[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Finalmente consegui conversar com alguem desse Weclix, pedi a instalaçao do plano 500/500 para testes.

Quais são os testes que vcs recomendam fazer? Rotas, latencia, ip v4 e v6, etc....

Caso o provedor me coloque em cgnat eles são obrigados a me dar ipv6?

O provedor que eu sou assinante trocou a onu bridge que eu utilizava com o meu roteador Asus por uma onu Stavix MpX421RQ, o firmware dessa onu é todo cheio de bugs, upnp não funciona, não conecta com ipv6 que é habilitado por padrão, não abre portas, e quando eu aplico alguma configuração específica eu tenho que restaurar as configurações para reconectar a internet.
Alguém aqui utiliza essa onu?

OnuAC-800x600.png

O provedor que eu sou assinante trocou a onu bridge que eu utilizava com o meu roteador Asus por uma onu Stavix MpX421RQ, o firmware dessa onu é todo cheio de bugs, upnp não funciona, não conecta com ipv6 que é habilitado por padrão, não abre portas, e quando eu aplico alguma configuração específica eu tenho que restaurar as configurações para reconectar a internet.
Alguém aqui utiliza essa onu?

OnuAC-800x600.png
Nunca havia visto essa marca de ONU. Se ela é bloqueada assim, pede para o suporte do provedor colocar ela em bridge. No provedor que assino é assim.

Nunca havia visto essa marca de ONU. Se ela é bloqueada assim, pede para o suporte do provedor colocar ela em bridge. No provedor que assino
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu falei para o suporte mudar de pppoe para bridge, mas eles alegaram que com essa onu não teria como

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu falei para o suporte mudar de pppoe para bridge, mas eles alegaram que com essa onu não teria como
Pede para voltar do jeito que era antes então. ONU + seu roteador.

Alguma dica pra resolver o problema de NAT duplo/restrito quando o provedor de fibra é cgnat?

Você está usando outro roteador ?? Comigo aconteceu isso quando usava um roteador por fora, aí eu tive que colocar porta fixa no Xbox
No meu caso o Xbox é conectado por cabo diretamente no modem da fibra. Tenho um roteador que distribui a internet proveniente modem para os outros dispositivos mas o Xbox não tem ligação com ele.

Somente pedindo um ip público ou então colocar sua onu/roteador na mesma faixa de ip de saída do provedor.
Poderia indicar um tutorial de como fazer esse procedimento no onu/roteador? IP público no provedor só com link dedicado, que é bem mais caro.

Alguém sabe me informar se internet via cabo utp sofre muita interferência como quedas, em casos de chuvas por exemplo.

No meu caso o Xbox é conectado por cabo diretamente no modem da fibra. Tenho um roteador que distribui a internet proveniente modem para os outros dispositivos mas o Xbox não tem ligação com ele.
Mais a nat duplo é no Xbox ??? Porque eu resolvi testando as portas que o próprio Xbox dá até uma que não deu mais

Poderia indicar um tutorial de como fazer esse procedimento no onu/roteador? IP público no provedor só com link dedicado, que é bem mais caro.
Eu respondi isso no fórum. Funciona 100%, porém toda vez que seu ip externo for trocado , vc terá que refazer.

Alguém sabe me informar se internet via cabo utp sofre muita interferência como quedas, em casos de chuvas por exemplo.
entao o maior problema do UTP é o pac pon, já que se acabar a luz no meio do caminho e nao tiver uma redundância você fica sem internet, já na fibra só é necessario energia na olt no provedor e na onu na sua casa, sem contar que os switchs da rede utp dão bastante problema / não aguentam o trafego se for uma velocidade baixa tipo 30mb acho que vai de boa via utp, maior que isso é meio dificil

Pessoal, assinei plano de 350MB da starweb aqui em Poços de Caldas, a internet está bem estavel etc, eu tenho IPTV tive que pedir para o meu provedor ativar Proxy, porque sem o proxy ficava travando e em outras operadoras como VIVO funciona normalmente, dai agora os torrents tb estão com algum tipo de bloqueio, fica na média 2Mb/s, isso de tracker privado. Tem alguma alternativa para burlar isso?

Finalmente consegui conversar com alguem desse Weclix, pedi a instalaçao do plano 500/500 para testes.

Quais são os testes que vcs recomendam fazer? Rotas, latencia, ip v4 e v6, etc....

Testa no dslreports, vamos ver o BufferBloat.

Nacional é bom testar na ufpr, tem muita banda...

Internacional com 2.6 GB .... ( Portland State University - Oregon/USA)

Torrent 2.6GB .....

Speedtest é bacana, mas geralmente insuficiente para teste de utilização, o melhor mesmo é ver se muda algo na tua rotina.

No caso de links Http, eu gosto de usar gerenciador (Tipo IDM) para ver a capacidade do link.

Um detalhe importante, quanto mais altas as velocidades, mais o Hardware que recebe passa a ser fundamental, desde porta gigabit na rede, cabos Cat5e...cat6... até passando fundamentalmente pelo processamento do PC e HD's SSD com boa escrita e leitura.

Eu respondi isso no fórum. Funciona 100%, porém toda vez que seu ip externo for trocado , vc terá que refazer.

Amigo, não estou em CGNAT,tenho IP válido porém ainda assim minha NAT fica como "Moderado", não fica restrito/duplo, mas também não fica aberto.
Minha ONU está dessa forma:
ULmjBLo.png

Faço o mesmo procedimento?

Weclix instalado. O que devo testar? Tenho até sexta-feira para cancelar sem pagar multa. xD

unknown.png

Última edição:
Perdao, nao tinha visto, nao recebi a notificaçao de quote do post. Farei os testes.

Pelo menos a rede do Xbox nao parece ser problema.

unknown.png

68237708.png

unknown.png
Muito bom cara! De verdade! Todos os servidores batendo o que deveriam, inclusive fora da CGNAT aparentemente (Pelo teste da Live). Parabéns pela aquisição. Continue acompanhando isso durante os dias e em horários de pico também para verificar se a qualidade sem mantém.

Users who are viewing this thread

Voltar