[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

É de Palmas esse provedor? Fiz uma pesquisa no Google com o nome desse provedor e tem um monte de gente reclamando de perca de pacotes.
Sim, olhei aqui também, deve ser saturação da banda deles mesmo. Parece que a unica opção vai ser procurar outra operadora.
 
Boa tarde.
Tenho 2 opções de provedores na minha cidade.
e
Como fazer uma analise para saber qual tem o serviço melhor?
Ver as informações de cada provedor e coisas do tipo?
Alguém poderia dar uma olhada?
Obrigado.



A Supranet faz peer com 4 links: Forte Telecom, G8, eletronet e Hurricane. Está no PTT de BH e são Paulo. Ela só tem 1.024 ipv4, o que diz que muito provavelmente ela usa cgnat.

Giganet: 3 peers: Americantower, Eletronet e Hurricane. Está no PTT do rio e São Paulo. Tem 4.096 ipv4, o que pode dizer q eles talvez entreguem ipv4 válido.

Olhando somente esses fatores eu escolheria a giganet. Mas falta preço, last mile (como é feita a entrega do link na sua casa), estabilidade da rede e suporte.
 
A Supranet faz peer com 4 links: Forte Telecom, G8, eletronet e Hurricane. Está no PTT de BH e são Paulo. Ela só tem 1.024 ipv4, o que diz que muito provavelmente ela usa cgnat.

Giganet: 3 peers: Americantower, Eletronet e Hurricane. Está no PTT do rio e São Paulo. Tem 4.096 ipv4, o que pode dizer q eles talvez entreguem ipv4 válido.

Olhando somente esses fatores eu escolheria a giganet. Mas falta preço, last mile (como é feita a entrega do link na sua casa), estabilidade da rede e suporte.
Brother, onde você consegue essas informações sobre os provedores? Acho muito válido ter acesso a isso antes de escolher um provedor local, muito bom!
 
Brother, onde você consegue essas informações sobre os provedores? Acho muito válido ter acesso a isso antes de escolher um provedor local, muito bom!

pra galera louca ae do tópico(sim pq é loucura ficar caçando agulha no palheiro atras de infos detalhadas de provedor) que curte ficar caçando as infos dos provedores:
esse site mostra o como esta a config de upstream e dowstream do BGP dos asn, da pra saber exatamente por quais empresas são utilizadas como link é quando não é feita troca via IX.BR
e de quebra é atualizado a cada 24h, o que ferra é a pagina ala anos 90 de usabilidade e acessibilidade.
 
Última edição:
Mesmo teste as 2:00 da manhã
loss-4.jpg
loss-3.jpg
Uma curiosidade: Você ligou para o provedor? Paga o emails ou WhatsApp deles e manda essas informações.
 
Tenho Naja Telecom na fibra 300/60, e eles anunciaram que vão começar a vender TV via IP. Será que terá canal exclusivo ou usará da minha banda? Alguém tem iptv em algum provedor pequeno?
 
Ainda não. Mas queria ter uma noção do problema, caso eles aleguem que o problema seja na minha rede interna.
Já envia esses prints pra eles, detalha o que esta acontecendo e veja a resposta deles. Mas provavelmente é rede saturada.
 

pra galera louca ae do tópico(sim pq é loucura ficar caçando agulha no palheiro atras de infos detalhadas de provedor) que curte ficar caçando as infos dos provedores:
esse site mostra o como esta a config de upstream e dowstream do BGP dos asn, da pra saber exatamente por quais empresas são utilizadas como link é quando não é feita troca via IX.BR
e de quebra é atualizado a cada 24h, o que ferra é a pagina ala anos 90 de usabilidade e acessibilidade.
qual parte de cidr que faz a busca por provedor especifico? Não encontrei essa info
 
Estava utilizando a TIM Live, porém me mudei e agora tive que colocar uma tal de LINQ Telecom, vão instalar hoje, será que presta, ou rodei?
 
qual parte de cidr que faz a busca por provedor especifico? Não encontrei essa info

tu pega o AS da operadora, no caso usa qual quer um dos outros sites citados(recomendo o https://bgp.he.net/ pq ele é mais facil de mexer),

no caso da EMBRATEL: https://bgp.he.net/AS4230
veja que ela tem o asn de numero: AS4230, tu tem que ter essa numeração

ae tu entra no site cdir, clica em qual quer outro asn que estiver na lista, altera na url pra colocar o asn da operadora que vc quer:
image.png


no caso de exemplo ficaria a url: https://www.cidr-report.org/cgi-bin/as-report?as=AS4230&view=2.0
com isso da pra ver que a embratel troca trafego diretamente com as empresas de downstream em algum ponto da rede dela(sem falar que essas mesmas empresas possivelmente contratam acesso a internet dela), e quando não a troca direta ela envia o trafego para alguma das empresas listadas no upstream dela.

lembrando que isso é a grosso modo, pq pode ocorrer de uma empresa Y contratar da empresa X link, mas essa empresa X ao mandar o trafego pra embratel renomeia o trafego da empresa Y como sendo trafego próprio, com isso indiretamente a empresa Y consegue usar as rotas da embratel.

sem falar que na lista do site mostra o COMO chegar nesses provedores, e não necessariamente se ele contrata link direto da empresa, se tem peering com ela ou alguma outra coisa.
é literalmente a visão de como a "internet" "vê" os caminhos que podem ser percorridos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a um detalhe importante, o primeiro site do cidr que mandem é exclusivamente sobre BGPv4(no caso IPV4).
pra ver sobre BGPv6, e conseguintemente ipv6, usa esse link: http://www.cidr-report.org/v6/as2.0/

só pra comparar, o link direto pro ipv6 da embratel: http://www.cidr-report.org/cgi-bin/as-report?as=AS4230&view=2.0&v=6
veja a diferença grande que tem de empresas que trocam trafego com ela no downstream, e ate msm que a empresas diferentes no upstream, quando comparado ao ipv4.

o uso do site continua o mesmo explicado.
 
Última edição:
Multiplay
Fortaleza/CE

200Mb/40Mb + telefone = R$ 104,90

8784797063.png


Acho que tô com algum problema com o down que nunca chegou nos 200Mb, o up tá até passando do contratado.

Antes de perguntarem fiz teste no cabo o ONT deles é um CALIX GigaHub 814g-1

Alguém pode tem alguma ideia do pode estar acontecendo?

Desde já obrigado.
 
Pessoal, bom dia! Atualmente estou morando em Rocha Miranda (Rj). Estou atualmente com LIVE TIM 60/30 e infelizmente na minha casa não pega FIBRA, apesar da minha casa estar a 280 metros do armário. Para ter uma internet mais rápida, só sobrou NET (240mgs) que estou com receio de colocar e tem um provedor local chamado "Aldeia Global Network". Quando ligo para lá, eles dizem que tem internet fibra e a velocidade máxima seria 150/50, porem não achei na internet ninguém falando se presta ou não.

Alguém aqui conhece alguém que tenha? Eles não tem contrato de fidelidade, porem cobram 150 reais de instalação e 150 reais de mensalidade. Não sei se eles pegam link da tim live de 1 a 2 gigas e repartem em pedaços. Em fim, se alguém conseguir me dar uma dica.

Facebook deles - https://www.facebook.com/AldeiaGlobalNetwork/
 
Sou de Goiânia e, após passar muita raiva com as empresas Oi, Vivo e NET, estou considerando pegar um provedor chamado APN Network. Eles afirmam que a rede usada é totalmente na fibra, mas um amigo me disse que é muito comum que esses provedores daqui da cidade usem um trajeto no qual boa parte é percorrida por radiofrequência, antes do ponto que liga a fibra à nossa casa. Outra questão é que os preços estão absurdamente acima dos praticados pelas grandes operadoras (por exemplo 399,00 por 100mb/20mb) e eu não entendi o que justifica essa diferença de preço; o site apresenta como diferenciais a possibilidade de internet dedicada e semidedicada (a de 399,00 é semidedicada), "garantia de banda", atendimento em até 8h etc.
 
Consegui 20 conto de desconto. Tô pagando 30.
É um valor justo, pois o plano deles realmente é barato, é bem em conta, se você olhar outros provedores maiores cobram muito mais, tipo o dobro do valor que a Brisanet pratica por menos velocidade e ainda assim utilizam CGNAT, a copel por exemplo 500mb FTTH custa 300 R$, na brisanet pago 110 R$ (net e tel fixo) por 400 mb FTTH e com ipv4 valido fica um total de 140 R$ (com o desconto de ipfixo para um valor de 30 R$), e se quiser ipv4 valido na copel é só com link corporativo que geralmente é um valor absurdo.

Espero que o ipv6 deslanche de vez para acabar com essas dores de cabeça por conta de nat e etc, que dai vai ter ip pra todos dispositivos e dificilmente se esgotará.
 
Última edição:
é um valor justo, pois o plano deles realmente é barato, é bem em conta, se você olhar outros provedores maiores cobram muito mais, tipo o dobro do valor que a Brisanet pratica por menos velocidade e ainda assim utilizam CGNAT, a copel por exemplo 500mb custa 300 R$, na brisanet pago 110 R$ (net e tel fixo) por 400 mb e com ipv4 valido fica um total de 140 R$ (com o desconto de ipfixo para um valor de 30 R$), e se quiser ipv4 valido na copel é só com link corporativo que geralmente é um valor absurdo.

Espero que o ipv6 deslanche de vez para acabar com essas dores de cabeça por conta de nat e etc, que dai vai ter ip pra todos dispositivos e dificilmente se esgotará.

Fora que a gente ainda recebe mais que 400Mbps. Eu chego a receber cerca de 750Mbps.
 
To tendo problema no cs de loss, ai fiz esse teste nesse servidor que apareceu, ta ruim?

Este servidor que você mencionou na imagem não responde ao traceroute. Testei aqui e deu na mesma.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sou de Goiânia e, após passar muita raiva com as empresas Oi, Vivo e NET, estou considerando pegar um provedor chamado APN Network. Eles afirmam que a rede usada é totalmente na fibra, mas um amigo me disse que é muito comum que esses provedores daqui da cidade usem um trajeto no qual boa parte é percorrida por radiofrequência, antes do ponto que liga a fibra à nossa casa. Outra questão é que os preços estão absurdamente acima dos praticados pelas grandes operadoras (por exemplo 399,00 por 100mb/20mb) e eu não entendi o que justifica essa diferença de preço; o site apresenta como diferenciais a possibilidade de internet dedicada e semidedicada (a de 399,00 é semidedicada), "garantia de banda", atendimento em até 8h etc.
É caro assim porquê o provedor deve pagar muito caro no preço por megabit de link dedicado e se ele traz o link por rádio deve pegar ele de muito longe.
 
Opa. Boa noite Pessoal. Estou numa cidade do interior de MG chamada Itaúna e utilizo o provedor GOX Internet --> https://bgp.he.net/AS263623. Alguem pode fazer uma análise por favor ? :cool:

Hoje tenho contratado um plano 300Mb por 129,90. Acredito ser um preço bacana em comparação à concorrência. Seguem alguns testes de banda e latência:








Valew Galera!!! :D
 
cheguei na minha casa aqui na roça, vi que o modem tava piscando vermelho a luz da porta pon, entrei nele pra ver o que rolava, e pa:
sinal.jpg


:vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish: :vish:

link do epon ta praticamente em -30 :vish:
deve ter entrado água no cto com o diluvio que da caindo aqui :haha:
a só pra saberem o sinal normal que chega aqui é -19 :haha:
 
Alguem pode fazer uma análise por favor ?

  1. Já tem ipv6 na rede
  2. tem 5.120 ipv4, então muito provavelmente não está em cgnat
  3. não está em nenhum ptt de forma direta.
  4. Compra link da Peer2, que por sua vez compra link da openx (114 peers dentre os principais globenet, level3 e hurricane. está nos ptt sp e bh) e space telecom (60 peers dentre os principais: Hurricane, century telecom, netcetera e algar. está nos ptt bh e sao paulo)
 

Internet que uso irá reduzir o preço de 199,90 pra 99,90 nos 100Mbps, economia ótima. Pelo visto a Vivo irá trazer fibra pra cá pra estarem nesse desespero de diminuição de preços.
 
Opa. Boa noite Pessoal. Estou numa cidade do interior de MG chamada Itaúna e utilizo o provedor GOX Internet --> https://bgp.he.net/AS263623. Alguem pode fazer uma análise por favor ? :cool:

Hoje tenho contratado um plano 300Mb por 129,90. Acredito ser um preço bacana em comparação à concorrência. Seguem alguns testes de banda e latência:








Valew Galera!!! :D

Como eu queria uma net simétrica... :forever:
 
  1. Já tem ipv6 na rede
  2. tem 5.120 ipv4, então muito provavelmente não está em cgnat
  3. não está em nenhum ptt de forma direta.
  4. Compra link da Peer2, que por sua vez compra link da openx (114 peers dentre os principais globenet, level3 e hurricane. está nos ptt sp e bh) e space telecom (60 peers dentre os principais: Hurricane, century telecom, netcetera e algar. está nos ptt bh e sao paulo)

Opa, muito obrigado cara. Vou verificiar a possibilitadade de habilitar o IPV6 aqui em casa :)
No caso ali do PTT, não estar nele de forma direta seria bom ou ruim ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como eu queria uma net simétrica... :forever:

Sim, é muito bom. Antigamente eu usava a Oi Velox. O maximo que chegava aqui em casa era 5Mb. Falaram que o armario aqui do meu bairro nao aguentava mais (faz sentido, pois foi o primeiro bairro a colocar na epoca, ou seja, deve ser bem antigo). Como a Oi nao evoluiu aqui, ai troquei pra fibra FTTH. Muito bom mesmo. No Oi nao podia ligar nada simultaneo, era um saco, alguem ligava video no Youtube e já era a conexao ehhehe. Agora é outra vida.
 
Opa, muito obrigado cara. Vou verificiar a possibilitadade de habilitar o IPV6 aqui em casa :)
No caso ali do PTT, não estar nele de forma direta seria bom ou ruim ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Sim, é muito bom. Antigamente eu usava a Oi Velox. O maximo que chegava aqui em casa era 5Mb. Falaram que o armario aqui do meu bairro nao aguentava mais (faz sentido, pois foi o primeiro bairro a colocar na epoca, ou seja, deve ser bem antigo). Como a Oi nao evoluiu aqui, ai troquei pra fibra FTTH. Muito bom mesmo. No Oi nao podia ligar nada simultaneo, era um saco, alguem ligava video no Youtube e já era a conexao ehhehe. Agora é outra vida.
Aqui parece que eu continuo usando DOCSIS mesmo sendo FTTH, pois é quase praticamente 10% do upload literalmente. Mandam 750Mbps em média de Download mas só mandam 80Mbps de Upload.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo