[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

pessoal eu pagava por internet de 10 MB em um pequeno provedor local. que por sinal é ótimo.
Mas acabei um dia resetando meu modem e na pressa nem coloquei as credenciais do provedor, vi que a internet pegou normal então deixei como estava. e quando fui ver um dia fazendo download estranhei a velocidade e fui medir estava pegando 50MB de internet.

Aviso eles? deixo assim? pode me gerar problemas?
Da uma de usuario "comum", e manda "um dia deu um pic de energia, e quando voltou tava assim... Nem senti diferença. Tava comendo batata frita..."

tem quase 2 meses que to perdendo pacote com provedor local e eles não dão jeito. Vou pagar a multa e ir pra outro provedor local, que pelos testes de rota que vi não tá perdendo. Vocês já pararam pra pensar que parece que tem uns provedores que sequer tem corpo técnico pra diagnóstico de coisas avançadas, qual é a desse pessoal?

Alguém sabe qual ASN da Loga?

Última edição:
tem quase 2 meses que to perdendo pacote com provedor local e eles não dão jeito. Vou pagar a multa e ir pra outro provedor local, que pelos testes de rota que vi não tá perdendo. Vocês já pararam pra pensar que parece que tem uns provedores que sequer tem corpo técnico pra diagnóstico de coisas avançadas, qual é a desse pessoal?

mas se o serviço não está funcionando corretamente e a empresa não consegue arrumar o problema, vc pode exigir um cancelamento sem multa.
Eles estão não estão entregando o serviço contratado.

pessoal eu pagava por internet de 10 MB em um pequeno provedor local. que por sinal é ótimo.
Mas acabei um dia resetando meu modem e na pressa nem coloquei as credenciais do provedor, vi que a internet pegou normal então deixei como estava. e quando fui ver um dia fazendo download estranhei a velocidade e fui medir estava pegando 50MB de internet.

Aviso eles? deixo assim? pode me gerar problemas?
A sua conexão é por fibra (xPON) ou é com cabo de rede (PacPon)?

A sua conexão é por fibra (xPON) ou é com cabo de rede (PacPon)?
fibra até a central do condomínio depois cabo de rede pra cada apartamento. acho q estou acessando a central sem login portanto sem limitar minha velocidade. não deveria nem conectar mas conectou.

fibra até a central do condomínio depois cabo de rede pra cada apartamento. acho q estou acessando a central sem login portanto sem limitar minha velocidade. não deveria nem conectar mas conectou.
Entra nesse site Site e vê se é seu provedor mesmo.

Entra nesse site Site e vê se é seu provedor mesmo.
oq deveria aparecer?

deu meu IP, minha cidade,
apareceu ISP: nome de um cara, Rodrigo Etc....

No speed test tbm não aparece mais meu provedor, aparece o nome dessa pessoa.

Isso está ficando estranho, joguei esse nome no google e essa pessoa é dona de um outro provedor. será que trocaram os cabos na central?

Última edição:
oq deveria aparecer?

o que esta acontecendo ai é o seguinte; algum outro vizinho seu, que deve ter sido cliente do mesmo provedor que vc usa, cancelou a internet e contratou outro provedor e ai o cabo de rede que chega na casa/ap dele, ele conectou na LAN do roteador e ai ficou distribuindo um DHCP na rede do prédio, pois a central é, provavelmente, um switch sem VLAN.
Então vc esta usando a internet de outra pessoa.
Para descobrir qual é o AP, você vai ter que mandar um PING para o gateway que seu roteador esta pegando, vai na central do prédio é desconecta os cabos um por um até parar o ping, e ai você descobre.
Se o switch tiver VLAN ai esse pessoa não é na sua torre mas sim em outra, agora qual.... só o provedor pra procurar.

Sobre avisar ou não...vai da índole de cada um.

Última edição:
oq deveria aparecer?

No speed test tbm não aparece mais meu provedor, aparece o nome dessa pessoa.

Isso está ficando estranho, joguei esse nome no google e essa pessoa é dona de um outro provedor. será que trocaram os cabos na central?
tb acho que trocaram foram os cabos na rede do seu predio!

mas se o serviço não está funcionando corretamente e a empresa não consegue arrumar o problema, vc pode exigir um cancelamento sem multa.
Eles estão não estão entregando o serviço contratado.
A questão é que 2 a 5% de loss. Afeta só os jogos e um pouco do voip. Velocidade de mais coisas ok. Será que compensa brigar. Vou pagar uns 200 de multa.

A questão é que 2 a 5% de loss. Afeta só os jogos e um pouco do voip. Velocidade de mais coisas ok. Será que compensa brigar. Vou pagar uns 200 de multa.
Compensa brigar sim, serviço mal prestado, não paga multa.

o que esta acontecendo ai é o seguinte; algum outro vizinho seu, que deve ter sido cliente do mesmo provedor que vc usa, cancelou a internet e contratou outro provedor e ai o cabo de rede que chega na casa/ap dele, ele conectou na LAN do roteador e ai ficou distribuindo um DHCP na rede do prédio, pois a central é, provavelmente, um switch sem VLAN.
Então vc esta usando a internet de outra pessoa.
Para descobrir qual é o AP, você vai ter que mandar um PING para o gateway que seu roteador esta pegando, vai na central do prédio é desconecta os cabos um por um até parar o ping, e ai você descobre.
Se o switch tiver VLAN ai esse pessoa não é na sua torre mas sim em outra, agora qual.... só o provedor pra procurar.

Sobre avisar ou não...vai da índole de cada um.
falei com meu provedor e era exatamente isso, eles até já estavam sabendo do caso e investigam a um tempo. Se eu colocar as credenciais(meu login e senha) volta a acessar a internet através do provedor correto. Mas vou ficar aproveitando a velocidade extra enquanto puder. pelo menos serve pra testar se vale fazer um upgrade, uma coisa q percebi é q a velocidade não melhora proporcionalmente em pontos distantes da wifi. pensei q se tivesse chegando 50% da velocidade iria chegar 50% da velocidade extra também. Mas o local q não pegava streaming continua sem pegar mesmo com mais velocidade.

falei com meu provedor e era exatamente isso, eles até já estavam sabendo do caso e investigam a um tempo. Se eu colocar as credenciais(meu login e senha) volta a acessar a internet através do provedor correto. Mas vou ficar aproveitando a velocidade extra enquanto puder. pelo menos serve pra testar se vale fazer um upgrade, uma coisa q percebi é q a velocidade não melhora proporcionalmente em pontos distantes da wifi. pensei q se tivesse chegando 50% da velocidade iria chegar 50% da velocidade extra também. Mas o local q não pegava streaming continua sem pegar mesmo com mais velocidade.
Não melhora pois o que define a velocidade no wifi é a modulação que o dispositivo está se conectando.
por exemplo: se um aparelho estiver modulando a 72mbps (pois o sinal esta alto com largura de 20MHz) a velocidade média nos testes de velocidade é de 50mbps, mas quando ele estiver modulando a 11mbps (sinal fraco em 20MHz) a velocidade nos testes vai ser de uns 7mbps.
A modulçao vai caindo conforme o nivel de sinal vai baixando até chegar a 1mbps e desconectar, nas especificações dos roteadores eles informan a modulação conforme o nivel de sinal.
Lembre-se (pois muitos não sabem) o wifi não é a internet, mas sim a maneira que você se conecta ao roteador, e é o roteador que acessa a internet.

qCjVJ40.png

Está é as sensibilidade do Tp-Link WR740n em 40MHz

A questão da largura do canal do wifi é que quanto mais largo maior a taxa de modulação, mas, maior é a sensibilidade a interferências o que atrapalha o sinal e diminui a modulção e aumenta a latência.
No wifi 2.4GHz as laguras são de 20 e 40MHz, já no wifi 5GHz as larguras são de 20, 40, 80 e 160MHz, a várias outras larguras além destas mas essas são as mais comuns em roteadores domésticos.

Se quer ter maior velocidade tem que melhorar o sinal, aumentar a largura do canal (no 2.4GHz em apartamento não é recomendado por causa das interferencias dos vizinhos) e selecionar o canal do wifi em um canal livre ou o mais livre possível tanto do lado do roteador quanto do lado do aparelho (em 2.4GHz em apartamento é quase impossivel achar um livre nos dois lados).
Mas se você quer velocidade e qualidade ai vc tem que usar os aparelhor por cabo.

Última edição:
Cara que eu saiba não precisa acessar seu modem pra isso não, até por que essa opção não é liberada por lá, que fornece IP pra seu modem/ONU é a provedora.
No meu caso eles se negaram a me dar um ipv4 publico válido, porém é so eu reiniciar a ONU que eu pego um. Entao não vou me estressar com isso já que é de boas pegar um ipv4 válido fora de CGNAT no meu caso.
Colega eu sofro com esse cgnat q historia é essa de reset onu pra conseguir um ip publico ? tbm me negaram e preciso de um publico ...como faz isso bro?

Vamos considerar que de 1000 clientes, 995 usam whatsapp, facebook e youtube e 5 de fato vão notar alguma perda de pacote. Tu acha mesmo que eles vão esquentar a cabeça?

Vamos considerar que de 1000 clientes, 995 usam whatsapp, facebook e youtube e 5 de fato vão notar alguma perda de pacote. Tu acha mesmo que eles vão esquentar a cabeça?
deveria né, de todo jeito estou cancelando e partindo pro concorrente, fiz uns testes aparentemente sem perdas na rede interna deles. Agora to pensando se pago a multa 200, ou vou quebrar o pau na anatel? Tem como reclamar na anatel sobre provedor pequeno?

O novo PoP porto-alegrense utilizará o serviço de trânsito IP Seabone, assim como soluções de até 100 Gbps por meio do serviço City2City. A Sparkle diz que a inauguração é uma resposta à "demanda em crescimento rápido por serviços de conectividade no Brasil", sobretudo na oferta de capacidade para players regionais e locais.

O ponto na capital gaúcha está integrado ao backbone global Tier-1 Seabone, que tem cobertura nas Américas do Sul e Central, com pontos em nove países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela. A companhia ainda cita os cabos submarinos Seabras-1, da Seaborn (na qual a Sparkle tem três pares de fibra no cabo), e o Curie, do Google, para a costa do Pacífico a partir do Chile, para chegar à América do Norte com rotas redundantes.

Estou pensando em cancelar a NET e colocar a Sumicity. Usar a NET ta impossivel. Rede totalmente instável e lenta, sem falar que só tem 20mb de upload.
A sumicity ta com um plano de 240/120 por R$90,00. Tomara que seja boa.

A propósito: alguém tem o link do chat da ouvidoria da NET/CLARO ? Eu falei com eles pelo chat uma vez e não encontrei mais o link.

Última edição:
Senhores, por algum milagre vocês sabem como configurar o roteador para a operadora link explorer? Apenas colocando ip dinâmico não vai. Deve precisar de um vlan específico ou é uma conexao ppoe. Infelizmente o sac deles só funciona até as 18 horas e eu queria configurar um novo roteador.

Tem algum vlan que essas pequenas operadoras costumam usar?

Senhores, por algum milagre vocês sabem como configurar o roteador para a operadora link explorer? Apenas colocando ip dinâmico não vai. Deve precisar de um vlan específico ou é uma conexao ppoe. Infelizmente o sac deles só funciona até as 18 horas e eu queria configurar um novo roteador.

Tem algum vlan que essas pequenas operadoras costumam usar?
99% das vezes é por PPPoE atrelado ao MAC do roteador.
Você pode clonar o MAC do roteador antigo para o novo e colocar o seu login PPPoE, esse login está no roteador (se você não o resetou) ou também pode estar no contrato assinado quando a internet foi instalada.

Tô com um problema que pela primeira vez ocorreu. A minha ONU da Intelbras tá com a luz do "LOS" piscando em vermelho.

Liguei pra lá, por ser a noite, só mandaram um técnico para verificar os parâmetros. Informou que não estavam chegando e o problema era no cabeamento. Em minha casa, a fibra é toda no subsolo.... qual a chance em ser uma cabeça/conector da fibra lá no poste?

Eles só vão verificar amanhã. Uso Sistelbras que é um bom provedor aqui da minha região, inclusive tenho ip-fixo.

Tô com um problema que pela primeira vez ocorreu. A minha ONU da Intelbras tá com a luz do "LOS" piscando em vermelho.

Liguei pra lá, por ser a noite, só mandaram um técnico para verificar os parâmetros. Informou que não estavam chegando e o problema era no cabeamento. Em minha casa, a fibra é toda no subsolo.... qual a chance em ser uma cabeça/conector da fibra lá no poste?

Eles só vão verificar amanhã. Uso Sistelbras que é um bom provedor aqui da minha região, inclusive tenho ip-fixo.
As chances são as mesmas de ser o cabo, acontece de quebrar a fibra dentro do conector quando ele é mal feito ou quando o conector é ruim (chinês) mas isso acontece (geralmente) na primeira semana em que a instalação foi feita, após esse tempo, dificilmente o conector da problema.

99% das vezes é por PPPoE atrelado ao MAC do roteador.
Você pode clonar o MAC do roteador antigo para o novo e colocar o seu login PPPoE, esse login está no roteador (se você não o resetou) ou também pode estar no contrato assinado quando a internet foi instalada.
Obrigado pela resposta. Era um PPPoe ridiculo de fácil mesmo kkkk. Liguei lá agora a pouco.

Users who are viewing this thread

Voltar