatível com 8K e funcione com a GPU AMD Navi 20. Isso sugere que a Sony está usando o AMD Ryzen 3600G, revelado na CES 2019. No segundo semestre de 2019, diz Smithers, este processador deve ser vendido entre US $ 180 e US $ 220 por unidade - a quantidade certa para um console de US $ 399.
O quão bem este processador suporta 8K e ray tracing, que os jogadores de PC geralmente desligam porque ele exige muito dos gráficos, pode muito bem depender do software da Sony. “Isso é importante porque quanto mais a Sony pode usar seu próprio IP para impulsionar o desempenho do hardware, mais clara a água existe entre o 'PS5' e o 'Xbox Dois'”, diz Smithers.
Também podemos inferir algumas das posições futuras da Sony no streaming do lado do servidor. A Sony anunciou que seu próximo console terá mídia física: não será apenas para download, ao contrário, por exemplo, da divulgação anunciada pela Microsoft. O streaming de servidores, na forma do
Google Stadia , representa uma ameaça significativa para a Sony. “Os editores de jogos públicos precisam pagar royalties de 30% à Sony”, diz Smithers. “E isso, é claro, também se aplica à Microsoft e ao Steam - você basicamente não pode fugir disso. A menos que o Google apareça e eles digam, bem, que tal pagar apenas dez por cento? ”
Uma segunda questão para a Sony é que a Microsoft tem consideravelmente mais experiência em criar redes: ou seja, executar a nuvem. Isso dá uma enorme vantagem na criação de jogos em que a latência pode ser um problema. “Eu calculo que a Microsoft terá um console apenas para jogos na nuvem ao lado de um console mais tradicional”, diz Serkan Toto, CEO e fundador da Kantan Games.
A Sony deve, portanto, se concentrar em sua capacidade de 8K, que exige muitos dados para o consumidor médio transmitir. (Atualmente, isso é cerca de 10-12GB por uma hora de 8K filmagens). A Microsoft, que já retrucou com a alegação de que a E3 2019 conterá o anúncio de "coisas novas que ninguém viu antes", deve focar em jogos multiplayer, e enfatiza que pode rodar jogos multiplayer com possíveis problemas de latência que a Sony não conseguia.
Embora seja importante lembrar que o hype em torno do poder do console cercou todos os lançamentos do PlayStation, a linha de fundo aqui é que o PS5 é provável que seja um monstro gráfico. "Estamos convencidos de que a Sony está interessada em se distanciar do resto do mundo dos videogames e se tornar o IMAX da indústria", diz Smithers. "Embora a Microsoft possa equiparar a Sony em hardware - o PS5 usará apenas componentes disponíveis comercialmente - a Sony tem uma vantagem no processamento de gráficos".
Pelo menos na parte de trás desta notícia, a Sony parece não estar tentando apelar para um novo grupo demográfico de jogadores. Seu perfil demográfico provavelmente permanecerá o mesmo que o da atual geração: os jogadores de consoles, e não “hardcore o suficiente” para PCs, mas ainda interessados em jogos mais pesados e mais envolvidos do que pessoas que jogam jogos casuais principalmente em seus telefones.
Para a Sony, diz Smithers, até mesmo focar neste mercado de alta qualidade ainda deve se traduzir em grandes vendas. “O mercado de software para videogames está atualmente em cerca de US $ 140 bilhões e, talvez, nos próximos cinco anos, aumentará para US $ 180 bilhões. Francamente, se a Sony conseguir de quatro a cinco por cento desse mercado, eles estão indo tão bem quanto estão agora ”.