[TÓPICO DEDICADO] Qualidade das câmeras dos celulares

a noite, usei flash e diminui a resolução, pq ela é de 8MP, Galaxy SIII GT-I9300

20131207_234523.jpg
 
Pra mim a segunda é o 920, ao menos eu consegui resultados similares em condições que presumo ser similares também.
Agora é naquelas: Dizer que o 820 e o 920 são razoavelmente similares durante o dia ou com boa iluminação é uma coisa, e atestei isso hoje verificando reviews de usuários em fóruns do exterior.
Mas sugerir (pelo que entendi, foi o que você fez lá no tópico do lumia) que ele segura a onda tão bem quanto o 920 em condições de baixa luz é, no mínimo, uma afirmação leviana. Só se interpretei mal, claro. Quanto a blowar, talvez consiga isso só pra quem realmente acha que a câmera do 820 é ruim, que foi justamente o que você se propôs inicialmente.

Então, amanhã confirmo qual é qual!

Esqueci de falar pra você quanto as fotos que você tirou. O flash do Lumia 920 é EXCEPCIONAL. Use e abuse, ele não troca a cor dos objetos e tal. Então não tenha vergonha de usar a noite ele não. Foto a noite é sempre bom jogar um ISO de 200 a 800. Acima disso fica muito ruim e ISO 100 é baixo demais, a não ser que tenha boa iluminação no ambiente. ISO 400 é bem adequado para as situações noturnas, sem exagerar no ruído e mantendo boa iluminação.

Depois de pegar o jeito com o ISO, pode começar a mexer também na exposição. Uma coisa que eu recomendo é SEMPRE focar primeiro. Se estiver utilizando o Nokia Camera, toque a tela, escolha os objetos e a distância que pretende focar. Se estiver com o aplicativo padrão, segure o botão de tirar foto até que ele foque bem. Essa parte aqui é fundamental.

Ignora tudo se isso for conhecimento que você já tem, estou presumindo que realmente seja iniciante do iniciante!!
 
A primeira pelo jeito tentou fazer com 1 ou 2s de exposição. Pra isso, só tendo mão MUITO firme (apneia e tudo, sem exageros) ou com alguma base/tripé.

Eu que o diga. Acho que foi 2s de exposição, era à noite.
E olha que tenho tentado melhorar bastante nessa questão de tremer. Mas não é tãoooo fácil quanto parece.
BTW: A segunda foto eu fiz apoiado, então foi a que ficou menos ruim.

Então, amanhã confirmo qual é qual!

Esqueci de falar pra você quanto as fotos que você tirou. O flash do Lumia 920 é EXCEPCIONAL. Use e abuse, ele não troca a cor dos objetos e tal. Então não tenha vergonha de usar a noite ele não. Foto a noite é sempre bom jogar um ISO de 200 a 800. Acima disso fica muito ruim e ISO 100 é baixo demais, a não ser que tenha boa iluminação no ambiente. ISO 400 é bem adequado para as situações noturnas, sem exagerar no ruído e mantendo boa iluminação.

Depois de pegar o jeito com o ISO, pode começar a mexer também na exposição. Uma coisa que eu recomendo é SEMPRE focar primeiro. Se estiver utilizando o Nokia Camera, toque a tela, escolha os objetos e a distância que pretende focar. Se estiver com o aplicativo padrão, segure o botão de tirar foto até que ele foque bem. Essa parte aqui é fundamental.

Ignora tudo se isso for conhecimento que você já tem, estou presumindo que realmente seja iniciante do iniciante!!

Não é que eu não soubesse. Isso que você falou do ISO eu acabei lendo por acaso. Só que eu me perco muito com o foco automático do 920, ele nunca faz o que eu quero, devo estar comendo bola.
Quanto ao flash, na foto da árvore de natal na praça, teria feito diferença? Achei que usar flash não ajudava em situações de ambientes abertos, então fica claro que sou bem noob nisso. :forever:
 
Eu que o diga. Acho que foi 2s de exposição, era à noite.
E olha que tenho tentado melhorar bastante nessa questão de tremer. Mas não é tãoooo fácil quanto parece.
BTW: A segunda foto eu fiz apoiado, então foi a que ficou menos ruim.



Não é que eu não soubesse. Isso que você falou do ISO eu acabei lendo por acaso. Só que eu me perco muito com o foco automático do 920, ele nunca faz o que eu quero, devo estar comendo bola.
Quanto ao flash, na foto da árvore de natal na praça, teria feito diferença? Achei que usar flash não ajudava em situações de ambientes abertos, então fica claro que sou bem noob nisso. :forever:

Eu gostei da primeira. A segunda ficou legal também. É treino, as vezes tem que bater 5 ou 6 vezes a mesma foto pra conseguir um resultado ideal. Isso nessas circunstâncias mais extremas, claro.
 
As fotos noturnas estão boas, principalmente a 1ª, já a 2ª o foco ficou "fora", por isso do efeito embaçado.
Nas fotos diurnas, em ambas é o mesmo problema da 2ª noturna, mas na 1º diurna você tremeu; mas ambas diurnas tem muito ruido, você colocou o ISO 100? Como elas estão s/EXIF não dá pra saber as informações técnicas.

A primeira foi com alta exposição pra ver se pegava algum efeito com os carros, mas mesmo trancando respiração e afins não deu. Tremo muito.
Nas diurnas travei em iso 100, mas o ruído comeu solto. Não sei o que eu poderia fazer nesses casos.
 
Não achei a primeira foto tão tremida, principalmente se levar em consideração que são 2 segundos de exposição. Com o tempo será capaz de fazer coisa melhor, mas é muito difícil ter bons resultados com 2 segundos. 1 segundo é possível com certo treino.

Uma foto do show de hoje, Dave Matthews Band. Zoom no máximo.

Lumia 920

7c5h.jpg
 
A primeira foi com alta exposição pra ver se pegava algum efeito com os carros, mas mesmo trancando respiração e afins não deu. Tremo muito.
Nas diurnas travei em iso 100, mas o ruído comeu solto. Não sei o que eu poderia fazer nesses casos.

Sobre o ISO, provável que por algum motivo o app da câmera tenha voltado pro automático quando você mexeu em outra configuração, isso acontece aqui comigo(eu não sei como funciona o app de cam dos Lumias).
Sobre a tempo de exposição, quando ele passa de 1/4, é complicado usar sem apoio, caso não tenha nem um apoio para os cotovelos, minha dica é dobra um dos joelhos de forma perpendicular ao solo e o outro tu apoia no chão, apoie o um dos cotovelos sobre o joelho que está perpendicular; sempre funciona aqui, e claro, pare de respirar. :bwahaha:
 
Você tinha dito que ia blowar mentes, mas não vi nada do gênero. :mao:
Aí mesmo mostra justamente no que o 920 se destaca em relação ao 820, por isso que pedi fotos noturnas lá no tópico dos lumia.

EDIT: E agora vou postar um pouco das minhas tentativas frustradas de me entender com a câmera do 920. Sinto e vejo até pelas fotos dos colegas que tem muito potencial, mas acabo me perdendo no meio de tantos ajustes (ainda mais que não achei NADA para iniciantes que realmente ajude na Internet).
Eu até sei mais ou menos o que cada ajuste deveria fazer, mas não sei o que usar em cada cena. Às vezes tento tanta coisa diferente que esqueço o que fiz. :nothing:

Clicar nas fotos para abrir a foto original.
http://i.imgur.com/u39wCUEl.jpg

http://i.imgur.com/Hfhw3Whl.jpg

http://i.imgur.com/Skr66r9l.jpg

http://i.imgur.com/fdbYRbQl.jpg

Gostei da 2ª e da 4ª.

A 1ª se vc tentou fazer aquele efeito de rastro de luz, a condição ambiente não era ideal pois estava muito iluminado, o correto é fazer com baixa luz, pois como vc aumenta o tempo de exposição, isso faz captar mais luz, e com ambiente muito iluminado vai estourar, pra ilustrar, tira uma foto de dia com exposição 4s, a foto vai ficar completamente branca!

Eu sempre uso Nokia Câmera, e geralmente não toco na tela pra focar antes, eu clico direto no botão pra capturar (exceto quanto vou fazer macro) ele foca sozinho antes e eu acho que fica melhor.
------------

Com certeza a 2ª é do 920, se não for é algum ajuste errado :haha:.
A propósito, vc ta usando o cel do teu velho? Lembro que vc comprou o 925 pra vc :mao:
 
Testando o macro com o i8150 (Samsung Galaxy Wonder). Sem edição nenhuma.

dnr3.jpg


g4rt.jpg


T+
 
Última edição:
Gostei da 2ª e da 4ª.

A 1ª se vc tentou fazer aquele efeito de rastro de luz, a condição ambiente não era ideal pois estava muito iluminado, o correto é fazer com baixa luz, pois como vc aumenta o tempo de exposição, isso faz captar mais luz, e com ambiente muito iluminado vai estourar, pra ilustrar, tira uma foto de dia com exposição 4s, a foto vai ficar completamente branca!

Eu sempre uso Nokia Câmera, e geralmente não toco na tela pra focar antes, eu clico direto no botão pra capturar (exceto quanto vou fazer macro) ele foca sozinho antes e eu acho que fica melhor.
------------


Com certeza a 2ª é do 920, se não for é algum ajuste errado :haha:.
A propósito, vc ta usando o cel do teu velho? Lembro que vc comprou o 925 pra vc :mao:

Vou postar hj no final do dia a resposta! Por enquanto o índice tá de 100%!!

Sim, estou testando o smart dele. Pena que ele pegou hj, mas ainda quero tirar umas fotos noturnas na praça. Pra depois aí fazer um tópico legal com comparativo ou aqui mesmo.

O 925 já tá nos Correios!! Bem ansioso aqui já! Ontem levei o 920 para um show e ele se sai muito bem!
 
Última edição:
Eu não estou muito satisfeito com o aplicativo nativo do Lumia 820.Muita gente fala que o fraco dele é a baixa luminosidade, mas distância também. Eu estou a uns 2 ou 3 metros de distância de uma pessoa e o rosto sai borrado. Eu não entendo porque acontece isso.Ele parece ser bom só mesmo para grandes planos e paisagens.Estou falando de fotos casuais, não as planejadas...
 
Eu não estou muito satisfeito com o aplicativo nativo do Lumia 820.Muita gente fala que o fraco dele é a baixa luminosidade, mas distância também. Eu estou a uns 2 ou 3 metros de distância de uma pessoa e o rosto sai borrado. Eu não entendo porque acontece isso.Ele parece ser bom só mesmo para grandes planos e paisagens.Estou falando de fotos casuais, não as planejadas...

Sei que o 720 se sai bastante bem em fotos de pessoas, mesmo a noite, só basta ligar o flash e bater, mesmo com aplicativo padrão. Acredito que isso do rosto sair borrado possa ser porque você treme, não? vê se não é melhor tirar a foto tocando na tela de leve, ao inves do botão dedicado que pode ta fazer tremer dependendo da resistência dele.
 
Eu não estou muito satisfeito com o aplicativo nativo do Lumia 820.Muita gente fala que o fraco dele é a baixa luminosidade, mas distância também. Eu estou a uns 2 ou 3 metros de distância de uma pessoa e o rosto sai borrado. Eu não entendo porque acontece isso.Ele parece ser bom só mesmo para grandes planos e paisagens.Estou falando de fotos casuais, não as planejadas...

Pelo contrário, para grandes paisagens ele é só mediano. Ele é bom justamente mais próximo de objetos e pessoas.

Já prestou atenção nas dicas que sempre dão por aqui? Pra bater foto, segure o botão da câmera sem pressionar até o fim e só depois dele te avisar com um som, você aperta até o fim. Se desejar, pode utilizar o toque na tela para foco e batida automáticas. É só escolher o objeto. Para uma pessoa, escolha o rosto dela na tela e deixe o telefone fazer seu trabalho. Importante não tremer muito, obviamente.
 
O botão de pressionar muitas vezes falha. Eu aperto com força e a foto não sai...:feelbad:
E ao tocar na tela para dar o foco, a foto inevitavelmente treme.
Observe que eu estou falando de pessoas que não estão próximas.
 
O botão de pressionar muitas vezes falha. Eu aperto com força e a foto não sai...:feelbad:
E ao tocar na tela para dar o foco, a foto inevitavelmente treme.
Observe que eu estou falando de pessoas que não estão próximas.

Mas nao é preciso apertar com força. Só é preciso respeitar os dois estágios do botão, que são foco + foto. Se você aperta tudo de uma vez, é totalmente normal ele falhar e/ou a foto sair ruim.

Você treme ao tocar o dedo na tela? :yuno: Se for, fica realmente complicado pra você tirar foto. Toca de levinho cara, nao precisa enfiar o dedo não!:cereal:
 
fotos do meu antigo arc s ....adorava as fotos dele.....me arrependo muito de ter vendido ele....
11297278066_53c35ad281_k.jpg
11297112976_c41ff3359f_k.jpg
11297176243_fa867b9a85_k.jpg
11297288585_a4d118f176_k.jpg
11297270975_fe067eed9a_k.jpg
 
Ambas fotos feitas com o i8150, sem flash.

Essa foi tirada à noite, dentro de uma igreja.

hj3p.jpg


Mais um macro pra testar.

46x2.jpg


T+
 

Engraçado, a Sony tá andando feio pra trás. Os aparelhos atuais não estão entregando tudo que poderiam, não sei se o problema é nas lentes ou no software :feelbad:
 
Engraçado, a Sony tá andando feio pra trás. Os aparelhos atuais não estão entregando tudo que poderiam, não sei se o problema é nas lentes ou no software :feelbad:

Cara , esse cel tinha um ajuste perfeito da camera...as cores eram um pouco saturadas, mais as
Fotos ficavam otimas...semana passada usei o z1 de um amigo meu
Fiquei muito decepcionado com a camera...o arc s da de 10 nele...nao adianta tem sensor gigante se o conjunto nao funciona
 
Cara , esse cel tinha um ajuste perfeito da camera...as cores eram um pouco saturadas, mais as
Fotos ficavam otimas...semana passada usei o z1 de um amigo meu
Fiquei muito decepcionado com a camera...o arc s da de 10 nele...nao adianta tem sensor gigante se o conjunto nao funciona

Pois é, pra quem tem o Arc S, ou o Xperia S, não vale a pena o upgrade se olhar só a câmera, é andar pra trás com força!
Eu queria muito que surgisse um rival a altura dos Lumias no mundo android. O S4 que dei pra minha esposa chegou sexta passada, olhei as fotos e fiquei de cara, o meu L920 é MUITO superior em todos os quesitos, fotos diurnas, noturnas.
Quem sabe um dia esse rival chegue :feelbad:
 
Pessoal vou postar as fotos que tirei em um evento num teatro, só para mostrar como um bom APP, pode fazer diferença.
Estava no teatro, tentei tirar várias fotos e fiquei decepcionado, pois saiam superexpostas, achei que era pela camera do BLP, ai vi um cara com um S3 sofrendo do meu lado e na fileira de baixo, uma mulher sofrendo com um iphone 4S, ai notei que em todos as imagens ficavam superexpostas, lembrei que tinha esse app no celular e nunca tinha usado o tal CAMERA FV5.
Resolvi testar e fiquei admirado com a mudança, parecia outro aparelho.
RECOMENDO FORTEMENTE O APP para todos que tem android.
FOTOS COM O APP COMUM DO BLP:
IMG_20131124_181820.jpg

IMG_20131124_182020.jpg

DSC_0009.JPG


FOTOS DO BLP COM O CAMERA FV5:
DSC_0011.JPG

DSC_0026.JPG

DSC_0028.JPG


testem o app e digam o que acharam.
 

Também tive um. Gostava bastante, mas vendi depois que troquei a carcaça. Me arrependo um pouco porque foi o celular mais bonito que já tive. :feelbad:

Fotos do Arc S
Clicar nas fotos para tamanho original:




 
Pessoal vou postar as fotos que tirei em um evento num teatro, só para mostrar como um bom APP, pode fazer diferença.
Estava no teatro, tentei tirar várias fotos e fiquei decepcionado, pois saiam superexpostas, achei que era pela camera do BLP, ai vi um cara com um S3 sofrendo do meu lado e na fileira de baixo, uma mulher sofrendo com um iphone 4S, ai notei que em todos as imagens ficavam superexpostas, lembrei que tinha esse app no celular e nunca tinha usado o tal CAMERA FV5.
Resolvi testar e fiquei admirado com a mudança, parecia outro aparelho.
RECOMENDO FORTEMENTE O APP para todos que tem android.

testem o app e digam o que acharam.

Já testei o FV-5, e ele é bom, mas não chega perto do app-cam novo da HTC Sense 5, nem do app-cam Lenovo HTC One(sendo que este último está disponivel para qualquer celular).
O bom dele é o controle de tempo de exposição, mas aqui no One X, eu tive perdas de qualidade em fotos noturnas em comparação com o modo HDR+Night do app do sense 5.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo