falei com meu provedor e era exatamente isso, eles até já estavam sabendo do caso e investigam a um tempo. Se eu colocar as credenciais(meu login e senha) volta a acessar a internet através do provedor correto. Mas vou ficar aproveitando a velocidade extra enquanto puder. pelo menos serve pra testar se vale fazer um upgrade, uma coisa q percebi é q a velocidade não melhora proporcionalmente em pontos distantes da wifi. pensei q se tivesse chegando 50% da velocidade iria chegar 50% da velocidade extra também. Mas o local q não pegava streaming continua sem pegar mesmo com mais velocidade.
Não melhora pois o que define a velocidade no wifi é a modulação que o dispositivo está se conectando.
por exemplo: se um aparelho estiver modulando a 72mbps (pois o sinal esta alto com largura de 20MHz) a velocidade média nos testes de velocidade é de 50mbps, mas quando ele estiver modulando a 11mbps (sinal fraco em 20MHz) a velocidade nos testes vai ser de uns 7mbps.
A modulçao vai caindo conforme o nivel de sinal vai baixando até chegar a 1mbps e desconectar, nas especificações dos roteadores eles informan a modulação conforme o nivel de sinal.
Lembre-se (pois muitos não sabem) o wifi não é a internet, mas sim a maneira que você se conecta ao roteador, e é o roteador que acessa a internet.
Está é as sensibilidade do Tp-Link WR740n em 40MHz
A questão da largura do canal do wifi é que quanto mais largo maior a taxa de modulação, mas, maior é a sensibilidade a interferências o que atrapalha o sinal e diminui a modulção e aumenta a latência.
No wifi 2.4GHz as laguras são de 20 e 40MHz, já no wifi 5GHz as larguras são de 20, 40, 80 e 160MHz, a várias outras larguras além destas mas essas são as mais comuns em roteadores domésticos.
Se quer ter maior velocidade tem que melhorar o sinal, aumentar a largura do canal (no 2.4GHz em apartamento não é recomendado por causa das interferencias dos vizinhos) e selecionar o canal do wifi em um canal livre ou o mais livre possível tanto do lado do roteador quanto do lado do aparelho (em 2.4GHz em apartamento é quase impossivel achar um livre nos dois lados).
Mas se você quer velocidade e qualidade ai vc tem que usar os aparelhor por cabo.