Divinity: Original Sin
Finalmente zerado e com aquele sentimento de tristeza por ter acabado, steam marca 144 horas mas pode tirar umas 10 horas de alt+tab em walkthrough e dando save/load pra tentar pegar loot melhor.
Vou perder alguns(vários) minutos aqui porque esse jogo merece.
O que dizer do jogo, o jogo tem 4 coisas primárias que fazemos muito e é excelente nas 4, exploração, diálogos, puzzles e combates, então o jogo não é pra todos porque tem umas quebras de ritmo tensas entre exploração e combate pra diálogos e puzzles, além do mais a leitura é pesada, muitos textos e até pra quem está habituado a jogar coisas em inglês vai precisar do celular com app tradutor pra traduzir algo pro perfeito entendimento porque tem umas palavras diferentes das que encontramos na maioria dos filmes e séries, para se ter uma idéia as 10 horas iniciais são ainda dentro primeira cidade, nem saimos pra começar a explorar de verdade, os puzzles também não são nada fáceis, com certeza você vai precisar apelar para o youtube em algum momento em busca de algum walkthrough.
No começo nos criamos os personagens e definimos as classes, você cria 2 heróis e pode recrutar 2 npcs disponiveis no jogo, minha configuração foi 1 guerreiro espada+escudo e 1 guerreira arco e flecha, recrutei 1 guerreira espada de 2 mãos e 1 mago.
O combate é por turnos e em cada turno temos pontos de ação para gastar, onde toda ação gasta x pontos de ação, então é bem estratégico o combate, além disso existem skills que causam diversos status como amedrontamento, enfraquecido, congelado, envenenado, etc e além disso determinados elementos reagem com outros causando situações no campo de batalha, exemplo, tem sangue no chão, você joga uma skill elétrica no sangue e a poça fica eletrificada podendo causar stun em quem pisar, seja inimigo ou aliado.
O desenvolvimento dos personagens é muito bem construido, existem diversas skills pra gastarmos os pontos cada vez que subimos de level e o jogo tem umas sacadas bem legais com os bônus, por exemplo se um personagem tiver liderança alta os outros são imunes ao medo, skills são separadas em armas, skills, defesa, personalidade, craft e utilidades, se você quer aprender um feitiço de fogo você tem que além de encontrar ou comprar um livro com o feitiço que você quer, você precisa investir na skill de fogo, você tendo level 1 de skill de fogo você pode apreender qualquer feitiço de fogo, mas a diferença é que esse feitiço vai gastar bem mais pontos de ação do que se você ter level 5 por exemplo.
Uma coisa que eu achei interessante é que as decisões que fazemos além de afetar o mundo, mesmo que pouco afetam o carma do personagens, cada carma gera algum beneficio, por exemplo o personagem pode ter o carma corajoso ou cauteloso, se ele for corajoso vai ganhar um bônus de iniciativa, se for cauteloso ganha um bônus de sneaking, ao todo são 9 carmas.
Existem também habilidades chamadas talentos que podemos escolher um a cada 4 levels, são habilidades unicas que ajudam na construção do personagem, algo como, veneno cura você, você não é mais eletrificado, armas de longo alcance gastam 1 ponto de ação a menos, falar com animais, etc.
A quest principal é muito boa, você começa a jogar achando que é uma coisa e é incrível como o negócio muda e começa a tomar proporções épicas e as side quests também são bem variadas e o mundo também, a propósito alguns animais ajudam nas quests e outros até iniciam algumas, então é muito útil um dos heróis ter o talento de falar com animais.
Enfim jogo muito bom de jogar, tem muita coisa pra explorar, muitas quests de qualidade pra fazer, quando vecemos um combate vem aquela sensação de consegui, puzzles difíceis e desenvolvimento de personagens bem completo.
Nota: 10
Não foi a toa que foi goty pc ano passado, entrou no meu top 10
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agora é esperar a versão enhanced e partir pra uma segunda jogada com outra configuração de party.
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