Não existe isso de ligar pra provedor e falar "oi, voces usam link da VIVO"? Isso é algo a nivel empresarial. A não ser que uma empresa tenha sido literalmente adquirida pela VIVO (tipo quando a GVT foi), voce nunca vai receber "sim" pra uma pergunta dessa: Nenhum treinamento de atendimento ao usuário vai ser treinado pra falar que "olha, a gente divide o trunk com esses e esses provedores).
infelizmente, eu nao tenho como snoop o trafego do meu aspirador - o meu roteador nao presta e nao tem snooping, o meu access point nao da essa informacao e eu nao tenho nenhum managed switch pra por no meio, mas, seguindo as informacoes do topico, os servidores da API sao
52.41.71.212, 54.213.147.2 e 35.80.177.106, que resolvem pra esses hostnames:
52.41.71.212 - ec2-52-41-71-212.us-west-2.compute.amazonaws.com
54.213.147.2 - ec2-54-213-147-2.us-west-2.compute.amazonaws.com
35.80.177.106 - ec2-35-80-177-106.us-west-2.compute.amazonaws.com
Todos Amazon AWS, todos localizados no WEST2 US (que alinha com o servidor que o meu robo usa no Tuya IoT:
Todos esses IPs respondem uma pagina web 404 Not Found na porta 80, nenhum responde a ping (nenhum servidor que se preste responde a ping - nao serve pra nada, só consome banda e ciclo de CPU, entao qualquer maquina com internet aberta pro publico, em teoria, nao vai responder pra ping).
Ja tentei VPN em paises diferentes (estados unidos, canada, inglaterra, brasil) e os sites sempre respondem um 404-not found na porta 80. Nao tenho como monitorar a rede pra saber qual o request do aspirador e nao tenho como roteador o aspirador (por ser wifi) por uma VPN com o meu equipamento no momento.
Aí eu te dou um exemplo: Em alguns cenarios, a VIVO usa um link intercontinental que vai primeiro pra Espanha pra depois ir pros Esatods Unidos, pq esse link intercontinental é da propria VIVO - eles nao precisam pagar nenhuma taxa pra usar esse link pra sair do pais. Um provedor pequeno, de cidade, nao vai ter link internacional proprio, e eles vão usar o que melhor atender a região. Qual é? Eles nunca vão responder isso pra uma ligacao no suporte. Se voce fizer um tracert IPs tiverem hostname, voce até consegue descobrir. Se o problema tiver numa dessas rotas (do provedor até a central de exchange, do exchange até o outro pais intermediario até o US-WEST2 da Amazon AWS, dentro da Amazon AWS), voce nao vai conseguir acessar.
Amazon AWS tem backup e propagação de mudanças pra varios servidores ao mesmo tempo. Servidor especifico atende a audiencia especifica. Se alguem propagou algum patch errado num servidor da Amazon AWS que só atende conexoes que vem da europa, nao vai ter cristo que vá fazer funcionar. Se voce mudar pra um outro link internacional (não é o caso aqui, mas a Claro/NET, até onde eu sei, usa um link intercontinental direto até os Estados Unidos, e aí teria uma rota completamente diferente até esses servidores), aí talvez funcionaria. É o caso da pessoa que conseguiu usar um link da Claro ou um da TIM - regioes difrentes do país usam links internacionais diferentes, exchanges diferentes e, se for um problema de acesso, servidores com mirrors diferentes la na ponta da AWS.
Tembem existe o outro lado da moeda: Pode ser que a API pra esses aspiradores antigos ta sendo desativada aos poucos (algo que nenhuma empresa ia anunciar ou admitir), pra poder vender aspiradores mais novos - Esses Kabum! e os Liectroux XR500 que tao dando pau todos usam a placa T2 e quem tem a placa T3 (que tem firmware incompativel com o T2), aparentemente nao ta tendo problema nenhum.
Se for pra trocar, aproveita e troca direito: Compra um aspirador que aceita Valetudo (
https://valetudo.cloud/) ou Tasmota (
https://tasmota.github.io/docs/) que aí voce nao vai ter
problema de obsolência planejada - só vai ter o problema de, quando o mantedor do fork do projeto pro teu device encher o saco, nao vai ter mais suporte
Vale lembrar que o meu aspirador ainda ta funcionando - se eu apertar o botao de power uma vez, ele faz a limpeza da casa, igual tava planejada da ultima vez no aplicativo - inclusive nao atravessando as barreiras virtuais que eu setei. O problema é que nao da pra mudar a configuracao, re-scanear a casa e, se voce deletou as informacoes do aplicativo tentando resolver o problema, talvez voce tenha perdido o mapa e as configuracoes.