Playstation 5 [ TÓPICO PREVIEW ]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
EXATO e sabe por que? Quem decide isso é o ESTÚDIO e não a Sony ou MS, se a CDPR, Ubisoft, EA e qualquer outras quiser dar o upgrade ela vai dar, só que ficam inventando nomes para essas merdas.

É CROSSBUY, só que a versão da nova geração vai ser otimizada.

Então , temos que ver por exemplo se a Sony vai deixar de arrecadar igual fez com vários Remasters nessa geração , entregar o upgrade gratuito pra quem comprou os jogos de PS4.
Já as thirds salvo algum acordo , deve liberar ou não igualmente nos 2 consoles.
 
Quem hoje compra CD? E DVD?

EU .
E com frequência. Esses serviços que vc citou não tem apelo pra mim, tem seu publico, mas a mídia física tb tem o seu .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiquei bastante chateado com o anuncio da 2° remasterização do GTA V

É lamentável mesmo.
103967079_2990827867698957_332845489083422702_n.jpg
 
Última edição:
Netflix, Amazon , etc tem seu ponto legal - Series de TODOS os tipo e todos os gostos. Porém não tem como justificar filmes do mesmo calibre de AAA de Hollywood.
Logo você continua indo no Cinema e comprando Filmes de produtoras ao passo que TB assina o Netflix com suas séries.

Porém dizer que as produções de Netflix tem o mesmo custo de filmes como Vingadores, StarWars, DC, HarryPotter, etc é delírio.
 
Netflix, Amazon , etc tem seu ponto legal - Series de TODOS os tipo e todos os gostos. Porém não tem como justificar filmes do mesmo calibre de AAA de Hollywood.
Logo você continua indo no Cinema e comprando Filmes de produtoras ao passo que TB assina o Netflix com suas séries.

Porém dizer que as produções de Netflix tem o mesmo custo de filmes como Vingadores, StarWars, DC, HarryPotter, etc é delírio.

E tem séries que são mais caras de produzir que filmes.

Mas voltando ao PS5, um sistema de assinatura, mesmo que seja para ter acesso a jogos exclusivos já lançados do PS4, como Last Of Us 1 e 2, Uncharted, GOW, Spider-Man, etc... além de jogos de terceiros, teria uma adesão alta de quem já jogou, talvez já tenha vendido a mídia física e queira jogar novamente com as melhorias, bem como quem não jogou algum desses jogos, fora os lançamentos que poderiam vir com descontos (50-100 reais a menos) e jogos de terceiros após alguns meses de lançamento.

E pagar para ter acesso a uma biblioteca instantânea de jogos, ainda mais a Sony, que possui vários jogos exclusivos bons já lançado, é muito viável e atrairia muitos. Em vez de ter que comprar 6 jogos exclusivos já lançados no PS4, poderia diluir esse valor ao longo do ano em mensalidades, por exemplo.

Enfim, é tudo conjectura, mas eu só vejo benefícios se a Sony aderisse a um sistema assim. Claro que não será obrigatório, assim como o Gamepass não é, mas qualquer alternativa ao consumidor é válida, ainda mais em tempos de crise e dólar alto.
 
Sobre o tema abordado pelo shawn layden , acho que ele está certo , os jogos aaa estão muito caros e demorados pra fazer , mas oque faz uma empresa continuar fazendo jogo x ou y , é se o jogo deu retorno financeiro ou não, não tem santo nenhum nessa historia , nem nintendo , nem sony , nem mircrosoft , nem nenhuma outra empresa , as coisas são simples , eles visam dinheiro , ou você acha que cod sai todo ano porquê eles gostam do público que é fan? A partir do momento que não der retorno financeiro eles param de fazer , porem cod tem uma fan base muito fiel , e todo ano vende milhões, por isso eles continuam a fazer um atrás do outro.

Agora esses jogos apenas singleplayer estão fadados ao fracasso com o tempo , isso é a mais pura verdade, infelizmente .

A geração atual tem preferencia pelo multiplayer, e isso é mais barato de produzir e da mais retorno do que sp aaa. Então a tendencia infelizmente é essa.


No meu ver a nintendo mantendo um console com especificações velhas e fazendo jogos com graficos old gen , lucra muito mais que a sony com seus aaa , pois o custo de produção dos jogos da nintendo é muito mais baixo.

Qual vocês acham que da mais trabalho fazer , mario com graficos cartoon , sem muitos detalhes nos personagens

Ou um tlou 2 , com cada personagem com milhares de poligonos , detalhes pequenos no personagem , nos cenarios , nos inimigos.

É obvio que o segundo caso demanda muito mais pessoas , tempo , oque automaticamente aumenta os custos.

A industria de games arrecada muito dinheiro , mas o que faz mais dinheiro hoje , são jogos f2p com compras ingame , fortnite e free fire são exemplo do que a garotada de hoje em dia quer , ficar comprando roupinha e royale pass , acho um absurdo tem roupinhas dessa ai que custa 30$ ou mais , coisa que o programador gasta 10 min no computador pra fazer e colocar na porcaria do jogo e vende isso para uns trouxas a 50 reais , isso ai tudo não da trabalho que é fazer um aaa , eles ganham muito por fazer pouco, eu particularmente não sustento essa indústria ai , eu ate jogo cod warzone de vez enquanto , mas não gasto um centavo do meu dinheiro comprando nada lá, apenas jogo com o que o jogo base oferece.

Eu sei que cada um faz o que quer com seu dinheiro, cada um que seja feliz assim , mas como eu sou contra essa industria dos f2p e microtransacoes eu faço o que acho q devo fazer , que é não comprar nada.
 

E tem séries que são mais caras de produzir que filmes.

Mas voltando ao PS5, um sistema de assinatura, mesmo que seja para ter acesso a jogos exclusivos já lançados do PS4, como Last Of Us 1 e 2, Uncharted, GOW, Spider-Man, etc... além de jogos de terceiros, teria uma adesão alta de quem já jogou, talvez já tenha vendido a mídia física e queira jogar novamente com as melhorias, bem como quem não jogou algum desses jogos, fora os lançamentos que poderiam vir com descontos (50-100 reais a menos) e jogos de terceiros após alguns meses de lançamento.

E pagar para ter acesso a uma biblioteca instantânea de jogos, ainda mais a Sony, que possui vários jogos exclusivos bons já lançado, é muito viável e atrairia muitos. Em vez de ter que comprar 6 jogos exclusivos já lançados no PS4, poderia diluir esse valor ao longo do ano em mensalidades, por exemplo.

Enfim, é tudo conjectura, mas eu só vejo benefícios se a Sony aderisse a um sistema assim. Claro que não será obrigatório, assim como o Gamepass não é, mas qualquer alternativa ao consumidor é válida, ainda mais em tempos de crise e dólar alto.

Foi o que eu falei, por que a Sony vai fazer isso no lançamento se ela consegue vender milhões nos primeiros dias? God of War, Spider e outros entraram na PS NOW depois de 1 ano e meio mais ou menos, nesse período ambos os jogos tiveram várias promos, God of War chegou aparecer por R$50 ou menos.

O sistema de assinatura existe, funciona na gringa com mais de 800 jogos e tem um preço muito bom, agora é torcer para chegar ao Brasil. Agora não espere os próximos grandes exclusivos chegando no mesmo dia no serviço, isso a Sony não vai fazer mesmo. MS tá tentando, tá certa, só que muitos acreditavam que o Gamepass iria fazer as vendas de xbox dispararem e no fim não mudou nada. Ela tá fazendo tudo que é possível, vc compra biscoito, sucrilhos, desodorante e ganha gamepass, eu só torço que isso resulte em jogos, e principalmente BONS JOGOS.
 
Agora esses jogos apenas singleplayer estão fadados ao fracasso com o tempo , isso é a mais pura verdade, infelizmente .

A geração atual tem preferencia pelo multiplayer, e isso é mais barato de produzir e da mais retorno do que sp aaa. Então a tendencia infelizmente é essa.

Cara, essa falácia do single player fadado ao fracasso já caiu por terra faz tempos. Até a EA, uma das empresas mais mercenárias da indústria pensava dessa maneira, mudou o foco e colheu os frutos com Fallen Order.


Sabe o quê sempre vai dar retorno financeiro para as empresas e vai ser a tendência para o futuro em qualquer momento?
Jogo bom. Faz um jogo bom que vai dar certo.

Pode ser multiplayer, single-player, pode ser um simulador de fiscal imigratório (Papers, Please), se for bom, as pessoas vão comprar.
 
Cara, essa falácia do single player fadado ao fracasso já caiu por terra faz tempos. Até a EA, uma das empresas mais mercenárias da indústria pensava dessa maneira, mudou o foco e colheu os frutos com Fallen Order.


Sabe o quê sempre vai dar retorno financeiro para as empresas e vai ser a tendência para o futuro em qualquer momento?
Jogo bom. Faz um jogo bom que vai dar certo.

Pode ser multiplayer, single-player, pode ser um simulador de fiscal imigratório (Papers, Please), se for bom, as pessoas vão comprar.

Pior que tem executivo que bosteja isso, multiplayer vende SIM, só que os multiplayer que vendem são basicamente FIFA e COD, até porque esses jogos tem a base de fãs que só consome isso. Eu conheço gente que só tem Play ou Xbox e só joga FIFA desde o inicio da geração.

O mercado tá cheio de jogos multiplayer merda que não fazem nenhum sucesso, nascem e morrem sem ninguém nem ver e o povo continuar achando que todo multiplayer dá dinheiro.

Faça um bom singleplayer e ele vai vender.
Faça um bom multiplayer e ele vai vender.

O ponto não é se é single ou multi, é se são bons jogos ou não.
 
Meu entendimento sobre a fala do Shawn Layden: Em síntese, se a campanha de TLOU tivesse o dobro do tamanho, será que o jogo venderia duas vezes mais do que está vendendo? Essa é a questão, a demanda não aumenta na mesma proporção dos custos.

Os jogos AAA não vão deixar de existir, a indústria irá se adaptar. Cyberpunk 2077 por exemplo terá um arsenal de merchandising logo no lançamento com livros, versões especiais, série de TV engatilhada com a Netflix... A CDPR está criando um ecossistema enorme em torno do jogo que com certeza trará muito mais dinheiro para o estúdio do que o % de cada cópia vendida.
 
Cara, essa falácia do single player fadado ao fracasso já caiu por terra faz tempos. Até a EA, uma das empresas mais mercenárias da indústria pensava dessa maneira, mudou o foco e colheu os frutos com Fallen Order.


Sabe o quê sempre vai dar retorno financeiro para as empresas e vai ser a tendência para o futuro em qualquer momento?
Jogo bom. Faz um jogo bom que vai dar certo.

Pode ser multiplayer, single-player, pode ser um simulador de fiscal imigratório (Papers, Please), se for bom, as pessoas vão comprar.

Concordo em partes amigo , o x da questão é que jogo considerado bom , ta cada vez mais caro de fazer , pois o pessoal exige cada vez mais , o que aumenta o custo de produção, na geração anterior os jogos lancamentos eram 50$ , nessa gen mudou para 60$ , e tão cogitando agora que os jogos na proxima pode ser 70$ , se continuar assim , vai chegar no ponto que o shaw layden abordou.

Outro ponto é o seguinte , não sei a sua idade mas os gamers da decada de 80 e 90 até por volta de 2008 , iniciaram numa geração onde os games eram em sua maioria single , porem a geração atual não é assim , a tendencia é jogo onde você baixa o jogo de graça e compra itens , e isso paga o custo de produção do game. Os gamers da decada de 80 , 90 , ja estão chegando nos 30 , 40 , 50 anos , e daqui um tempo o que vai ser a massa, sera a geração atual.

Ao meu ver ele está tendo coerência no assunto que abordou, pois é o que eu vejo que esta acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja tem jogo sendo anunciado para o PlayStation 10 :coolface:

 
Última edição:
Concordo em partes amigo , o x da questão é que jogo considerado bom , ta cada vez mais caro de fazer , pois o pessoal exige cada vez mais , o que aumenta o custo de produção, na geração anterior os jogos lancamentos eram 50$ , nessa gen mudou para 60$ , e tão cogitando agora que os jogos na proxima pode ser 70$ , se continuar assim , vai chegar no ponto que o shaw layden abordou.

Outro ponto é o seguinte , não sei a sua idade mas os gamers da decada de 80 e 90 até por volta de 2008 , iniciaram numa geração onde os games eram em sua maioria single , porem a geração atual não é assim , a tendencia é jogo onde você baixa o jogo de graça e compra itens , e isso paga o custo de produção do game. Os gamers da decada de 80 , 90 , ja estão chegando nos 30 , 40 , 50 anos , e daqui um tempo o que vai ser a massa, sera a geração atual.

Ao meu ver ele está tendo coerência no assunto que abordou, pois é o que eu vejo que esta acontecendo.

Então o problema tá na produção em massa de jogos iguais, isso realmente é foda. Vc pega empresas como Ubisoft por exemplo, o modelo de negócio dela não é buscar uma obra prima, é produção em massa de jogo, todo ano precisa de 3 ou 4 jogos dela.

O Layden tá certo, existe um espaço para jogos como Uncharted LL, Hellblade, Infamous First Light e outros, são jogos com escopo menor e todos bons. O jogo Stand Alone do Spider no PS5 parece isso, vão pegar a cidade que tá pronta, o gameplay, fazer algumas melhorias graficas e etc e entregar um game menor enquanto o restante trabalha no 2. Isso é ótimo, precisamos de mais jogos desse tipo, só que isso não vai matar os AAA de 60 milhões de dólares singleplayer, esses jogos se pagam nos primeiros dias de lançado.

Rockstar, CDPR, Naughty Dog e outras conseguem isso, agora não é todo estúdio que consegue bancar uma equipe enorme por 5 anos, fazer marketing e etc e contar que o jogo seja um sucesso depois, é preciso muita grana para isso.

Recomendo dar uma olhada nesse bate papo depois, é interessante ver como Horizon ficou anos em desenvolvimento em silêncio, a tensão dos caras em saber se aquilo vai dar certo, se vai ser aceito e etc. Isso porque são um estúdio da Sony. É muito complicado, eu acho que essas empresas precisam ser louvadas e torço que cresçam cada vez mais.

Não quero viver apenas de jogos da EA e Ubisoft, mesmo eles entregando alguns bons jogos é preciso mais! A Ubi é uma empresa que poderia facilmente fazer obras com padrão de qualidade da Rockstar em jogos de mundo aberto, só que eles priorizam quantidade e não qualidade, e isso não é ruim, é o modelo de negócio deles. Se todos os estúdios dorem demorar 5 ou 6 anos para fazer seus jogos a gente teria 10 jogos na geração.

Tem espaço para todos.
 
Concordo em partes amigo , o x da questão é que jogo considerado bom , ta cada vez mais caro de fazer , pois o pessoal exige cada vez mais , o que aumenta o custo de produção, na geração anterior os jogos lancamentos eram 50$ , nessa gen mudou para 60$ , e tão cogitando agora que os jogos na proxima pode ser 70$ , se continuar assim , vai chegar no ponto que o shaw layden abordou.

Outro ponto é o seguinte , não sei a sua idade mas os gamers da decada de 80 e 90 até por volta de 2008 , iniciaram numa geração onde os games eram em sua maioria single , porem a geração atual não é assim , a tendencia é jogo onde você baixa o jogo de graça e compra itens , e isso paga o custo de produção do game. Os gamers da decada de 80 , 90 , ja estão chegando nos 30 , 40 , 50 anos , e daqui um tempo o que vai ser a massa, sera a geração atual.

Ao meu ver ele está tendo coerência no assunto que abordou, pois é o que eu vejo que esta acontecendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja tem jogo sendo anunciado para o PlayStation 10 :coolface:



Uma coisa que eu vejo muita gente confundido é em relação ao custo de produção de jogos. Muita gente acredita que esse limite só aumenta com o passar do tempo apenas por conta da evolução gráfica natural das gerações. TLOU2 não é mais caro do que o 1 só por quê é mais bonito, ele tem quase o dobro de duração, mais cenários, mais atores e por ai vai.

Nessa próxima geração, com os SDDS e outras técnicas novas, o custo de produção (do jogo, não do hardware) vai se manter o mesmo ou até cair (se preservado o mesmo escopo do projeto, coisa que dificilmente acontece né, as sequências sempre tendem a expandir o que já foi criado) por conta de novas técnicas de criação de cenários, por exemplo. O trampo que o cara tinha no passado em ficar modelando, pedra por pedra do cenário, hoje em dia é resolvida com uma puta foto em mega scan. É claro que ainda tem que passar pelo olhar de um criativo que vai ajeitar e tal. O custo vai aumentar se o projeto for mais ambicioso e ai nada mais natural do quê aumentar o custo também.

Captura de movimento é a mesma coisa. Com fotometria você tem uma qualidade absurda (que só a Pixer consegue animar frame por frame) em um curto espaço de tempo.

Eu não vi essa fala do ex-executivo da Sony, mas um ponto que eu não vendo ser debatido é o seguinte: está ficando cada vez mais caro de fazer novos jogos AAA, ok. Mas as empresas estão conseguindo vender cada vez mais jogos? Se sim, a conta fecha. E falando por alto do que eu vejo da indústria de jogos, a cada ano só cresce mais.

Há 15, 20 anos atrás, gostar de videogame era coisa de nerd, recluso, hoje em dia virou o mainstream. Nada mais natural do que a verba de produção acompanhar.
 
Os jogos AAA não vão deixar de existir, a indústria irá se adaptar. Cyberpunk 2077 por exemplo terá um arsenal de merchandising logo no lançamento com livros, versões especiais, série de TV engatilhada com a Netflix... A CDPR está criando um ecossistema enorme em torno do jogo que com certeza trará muito mais dinheiro para o estúdio do que o % de cada cópia vendida.

Marketing inteligente e que valoriza o produto ao invés de torná-lo desgastado. Imagina a fan base que Cyberpunk vai ter depois que esse jogo for sucesso. Vai sair de um livro de nicho de RPG pra uma mega franquia valendo muito dinheiro, o mesmo que aconteceu com Witcher. Não entendo como Ubisoft, EA, Activision e outras continuam com essa mentalidade caça-níquel imediatista e fuleira.
 
Então, serviços de assinatura mataram o cinema? Não! Já viu um filme com orçamento dos vingadores em um serviço desse?
Tem espaço para os dois, veja que mesmo com Gamepass os jogos em mídia física ainda tem sua parcela de venda no Xbox.

AAA é caro sim, concordo com Layden que devemos ter mais jogos de menor orçamento, nem todo jogo precisa ter o escopo de GTA, RDR, TLOU, Cyberpunk e etc, só que esses jogos precisam existir sim. Esses jogos se pagam nos 3 primeiros dias velho. God of War deve ter custado uns $50 milhões, ele vendeu em 3 dias 3 milhões de cópias. Se não fosse um modelo lucrativo a CD Projekt, Rockstar e tantos outros estúdios não cresceriam tanto.

Vou dizer uma coisa simples. FAÇA BONS JOGOS E ELES VÃO VENDER, é simples assim.

PS NOW existe, é realidade lá fora e até pouco tempo atrás gerava mais receita que o Gamepass, é um serviço que tem muito mais jogos e é mais barato. Só não tem promoção de $1,00. Vamos ver, acho que deve vir para o Brasil em breve, só que isso não quer dizer que venda de jogos vai morrer.

O que o @Auberich quer dizer e que a MS mata tranquilamente algo que não tá dando retorno, Gamepass nunca saberemos, ela não abre os números. Para o consumidor com certeza é ótimo, assim como o Mixer foi ótimo por meses para os criadores que ficaram ricos com Sparks. Agora para ela se isso vai se manter a médio e longo prazo a gente vai descobrir no futuro.
Eu acho que esses serviços vieram para ficar sim, só que não espere 2 AAA por ano com nível alto de qualidade saindo "de graça" nesse serviço.

Eu acho que existe um desespero muito grande nesse lance de jogos por R$300 e etc, gente é só não comprar no lançamento. Ubisoft tá ai lançando jogos por R$250 e 3 semanas depois o preço despenca. Só espera, eu compro no lançamento só jogos que eu quero muito, comprei esse ano TLOU, Ghost of Tsushima e FF VII, o resto deixo passar.

Ubisoft só em promo de R$50
Bethesda em promo de R$30
EA em promo de R$10.
gow depois de 3 meses R$ 120.00
Spider com 3 meses R$ 100.00
Death Stranding com 3 meses R$ 80.00
posso citar outros games da Sony que despenca depois de meses, isso foi até falado no tópico do ps4, os exclusivos da Sony são os que cai mais rápido preço.
O jogo AAA da sony nao se paga, só olhar as divulgações de lucros deles em março
 
gow depois de 3 meses R$ 120.00
Spider com 3 meses R$ 100.00
Death Stranding com 3 meses R$ 80.00
posso citar outros games da Sony que despenca depois de meses, isso foi até falado no tópico do ps4, os exclusivos da Sony são os que cai mais rápido preço.
O jogo AAA da sony nao se paga, só olhar as divulgações de lucros deles em março

Velho que loucura é essa?

Vamos lá, GOD OF WAR deposi de 3 meses R$120,00 né?
God of War" vendeu mais de 5 milhões em um mês
Faz uma conta bem simples por favor, não vou nem colocar $60, vamos coloca que a Sony lucre $40 a cada jogo lançado no primeiro mês.
Fez a conta? São 200 MILHÕES de dólares no primeiro mês! Isso colocando $40 só.

Uncharted, Horizom, Spider, Days Gone e tantos outros geram lucro nos primeiros dias.

Reportagem de 2018, justamente o ano que God of War e Spider teria dado prejuízo então de acordo com seu pensamento.

A perspectiva é de ganhos na casa dos US$ 7,7 bilhões, sendo que quase metade disso será movido somente pelo setor de games, atualmente o maior alavancador de resultados para a companhia japonesa, que colhe, agora, os frutos de um longo e tortuoso processo de reestruturação.

Com o sucesso de jogos como Marvel’s Spider-Man e a demanda por serviços online ligados ao PlayStation 4, a Sony mais uma vez comprovou que a mudança para sua estratégia baseada nos games foi um sucesso.

O sucesso do game do Cabeça de Teia foi tanto que surpreendeu até mesmo a própria fabricante, que afirmou que o título foi capaz de compensar as vendas já em baixa do PS4, que se aproxima do fim de seu ciclo de vida. Spider-Man também se tornou o jogo vendido mais rapidamente da história da plataforma, superando God of War, de abril, com 3,3 milhões de cópias comercializadas nos primeiros três dias.
 
Velho que loucura é essa?

Vamos lá, GOD OF WAR deposi de 3 meses R$120,00 né?
"God of War" vendeu mais de 5 milhões em um mês"
Faz uma conta bem simples por favor, não vou nem colocar $60, vamos coloca que a Sony lucre $40 a cada jogo lançado no primeiro mês.
Fez a conta? São 200 MILHÕES de dólares no primeiro mês! Isso colocando $40 só.

Uncharted, Horizom, Spider, Days Gone e tantos outros geram lucro nos primeiros dias.


A perspectiva é de ganhos na casa dos US$ 7,7 bilhões, sendo que quase metade disso será movido somente pelo setor de games, atualmente o maior alavancador de resultados para a companhia japonesa, que colhe, agora, os frutos de um longo e tortuoso processo de reestruturação.

Com o sucesso de jogos como Marvel’s Spider-Man e a demanda por serviços online ligados ao PlayStation 4, a Sony mais uma vez comprovou que a mudança para sua estratégia baseada nos games foi um sucesso.

O sucesso do game do Cabeça de Teia foi tanto que surpreendeu até mesmo a própria fabricante, que afirmou que o título foi capaz de compensar as vendas já em baixa do PS4, que se aproxima do fim de seu ciclo de vida. Spider-Man também se tornou o jogo vendido mais rapidamente da história da plataforma, superando God of War, de abril, com 3,3 milhões de cópias comercializadas nos primeiros três dias.
submarino, americanas e magazineluiza, quase sempre o preço despenca depois de 3 meses, vc falando que ubsoft os jogos cai o preço rápido, lembro que AC odyssey eu tive que esperar 7 meses para chegar um preço aceitável.
vc pegou preço bruto, quanto o jogo custou para fazer? quanto a sony gastou com marketing? e entre outros valores que entra na conta.
pegou a noticia falando do ganho do setor game, estou falando de jogo por jogo, entao que o cara foi presidente da marca playstation está errado, pega uma noticia que saiu uns meses que a dona da Rockstar estava insatisfeita, pq jogos estao demorando muito para fazer o custo esta elevado
 
submarino, americanas e magazineluiza, quase sempre o preço despenca depois de 3 meses, vc falando que ubsoft demora para cair o preço, lembro que AC odyssey eu tive que esperar 7 meses para chegar um preço aceitável.
vc pegou preço bruto, quanto o jogo custou para fazer? quanto a sony gastou com marketing? e entre outros valores que entra na conta.
vc pegou a noticia falando do ganho no Game, estou falando de jogo por jogo, entao que o cara foi presidente da marca playstation está errado

Vamos lá.

God of War vendeu 5 milhões no primeiro mês, 5 MILHÕES! Vc realmente acha que isso não pagou o jogo?
Ubisoft, Sony, EA e etc, todas o preço despenca depois de 2 meses, só que antes disso já venderam milhões. Vc acha mesmo que os jogos tem que ficar $60 a vida inteira igual a Nintendo? E onde eu disse que os jogos da Ubi demoram? Canso de falar que comprar Ubisoft no lançamento é loucura, ela é uma das que o valor cai mais rápido.

Vamos ver mais um exemplo, The Witcher 3.

Primeiro ano o jogo JÁ SE PAGOU, olha o crescimento da porcentagem de PC ao passar dos anos. Sabe por que isso? Porque o jogo no PC vivia em promoções depois do seu primeiro ano de lançamento, com isso as vendas foram aumentando. Pensando pela sua lógica isso é um problema.

EC635F1B-9CF9-452A-8EC1-9D2ED45EEF1C.jpeg


O Layden não tá errado, esse modelo vai se tornar insustentável para maioria dos estúdios, só que ND, Rockstar, CD Projekt, Santa Monica e outros poucos PODEM se dar esse luxo de investir 80 milhões porque vão recuperar isso no primeiro mês. Além disso no caso de jogos exclusivos a venda é do jogo e do console, sendo assim vc tá trazendo o consumidor que quer God of War ou Spider-Man a investir no PS5 e consequentemente comprar os outros jogos lá, FIFA, COD e o que for.

O modelo não é para todas, por isso esse modelo poucos estúdios fazem. Pega a Insomniac Games mesmo, nessa geração ela lançou Spider-Man, Ratchet & Clank e Sunset Overdrive, 3 ótimos jogos e e isso em um intervalo de 4 ANOS!

É possível sim desenvolver jogos em menos tempo e com qualidade, só que esses estúdios que fazem esses jogos com investimento gigante sabem o que vão entregar e como vão lucrar. Vc acha que a CD Projekt se passou a Ubisoft como? Lançando 1 The Witcher por ano ou fazendo um jogo foda e vendendo por 5 anos direto, seja preço cheio, promoção e etc?
Cada empresa escolhe seu modelo de negócio, a CD Projekt e Rockstar tem o modelo deles que é 1 ou 2 jogos por geração.

ND tem o dela e cada uma sabe onde o calo aperta! Novamente eu concordo com o Layden, só que não dá para generalizar.
 
Vamos lá.

God of War vendeu 5 milhões no primeiro mês, 5 MILHÕES! Vc realmente acha que isso não pagou o jogo?
Ubisoft, Sony, EA e etc, todas o preço despenca depois de 2 meses, só que antes disso já venderam milhões. Vc acha mesmo que os jogos tem que ficar $60 a vida inteira igual a Nintendo? E onde eu disse que os jogos da Ubi demoram? Canso de falar que comprar Ubisoft no lançamento é loucura, ela é uma das que o valor cai mais rápido.

Vamos ver mais um exemplo, The Witcher 3.

Primeiro ano o jogo JÁ SE PAGOU, olha o crescimento da porcentagem de PC ao passar dos anos. Sabe por que isso? Porque o jogo no PC vivia em promoções depois do seu primeiro ano de lançamento, com isso as vendas foram aumentando. Pensando pela sua lógica isso é um problema.

EC635F1B-9CF9-452A-8EC1-9D2ED45EEF1C.jpeg


O Layden não tá errado, esse modelo vai se tornar insustentável para maioria dos estúdios, só que ND, Rockstar, CD Projekt, Santa Monica e outros poucos PODEM se dar esse luxo de investir 80 milhões porque vão recuperar isso no primeiro mês. Além disso no caso de jogos exclusivos a venda é do jogo e do console, sendo assim vc tá trazendo o consumidor que quer God of War ou Spider-Man a investir no PS5 e consequentemente comprar os outros jogos lá, FIFA, COD e o que for.

O modelo não é para todas, por isso esse modelo poucos estúdios fazem. Pega a Insomniac Games mesmo, nessa geração ela lançou Spider-Man, Ratchet & Clank e Sunset Overdrive, 3 ótimos jogos e e isso em um intervalo de 4 ANOS!

É possível sim desenvolver jogos em menos tempo e com qualidade, só que esses estúdios que fazem esses jogos com investimento gigante sabem o que vão entregar e como vão lucrar. Vc acha que a CD Projekt se passou a Ubisoft como? Lançando 1 The Witcher por ano ou fazendo um jogo foda e vendendo por 5 anos direto, seja preço cheio, promoção e etc?
Cada empresa escolhe seu modelo de negócio, a CD Projekt e Rockstar tem o modelo deles que é 1 ou 2 jogos por geração.

ND tem o dela e cada uma sabe onde o calo aperta! Novamente eu concordo com o Layden, só que não dá para generalizar.
TW3 é um jogo AAA multiplataforma, difícil nao vender muito né
 
TW3 é um jogo AAA multiplataforma, difícil nao vender muito né

Sim, e sabe quanto vendeu nos consoles?

PS4 - 10.8m
Xbox - 4.3m

Uncharted 4 vendeu mais que The Witcher 3 somando PS4 e Xbox mesmo saindo 1 ano depois.

Então é muito simples entender que quando o estúdio é FODA e faz BONS JOGOS eles vão vender pra caralho e se pagar!

Agora para maioria dos estúdios isso não é uma realidade, por isso concordo com Layden, só que isso não se aplica nesses estúdios que citei.
 
Me lembro de ter lido que God War foi um dos responsáveis pelo bom lucro da Sony no ano. Minha dúvida é o Uncharted 4, pergunto, pois, foi um dos jogos mais caros para se desenvolver da sony. Alguém sabe quanto ele deu de retorno?
Realmente os jogos tendem a criar uma distância entre os AAA e jogos cíclicos como Assassins Creed.... nessa nova gen o custo de produção deve subir novamente e estaremos entrando em campos de investimentos loucos, poucas dev terão cacife e confiança de desenvolver jogos AAA. Acredito que diminua, ainda mais, a quantidade de jogos triple a.
 
Kkkkkk, tem uns comentários aqui que nem adianta responder.

Ele quer atenção. Acha que tá no Wars.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Spider vendeu até mais rápido que GoW, e chegou aos 13milhoes+. Será que se pagou? Rsrs

Mas no magazine luiza tava por R$ 10 no mês seguinte. Com certeza deu preju. Resta saber o por quê a Sony vai lançar outro.

:genio::genio::genio:
 
Me lembro de ter lido que God War foi um dos responsáveis pelo bom lucro da Sony no ano. Minha dúvida é o Uncharted 4, pergunto, pois, foi um dos jogos mais caros para se desenvolver da sony. Alguém sabe quanto ele deu de retorno?
Realmente os jogos tendem a criar uma distância entre os AAA e jogos cíclicos como Assassins Creed.... nessa nova gen o custo de produção deve subir novamente e estaremos entrando em campos de investimentos loucos, poucas dev terão cacife e confiança de desenvolver jogos AAA. Acredito que diminua, ainda mais, a quantidade de jogos triple a.
As empresas geralmente não divulgam o montante em dinheiro, apenas fazem o relatório de vendas totais depois que a franquia quebra alguma marca. Em outubro de 2019 U4 tinha 16kk de cópias vendidas, sendo o mais vendido dentre os Uncharted(s).
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo