[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

É possível abrir reclamação na Anatel contra esses provedores de fibra de cidade pequena ou só daqueles que aparecem na lista lá da Anatel?

Eu sou cliente antigo de um provedor aqui da cidade vizinha, foram os únicos que conseguiram me atender aqui, ainda pelo via radio 10Mbps R$110/mês. Só que agora os caras só tão vendendo fibra e não querem mais saber dos clientes antigos onde a fibra deles nunca chegou.
Minha antena deu problema, mandaram o técnico, o caro falou que não tem mais visada (mentira por que dá pra ver a torre perfeitamente como sempre deu), largou 2 números de telefone de provedores via radio na minha mão e foi embora.
Pior que liguei pro 2 e nenhum tem torre próxima capaz de chegar o sinal aqui, to desde de sexta sem internet.
Não tem muito o que fazer neste caso com a Anatel, não vai te ajudar... o que está acontecendo aí é que para o provedor não está compensando os 110 reais devido ao custo de manter poucos clientes no rádio... aqui aconteceu a mesma coisa. Simplesmente falaram que não vão mais atender e deixaram contato de alguns provedores para uns conhecidos meus que moram em chácara. Sorte que pelo menos aqui um dos provedores aceitou o atendimento.

Você possui algum contrato vigente?
 
Não tem muito o que fazer neste caso com a Anatel, não vai te ajudar... o que está acontecendo aí é que para o provedor não está compensando os 110 reais devido ao custo de manter poucos clientes no rádio... aqui aconteceu a mesma coisa. Simplesmente falaram que não vão mais atender e deixaram contato de alguns provedores para uns conhecidos meus que moram em chácara. Sorte que pelo menos aqui um dos provedores aceitou o atendimento.

Você possui algum contrato vigente?
Acredito que não, já faz quase 6 anos que assinei, acho que se tivesse alguma coisa obrigando eles a manterem o sinal, provavelmente já deve ter encerrado.

O jeito tentar um desses vivo box ou claro pra quebrar um galho e rezar pra starlink vingar aqui no Brasil então.
 
Acredito que não, já faz quase 6 anos que assinei, acho que se tivesse alguma coisa obrigando eles a manterem o sinal, provavelmente já deve ter encerrado.

O jeito tentar um desses vivo box ou claro pra quebrar um galho e rezar pra starlink vingar aqui no Brasil então.
Melhor saída parece ser essa aí mesmo, ainda mais quando não se tem vizinhos para o provedor entender que ainda compensa o atendimento.

EDIT:
Já pensou na possibilidade de pagar pelo equipamento? Pergunta ao provedor... já que a visada existe, no comodato eles vão colocar um monte de desculpa, mas se você pagar pelo equipamento talvez eles ainda forneçam o link. Pessoal da chácara aqui fez isso, comprou o equipamento e o provedor só instalou...
 
Melhor saída parece ser essa aí mesmo, ainda mais quando não se tem vizinhos para o provedor entender que ainda compensa o atendimento.

EDIT:
Já pensou na possibilidade de pagar pelo equipamento? Pergunta ao provedor... já que a visada existe, no comodato eles vão colocar um monte de desculpa, mas se você pagar pelo equipamento talvez eles ainda forneçam o link. Pessoal da chácara aqui fez isso, comprou o equipamento e o provedor só instalou...
Sim, foi a primeira que fiz. Mas parece que teria que colocar uma torre de 27m pra conseguir visada, ainda pra miseros 5Mbps.
 
Acredito que não, já faz quase 6 anos que assinei, acho que se tivesse alguma coisa obrigando eles a manterem o sinal, provavelmente já deve ter encerrado.

O jeito tentar um desses vivo box ou claro pra quebrar um galho e rezar pra starlink vingar aqui no Brasil então.
Existe uns tutoriais na internet de pessoas utilizando antenas para pegar sinal de 3G/4G. Não é o melhor dos cenarios, mas se você não morar tão isolado da para conseguir sim. O problema vai ser a questão da franquia.
 
Existe uns tutoriais na internet de pessoas utilizando antenas para pegar sinal de 3G/4G. Não é o melhor dos cenarios, mas se você não morar tão isolado da para conseguir sim. O problema vai ser a questão da franquia.
Sim, o problema é a franquia. Aqui eu tenho 4g da vivo no celular, dá por volta de 20Mbps. Vi q no vivo box o máximo seria 100gb, pra quem consumia uns 800gb/mês vai ser bem complicado.
 
Sim, o problema é a franquia. Aqui eu tenho 4g da vivo no celular, dá por volta de 20Mbps. Vi q no vivo box o máximo seria 100gb, pra quem consumia uns 800gb/mês vai ser bem complicado.
Não daria para você comprar além da antena a torre com uma boa altura que lhe garanta a visada da antena do provedor?
 
Não daria para você comprar além da antena a torre com uma boa altura que lhe garanta a visada da antena do provedor?
Não pelas velocidades que estão sendo oferecidas, 5Mbps, ainda pior do que a que usava. Se fosse pelo menos uns 50 até animava gastar uma grana aí pra ter uma conexão decente.

Eu cheguei a perguntar para o meu atual provedor quanto custaria trazer a fibra deles aqui pra minha casa, a atendente passou o valor de 6 reais o metro da fibra enterrada, fiz as contas e dava 36k de reais, mandei instalar, a atendente passou a ligação pra gerencia que disse ser impossível mesmo pagando, pois eles não tem autorização para passar fibra aqui onde moro.
Entendi nada, a fibra deles passa 6km daqui, só tem mais um vizinho que mora uns 3km de mim, quem vai se importa com isso por aqui, fala sério, nem pagando ...
 
Não pelas velocidades que estão sendo oferecidas, 5Mbps, ainda pior do que a que usava. Se fosse pelo menos uns 50 até animava gastar uma grana aí pra ter uma conexão decente.

Eu cheguei a perguntar para o meu atual provedor quanto custaria trazer a fibra deles aqui pra minha casa, a atendente passou o valor de 6 reais o metro da fibra enterrada, fiz as contas e dava 36k de reais, mandei instalar, a atendente passou a ligação pra gerencia que disse ser impossível mesmo pagando, pois eles não tem autorização para passar fibra aqui onde moro.
Entendi nada, a fibra deles passa 6km daqui, só tem mais um vizinho que mora uns 3km de mim, quem vai se importa com isso por aqui, fala sério, nem pagando ...
O problema é que se o provedor passar a fibra sem ter a devida autorização e alguém denunciá-lo por isso a multa que ele leva pode ser bem salgada.
Talvez a solução seria você montar a rede de fibra e levar ela até esse provedor para ele conectá-la a rede dele mas para isso você teria que ver os tramites legais para lançar essa rede de fibra.
Veja com o seu vizinho se ele não entra na jogada com você e se este provedor topa o negócio também.
 
Não pelas velocidades que estão sendo oferecidas, 5Mbps, ainda pior do que a que usava. Se fosse pelo menos uns 50 até animava gastar uma grana aí pra ter uma conexão decente.

Eu cheguei a perguntar para o meu atual provedor quanto custaria trazer a fibra deles aqui pra minha casa, a atendente passou o valor de 6 reais o metro da fibra enterrada, fiz as contas e dava 36k de reais, mandei instalar, a atendente passou a ligação pra gerencia que disse ser impossível mesmo pagando, pois eles não tem autorização para passar fibra aqui onde moro.
Entendi nada, a fibra deles passa 6km daqui, só tem mais um vizinho que mora uns 3km de mim, quem vai se importa com isso por aqui, fala sério, nem pagando ...
Rapaz pra pagar 36 mil pra ter internet, vc queria muito essa net hein:olar:
 
Rapaz pra pagar 36 mil pra ter internet, vc queria muito essa net hein:olar:
C nem faz ideia, só pensar em ter 500Mbps :vish:

Mas sério, já vi gente gastar mais que isso em torres pra levar da casa na cidade, pra casa na fazenda. Aqui seria na fibra, boas velocidades, baixa latência, faria na mesma hora.
 
C nem faz ideia, só pensar em ter 500Mbps :vish:

Mas sério, já vi gente gastar mais que isso em torres pra levar da casa na cidade, pra casa na fazenda. Aqui seria na fibra, boas velocidades, baixa latência, faria na mesma hora.
Eu sou do time que acima de 100Mbps já é irrelevante pra usuário doméstico. :clo:

É a famosa lei do diminishing returns que os gringos sempre falam.
 
Eu sou do time que acima de 100Mbps já é irrelevante pra usuário doméstico. :clo:

É a famosa lei do diminishing returns que os gringos sempre falam.

Os provedores domésticos ganham nesse "excesso" de banda que seus planos fornecem.

Para a grande maioria das pessoas 50 mega per capita já seria mais que suficiente, porém família média de 4 pessoas consumidoras de streaming entre outros acessórios precisam normalmente de 200 mega para terem fluidez.

Por isso a maioria dos provedores regionais estão migrando para planos de entrada entre 200 e 300 mega.
 
Eu sou do time que acima de 100Mbps já é irrelevante pra usuário doméstico. :clo:

É a famosa lei do diminishing returns que os gringos sempre falam.
Eu concordo contigo, mas sempre tem um porém... aqui pago 99 reais em 130/130.... minha irmã mora na capital e paga 89 em 500mb.
Em resumo, se eu pudesse tb ia querer 500mb por 89 kkkk.. mas os 130 atende bem, até os downloads na steam vai de boa.
 
Se a fibra deles chegasse até minha casa, seria apenas 10 reais a mais na conta por 50x mais velocidade de conexão.
O plano de 500 deles esta por 119,90 enquanto que o via radio que usava era 109,90 por 10Mbps.
Pra mim, o plano mais custo beneficio deles seria o de 200 por 79,90.
 
Acredito que não, já faz quase 6 anos que assinei, acho que se tivesse alguma coisa obrigando eles a manterem o sinal, provavelmente já deve ter encerrado.

O jeito tentar um desses vivo box ou claro pra quebrar um galho e rezar pra starlink vingar aqui no Brasil então.
Rádio Ubiquiti Airfiber, 1Gbps - AF-5XHD

Na loja que vende um comentário que conseguiu trafegar mais de 800Mbps a 33 Km de distância.

Talvez seja uma solução comprar um par desse e uma torre.
Passar fibra em zona rural ninguém quer pois dá muita manutenção, quem vai consertar os rompimentos por máquinas, árvores ou erosão do terreno?
 
Rádio Ubiquiti Airfiber, 1Gbps - AF-5XHD

Na loja que vende um comentário que conseguiu trafegar mais de 800Mbps a 33 Km de distância.

Talvez seja uma solução comprar um par desse e uma torre.
Passar fibra em zona rural ninguém quer pois dá muita manutenção, quem vai consertar os rompimentos por máquinas, árvores ou erosão do terreno?
Ai teria que encontrar um provedor que vendesse uma velocidade decente, por aqui só to encontrando 5Mbps e ainda custando mais caro do que pagava antes pelos 10Mbps.

------------
Nas minhas buscas por aí encontrei isso https://www.oaktelecom.com.br/produtos/giga-pro-ilimitado/
Diz usar a rede da vivo e não tem franquia, homologado pela Anatel e 100% legal, a velocidade diz ser a mesma que consigo com a vivo :notsure:
Alguém já ouviu falar nisso? Só não peguei pra ver qual é porque diz ter fidelização, aí já fico com pé atrás.
 
Bem, vamos lá:

Se o provedor usa GPON. E a splitagem dele na rua é de 1:128 clientes, daria mais ou menos 18 Mbps dedicado por cliente - (considerando overhead do protocolo gpon que é muito pouco taxa de 2,5 gbps da gbic convertida e por ai vai). Se colocar a taxa de contenção padrão (que quantas vezes aquele mesmo MB pode ser vendido considerando que nem todo mundo usa ao mesmo tempo). Daria planos de no máximo 180 Mbps. Vamos DIZER que seja 200 Mbps, qualquer coisa acima dessa velocidade seria propaganda enganosa.


E aqui em Brasilia, muitos vendem 400, 800 e 1 Gbps. Por isso não pode se basear apenas na velocidade. 200 Mbps dar tranquilamente para quaisquer necessidades diárias, ainda mais se tiver IPv6 na rede e excelente rotas. Fora que pelo cabeçalho ethernet, qualquer coisa acima de 70% da velocidade da porta já teria uma certa retransmissão de pacotes. Ou seja, sua ONU sai uma porta de 1 Gbps ? Acima de 700 Mbps já é historia de pescador.


Se a quantidade de clientes na mesma porta PON do seu provedor for de 64. Até 400 Mbps ele consegue te entregar - isso considerando apenas a OLT não o backbone. Passou disso, já se considera os 200 Mbps ai da conta que fiz acima.


Tecnicamente falando, somente com XGS-PON (Download e Upload de 10 Gbps) que seria possivel vender planos de 800 Mbps. Enfim, tal do marketing é complicado em provedor...
 
Confesso que não entendo nada disso aí, nem sabia que existiam provedores que usavam redes móveis assim. Pelo que eles me falaram, a minha velocidade vai ficar limitada a qualidade do meu sinal com a vivo. Aqui consigo em média 20Mbps, se fosse isso mesmo, pra quem sempre usou apenas 10Mbps, seria até uma melhora. Me surpreendeu o fato de não ter franquia, nunca tinha visto em redes móveis, se conseguisse fazer download dos meus jogos e usar serviços de streaming sem problemas já estaria bom, também não sei como fica a latência nesses casos, não sei se seria possível jogar online com uma conexão dessas.
 
Nas minhas buscas por aí encontrei isso https://www.oaktelecom.com.br/produtos/giga-pro-ilimitado/
Diz usar a rede da vivo e não tem franquia, homologado pela Anatel e 100% legal, a velocidade diz ser a mesma que consigo com a vivo :notsure:
Alguém já ouviu falar nisso? Só não peguei pra ver qual é porque diz ter fidelização, aí já fico com pé atrás.
Site bem "amador".. criado recentemente:

CRIADO 22/05/2021
EXPIRAÇÃO 22/05/2022
ALTERADO 22/05/2021

CNPJ: 32.667.514/0001-91
Razão Social: Igor Almeida Orsetti
Nome Fantasia: Bigodudo tv
Data de Abertura: 05/02/2019
Tipo: MATRIZ
Situação: ATIVA
Natureza Jurídica: 213-5 - Empresário (Individual)
Capital Social: 2000.00


Eu não confiaria... masss cada um sabe o valor da sua grana...
 
C nem faz ideia, só pensar em ter 500Mbps :vish:

Mas sério, já vi gente gastar mais que isso em torres pra levar da casa na cidade, pra casa na fazenda. Aqui seria na fibra, boas velocidades, baixa latência, faria na mesma hora.
Amigo olha esse site não sei se vai te ajudar
 
Amigo olha esse site não sei se vai te ajudar
Já conhecia, infelizmente a franquia é muito baixa e a latência muito alta, as vezes passa de 1 segundo.
 
C nem faz ideia, só pensar em ter 500Mbps :vish:

Mas sério, já vi gente gastar mais que isso em torres pra levar da casa na cidade, pra casa na fazenda. Aqui seria na fibra, boas velocidades, baixa latência, faria na mesma hora.
Não sei se iria ser viável para você, mas a Tim tem o Beta e o pacote Lab plus tem o bônus de franquia ilimitada na madrugada
 
Não sei se iria ser viável para você, mas a Tim tem o Beta e o pacote Lab plus tem o bônus de franquia ilimitada na madrugada
Infelizmente não tem sinal da Tim por aqui, só tem o 4g da vivo e 3g da claro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo