O PTT é o ponto central de troca de trafego. Existe em praticamente todos os estados brasileiros e o principal é o de SP. É como se fosse um local onde todos os provedores/isp etc se reúnem para trocar conexão entre sí.
Os grandes provedores geralmente têm uma política mais restritiva de troca de informações, eles só querem trocar informações com quem eles querem, A Vivo e a Net eram mais abertas antigamente, mas mudaram sua política para focar em troca de trafego apenas no PTT SP e apenas com quem eles querem. Por isso muitas vezes a conexão precisa passar entre vários até chegar no destino final.
Já os pequenos provedores muitas vezes não limitam e liberam trafego com praticamente qualquer outro provedor, obviamente que eles tem menos banda disponivel no PTT, menos poder de negociação com alguns vendedores de link, entre outras coisas. Por isso algumas vezes os pings dos provedores pequenos são menores, não precisa atravessar tantas conexões.
Para exemplificar:
Imagina que eu sou do Rio Grande do Sul, assino um grande provedor aqui e quero contato com um provedor do Paraná. Muitas vezes meu link vai sair do RS, vai para SP para depois voltar para PR.
Enquanto em um pequeno provedor o link segue direto por ter contato direto com aquele provedor.
Bem basicamente é isso.
Me corrijam se eu estiver errado.