[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Depende muito de região.

No menino deus é bem difundido um pequeno provedor chamado Sygo, que pertence ao grupo catarinense Unifique, mas nunca tive e oportunidade de testar.
Sei que tem o Sim Digital e o Mhnet Telecom também, mas não sei a qualidade.

A algar que eu saiba só vende pra CNPJ.

A vivo e a oi são "ok" apesar de a vivo ter uns comportamentos estranhos. A oi vai te dar um ping melhor pro sudeste e a vivo vai ter uma rota internacional melhor, meu unico conselho é, se preze pela estabilidade da conexão FUJA DA CLARO HFC a todo custo.
Na casa q eu to ficando no momento temos oi fibra
olha eu acho q e da regiao
do nada o sinal da internet some e volta em 30 segundos
isso ocorre tanto no wifi quuanto no cabo
 
Estao cobrando $70 mangos/mes pra poder sair da rede CGNAT, alguém de BH conseguiu e utiliza algum provedor que usa ip dinamico publico?
 
Estou em Porto Alegre. Dependendo da região eu não recomendo Claro HFC (onde moro a qualidade da conexão HFC deixa muito a desejar). Porém note que a Claro já está colocando fibra em vários locais da cidade (eu mesmo acabei de migrar a Claro HFC para Claro Fibra).

Atualmente estou com dois provedores - Vivo Fibra e Claro Fibra (mantinha um plano barato da Claro HFC como backup, mas agora como fiz um upgrade para Claro Fibra, vou cancelar um dos dois). Vou testar os dois por 1 ou 2 meses, nesse momento estou tendendo a ficar com a Claro Fibra e cancelar a Vivo Fibra (a Vivo é boa porém tem problemas "estranhos" pelo menos comigo, basicamente tem sites e hosts que não tem rota dependendo da faixa do endereço IP que tua conexão pega - ver aqui).

Dependendo do bairro tem uma variedade de provedores regionais, a cobertura é por bairro, então vai depender do bairro que você estará (Sygo, Tubaron, RLNet, etc).
O complicado é que não tem como saber a cobertura da Claro fibra

Só colocando o CEP + número e vendo a velocidade de upload. Não é isso?
 
Estao cobrando $70 mangos/mes pra poder sair da rede CGNAT, alguém de BH conseguiu e utiliza algum provedor que usa ip dinamico publico?
Não sou de BH, mas na minha cidade a Master usa ip dinamico público. Sei que ela tem cobertura em BH, mas não sei se é rede própria ou rede neutra. Compensa dar uma investigada.
 
Embora a Naxi tenha boa estrutura, não se compara a da Unifique principalmente para conexões internacionais.

No IX a Unifique tem muita banda, já a Naxi não encontrei detalhes embora esteja já.


Naxi está oferecendo 6Gb
naxi.com.br/

Unifique compra Naxi, aquela da internet de 6Giga.
 
Não sou de BH, mas na minha cidade a Master usa ip dinamico público. Sei que ela tem cobertura em BH, mas não sei se é rede própria ou rede neutra. Compensa dar uma investigada.
A master tinha fala horrivel quando começou, possuiam apenas Rádio.
Hoje com a fibra tenho mudado minha opinião, onde trabalho, temos um link empresarial com ip fixo e em quase 2 anos, só parou por causa de rompimento de fibra na rua mesmo de caminhão irregular passar e levar o cabo.

Se este ano não conseguir bons negócios com a Algar tenho pensando seriamente em testar o plano para PF deles, têm bons preços! Apesar que fico meio receoso, pois evetualmente ouço pessoas comentarem que não são bons e tals, mas não de quem realmente usa serviço, sempre de terceiros que já "teve algum contato".
 
A master tinha fala horrivel quando começou, possuiam apenas Rádio.
Hoje com a fibra tenho mudado minha opinião, onde trabalho, temos um link empresarial com ip fixo e em quase 2 anos, só parou por causa de rompimento de fibra na rua mesmo de caminhão irregular passar e levar o cabo.

Se este ano não conseguir bons negócios com a Algar tenho pensando seriamente em testar o plano para PF deles, têm bons preços! Apesar que fico meio receoso, pois evetualmente ouço pessoas comentarem que não são bons e tals, mas não de quem realmente usa serviço, sempre de terceiros que já "teve algum contato".
Sobre a Algar é CGNAT?
como é experiencia com eles?
e se estiver na CGNAT consigo faze-los retirar?
 
A master tinha fala horrivel quando começou, possuiam apenas Rádio.
Hoje com a fibra tenho mudado minha opinião, onde trabalho, temos um link empresarial com ip fixo e em quase 2 anos, só parou por causa de rompimento de fibra na rua mesmo de caminhão irregular passar e levar o cabo.

Se este ano não conseguir bons negócios com a Algar tenho pensando seriamente em testar o plano para PF deles, têm bons preços! Apesar que fico meio receoso, pois evetualmente ouço pessoas comentarem que não são bons e tals, mas não de quem realmente usa serviço, sempre de terceiros que já "teve algum contato".
A internet em si realmente é boa, atualmente não sou cliente, mas quando fui tive boa experiência com a internet, o suporte pelo 0800 deixou a desejar, mas quando ia na loja aí sim, eu era rapidamente atendido.
 
Sobre a Algar é CGNAT?
como é experiencia com eles?
e se estiver na CGNAT consigo faze-los retirar?
Algar atualmente é CGNAT, mas hoje em dia não sei como procede. Como já sou cliente a alguns anos, não estou no CGNAT, na época me orientaram que colocando o modem em brigde (precisei ligar no 10312, fazer a solicitação e eles configuraram remotamente o modem e é criado uma Vlan, no meu caso LAN1, as demis portas não dão sinal) automaticamente sairia e assim tem sido comigo.
Nós últimos meses já ouvi relatos de pessoas que fizeram com eu e tbm saíram , outras que solicitam e tiraram sem precisar botar em Brigde e outras que não tiveram sucesso.

Com o serviço em si não tenho nada a reclamar, só para quando ocorre massiva, mas em se tratando de comercial, tenho minhas dúvidas se consigo os mesmos 1000/500 por 99,90 atual. Ano passado já foi uma briga.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A internet em si realmente é boa, atualmente não sou cliente, mas quando fui tive boa experiência com a internet, o suporte pelo 0800 deixou a desejar, mas quando ia na loja aí sim, eu era rapidamente atendido.
Nunca tive o contato pelo 0800, na empresa temos um contato no Whatsapp do NOC 24x7 e são super ageis...mas é um atendimento exclusivo para planos empresariais.

Mas para meados de novembro descubro como vai ser...se vou conseguir uma oferta boa ou se vai restar partir para outros provedores.
 
Não sou de BH, mas na minha cidade a Master usa ip dinamico público. Sei que ela tem cobertura em BH, mas não sei se é rede própria ou rede neutra. Compensa dar uma investigada.
Eles nao atendem a minha regiao, e informaram que nao utilizam cgnat, ai me surgiu UMA curiosidade. Com a escassez do ipv4, qual e a alternativa deles?
 
Eles nao atendem a minha regiao, e informaram que nao utilizam cgnat, ai me surgiu UMA curiosidade. Com a escassez do ipv4, qual e a alternativa deles?
Eles simplesmente tem uma quantidade de blocos IPV4 que dá e sobra para a base atual de clientes, acredito que isso seja influenciado pelo fato de que a empresa existe desde 1989, e devem ter adquirido vários blocos quando não eram tão escassos. Mas penso que se a base de assinantes crescer muito futuramente, também precisarão recorrer ao CGNAT.
 
Teste com provedor Sim digital em Floripa, plano de 1 Giga.

c12f1cae-05b3-4cde-891c-221b52ab1667.png
 
Em Ipatinga MG o provedor local Giganet, foi vendido para a Vero.
Após isso, minha conexão que pagava 25mb, mas recebia ilimitado, com sempre 1ms, passou a ser a velocidade contratada.
Retrocesso.
 
Aqui o meu rx estava em -18 o cabo quebrou e eu coloquei um novo mas agora está dando -20.51.
Como é possível com o cabo tudo mastigado estava melhor o sinal
 
Aqui o meu rx estava em -18 o cabo quebrou e eu coloquei um novo mas agora está dando -20.51.
Como é possível com o cabo tudo mastigado estava melhor o sinal
Na fibra a qualidade do conector (polimento) influencia tanto ou mais do que a própria fibra em si (ou seja, uma má qualidade na montagem dos conectores no cabo pode resultar na perda que você está observando).

Isso ou pode ser sujeira no conector...

Aliás, desculpe a pergunta que pode parecer óbvia, mas só confirmando: vc tomou cuidado de comprar um cabo com o conector da mesma cor do conector do modem, certo? (verde com verde - conector APC, azul com azul: conector UPC).
 
Última edição:
Por lei, você tem direito a um IP Público dinâmico... É só cobrar!
Na verdade, por normativa da anatel, se a pessoa solicitar um ipv4 dinâmico, a empresa teoricamente teria que fornecer.

O problema é que na prática isso não ocorre. Devido a escassez (ou melhor, esgotamento) de ipv4, os provedores pequenos recebem um número relativamente pequeno de ipv4, tornando na prática impossível fornecer ipv4 dinâmico a todos os clientes ou mesmo aos que solicitam.

Normalmente, os provedores oferecem ipv4 fixo mediante a um custo, que pode ser baixo ou alto (já vi ppp cobrando 200 reais por IPV4 fixo). Mas a situação de esgotamento é tão grande que alguns PPPs que forneciam ipv4 a um custo aceitável (por exemplo 20 ou 30 reais) também deixaram de fornecer esta opção por também ter ocorrido o esgotamento.

Sinceramente? Se o colega precisa sair do CGNAT em um PPP, tente conversar, explicar da resolucao da anatel, ameace reclamar, mas tentar propor como solução que se forneça um ipv4 fixo com desconto, para que se chegue em um valor razoável.


Observação:

Acrescento que CGNAT é algo que infelizmente tem se tornado mais corriqueiro nas operadoras pelo esgotamento de ipv4. Os PPPs normalmente jogam em cgnat, em geral as (raras) exceções são aqueles ppps que são muito antigos e receberam blocos de ips maiores há muitos anos.

Provedores grandes costumam ter blocos muito maiores de IPV4, e por conseguinte não costumam jogar em cgnat, mas ainda assim foi necessário remanejamento. A vivo fibra não coloca ninguém no cgnat, mas isso só foi possível graças ao fato de ter jogado todas as linhas móveis para cgnat (ou xlat464, não lembro com exatidao). A Oi também fez algo similar. A Claro já joga os clientes para cgnat, mas faz o rollback caso seja solicitado.
 
Isso é fato, aqui em minha região apenas a Oi usa IP dinâmico. Os demais provedores pequenos CGNAT. Entretanto alguns desses provedores cobram de 50 a 100,00 para te liberarem um IP fixo com todas as vantagens. A desvantagem hoje e o ipv6 que nunca mantém o mesmo prefixo após desconexão. Outra desvantagem e que a Oi continua bloqueando as portas de acesso principais como a 80, 443, 21 etc.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Isso é fato, aqui em minha região apenas a Oi usa IP dinâmico. Os demais provedores pequenos CGNAT. Entretanto alguns desses provedores cobram de 50 a 100,00 para te liberarem um IP fixo com todas as vantagens. A desvantagem hoje e o ipv6 que nunca mantém o mesmo prefixo após desconexão. Outra desvantagem e que a Oi continua bloqueando as portas de acesso principais como a 80, 443, 21 etc.

Eu assino um provedor regional (fibra) numa casa de um sítio da família. Tem CGNAT, modem/HGU totalmente bloqueado. Ainda assim coloquei um roteador OpenWrt próprio (duplo NAT).

Descobri que o firewall do modem/HGU do provedor não bloqueia portas IPv6 - não testei todas, mas a porta que eu uso passa direto. Isso que pode ser um problema de segurança, mas no meu caso é vantagem pois aí consigo acessar um servidor VPN/Wireguard rodando no OpenWrt via IPv6, mesmo com o modem/HGU do provedor "travado" e em CGNAT.

O endereço IPv6 nunca muda, mas mesmo se mudasse uso o DDNS do DuckDNS.org que suporta IPv6, então tudo certo.

Para meu caso de uso (rodar servidor VPN/OpenWrt para acesso remoto da rede doméstica) consigo usar IPv6 sem problemas. Num provedor maior (tipo Claro), mesmo se tivesse CGNAT consigo acessar o modem/HGU da operadora, e conseguiria abrir uma porta IPv6 no firewall para redirecionar as conexões Wireguard para meu roteador.

A única restrição dessa solução é que o cliente Wireguard precisa ter IPv6 válido para isso funcionar. Se tiver apenas IPv4 não consigo acesso remoto.
 
Última edição:
Outra desvantagem e que a Oi continua bloqueando as portas de acesso principais como a 80, 443, 21 etc.
Mas isso é padrão em conexão residencial.
Apenas planos PJ, dedicado e PME tem portas baixas liberadas.
Quem tem algum plano residencial com portas baixas liberadas é mais descuido do provedor/operadora do que uma característica do plano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na verdade, por normativa da anatel, se a pessoa solicitar um ipv4 dinâmico, a empresa teoricamente teria que fornecer.
Quando tem viabilidade técnica, sim. A verdade é que não há mais IPs disponíveis em muitos provedores mesmo se você se dispor a pagar.
A normativa não deixa claro sobre a cobrança, e justamente por isso os provedores cobram à parte.
 
Quando tem viabilidade técnica, sim. A verdade é que não há mais IPs disponíveis em muitos provedores mesmo se você se dispor a pagar.
A normativa não deixa claro sobre a cobrança, e justamente por isso os provedores cobram à parte.
Na verdade, pela Anatel, a portaria é clara sobre cobranca: havendo disponibilidade, ipv4 dinâmico não oneroso ou alternativamente ipv4 fixo de forma onerosa. Ou seja, a normativa permite a cobrança de um ipv4 fixo, mas não do dinâmico.

Mas como eu também disse, tem muitos provedores que não tem disponibilidade de IPv4 fixo nem se pagar. Os poucos PPPs que ainda fornecem IPv4 dinâmico sem custo são aqueles que existem há muitos anos (por exemplo, PPPs que iniciaram como provedores via radio ou que foram provedores de dial-up lá atras), que receberam blocos maiores de IPv4 e que ainda tem poucos clientes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo