Murdered: Soul Suspect
Lembro que quando o game foi lançado, muita gente criticou negativamente o que o jogo oferecia, culpando gráficos, bugs, jogabilidade, falta de ação entre várias outras coisas, o que me fez ficar com receio de compra-lo pra PC e aguardar por um bom desconto. Eis que esse dia chegou e resolvi comprar.
Apesar de coisas como um ridículo (e até meio engraçado) tutorial no início, em que o protagonista precisa tentar voltar para o corpo após ser morto pelo misterioso assassino em serie da cidade de Salem, o game se mostrou bem divertido pra mim. Murdered é voltado a investigações e, por causa disso, quase não tem partes de ação, e o que tem são “lutas” contra demônios usando alguns elementos de stealth.
Como o personagem do jogo é um fantasma, ele segue aprendendo novas habilidades de acordo com a necessidade, ela pensa “preciso aprender a ler mentes” e puff, ele aprendeu, assim, sem nenhuma explicação de como ocorreu esse aprendizado. O detetive também pode possuir pessoas (e gatos! Com direito a um botão pra miar
![Y u no... :yuno: :yuno:](/styles/dark_responsive/xenforo/menes/yuno.png)
), influenciá-las a pensar e falar algo específico e, claro, atravessar algumas paredes. Digo algumas porque certos locais são bloqueados, mas pelo menos isso é explicado por uma menina fantasma no capítulo inicial.
A investigação principal se passa em alguns locais da cidade, iniciando no apartamento onde o protagonista confrontou o assassino. O caminho entre os locais é feito na base da “viação canela” mesmo: não tem mapa, não tem fast travel e não é como se ele soubesse voar. Região da cidade em que o fantasma fica preso não é das maiores, porém é muito sonolento caminhar pelas ruas. Soul Suspect também conta com casos paralelos, que são bem curtos e fáceis de resolver, além de itens coletáveis, contando mais da história de vários personagens, da cidade, de alguns fantasmas e da trilha do assassino. Tudo completamente opcional e sem nenhuma recompensa extra, servindo para desbloquear apenas algumas conquistas e impactar no aumento de vida útil do gameplay. Sem isso, acredito que seja possível concluir a história principal em 6 horas. Eu terminei em 11 horas, pegando a maioria dos itens espalhados pelas áreas.
Quanto a gráficos, achei bem normais, mesmo com tudo maximizado. Joguei 80% do game na minha antiga GTX 550Ti de 1GB e a placa sequer sentiu o jogo, rodando acima dos 60fps. E concluí já com a GTX 960 de 2GB na máquina. Em ambos os casos, o único momento que rola queda de FPS é quando o personagem passa de uma parte da cidade para outra, já que o game não tem telas de loading durante essa exploração. E quando entramos em uma área fechada como, por exemplo, o prédio inicial, o loading ocorre por baixo de alguma cutscene. Todas as cutscenes do jogo são travadas a 30FPS, e parecem ter uma qualidade gráfica um pouco inferior a do jogo.
Divertido, apresenta uma história aceitável, os controles são muito simples e o ritmo é um pouco próximo ao de uma série voltada a investigações e, mais importante: não tem um final aberto, ocorre mesmo uma conclusão. É quase um "Ghost" sem a parte romântica e sem a Whoopi Goldberg. Comprem apenas em uma promo de 75% pra cima
Nota: 7/10 (é, sou muito bonzinho
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).
Estou pra escrever uma review sobre Legend of Korra (que terminei há quase um mês) e vivo adiando, apesar de ter adorado o jogo. Vai entender.
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