[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Para mudar de GPON para XGS-PON requer investimento muito alto para trocar as placas da OLT e ONU?

Requer um bom investimento apenas nos ativos, a rede passiva é a mesma, e mesmo assim há soluções de muito bom preço no lado das OLT's, o problema que vejo hoje é nas ONU's não há praticamente nada homologado no Brasil em quantidade para competição de mercado.

Requer um bom investimento apenas nos ativos, a rede passiva é a mesma, e mesmo assim há soluções de muito bom preço no lado das OLT's, o problema que vejo hoje é nas ONU's não há praticamente nada homologado no Brasil em quantidade para competição de mercado.
Você sabe dizer quanto custa uma placa GPON vs uma placa XGS-PON?

Última edição:
Consigo sim, porém varia conforme solução aplicada.

Por exemplo, usando uma OLT fiber home AN6000-2, você compra 1 placa pon (XG-PON ou simplesmente 10GPON de 8 portas) vindo de fora do Brasil por u$ 1.100,00, fazendo taxa de conversão mais impostos daria algo como R$ 9.500,00, placa PON Gpon Fibebrhome de 8 portas você encontra por R$ 8.000,00 posto aqui no Brasil com todos os impostos +- 18,75%, ou arredondando, 20% a mais de investimento em placa PON 10GPON, o importante é saber se a solução comporta o upgrade de tecnologia, até porque muitos provedores na expansão dos serviços compraram OLT's sem chassi, com as portas PON integradas, aí não tem o que fazer, tem que trocar a OLT mesmo.

Para novos provedores, eu sempre aconselho a investir em olt huawei ou Nókia, pois possuem soluções robustas com preço agregador.

procurei alguem q colocoou e fez alguns testes nesse plano mas nao vi ninguem sabe alguem?
como é só aqui em Blumenau que estão oferecendo e tem q ser alguém muito "empolgado" com tanta velocidade, eu acho veio difícil aparecer teste assim de cara. Se fizer uma vaquinha e pagar minha fidelidade com a vivo e ajudar na mensalidade kkkkkkkkk eu coloco a unifique, pois aqui na rua tem :haha: :haha: :haha: :haha:

alguém usando mob telecom residencial? chegaram aqui na cidade com planos bastante apetitosos (400mb 99rs) mas as inúmeras reclamações nas redes sociais me deixam com o pé atrás.

meu sogro tem a unifique 250 veio um modem zte 2 antenas, ping pro 8.8.8.8 13ms e para a gamersclub (csgo) 24ms.
tenho um vizinho aqui que assinou também, só usam esse modem e capricham bastante na instalacao prendendo bem os drops, depois entra por um cano fixado no poste pra outros tecnicos nao baterem escada em cima dos cabos, cuida bem da rede a empresa... ja a oi ja ta com alguns cabos soltos pelos postes, to pensando em me mudar la pro bairro gloria onde só tem oi lixo velox net e recentemente a unifique acho que vou mudar pra ela mesmo

Blink tá cobrindo partes do bairro Planalto aqui em BH, hoje eu vi técnicos instalando CTO na Av. Olímpio Mourão. Tive a impressão de ver cabos da Blink também aqui no São João Batista, mas ainda não vi CTOs, vou dar uma conferida depois.

procurei alguem q colocoou e fez alguns testes nesse plano mas nao vi ninguem sabe alguem?
eu tenho de 1gb e digo e uma droga pra torrent, creio que vendem mais do que pode entregar no max que fica aqui e 700mb a 800mb ZTE com 4 antena um lixo de roteador parece que não guenta muita carga, além de não poder colocar em Bridge, firmware Multilaser e só funciona em modo router .

eu tenho de 1gb e digo e uma droga pra torrent, creio que vendem mais do que pode entregar no max que fica aqui e 700mb a 800mb ZTE com 4 antena um lixo de roteador parece que não guenta muita carga, além de não poder colocar em Bridge, firmware Multilaser e só funciona em modo router .
Medir conexão por torrent não acho q represente a realidade

Medir conexão por torrent não acho q represente a realidade
tipo a conexão têm um TrafficShaping pesado quando o torrent começa vai la no talo e é notório a conexão cai e fica um lixo. mas medindo no speedtest da essas medidas quando eu estiver em casa eu faço um teste e coloco aqui, mas somente depois do dia 1 estou em SP neste momento .

Bom dia colegas.
Estou com um problema e preciso de ajuda, tenho ONU EG8145V5 , provedor entrega CGnat com suposto IPv6, se ficar reiniciando a ONU da tomada umas 30 vezes consigo ipv4 publico.kkkkk
Digo suposto ipv6 pois eu entro site de teste ipv6 e meu ipv6 esta lá, recebo 10/10 de nota do site, porem ao testar o ping6 ipv6.google.com tenho o ping correto, mas ao dar ping6 no ip da uol ou outro servidor que tenhona vivo adsl o ping falha.
Parece que só consegue pingar DNS, estranho d+ pq no utorrent também conecto o ipv6 a outros usuários e baixo o arquivo.

C:\WINDOWS\system32>ping -6 2600:9000:20BB:F600:1:5A19:8B40:93A1

Disparando 2600:9000:20bb:f600:1:5a19:8b40:93a1 com 32 bytes de dados:
Esgotado o tempo limite do pedido.

C:\WINDOWS\system32>ping -6 google.com

Disparando google.com [2800:3f0:4001:822::200e] com 32 bytes de dados:
Resposta de 2800:3f0:4001:822::200e: tempo=5ms
Resposta de 2800:3f0:4001:822::200e: tempo=4ms

Algum colega pode me ajudar em alguma dica?

Pessoal, assino um provedor pequeno de fibra ótica que sempre me entregou a velocidade e de forma estável. Algumas quedas no mês que demoram algumas hora e volta estável normalmente.

Os dois últimos dias, não tem funcionado nenhum stream de vídeo a noite. Não consigo assistir nenhuma série em nenhum serviço de vídeo.

Tem como eu verificar se é algum problema ou se é saturação da rede?

Isso geralmente é pq a banda do seu provedor está saturada, aparentemente no horário de pico.

Pra saber se é isso mesmo fazer um teste de ping pelo Windows para os servidores do Google/Cloudflare/Netflix/Amazon a tarde/manhã e veja quais são os valores normais (*10ms), e depois faz nesse horário de pico, se o ping ficar muito alto (*50~100ms) comparado ao feito de tarde/manhã é banda saturada.

Aqui é fibra ótica e geralmente no horário de pico o ping sobe entre 1~2 ms, e obviamente fica tudo normal.

Faz esse teste e nós avise aqui.

*Números somente para exemplificar.

Isso geralmente é pq a banda do seu provedor está saturada, aparentemente no horário de pico.

Pra saber se é isso mesmo fazer um teste de ping pelo Windows para os servidores do Google/Cloudflare/Netflix/Amazon a tarde/manhã e veja quais são os valores normais (*10ms), e depois faz nesse horário de pico, se o ping ficar muito alto (*50~100ms) comparado ao feito de tarde/manhã é banda saturada.

Aqui é fibra ótica e geralmente no horário de pico o ping sobe entre 1~2 ms, e obviamente fica tudo normal.

Faz esse teste e nós avise aqui.

*Números somente para exemplificar.

Desculpa minha ignorância, já fui melhor nisso.

Pra fazer esse ping como é?

Então para fazer esse teste de Ping você pode usar seu roteador ou seu PC, eu particularmente faço no meu roteador já que meu PC esta conectado no Wi-Fi 2,4GHz, mas você pode fazer pelo PC no CMD ou Windows Power Shell. Dependendo da versão do seu Windows é só apertar a tecla Windows + X ai vai aparecer o Prompt de Comando ou Windows PowerShell, ai e so clicar em cima e vai aparecer uma dessas telas abaixo:

É só digitar ´´ping `` e qualquer desses endereços abaixo e vai aparecer os resultados, deixei uns testes de exemplo que fiz com minha internet atraves do meu roteador:

d1ge0kk1l5kms0.cloudfront.net
1.1.1.1
edge-mqtt.facebook.com
dns.google
ipv4-c022-gru005-ix.1.oca.nflxvideo.net

Lembrando que esses endereços da Amazon, Facebook, Netflix são os que aparecem pra mim no Interior de SP, dependendo onde você mora e do seu provedor podem ser outros IPs, esses IPs do Netflix e do Facebook são de servidores externos geralmente em Garulhos, porém meu provedor usa outros servidores de ambos na rede interna, então esses numeros são apenas para ter alguma referencia.

Faz o teste ai e ve se da diferença em testes de manhã/tarde e no horario que fica horrivel.

Olá, eu sou técnico de redes e infraestrutura e hj atualmente presto consultoria em todas as áreas que o provedor precisa.. meu interesse é compartilhar informações sempre.. vamos lá.. porque concentrar tudo em lugar ? Qual o pós e o contra ? Abraço . Alto Paranaíba mg

Olá, eu sou técnico de redes e infraestrutura e hj atualmente presto consultoria em todas as áreas que o provedor precisa.. meu interesse é compartilhar informações sempre.. vamos lá.. porque concentrar tudo em lugar ? Qual o pós e o contra ? Abraço . Alto Paranaíba mg

Não sei se compreendi a tua questão. Está perguntando porque concentramos as informações dos provedores regionais em 1 tópico? Seria inviável ter 1 tópico para cada provedor , são milhares de provedores, e a gama de informação sobre a tecnologia é praticamente a mesma ajudando no compartilhamento de informações.

o pessoal da sumicity vrio aqui trocar a onu
agora e uma preta com 4 portas lan e tem 2.4/5.8ghz 2 antenas
modelo HG6143D
tem uma usb mais não posso fazer nala com ele e ta cheia de bloqueio :\
e perdi meu ipv6 :\ terei que ligar pra la pra pedir pra ligar novamente

O provedor local aqui está com um plano de velocidade "ilimitada" por 150 reais. Segundo eles, a velocidade vai ser limitada pelo meu equipamento. Suponho então que chegue a 1gbps de download e upload. Mas de nada adianta pois com meu plano de 600mb não consigo fazer download acima de 100mb no YouTube, speed test em servidor mais distante no Brasil não chega a 300mb, download de algum aplicativo na play store não passa de 150mb...

Enfim, tanta velocidade só para dá o valor de 1gbps em condições perfeitas, ou seja, num servidor a 3km de distância da minha casa.

O provedor local aqui está com um plano de velocidade "ilimitada" por 150 reais. Segundo eles, a velocidade vai ser limitada pelo meu equipamento. Suponho então que chegue a 1gbps de download e upload. Mas de nada adianta pois com meu plano de 600mb não consigo fazer download acima de 100mb no YouTube, speed test em servidor mais distante no Brasil não chega a 300mb, download de algum aplicativo na play store não passa de 150mb...

Enfim, tanta velocidade só para dá o valor de 1gbps em condições perfeitas, ou seja, num servidor a 3km de distância da minha casa.
depende vc salva os dados aonde ?
pra aproveitar o máximo vc teria que salvar no ssd
por exemplo aqui tenho 420 mega e bate nos testes
mais onde eu teria 420 mega de transferência continua apenas no ssd ?
o hd aqui os novos batem 200 mega porem se fizer so isso e mais nada o que na pratica da menos
o que limita sempre e o mais lento o lado bom e que da pra pendurar varias coisas junto e não cai a velocidade de dowm

depende vc salva os dados aonde ?
pra aproveitar o máximo vc teria que salvar no ssd
por exemplo aqui tenho 420 mega e bate nos testes
mais onde eu teria 420 mega de transferência continua apenas no ssd ?
o hd aqui os novos batem 200 mega porem se fizer so isso e mais nada o que na pratica da menos
o que limita sempre e o mais lento o lado bom e que da pra pendurar varias coisas junto e não cai a velocidade de dowm
Você confundiu as unidades. Você tem um plano de 420 Megabits por segundo , o que dá um download a uma velocidade de 420/8=52,5 Megabytes por segundo. Um hd comum passa de 100 Megabytes por segundo..

Pessoal, assino um provedor pequeno de fibra ótica que sempre me entregou a velocidade e de forma estável. Algumas quedas no mês que demoram algumas hora e volta estável normalmente.

Os dois últimos dias, não tem funcionado nenhum stream de vídeo a noite. Não consigo assistir nenhuma série em nenhum serviço de vídeo.

Tem como eu verificar se é algum problema ou se é saturação da rede?
Aqui aconteceu a mesma coisa nessa época que você informar. Era problema na empresa que fornece o link para a do meu bairro.
Ficou uns dois dias sem conseguir acessar nenhum streaming.

Você confundiu as unidades. Você tem um plano de 420 Megabits por segundo , o que dá um download a uma velocidade de 420/8=52,5 Megabytes por segundo. Um hd comum passa de 100 Megabytes por segundo..
um hd so passa dos 100 mega quando a escrita e continua se for aleatória ja era e fragmentação faz isso ainda mais se o hd for o mesmo do O.S
e se vc tiver ant virus rodando essa taxa fica menor ja que ele fica no caminho olhando tudo

Eu assinei a Blink, sou do Caiçara BH
A qualidade está boa? Como são em relação a rotas, estabilidade, entrega de velocidade contratada e CGNAT?

Qual é o equipamento que utilizam? Se puder, mande foto da instalação! ;)

Vejo que estão crescendo muito aqui na cidade, além disso compraram a Tremnet (Betim e cidades próximas) e a Telecom dados (Vespasiano e cidades próximas). Certamente estão caminhando para ser o maior dos pequenos provedores aqui na RMBH.

Users who are viewing this thread

Voltar