[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Já tem um tempo que a AmericaNet chegou na minha cidade.

InternetIP Fibra 300 Mega(200 Mega + 100 Mega) = R$122,20/mês (só tem esse plano)

Valor da instalação: 12 x de R$ 32,00 = 384 só pra vir instalar...
Prazo de instalação são de até 30 dias;
Caso o pagamento não seja feito em dia, a velocidade do link de internet será reduzido para 200 Mega;

E essa semana chegou a G6 Internet.

i52kSuZ.jpg

o provedor q eu utilizo (brisanet) cobra 50 conto, mas pelo o que eu pesquisei eu tenho direito a eles me fornecer free ja que eles não fornece ipv6

é um inferno ficar somente em ipv4 CGNAT, to na briga com a brisanet pq eles só me fornecem ipv4 CGNAT, e de acordo com a anatel se eles não fornecem ipv6 eu tenho direito a um ipv4 valido.

Nem queira IPV6 nesse momento, aqui eu tenho mas vive dando problemas no WhatsApp e as vezes no Instagram e Facebook tbm, e não é só eu que reclamo disso, várias pessoas reclamam de problemas do IPV6 com o WhatsApp.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pra base de comparação o ping que consigo daqui de Montes Claros MG para comcast Miami saindo pela American Tower,lembrando que tenho perda de uns 6 a 7 de ping pois o data center deles fica aí em BH:

Rastreando a rota para stosat-pomp-01.sys.comcast.net [69.252.24.246]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 <1 ms <1 ms <1 ms 100.100.1.1
3 4 ms <1 ms <1 ms customer-177-36-195-89.conectv.com.br [177.36.195.89]
4 1 ms <1 ms <1 ms customer-177-36-192-162.conectv.com.br [177.36.192.162]
5 8 ms 8 ms 8 ms BHE106233.ENL.atcmultimidia.com.br [186.248.106.233]
6 6 ms 6 ms 6 ms INF001166.enl-int.atcmultimidia.com.br [200.150.1.166]
7 110 ms 110 ms 110 ms hu0-1-0-1.205.ccr51.sao01.atlas.cogentco.com [199.100.2.161]
8 112 ms 112 ms 112 ms be2062.ccr31.jfk10.atlas.cogentco.com [154.54.47.61]
9 116 ms 116 ms 115 ms comcast.jfk10.atlas.cogentco.com [154.54.9.50]
10 116 ms 116 ms 116 ms be-3111-cr02.newyork.ny.ibone.comcast.net [96.110.34.17]
11 115 ms 115 ms 117 ms be-10203-cr01.newark.nj.ibone.comcast.net [68.86.85.185]
12 126 ms 126 ms 126 ms be-1201-cs02.newark.nj.ibone.comcast.net [96.110.36.85]
13 127 ms 127 ms 127 ms be-1212-cr12.newark.nj.ibone.comcast.net [96.110.35.86]
14 112 ms 112 ms 112 ms be-301-cr13.ashburn.va.ibone.comcast.net [96.110.36.113]
15 112 ms 112 ms 114 ms be-1413-cs04.ashburn.va.ibone.comcast.net [96.110.34.157]
16 121 ms 122 ms 121 ms be-1411-cr11.ashburn.va.ibone.comcast.net [96.110.32.118]
17 125 ms 125 ms 125 ms be-301-cr11.56marietta.ga.ibone.comcast.net [96.110.32.1]
18 116 ms 116 ms 115 ms be-1311-cs03.56marietta.ga.ibone.comcast.net [96.110.32.13]
19 118 ms 118 ms 121 ms 96.110.43.138
20 115 ms 118 ms 115 ms 96.108.22.174
21 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.

Muito bom o link inter desse provedor, aparentemente tão entregando a velocidade certinha.
Teste aqui com 100/50 da Nermaster em Fortaleza:

Última edição:
Nem queira IPV6 nesse momento, aqui eu tenho mas vive dando problemas no WhatsApp e as vezes no Instagram e Facebook tbm, e não é só eu que reclamo disso, várias pessoas reclamam de problemas do IPV6 com o WhatsApp.

Muito bom o link inter desse provedor, aparentemente tão entregando a velocidade certinha.
sim,consigo meus 200 mb ou perto disso até testando pro japão ou china qualquer hora do dia,não tenho do que reclamar.
Segue teste de agr pra Hong Kong:

Última edição:
Já tem um tempo que a AmericaNet chegou na minha cidade.

InternetIP Fibra 300 Mega(200 Mega + 100 Mega) = R$122,20/mês (só tem esse plano)

Valor da instalação: 12 x de R$ 32,00 = 384 só pra vir instalar...
Prazo de instalação são de até 30 dias;
Caso o pagamento não seja feito em dia, a velocidade do link de internet será reduzido para 200 Mega;

E essa semana chegou a G6 Internet.

i52kSuZ.jpg
Por curiosidade, a AmeticaNet oferece quando de upload no plano de 300Mb?

Por curiosidade, a AmeticaNet oferece quando de upload no plano de 300Mb?

Internet Fibra
- Download 300MB
- Upload 80MB
- Wi-fi Grátis
- Modem Incluso (ONU da Multilaser by ZTE = ONU GPON WI-FI N300 2 ANTENAS F660 V7.1 | ZTE - RE906 ou ONU GPON WI-FI AC1200 2 ANTENAS F670L | ZTE - RE90 )
- 12 Meses fidelização

A primeira tem 1 porta giga e 3 Fast
Segundo modelo são 4 portas gigas

Última edição:

Já testou fazer stream com esse provedor? Sou de fortaleza e to procurando opções, preciso de pelo menos 12mb de upload (6000kpbs pra stream minha e de mais uma pessoa)

Assinei uma operadora fibra local ano passado, 300MB de Download e 100MB de Upload por R$ 139,99. Nunca me deixou na mão, mas sempre tive más experiências com taxas de download em alguns sites. Como mantive a assinatura da NET também (240MB Down e 20MB Up) porque tenho o combo e me fizeram a internet por um preço muito baixo, consigo fazer um teste em simultâneo nela e sempre tenho melhores desempenhos nas taxas de download onde na fibra fica um valor muito abaixo. Tenho um servidor de arquivos na Amazon, por exemplo, hospedado em São Paulo. Na fibra eu não atingo nem 10mb/s, enquanto na NET chega tranquilo e 20/25 mb/s.

Muito disso eu acredito ser porque a operadora de fibra, ao fazer um "tracert", dá pra ver que se conecta a Amazon pelo IX de São Paulo, enquanto na NET segue uma rota própria da Embratel até a conexão com a Amazon.

Eu consultei o meu provedor nos sites https://www.peeringdb.com/ e https://bgp.he.net/, e como podem ver, a estrutura de conexões deles aparentemente é ótima, com várias opções, mas acho que a sobrecarga para uma operadora menor pesa muitas vezes nesses quesitos.

Zv0tlWO.jpg

5uz5M4O.jpg

@Akinori notei uma empresa fibrando a região do São João Batista e do Santa Mônica, várias ruas já estão com o cabeamento mas ainda sem CTOs. Eu não consegui ler as plaquinhas, mas vi que usam muitas roldanas azuis. Hoje encontrei com uma empreiteira passando os cabos aqui perto de casa, mandei uma mensagem pra eles perguntando de qual empresa se tratava.

Até tentei ler a plaquinha, mas tava muito pequena. Achei que pudesse ser a Live TIM mas não me parece ser, acho (sem muita certeza) que possa ser a Valenet. Você sabe qual empresa é?

Não entendi muito bem essa estratégia, será que um pequeno provedor teria como ser competitivo num local que há Oi Fibra, Claro NET (HFC) e com grandes chances de receber em breve a Vivo Fibra (uma vez que há Vivo VDSL que cedo ou tarde será substituída por fibra)?

@Akinori notei uma empresa fibrando a região do São João Batista e do Santa Mônica, várias ruas já estão com o cabeamento mas ainda sem CTOs. Eu não consegui ler as plaquinhas, mas vi que usam muitas roldanas azuis. Hoje encontrei com uma empreiteira passando os cabos aqui perto de casa, mandei uma mensagem pra eles perguntando de qual empresa se tratava.

Até tentei ler a plaquinha, mas tava muito pequena. Achei que pudesse ser a Live TIM mas não me parece ser, acho (sem muita certeza) que possa ser a Valenet. Você sabe qual empresa é?

Não entendi muito bem essa estratégia, será que um pequeno provedor teria como ser competitivo num local que há Oi Fibra, Claro NET (HFC) e com grandes chances de receber em breve a Vivo Fibra (uma vez que há Vivo VDSL que cedo ou tarde será substituída por fibra)?

Não conheço, mas de uma coisa eu tenho certeza... só esse plano de 150MB já acaba com a Claro/Net na região :bwahaha:

rYKuHaY.jpg

Não conheço, mas de uma coisa eu tenho certeza... só esse plano de 150MB já acaba com a Claro/Net na região :bwahaha:

rYKuHaY.jpg
Consegui resposta da empreiteira. Realmente é a Valenet.

Conheço pessoas da região de Itabira, Santa Bárbara e João Monlevade que utilizam e gostam dos serviços deles. E realmente o preço é competitivo, além do upload em 50% do download. O jogo pode ficar difícil pra Claro NET que até poucos meses reinava praticamente sozinha na região.

Consegui resposta da empreiteira. Realmente é a Valenet.

Conheço pessoas da região de Itabira, Santa Bárbara e João Monlevade que utilizam e gostam dos serviços deles. E realmente o preço é competitivo, além do upload em 50% do download. O jogo pode ficar difícil pra Claro NET que até poucos meses reinava praticamente sozinha na região.

Pois é, enquanto a Claro/Net não trocar a rede HFC por Fibra em BH vai ser isso, só perdendo cliente pra Vivo, Oi e provedoras regionais. Por falar em provedor regional, tem um CTO da Blink Telecom aqui perto de casa já.

É isso, que comece os jogos :conte:

Pois é, enquanto a Claro/Net não trocar a rede HFC por Fibra em BH vai ser isso, só perdendo cliente pra Vivo, Oi e provedoras regionais. Por falar em provedor regional, tem um CTO da Blink Telecom aqui perto de casa já.

É isso, que comece os jogos :conte:
Na verdade não é isso que vem acontecendo. A Claro pode até ter uma tecnologia defasada, mas entrega um serviço relativamente bom e tem condições comerciais muito boas com os combos. O resultado? Ela e a VIVO são as únicas que conseguem manter um crescimento constante na base de clientes, vamos ver como ficará após o período de maturação da Oi Fibra que expandiu recentemente de forma agressiva e com a chegada dos locais.

Veja a comparação, com os dados da ANATEL.

Grandes provedores em BH
M7n0chZ.jpg

Os únicos pequenos provedores que conseguiram uma base de clientes expressiva aqui na cidade foram incorporados pelos grandes players: a NET BH foi incorporada pela Claro; a WAY TV foi incorporada pela OI e a GVT foi incorporada pela VIVO.
SrZ8d4h.jpg

Excluindo estas três, dá pra ver o gráfico melhor. Os números de acessos dos pequenos provedores é muito baixo aqui em BH. A Algar lidera com pouco mais de 4500 acessos, em segundo está a Blink com 3500, em terceiro a Maxxnet (do Barreiro) com 2800. A própria Valenet já opera em BH há alguns meses, nos bairros limítrofes com Sabará e Santa Luzia, mas tem apenas 625 clientes registrados neste sistema da ANATEL. Vejo muita CTO vazia da Valenet ali na região do bairro Santa Inês.
eieI5H7.jpg

@gabriel_luiz @Akinori
fala pra vcs que queria que a valenet entrasse com tudo aqui na cidade, mas duvido que ela vai querer bater de frente com as grandes assim duma vez :haha:
a e no site deles, eu entrei com cidade de BH e o meu bairro e estranhamente ele deixa eu contratar msm não tento rede disponível :shrug:
pessoal do sac dele ligar de volta e cancelar a contratação nesses casos.

a e no grafico, a conta da Algar é apenas cliente PESSOA JURIDICA, em qualquer lugar na cidade vc tendo $$$ e cnpj a algar puxa uma fibra pra vc :haha:

@gabriel_luiz @Akinori
fala pra vcs que queria que a valenet entrasse com tudo aqui na cidade, mas duvido que ela vai querer bater de frente com as grandes assim duma vez :haha:
a e no site deles, eu entrei com cidade de BH e o meu bairro e estranhamente ele deixa eu contratar msm não tento rede disponível :shrug:
pessoal do sac dele ligar de volta e cancelar a contratação nesses casos.

a e no grafico, a conta da Algar é apenas cliente PESSOA JURIDICA, em qualquer lugar na cidade vc tendo $$$ e cnpj a algar puxa uma fibra pra vc :haha:
Aquela lista de bairros no site da Valenet é um ctrl c ctrl v da lista de bairros da Prefeitura. :haha:

Parece que a expansão vai acontecer, vamos acompanhar o ritmo, porque já há cobertura nas regionais Leste e Nordeste (ali na região do Santa Inês, Goiânia e Fernão Dias). Agora estão expandindo na Regional Venda Nova, que não é tão próxima àquelas que já atendem.

Mas não vejo muito como a Valenet brigar com as grandes. Ela é mais cara que a Oi Fibra, se for só internet. Ela é mais incompleta que a Claro, se for no combo. Vão precisar abaixar os preços ou agregar mais serviços / canais.

Novos planos do meu provedor (live internet - anápolis-go)

❗50 MEGA POR 50,00 REAIS❗
PLANO LIVE 50MEGA POR 50 REAIS NOS 3 PRIMEIROS MESES, PAGANDO ATÉ O VENCIMENTO E DO 4º MES EM DIANTE 79,80 ATÉ O VENCIMENTO E 89,80 APÓS O VENCIMENTO (DESCONTO DE 39,80 NOS 3 PRIMEIROS MESES)
▪️ATIVAÇÃO: 150,00 A VISTA OU 200,00 EM ATE 12X NO CARTAO + WIFI INCLUSO

❗100 MEGA POR 70,00 REAIS❗
PLANO LIVE 100MEGA POR 70 REAIS NOS 3 PRIMEIROS MESES, PAGANDO ATÉ O VENCIMENTO E DO 4º MÊS EM DIANTE 99,80 ATÉ O VENCIMENTO E 109,80 APÓS O VENCIMENTO (DESCONTO DE 39,80 NOS 3 PRIMEIROS MESES)
▪️ATIVAÇÃO: 150,00 A VISTA OU 200,00 EM ATE 12X NO CARTAO + WIFI PREMIUM INCLUSO

❗200 MEGA POR 99,90 REAIS❗
PLANO LIVE 200MEGA POR 99,90 NOS 3 PRIMEIROS MESES, PAGANDO ATÉ O VENCIMENTO E DO 4º MÊS EM DIANTE 119,80 ATÉ O VENCIMENTO E 129,80 APÓS O VENCIMENTO (DESCONTO DE 29,90 NOS 3 PRIMEIROS MESES)
▪️ATIVAÇÃO: 150,00 A VISTA OU 200,00 EM ATÉ 12X NO CARTAO + WIFI PREMIUM INCLUSO

❗300 MEGA POR 149,90 REAIS❗
PLANO LIVE 300MEGA POR 149,90 NOS 3 PRIMEIROS MESES, PAGANDO ATÉ O VENCIMENTO E DO 4º MÊS EM DIANTE 169,80 ATÉ O VENCIMENTO E 179,80 APÓS O VENCIMENTO (DESCONTO DE 29,90 NOS 3 PRIMEIROS MESES)
▪️ATIVAÇÃO: 150,00 A VISTA OU 200,00 EM ATE 12X NO CARTAO + WIFI PREMIUM INCLUSO
Atualmente pago 99,90 em 50mb.

E infelizmente essa ativação dos 100mb também vem para os clientes antigos...

Estarei migrando para a Telgo que tem um plano mais interessante de 120/60 por R$ 104,90 e sem adesão.

Na verdade não é isso que vem acontecendo. A Claro pode até ter uma tecnologia defasada, mas entrega um serviço relativamente bom e tem condições comerciais muito boas com os combos. O resultado? Ela e a VIVO são as únicas que conseguem manter um crescimento constante na base de clientes, vamos ver como ficará após o período de maturação da Oi Fibra que expandiu recentemente de forma agressiva e com a chegada dos locais.

Veja a comparação, com os dados da ANATEL.

Grandes provedores em BH
M7n0chZ.jpg

Os únicos pequenos provedores que conseguiram uma base de clientes expressiva aqui na cidade foram incorporados pelos grandes players: a NET BH foi incorporada pela Claro; a WAY TV foi incorporada pela OI e a GVT foi incorporada pela VIVO.
SrZ8d4h.jpg

Excluindo estas três, dá pra ver o gráfico melhor. Os números de acessos dos pequenos provedores é muito baixo aqui em BH. A Algar lidera com pouco mais de 4500 acessos, em segundo está a Blink com 3500, em terceiro a Maxxnet (do Barreiro) com 2800. A própria Valenet já opera em BH há alguns meses, nos bairros limítrofes com Sabará e Santa Luzia, mas tem apenas 625 clientes registrados neste sistema da ANATEL. Vejo muita CTO vazia da Valenet ali na região do bairro Santa Inês.
eieI5H7.jpg
Já olhei várias cidades aqui da região e uma ideia que eu tenho é que no caso dos pequenos, esses números provavelmente estão subnotificados. Tem provedor até bem popular que nem ao menos aparece nesses gráficos da anatel. Então creio que nunca teremos a real situação dos pequenos. Tem tb aquela questão de porte da empresa abaixo de 5mil usuários ser mais suave e os vários cnpj's. Devem estar bem atrás das grandes, mas nunca saberemos com exatidão o quanto.

Já olhei várias cidades aqui da região e uma ideia que eu tenho é que no caso dos pequenos, esses números provavelmente estão subnotificados. Tem provedor até bem popular que nem ao menos aparece nesses gráficos da anatel. Então creio que nunca teremos a real situação dos pequenos. Tem tb aquela questão de porte da empresa abaixo de 5mil usuários ser mais suave e os vários cnpj's. Devem estar bem atrás das grandes, mas nunca saberemos com exatidão o quanto.
No caso de BH, acredito ser bem real mesmo. Aqui praticamente não há provedor regional. A Valenet que citei aparece como uma das maiores do estado no sistema da Anatel, são mais de 80 mil clientes, porém é um provedor forte no interior e em parte da região metropolitana, estão chegando agora na capital.

Enfim consegui assinar um plano de fibra óptica. Há anos que tinha infraestrutura bem próxima, mas não tinha interesse dos provedores. Até que no começo desse ano a concorrência aumentou ai passaram fibra em vários locais com menos população.
Único problema que eu estava tendo era de packet loss, e parece que está resolvido.
Poder jogar com 60ms de ping pra quem jogava com 100~150ms é muito bom.

Enfim consegui assinar um plano de fibra óptica. Há anos que tinha infraestrutura bem próxima, mas não tinha interesse dos provedores. Até que no começo desse ano a concorrência aumentou ai passaram fibra em vários locais com menos população.
Único problema que eu estava tendo era de packet loss, e parece que está resolvido.
Poder jogar com 60ms de ping pra quem jogava com 100~150ms é muito bom.

Legal cara!!! Aos poucos Porto Velho vai melhorando essa questão e mais e mais pessoas estão tendo acesso a fibra e as velocidades mais altas.

Users who are viewing this thread

Voltar