Problemas de Conexão com o robo aspirador Kabum Smart 500 e 700

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WDV
  • Data de Início Data de Início
Mais um para a conta. O meu é o Kabum Smart 700 preto, comprado em agosto de 2022.

Fazendo minhas pesquisas eu encontrei a firmware do XR500 e uma ferramenta de instalação. Está neste link:

A versão do MCU passou para 5.0.15

Vídeo que fiz do processo:

Fiz o procedimento com meu robô e consegui estabelecer a conexão com o wi-fi, porém nenhuma função no aplicativo funciona. O robô ainda trabalha normalmente se ativado pelo botão físico.
Com isso pude fazer o teste de rede do aspirador e ele falha na hora de detectar o estado de conexão. O que serve de evidência que o problema é ao nível de servidor.

Talvez algum programador (ou um curioso) possa encontrar a solução do nosso problema explorando essa ferramenta ou fazendo modificações na firmware.
Uma porta de possibilidades foi aberta.

A Kabum tem 2 versões do Smart 700, um com a placa antiga e outro "v2" com a placa nova. Esse firmware provavelmente é para a placa v2 ou até mesmo uma mais nova, por isso não está funcionando corretamente nesse modelo. No video de instruções ele parece ser para a placa T3, que pelo que entendi seria essa placa "v2" da Kabum.

O arquivo de atualização (code.pack) pode ser descompactado e dentro dele tem todos os arquivos de atualização, mas não sei ao certo se podem ser modificados de alguma forma para funcionar com a placa antiga ou corrigir o problema do wifi sem perder as outras funcionalidades.

Última edição:
Mais um caso tambem pessoal, tenho um smart 700 (preto) c/ internet vivo fibra.
Curiosamente até ontem no almoço o meu ainda estava online, embora não tenha aberto diretamente pelo app para conferir (havia acionado ele pela alexa).

Bom dia, senhores.

Recebi a seguinte resposta da Kabum no Reclame Aqui:

Referente ao seu atendimento, obtive um retorno com a área responsável e me informaram que outros cliente com a rede VIVO estavam operando de maneira hibrida (2.4 e 5.0 Ghz). Os clientes foram orientados a ligarem na operadora e eles fizeram a separação da rede e o problema foi solucionado. Tente a conexão se caso não conseguir entrem em contato com a vivo e solicita a correção com eles.

Eu não entendo de redes mas para mim não faz sentido já que há dois pontos de Wi-Fi, um para 2.4 e outro para 5.0.

O meu é o Smart 700 só que na cor branca, ele parou dia 09/12 tambem.
Tentei contato com o suporte falo que nao poderia ajudar pq esta fora da garantia comprei em 06/22.
Tento fazer o processo de conexao no modo rapido ou modo ap ele nao conecta.
Tentei rotiar pelo celular troquei roteador nada tambem.
Possuo VIVO Fibra.

fiz uma reclamçao no reclame aqui

Vamos ver no que da...

mas pelo visto é um problema Geral

Bom dia, senhores.

Referente ao seu atendimento, obtive um retorno com a área responsável e me informaram que outros cliente com a rede VIVO estavam operando de maneira hibrida (2.4 e 5.0 Ghz). Os clientes foram orientados a ligarem na operadora e eles fizeram a separação da rede e o problema foi solucionado. Tente a conexão se caso não conseguir entrem em contato com a vivo e solicita a correção com eles.

Eu não entendo de redes mas para mim não faz sentido já que há dois pontos de Wi-Fi, um para 2.4 e outro para 5.0.
A vivo trabalha com uma rede hibrida junto com a 2.4g, ou seja, além das redes 2.4 e 5g, especificamente a 2.4g emite sinal 5g "escondido" com o objetivo de melhorar a qulidade da net, ocorre que quando o robô reconhece esse sinal 5g dentro da rede 2.4g ele se desconecta pelo motivo de nao ser compatível com o sinal 5g. Existem vídeos ensinando como desabilitar essa rede hibrida e fazer com que a rede 2.4 emita apenas o sinal 2.4, mas atualmente este não é o problema, pois eu e outras pessoas já realizamos este procedimento de desligar o sinal hibrido e o problema persiste.

Bom dia, senhores.

Pra mim essa "solução" também não faz muito sentido, porque apesar de utilizar a Vivo, não utilizo o WiFi do roteador deles, e sim de um ponto de acesso Unifi que tem as reder 2.4 e 5Ghz separadas, ligados no meu próprio roteador. As configurações da minha rede continuam a mesma e o robô funcionava normalmente antes.

Vi aqui pelo App da Tuya (que é o que utilizo normalmente) que na hora de adicionar o Robo apareceu um novo modelo que não aparecia antes, com suporte a WiFi 2.4 e 5Ghz, o que me leva a crer que talvez nos preparativos para colocar esse novo modelo acabaram quebrando a funcionalidade dos robôs mais antigos, mas pode ser só uma coincidência também.

Não existe isso de ligar pra provedor e falar "oi, voces usam link da VIVO"? Isso é algo a nivel empresarial. A não ser que uma empresa tenha sido literalmente adquirida pela VIVO (tipo quando a GVT foi), voce nunca vai receber "sim" pra uma pergunta dessa: Nenhum treinamento de atendimento ao usuário vai ser treinado pra falar que "olha, a gente divide o trunk com esses e esses provedores).

infelizmente, eu nao tenho como snoop o trafego do meu aspirador - o meu roteador nao presta e nao tem snooping, o meu access point nao da essa informacao e eu nao tenho nenhum managed switch pra por no meio, mas, seguindo as informacoes do topico, os servidores da API sao 52.41.71.212, 54.213.147.2 e 35.80.177.106, que resolvem pra esses hostnames:
52.41.71.212 - ec2-52-41-71-212.us-west-2.compute.amazonaws.com
54.213.147.2 - ec2-54-213-147-2.us-west-2.compute.amazonaws.com
35.80.177.106 - ec2-35-80-177-106.us-west-2.compute.amazonaws.com

Todos Amazon AWS, todos localizados no WEST2 US (que alinha com o servidor que o meu robo usa no Tuya IoT:

Todos esses IPs respondem uma pagina web 404 Not Found na porta 80, nenhum responde a ping (nenhum servidor que se preste responde a ping - nao serve pra nada, só consome banda e ciclo de CPU, entao qualquer maquina com internet aberta pro publico, em teoria, nao vai responder pra ping).

Ja tentei VPN em paises diferentes (estados unidos, canada, inglaterra, brasil) e os sites sempre respondem um 404-not found na porta 80. Nao tenho como monitorar a rede pra saber qual o request do aspirador e nao tenho como roteador o aspirador (por ser wifi) por uma VPN com o meu equipamento no momento.

Aí eu te dou um exemplo: Em alguns cenarios, a VIVO usa um link intercontinental que vai primeiro pra Espanha pra depois ir pros Esatods Unidos, pq esse link intercontinental é da propria VIVO - eles nao precisam pagar nenhuma taxa pra usar esse link pra sair do pais. Um provedor pequeno, de cidade, nao vai ter link internacional proprio, e eles vão usar o que melhor atender a região. Qual é? Eles nunca vão responder isso pra uma ligacao no suporte. Se voce fizer um tracert IPs tiverem hostname, voce até consegue descobrir. Se o problema tiver numa dessas rotas (do provedor até a central de exchange, do exchange até o outro pais intermediario até o US-WEST2 da Amazon AWS, dentro da Amazon AWS), voce nao vai conseguir acessar.

Amazon AWS tem backup e propagação de mudanças pra varios servidores ao mesmo tempo. Servidor especifico atende a audiencia especifica. Se alguem propagou algum patch errado num servidor da Amazon AWS que só atende conexoes que vem da europa, nao vai ter cristo que vá fazer funcionar. Se voce mudar pra um outro link internacional (não é o caso aqui, mas a Claro/NET, até onde eu sei, usa um link intercontinental direto até os Estados Unidos, e aí teria uma rota completamente diferente até esses servidores), aí talvez funcionaria. É o caso da pessoa que conseguiu usar um link da Claro ou um da TIM - regioes difrentes do país usam links internacionais diferentes, exchanges diferentes e, se for um problema de acesso, servidores com mirrors diferentes la na ponta da AWS.

Tembem existe o outro lado da moeda: Pode ser que a API pra esses aspiradores antigos ta sendo desativada aos poucos (algo que nenhuma empresa ia anunciar ou admitir), pra poder vender aspiradores mais novos - Esses Kabum! e os Liectroux XR500 que tao dando pau todos usam a placa T2 e quem tem a placa T3 (que tem firmware incompativel com o T2), aparentemente nao ta tendo problema nenhum.

Se for pra trocar, aproveita e troca direito: Compra um aspirador que aceita Valetudo (https://valetudo.cloud/) ou Tasmota (https://tasmota.github.io/docs/) que aí voce nao vai ter
problema de obsolência planejada - só vai ter o problema de, quando o mantedor do fork do projeto pro teu device encher o saco, nao vai ter mais suporte :D

Vale lembrar que o meu aspirador ainda ta funcionando - se eu apertar o botao de power uma vez, ele faz a limpeza da casa, igual tava planejada da ultima vez no aplicativo - inclusive nao atravessando as barreiras virtuais que eu setei. O problema é que nao da pra mudar a configuracao, re-scanear a casa e, se voce deletou as informacoes do aplicativo tentando resolver o problema, talvez voce tenha perdido o mapa e as configuracoes.

Muito bem explanado sua explicação....e se me permite completar, digo que... Nos casos que estão acontecendo provavelmente está ligado diretamente às Requisições da API do app(sejam eles Tuya, Smart, etc..., porque todos são exatamente a mesma coisa só muda o frontend(carinha do app) e utilizam a mesma API e recursos), ou seja, os pacotes não conseguem "chegar" no server que está implantado em nuvem... pelo que vimos, na plataforma da AMAZON. Pelos relatos podemos descartar problemas nas Operadoras. Pois devem ter alterado o caminho do server onde esta hospedado o serviço desta API. Quando isso ocorre tem o tempo de propagação deste novo endereço pelos roteadores...Por isso o impacto da desconexão foi sendo de forma gradual ao longo de várias regiões... Provavelmente todos serão atingidos....de todas operadoras!

O Meu é o KabuM! 700 Branco T2, funcionava bem até domingo. Não adianta rotear, espernear (sorry)...vai dar M%¨$%¨para todo mundo mais hora menos hora!
Trabalho na área de TI +20 anos!
To puto...porque estamos refém de algum maluco que posso resolver este BO
Que bom que foi aberto este canal de comunicação para podermos unir nossos conhecimentos e experiencias.
Vamos buscar uma solução, juntos! abs a todos

Última edição:
Pra mim essa "solução" também não faz muito sentido, porque apesar de utilizar a Vivo, não utilizo o WiFi do roteador deles, e sim de um ponto de acesso Unifi que tem as reder 2.4 e 5Ghz separadas, ligados no meu próprio roteador. As configurações da minha rede continuam a mesma e o robô funcionava normalmente antes.

Vi aqui pelo App da Tuya (que é o que utilizo normalmente) que na hora de adicionar o Robo apareceu um novo modelo que não aparecia antes, com suporte a WiFi 2.4 e 5Ghz, o que me leva a crer que talvez nos preparativos para colocar esse novo modelo acabaram quebrando a funcionalidade dos robôs mais antigos, mas pode ser só uma coincidência também.
Pra mim também não faz sentido.

Visto que meu roteador é apenas 2.4Ghz.

Não tem duas redes e não tem suporte a 5G.

Galera, pode não ter relação nenhuma, mas acho que vale o comentário: Na minha rede Wi-Fi muitos apps tb não estão carregando, principalmente os de banco, já testei em outros aparelhos também. Vivo fibra SP

Galera, pode não ter relação nenhuma, mas acho que vale o comentário: Na minha rede Wi-Fi muitos apps tb não estão carregando, principalmente os de banco, já testei em outros aparelhos também. Vivo fibra SP
O meu Wi-Fi da Vivo sempre foi assim, não abre app de banco, iFood e outros, tanto é que fui mexer nisso no dia que não estava conseguindo conectar o robô, porque achei que tivesse piorado.

Parece que é um outro problema que não sei ao certo, mas meio que resolvi depois de achar o seguinte fórum:

Em resumo, desativei esse tal de Ipv6 no site de configuração do modem da Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu Wi-Fi da Vivo sempre foi assim, não abre app de banco, iFood e outros, tanto é que fui mexer nisso no dia que não estava conseguindo conectar o robô, porque achei que tivesse piorado.

Parece que é um outro problema que não sei ao certo, mas meio que resolvi depois de achar o seguinte fórum:

Em resumo, desativei esse tal de Ipv6 no site de configuração do modem da Vivo.

Mas não, pouco provável que tenha relação com o problema do robô, já que ele funcionava normalmente antes.

Vi algumas pessoas comentando no youtube que conseguiram conectar usando o QR code que vem no manual, alguem tem ele para postar aqui? Modelo Kabum 700.

Meu manual vem somente o qr code do app.

O meu é o Smart 700 só que na cor branca, ele parou dia 09/12 tambem.
Tentei contato com o suporte falo que nao poderia ajudar pq esta fora da garantia comprei em 06/22.
Tento fazer o processo de conexao no modo rapido ou modo ap ele nao conecta.
Tentei rotiar pelo celular troquei roteador nada tambem.
Possuo VIVO Fibra.

fiz uma reclamçao no reclame aqui

Vamos ver no que da...

mas pelo visto é um problema Geral
A terceira mesangem desse topico, postada em Julho, relacionado, aparentemente, ao modelo c500, tambem descreve isso. Esse é um outro problema não relacionado ao que a gente ta discutindo.

Parabens pros heróis que vão falar com suporte, pq eu não tenho mais paciência, mas é o unico jeito de trazer o problema até eles.

A resposta da Kabum de hoje:

Segue a resposta de nosso(a) atendente Gabriela Carvalho da Silva:

Olá! Tudo bem?

Me chamo Gabriela.

Para que possamos dar continuidade em sua solicitação, preciso que você encaminhe algumas imagens para que eu possa te atender o mais rápido possível.

Essas imagens são de extrema importância:

1 - Tire as fotos em um local claro e sem o uso de flash;

2 - Tire de todos os ângulos possíveis do produto e da parte de baixo do robô aspirador espero resposta.. vc está vendo oque está acontendo;

Caso as fotos não sejam encaminhadas dentro do prazo máximo de 07 dias corridos, seu protocolo será encerrado de forma automática pelo nosso sistema. Porém, estando dentro do prazo de atendimento, poderá acessar o passo a passo para realizar uma nova solicitação em nosso site.

Sentido? ZERO!

Talvez seja pra ver o Modelo / SN

Complementando que tem essa informação no email:

+++ Não responda esta mensagem - Este é um serviço automático +++

Porém, não fala pra onde tem que enviar as fotos ... Ó... UMA BELEZA DE SUPORTE

Pessoal, descobri que o problema aqui é realmente a Vivo Fibra, utilizei a internet da TIM e o robo conseguiu se conectar no WIFI.

O que eu fiz?

Utilizei um celular para rotear a internet 5G da TIM e um outro celular para parear o Robo, usando o wifi roteado pelo celular e bingo, deu certo.

Pessoal, descobri que o problema aqui é realmente a Vivo Fibra, utilizei a internet da TIM e o robo conseguiu se conectar no WIFI.

O que eu fiz?

Utilizei um celular para rotear a internet 5G da TIM e um outro celular para parear o Robo, usando o wifi roteado pelo celular e bingo, deu certo.
Tem outras pessoas, incluindo eu... que não conseguiu mesmo com a Tim e Claro.

Funciona em alguns casos e outros não.

Exemplo que citei posts acima, no meu Tim não funcionou... no Tim da minha mãe funcionou... testes feitos mais de uma vez.

A resposta da Kabum de hoje:

Segue a resposta de nosso(a) atendente Gabriela Carvalho da Silva:

Olá! Tudo bem?

Me chamo Gabriela.

Para que possamos dar continuidade em sua solicitação, preciso que você encaminhe algumas imagens para que eu possa te atender o mais rápido possível.

Essas imagens são de extrema importância:

1 - Tire as fotos em um local claro e sem o uso de flash;

2 - Tire de todos os ângulos possíveis do produto e da parte de baixo do robô aspirador espero resposta.. vc está vendo oque está acontendo;

Caso as fotos não sejam encaminhadas dentro do prazo máximo de 07 dias corridos, seu protocolo será encerrado de forma automática pelo nosso sistema. Porém, estando dentro do prazo de atendimento, poderá acessar o passo a passo para realizar uma nova solicitação em nosso site.

Sentido? ZERO!

Talvez seja pra ver o Modelo / SN

Complementando que tem essa informação no email:

+++ Não responda esta mensagem - Este é um serviço automático +++

Porém, não fala pra onde tem que enviar as fotos ... Ó... UMA BELEZA DE SUPORTE
Essa instrução das fotos acho que é padrão pra atendimento em garantia. O meu robô precisou ir pra assistência uma vez pq travou uma das rodas e recebi exatamente esse mesmo e-mail pra poder solicitar o reparo e tive que mandar essas fotos todas.

As fotos você envia em um link que deve estar no e-mail, anexa numa página lá e salva.

Essa instrução das fotos acho que é padrão pra atendimento em garantia. O meu robô precisou ir pra assistência uma vez pq travou uma das rodas e recebi exatamente esse mesmo e-mail pra poder solicitar o reparo e tive que mandar essas fotos todas.
Só não sei pra onde responder... Já que pro email deles, volta hdshaudhuashudashudas

Estou na mesma. Comprei o smart 700 branco em abril.23 e no final de semana se desconectou e não conectou mais. Abri no reclame aqui, vieram me atender empurrando para Vivo. Questionei um pouco e a atendente disse que estão avaliando. Tentou me convencer a encerrar o reclame aqui e continuar pelo wpp, mas disse que manteria aberto até a solução do problema. (conversa)

Mesmo que seja um problema por conta de propagação de DNS na VIVO (o já vimos ai que não é exclusivo dela) ou coisa do tipo, isso se deu porque mudaram alguma coisa do lado da Kabum (entenda aqui quem é white label da fabricante). Não faz o menor sentido tentar resolver isso com a operadora individualmente e nem as soluções de contorno que vários encontraram ai (por enquanto). O leigo que se quer sabe que esse fórum existe faz o que? Fica com um robô "smart" que não se conecta a internet?

Oi pessoal,

Mais um para conta. Modelo Kabum Smart 700, preto, adquirido em julho 22 que desconectou no dia 09/12.

Provedora de internet vivo fibra. Utilizo o roteador RT-AC68U, da Asus, com as frequênciasde 2.4 e 5 Ghz configuradas separadamente. Meu robô não conecta no app nem acende o led de wi-fi. Mas por questão de curiosidade ele aprece como conectado na lista de dispositivos do roteador.

Fiz um teste na casa dos meus sogros, provedora Claro, com um RT-AC59, também da Asus, frequências separadas e ele conectou na primeira tentativa no modo EZ.

Pelo que vejo aqui no fórum, parece ser um problema da Vivo Fibra mesmo.

Mesmo que seja um problema por conta de propagação de DNS na VIVO (o já vimos ai que não é exclusivo dela) ou coisa do tipo, isso se deu porque mudaram alguma coisa do lado da Kabum (entenda aqui quem é white label da fabricante). Não faz o menor sentido tentar resolver isso com a operadora individualmente e nem as soluções de contorno que vários encontraram ai (por enquanto). O leigo que se quer sabe que esse fórum existe faz o que? Fica com um robô "smart" que não se conecta a internet?

Exatamente, acho que eles precisam dar uma solução cabível

Afinal, não é um problema isolado, cada vez vai aparecer mais pessoas.

+1 aqui com Kabum Smart 700 + Vivo Fibra. Desde esse final de semana não consigo conectar, já tentei tudo que foi dito nesse tópico e nada, tentei tambei pelo QR code (se alguem quiser tentar pode mandar pm que tenho a foto do QrCode do Manual) e NADA. Nem com vela e oração.

Comprei no dia 01/03 e é o Modelo na cor PRETO. Estarei acompanhando o tópico e tentando contribuir para a solução desse problema.

Estou na mesma. Comprei o smart 700 branco em abril.23 e no final de semana se desconectou e não conectou mais. Abri no reclame aqui, vieram me atender empurrando para Vivo. Questionei um pouco e a atendente disse que estão avaliando. Tentou me convencer a encerrar o reclame aqui e continuar pelo wpp, mas disse que manteria aberto até a solução do problema. (conversa)

Concordo, mesmo que seja problema na Vivo Fibra, não faz sentido a gente brigar individualmente com a operadora. A empresa que vende o produto tem mais força para pressionar a Vivo por uma solução.

Users who are viewing this thread

Voltar