[TÓPICO DEDICADO] Qual a velocidade da sua internet e a velocidade reportada no teste?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos rphit
  • Data de Início Data de Início
VIVO Fibra 300/150 SP/SP/ZL
Screenshot-20211228-151811-Speedtest.jpg

Última edição:
Vivo Fibra degustação 600/300Mbps de 1 ano por R$89,99 no DF

12528299436.png

Ping bom levando em conta que está no wifi, no cabo deve descer pra milagrosos 1-2ms, maior que isso é lixo.
Pra ele que mora em capital, com certeza isso que você escreveu se aplica.
Pra quem tem qualquer internet fibra no interior, aí a coisa muda, pois a estrutura de troca de tráfego é toda nas capitais ou cidades de médio porte.
Acredito que nenhuma cidade pequena hoje conte com IX ainda. Isso acaba influenciando na latência nos teste de velocidade, pois em geral os pacotes de dados vão trafegar na rede até o IX mais próximo e voltar na hora do teste. E nesse caso dificilmente atingirá latência de 1 ou 2 ms.
Vale lembrar que tanto Vivo Fibra como Claro Fibra estão investindo em oferecer serviços em cidades menores.

• Curtir
Reações: gkz
Pra quem tem qualquer internet fibra no interior, aí a coisa muda, pois a estrutura de troca de tráfego é toda nas capitais ou cidades de médio porte.
Acredito que nenhuma cidade pequena hoje conte com IX ainda. Isso acaba influenciando na latência nos teste de velocidade, pois em geral os pacotes de dados vão trafegar na rede até o IX mais próximo e voltar na hora do teste. E nesse caso dificilmente atingirá latência de 1 ou 2 ms.
Vale lembrar que tanto Vivo Fibra como Claro Fibra estão investindo em oferecer serviços em cidades menores.

É exatamente assim que a Claro Fibra funciona, vai para o datacenter mais próximo da Claro e daí sim para SP ou RJ. Você pode ter o azar de morar mais perto de SP do que o seu datacenter.

Concordo. no caso eu disse que maior que 2ms pro rapaz é por conta de que ele mora basicamente do lado do servidor e de tudo (80% das coisas é hospedada em SP), se for maior que 2ms é lixo até por conta da distância dele e so servidor que deve ser muito pouca, ele está com ping baixo pro servidor do speedtest e pra servidor de outras coisas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo. no caso eu disse que maior que 2ms pro rapaz é por conta de que ele mora basicamente do lado do servidor e de tudo (80% das coisas é hospedada em SP), se for maior que 2ms é lixo até por conta da distância dele e so servidor que deve ser muito pouca, ele está com ping baixo pro servidor do speedtest e pra servidor de outras coisas.
Aqui mesmo eu pego 3ms no speedtest, mas é pro servidor do provedor, e o provedor fica 1 hora da minha cidade.

Não entendi pq reagiu negativo no meu post.
Há várias maneiras de se avaliar a qualidade de uma Internet, ping é uma delas, porém não podes por aí sair dizendo que se um ping for maior que 2ms é lixo.
Quem usa Claro HFC mesmo deve ter seu ping mesmo em SP na casa de 7-8ms, aí você vai considerar lixo? Claro que não...

Tem vários fatores que podem influenciar numa latência um pouco mais elevada, mas o que importa no final é:
Um provedor com boas rotas e links em redundância, poucas ou praticamente nenhuma perda de pacotes e também um bom Backbone.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

faz teste com cabo de rede normal pra ver se pega bem os 1 gbps
Pior que a placa do meu Notebook é só /100.
Dell :fail:

Vou procurar um aparelho com placa Gigabit para testar.

Há várias maneiras de se avaliar a qualidade de uma Internet, ping é uma delas, porém não podes por aí sair dizendo que se um ping for maior que 2ms é lixo.
Quem usa Claro HFC mesmo deve ter seu ping mesmo em SP na casa de 7-8ms, aí você vai considerar lixo? Claro que não...

Tem vários fatores que podem influenciar numa latência um pouco mais elevada, mas o que importa no final é:
Um provedor com boas rotas e links em redundância, poucas ou praticamente nenhuma perda de pacotes e também um bom Backbone.

Sim, 7-8ms para o PRÓPRIO servidor na mesma cidade é lixo total.

Como disse, eu pego 3ms pro servidor que fica a 1 hora da minha casa, em outra cidade enquanto usuários na MESMA cidade de Claro HFC pegam de 7-11ms.

No caso do rapaz, o máximo aceitável deverá ser 2ms sim, pois está em SP Capital onde a maioria dos servidores estão hospedados.

Sim, 7-8ms para o PRÓPRIO servidor na mesma cidade é lixo total.

Como disse, eu pego 3ms pro servidor que fica a 1 hora da minha casa, em outra cidade enquanto usuários na MESMA cidade de Claro HFC pegam de 7-11ms.

No caso do rapaz, o máximo aceitável deverá ser 2ms sim, pois está em SP Capital onde a maioria dos servidores estão hospedados.
Rapaz, as vezes é melhor ser cego do que ler certas coisas! Lastimável!

Imagina se tivesse vivido na época do ADSL com latência de 28 a 60ms para o Gateway no Interleaved.

• Amei
Reações: HFS
Rapaz, as vezes é melhor ser cego do que ler certas coisas! Lastimável!

Imagina se tivesse vivido na época do ADSL com latência de 28 a 60ms para o Gateway no Interleaved.
ADSL é esse ping mesmo, mas estou me referindo a tecnologia chamada F I B R A

ADSL é esse ping mesmo, mas estou me referindo a tecnologia chamada F I B R A
Exatamente. E fibra se compara com fibra.
No caso da Claro HFC que foi citado aqui, os 7 a 11 ms no primeiro salto é por conta da tecnologia empregada.
Esse atraso ocorre em boa parte por conta do channel bonding, que é o processo de criação de vários canais RF no node, onde cada um trafega cerca de 30 Mbps úteis, para depois o modem na casa do cliente juntar todos esses canais RF e resultar nos 125/250/500 Mb ou 1 Gbps que Claro comercializa no HFC. Outros componentes ativos na rede também contribuem um pouco pra esse atraso, como amplificadores e o CMTS, que fica no datacenter da operadora.
Assim como o ADSL/VDSL no Interleaved tem latência mais alta por conta da configuração do DSLAM e da tecnologia, o coaxial é da mesma forma.
É isso que o @xitzmejunior quis dizer.
E sim, a fibra não tem comparação em latência com nenhuma tecnologia quando a rede é bem dimensionada e bem projetada (aliado, claro, a um bom backbone). Ninguém questiona isso.

Última edição:
Net/Claro 350/35 ( 500/50 por "bondade" da Claro )

Modem DOCSIS 3.0 ( ainda ) consegue chegar em 500/50 em poucos horários.

Vivo Fibra 300/150 em João Pessoa-PB

Modem da Vivo - Askey - RTF8115VW em bridge e usando o Router RT-AC88U no cabo de rede cat8.

Última edição:
  • Curtir
Reações: gkz
E pensar que, há 18 anos eu tive internet à cabo em casa pela primeira vez, na velocidade de 128 kbps, que era algo premium. Agora o que tenho é o plano mais barato existente e que é 2.880 vezes mais rápido.

iMkVugg.jpg

E pensar que, há 18 anos eu tive internet à cabo em casa pela primeira vez, na velocidade de 128 kbps, que era algo premium. Agora o que tenho é o plano mais barato existente e que é 2.880 vezes mais rápido.

iMkVugg.jpg
Em 2005 mesmo teve a NET lançando velocidades acima da concorrência: o trio 2/4/8Mbps, que vejo pelos relatos da época de pessoas mais próximas que tinham o serviço na época, que foi um marco visto a Telecômica e Brasil Telecom, etc, com velocidades pífias com a rede ADSL.
É interessante que tanto tempo depois, o Cable ainda tem posição de destaque nas altas velocidades, mesmo na era atual onde divide espaço com o suprassumo FTTH "a prova do futuro".

Em 2005 mesmo teve a NET lançando velocidades acima da concorrência: o trio 2/4/8Mbps, que vejo pelos relatos da época de pessoas mais próximas que tinham o serviço na época, que foi um marco visto a Telecômica e Brasil Telecom, etc, com velocidades pífias com a rede ADSL.
É interessante que tanto tempo depois, o Cable ainda tem posição de destaque nas altas velocidades, mesmo na era atual onde divide espaço com o suprassumo FTTH "a prova do futuro".
Note na primeira página desse tópico as velocidades. São do final de 2008 e estavam em 3Mbs.

Claro HFC 1Gbps:

8045672581.png

No router:

Screenshot-2022-01-10-02-26-03-806-com-ubnt-umobile-4.jpg

Screenshot-2022-01-10-02-30-22-804-com-ubnt-umobile-3.jpg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar