R9 270x ou GTX760?

Pois é, e eu só descobri essa diferença toda depois que comprei, pois antes de pesquisar melhor as imagens dos coolers eu achava que a única diferença seria a ausência de 2 heatpipes :lol2::seferrou:

A minha intenção era de pegar uma Hawk, pois além do heatpipe adicional, ela vinha com um backplate (que ajudava ainda mais na dissipação de calor e a manter a rigidez do PCB; essa aqui, mesmo com o frontplate e aquele ferro de suporte, ela ainda enverga na área posterior ao fim do slot PCI-E :feelbad:), com mais fases de energia, com LEDs indicando o uso dessas fases e com a carenagem em alumínio, o que dá um "ar de sofisticação" a mais na placa. Infelizmente acabei perdendo o timing da compra, tanto na Mamute quanto na Terabyte, e até hoje não vi o estoque delas ser renovado. Entretanto, após analisar alguns reviews, percebi que a diferença na temperatura não era tão gritante, tanto em repouso quanto em full load, e eu não pretendia fazer overclock em nenhuma delas. Portanto, considerando que o modelo Gaming custa mais barato, ele se mostrou uma melhor opção de compra para mim :joia:



É, mas a 270 Gaming também vem de fábrica com OC para 975MHz e vem com menos fases que a sua Asus. Além disso, segundo esse review, eles conseguiram socar 1150MHz na GPU e 1500MHz nas memórias, ou seja, mais até que o OC de fábrica que a 270X dessa série acompanha. A placa é fuderosa para overclock, e eu só não a comprei por causa do bendito cooler :feelbad:

Falouws :cool:

O backplate nada mais é que um adorno visual e "anti-empenador" :bwahaha:
O único calor que ele absorve é o do pcb e o do front plate (aquele das memorias), aqui ate sem ele a temp da gpu fica a mesma (só diminui um tiquinho a do vrm/memorias) mas ta valendo é bonitinho kkk :megusta:
------------
tem o DigiVRM mas n entendo mto esses paranauê, parece q diminui a oscilação(ripple)

Sim, controlador digital, voltagens mais estáveis e etc, ou seja melhor kkk!
 
Eu tenho uma 270X, não gostei, vou voltar pra Nvidia. 760 e ponto.
 
O backplate nada mais é que um adorno visual e "anti-empenador" :bwahaha:
O único calor que ele absorve é o do pcb e o do front plate (aquele das memorias), aqui ate sem ele a temp da gpu fica a mesma (só diminui um tiquinho a do vrm/memorias) mas ta valendo é bonitinho kkk :megusta:

Achava que tinha um impacto maior na redução da temperatura, mas pelo visto só serve para manter a rigidez do PCB e para protegê-lo da poeira que cairia em cima dele caso estivesse pelado. Pelo visto foi bom ter economizado esses trocados :haha:

Eu tenho uma 270X, não gostei, vou voltar pra Nvidia. 760 e ponto.

Quais os motivos que levaram você a tomar essa decisão, ainda mais de uma placa tão boa quanto essa da MSI? De nada adianta dizer que vai mudar de X para Y "porque sim", pois "porque sim não é resposta", como já dizia algum personagem do Castelo Ra-tim-bum :haha:

Falouws :cool:
 
Meu pc do trabalho tem uma 760, algo que me deixa muito triste com a amd são os drivers e a dificuldade que muitos tem em atualizá-los, pelo menos eu estou sentindo, fora o fato de ainda haverem algumas incompatibilidades com CF, até onde eu li os drivers já saíram mas poucos games dão suporte. Não sou Nvidiafag mas o fato de atualizar automaticamente e sem dores de cabeça sempre foi algo muito confortável e se tornou um diferencial.

Meu ponto de vista '-'

#sódeuspodemejulgar :fag:
 
Meu pc do trabalho tem uma 760, algo que me deixa muito triste com a amd são os drivers e a dificuldade que muitos tem em atualizá-los, pelo menos eu estou sentindo, fora o fato de ainda haverem algumas incompatibilidades com CF, até onde eu li os drivers já saíram mas poucos games dão suporte. Não sou Nvidiafag mas o fato de atualizar automaticamente e sem dores de cabeça sempre foi algo muito confortável e se tornou um diferencial.

Meu ponto de vista '-'

#sódeuspodemejulgar :fag:

Ué, mas a AMD também dá essa opção de atualizar os drivers automaticamente. Lembro até que, quando usava a 4770 com uma versão de driver bem antiga, toda vida que iniciava o PC aparecia um popup dizendo que tinha uma versão de driver mais recente para a minha placa e perguntava o que eu gostaria de fazer. Quando resolvi fazer a atualização de fato, ele parou de aparecer, pois já estava usando a última versão disponível para aquela série.

Além disso, esse sistema de atualização automática só funciona com drivers que receberam certificação digital, ou seja, os releases oficiais de cada fabricante (que, no caso da AMD, o último oficial saiu em dezembro passado, poucos meses depois do lançamento da série R9 2xx). No caso dos drivers beta, que tem saído com mais frequência pelo lado vermelho da força, você realmente tem que baixá-los de forma manual, mas qual seria a dificuldade de fazê-lo? Basta entrar no site de suporte do fabricante, informar o modelo e o sistema operacional utilizado e, depois, baixar o driver recomendado por ele. É simples assim :joia:

Quanto ao CF, é fato que a solução da nVidia é um pouco mais madura, até porque tem 1 ano a mais de vida, mas até mesmo nela problemas acontecem, tanto bugs diversos como falta de boa escalabilidade para alguns jogos. Independente se a placa é da AMD ou nVidia, a melhor solução gráfica para games, com intuito de obter melhor performance/compatibilidade, sempre será com o uso de apenas uma GPU.

Falouws :cool:
 
Última edição:
Ué, mas a AMD também dá essa opção de atualizar os drivers automaticamente. Lembro até que, quando usava a 4770 com uma versão de driver bem antiga, toda vida que iniciava o PC aparecia um popup dizendo que tinha uma versão de driver mais recente para a minha placa e perguntava o que eu gostaria de fazer. Quando resolvi fazer a atualização de fato, ele parou de aparecer, pois já estava usando a última versão disponível para aquela série.

Além disso, esse sistema de atualização automática só funciona com drivers que receberam certificação digital, ou seja, os releases oficiais de cada fabricante (que, no caso da AMD, o último oficial saiu em dezembro passado, poucos meses depois do lançamento da série R9 2xx). No caso dos drivers beta, que tem saído com mais frequência pelo lado vermelho da força, você realmente tem que baixá-los de forma manual, mas qual seria a dificuldade de fazê-lo? Basta entrar no site de suporte do fabricante, informar o modelo e o sistema operacional utilizado e, depois, baixar o driver recomendado por ele. É simples assim :joia:

Quanto ao CF, é fato que a solução da nVidia é um pouco mais madura, até porque tem 1 ano a mais de vida, mas até mesmo nela problemas acontecem, tanto bugs diversos como falta de boa escalabilidade para alguns jogos. Independente se a placa é da AMD ou nVidia, a melhor solução gráfica para games, com intuito de obter melhor performance/compatibilidade, sempre será com o uso de apenas uma GPU.

Falouws :cool:



Estou na duvida sobre esse upgrade. Como está o desempenho da R9 270X no BF4? O Mantle não fez muita diferença pra minha HD 7770.
 
Estou na duvida sobre esse upgrade. Como está o desempenho da R9 270X no BF4? O Mantle não fez muita diferença pra minha HD 7770.

Não fiz teste com o Mantle, então não posso falar à respeito, mas em DX11 consigo rodar no Ultra e com MSAA 4X. Obviamente que não dá para esperar que fique todo o tempo com FPS acima de 30, pois infelizmente já aconteceu de ficar até abaixo de 20, mas foram em momentos bem rápidos. Em média, os FPS ficam entre 40-60, mas acredito que você possa conseguir um pouco mais que isso graças ao overclock que você fez na sua CPU.

Falouws :cool:
 
Que drivers devo instalar para a 270x? Aquele 14.4 Beta? É nele que implementam o uso do mantle?

De repente não terei dificuldades para utilizar a api da AMD no BF4 já que aqui a resolução é 1440x900.
 
Última edição:
Que drivers devo instalar para a 270x? Aquele 14.4 Beta? É nele que implementam o uso do mantle?

De repente não terei dificuldades para utilizar a api da AMD no BF4 já que aqui a resolução é 1440x900.

Eu ainda estou com o 14.3 aqui e só pretendo sair para o 14.4 se for uma versão "beta definitiva", ou então, a versão final com certificação WHQL.

Estou tendo que refazer meus testes de undervolting, pois realmente o Valley não estressou minha placa como deveria... Falta apenas confirmar o último perfil, aí posto as informações assim que compilar todos os dados :joia: Realmente existe algo de zuado com esse meu Windows antigo, pois no novo (que nem SP1 possui), até apresentou instabilidades do jogo, como travamentos, artefatos e até resets, mas em nenhum momento ele trouxe algo prejudicial para o Windows. Desconfio que seja algo relacionado ao Afterburner/Precision com o driver de vídeo ou com alguma outra aplicação. O fato é que o problema é de software, pois se fosse de hardware, ele estaria pipocando com bem mais frequência e também no Windows recém-instalado, coisa que não acontece.

Falouws :cool:
 
Perguntei sobre o 14.4 porque é o driver que está na mesma página do oficial.

http://support.amd.com/pt-br/download/desktop?os=Windows+7+-+64

Preciso me preocupar com instalação de mais alguma coisa além do driver? Coisa do tipo .NET Framework ou alguma outra biblioteca de arquivos? Devo citar que nunca tive problema com o Catalyst aqui.

Ah... minha placa foi entregue... quase indo embora mais cedo do trabalho para jogar um pouco... hahaha...
 
Última edição:
Perguntei sobre o 14.4 porque é o driver que está na mesma página do oficial.

http://support.amd.com/pt-br/download/desktop?os=Windows+7+-+64

Preciso me preocupar com instalação de mais alguma coisa além do driver? Coisa do tipo .NET Framework ou alguma outra biblioteca de arquivos?

Ah... minha placa foi entregue... quase indo embora mais cedo do trabalho para jogar um pouco... hahaha...

Se você não consegui visualizar uma forma de baixar os drivers anteriores, então vá no 14.4 mesmo. Agora é bom dar uma monitorada para ver se ele não vai trazer nenhum tipo de bug gráfico nos jogos que você costuma executar.

Quanto à instalação em si, quando instalei o beta no Windows limpo, ele baixou e instalou os .NET da vida, então quanto à isso não precisa se preocupar :joia:

Agora, só queria saber se esse novo Never Settle a gente pode participar, pois segundo informações que vi na Newegg, eles trouxeram a promoção de novo para as placas compradas agora em abril, mas não sei à partir de quando e nem sei se a Mamute está participando e se pode me enviar os cupons contendo os códigos :feelbad:

Falouws :cool:
 
Se você não consegui visualizar uma forma de baixar os drivers anteriores, então vá no 14.4 mesmo. Agora é bom dar uma monitorada para ver se ele não vai trazer nenhum tipo de bug gráfico nos jogos que você costuma executar.

Quanto à instalação em si, quando instalei o beta no Windows limpo, ele baixou e instalou os .NET da vida, então quanto à isso não precisa se preocupar :joia:

Agora, só queria saber se esse novo Never Settle a gente pode participar, pois segundo informações que vi na Newegg, eles trouxeram a promoção de novo para as placas compradas agora em abril, mas não sei à partir de quando e nem sei se a Mamute está participando e se pode me enviar os cupons contendo os códigos :feelbad:

Falouws :cool:


Vai ter never settle novamente? teria como me passar a noticia?
 
Vai ter never settle novamente? teria como me passar a noticia?

Não é bem uma notícia, eu vi essa informação na Newegg, quando fui verificar se o preço da minha placa havia abaixado. Lá, encontrei isso, o que indica que o Never Settle foi transferido para a geração atual e, provavelmente, a promoção com o BF4 terminou.

Resta saber como é que a gente pode fazer para adquirir tais códigos :feelbad:

Falouws :cool:
 
Não é bem uma notícia, eu vi essa informação na Newegg, quando fui verificar se o preço da minha placa havia abaixado. Lá, encontrei isso, o que indica que o Never Settle foi transferido para a geração atual e, provavelmente, a promoção com o BF4 terminou.

Resta saber como é que a gente pode fazer para adquirir tais códigos :feelbad:

Falouws :cool:

Vlw :D.

Isso é bom 2 games free "que não tenho" kkk ;).

Procurei informações e parece que vai mudar de mês em mês o games na promo e tem até agosto (não sei o dia exato) pra fazer o resgate. Agora é esperar pra ver se já vão começar a liberar.
 
O que é esse never settle? Jogos de graça?

p.s.: vou tomar umas primeiro, tomar caldo de caranguejo e etc. na tradicional quinta de Fortaleza e quando retornar espeto a placa... hehehe...
 
Pus a placa aqui e me parece que está tudo ok... vou já jogar para me certificar.

Uma dúvida: devo instalar esse AMD GAMING EVOLVED APP? Desmarquei a caixa do mesmo... não sei bem como funciona ou se pode interferir no funcionamento normal dos jogos.

EDIT:

Uma das vantagens, se é que posso dizer isso, de não ter trocado o monitor até então: BF4 no ultra, 4xMSAA, tudo no máximo, cravado a 60FPS em qualquer lugar.... hehehe...

A placa fica, em idle, a 37, 38, na temperatura da noite de Fortaleza (27, 28º). Jogando o BF4, bateu 69ºC. Fan a 27%/49%. Minha fonte faz muito mais barulho com seus dois fans de 80mm... :D
 
Última edição:
AMD GAMING EVOLVED APP eu gostei desse app ele gerencia seu games, tem como otimizar eles pelo app para o seu sistema, mostra quanto tempo vc tá gastando com games e ainda pode te dar games de graça ou descontos. Entre outras coisas que não explorei.
 
Pus a placa aqui e me parece que está tudo ok... vou já jogar para me certificar.

Uma dúvida: devo instalar esse AMD GAMING EVOLVED APP? Desmarquei a caixa do mesmo... não sei bem como funciona ou se pode interferir no funcionamento normal dos jogos.

EDIT:

Uma das vantagens, se é que posso dizer isso, de não ter trocado o monitor até então: BF4 no ultra, 4xMSAA, tudo no máximo, cravado a 60FPS em qualquer lugar.... hehehe...

A placa fica, em idle, a 37, 38, na temperatura da noite de Fortaleza (27, 28º). Jogando o BF4, bateu 69ºC. Fan a 27%/49%. Minha fonte faz muito mais barulho com seus dois fans de 80mm... :D

Esse AMD Gaming Evolved é tipo o Geforce Experience da nVidia, mas oferece outras vantagens como o Yusuke Urameshi já citou.

Quanto à temperatura da placa, de noite é sempre mais frio né? Vamos ver no sol de rachar do nosso querido Nordeste :haha:

Aqui, quem faz zoada mesmo são a fans do gabinete e do cooler da CPU, pois a VGA em si é extremamente silenciosa, independente do modo de trabalho. Em 27/49% a fan estava rodando a quantos RPM? :hmm:

No BF o indicador de uso da GPU ficou em 99%, ou abaixo disso? Bem capaz de ter ficado abaixo, já que ela aguenta muito mais rojão :joia:

Eu já tinha ficado P da vida com a Mamute hoje: mandaram um email dizendo que alguns produtos estavam selecionados para o dia do frete grátis e a minha placa estava inclusa :)damn:), mas aí quando verifiquei o site do produto o frete grátis era só pro Sul e Sudeste. Fiquei mais aliviado mas, ao mesmo tempo, com raiva: se o dia é do frete grátis, por que não bota essa :shit: pra todo mundo? Que preconceito nojento é esse que essas lojas têm com o Norte/Nordeste e Centro-Oeste?? :damn:

Falouws :cool:
 
Última edição:
Esse AMD Gaming Evolved é tipo o Geforce Experience da nVidia, mas oferece outras vantagens como o Yusuke Urameshi já citou.

Quanto à temperatura da placa, de noite é sempre mais frio né? Vamos ver no sol de rachar do nosso querido Nordeste :haha:

Aqui, quem faz zoada mesmo é a fans do gabinete e do cooler da CPU, pois a VGA em si é extremamente silenciosa, independente do modo de trabalho. Em 27/49% a fan estava rodando a quantos RPM? :hmm:

No BF o indicador de uso da GPU ficou em 99%, ou abaixo disso? Bem capaz de ter ficado abaixo, já que ela aguenta muito mais rojão :joia:

Eu já tinha ficado P da vida com a Mamute hoje: mandaram um email dizendo que alguns produtos estavam selecionados para o dia do frete grátis e a minha placa estava inclusa :)damn:), mas aí quando verifiquei o site do produto o frete grátis era só pro Sul e Sudeste. Fiquei mais aliviado mas, ao mesmo tempo, puto: se o dia é do frete grátis, porque não bota frete grátis pra todo mundo? Que preconceito é esse que essas lojas tem com o Norte/Nordeste e Centro-Oeste?? :damn:

Falouws :cool:

Ontem à noite estava com sensação de 30º ... hahaha... não estava frio não... rsrsrs...

Quanto ao RPM da placa, na verdade ele está ficando em 20, 21% quando em idle. Hoje, 30ºC, sensação de 33/34º, a temperatura em idle subiu 1ºC. Ou seja, 38ºC com fan @1130 RPM (21%).

No que se refere ao BF4, ela ficou em 99% pouquíssima parte do tempo e a temperatura que informei foi a máxima registrada no HWMonitor Pro.

Atualizando sobre o BF4... 70ºC é o que registrou nesse calor... fan chegou a 56%, 2380 RPM.

Bem... é isso... não tenho do que reclamar. Se tivesse uma fonte bem silenciosa saberia em que medida os fans da VGA fazem ruído. De toda sorte, considerando que a 6870 batia 82ºC e ficava, durante o dia, em 50ºC em idle, posso dizer que estou bem satisfeito com a placa. Ademais, se meu gabinete tivesse melhor ventilação certamente poderia obter melhores temperaturas.
 
Última edição:
Ontem à noite estava com sensação de 30º ... hahaha... não estava frio não... rsrsrs...

Quanto ao RPM da placa, na verdade ele está ficando em 20, 21% quando em idle. Hoje, 30ºC, sensação de 33/34º, a temperatura em idle subiu 1ºC. Ou seja, 38ºC com fan @1130 RPM (21%).

No que se refere ao BF4, ela ficou em 99% pouquíssima parte do tempo e a temperatura que informei foi a máxima registrada no HWMonitor Pro.

Atualizando sobre o BF4... 70ºC é o que registrou nesse calor... fan chegou a 56%, 2380 RPM.

Bem... é isso... não tenho do que reclamar. Se tivesse uma fonte bem silenciosa saberia em que medida os fans da VGA fazem ruído. De toda sorte, considerando que a 6870 batia 82ºC e ficava, durante o dia, em 50ºC em idle, posso dizer que estou bem satisfeito com a placa. Ademais, se meu gabinete tivesse melhor ventilação certamente poderia obter melhores temperaturas.

É, pelo visto é que nem a minha: ela faz de tudo para a temperatura não ultrapassar os 70°C, que até acontece, mas somente no FurMark. Além disso, quem é que vai ficar rodando FurMark toda hora? O cara vai é jogar com a placa, não utilizar testes de estabilidade para toda vida...

Engraçado que o perfil idle dela é basicamente o que a minha faz quando tô jogando, e isso sem deixar a temperatura ultrapassar os 68-69°C! :lol2: E esses 56%? Já chegam a incomodar? Aqui, pelo menos, se eu colocar algo além de 35%, já se torna audível, mas não ao ponto de perturbar o juízo. Acho que o "incômodo" mesmo vem quando você coloca algo igual ou superior a 60%, pois o ruído dá para ser perfeitamente notado, mas não seria algo de você arrancar os cabelos, como acontece em outras placas bem mais barulhentas. Acho que, ao menos pra mim, até 65% rola (para rotação máxima), mas acima disso já começa a incomodar (isso se eu jogar sem o fone de ouvido, coisa que não costumo fazer).

Agora, a VGA está com 38°C (fan 18%), sendo que faz 31°C na minha cidade (segundo o Gadget do tempo) e o quarto está fechado, portanto a sensação térmica deve estar maior que isso... Aparentemente o cooler dessa sua Sapphire também é muito bom, já que ele apresentou resultados muito parecidos com os que eu obtive, mesmo que para isso tenha que rotacionar os coolers num RPM mais elevado.

Falouws :cool:
 
É, pelo visto é que nem a minha: ela faz de tudo para a temperatura não ultrapassar os 70°C, que até acontece, mas somente no FurMark. Além disso, quem é que vai ficar rodando FurMark toda hora? O cara vai é jogar com a placa, não utilizar testes de estabilidade para toda vida...

Engraçado que o perfil idle dela é basicamente o que a minha faz quando tô jogando, e isso sem deixar a temperatura ultrapassar os 68-69°C! :lol2: E esses 56%? Já chegam a incomodar? Aqui, pelo menos, se eu colocar algo além de 35%, já se torna audível, mas não ao ponto de perturbar o juízo. Acho que o "incômodo" mesmo vem quando você coloca algo igual ou superior a 60%, pois o ruído dá para ser perfeitamente notado, mas não seria algo de você arrancar os cabelos, como acontece em outras placas bem mais barulhentas. Acho que, ao menos pra mim, até 65% rola (para rotação máxima), mas acima disso já começa a incomodar (isso se eu jogar sem o fone de ouvido, coisa que não costumo fazer).

Agora, a VGA está com 38°C (fan 18%), sendo que faz 31°C na minha cidade (segundo o Gadget do tempo) e o quarto está fechado, portanto a sensação térmica deve estar maior que isso... Aparentemente o cooler dessa sua Sapphire também é muito bom, já que ele apresentou resultados muito parecidos com os que eu obtive, mesmo que para isso tenha que rotacionar os coolers num RPM mais elevado.

Falouws :cool:

Vou instalar o aplicativo da Sapphire e aumentar a rotação. Mas, como eu disse, com a minha fonte não tem como eu ouvir a VGA. Não escuto mesmo. Sobre a necessidade de rotacionar mais aqui para reduzir a temperatura, certamente tem a ver com o dissipador e pcb menores e, creio, fans também menores.

O app da Sapphire tem alguma incompatibilidade com o Catalyst 14.4... fiquei sem vídeo aqui e tive que desligar o computador de maneira forçada. Quando tiver uma versão compatível com o driver, digo aqui em que rotação começa a incomodar.
 
Última edição:
Vou instalar o aplicativo da Sapphire e aumentar a rotação. Mas, como eu disse, com a minha fonte não tem como eu ouvir a VGA. Não escuto mesmo. Sobre a necessidade de rotacionar mais aqui para reduzir a temperatura, certamente tem a ver com o dissipador e pcb menores e, creio, fans também menores.

O app da Sapphire tem alguma incompatibilidade com o Catalyst 14.4... fiquei sem vídeo aqui e tive que desligar o computador de maneira forçada. Quando tiver uma versão compatível com o driver, digo aqui em que rotação começa a incomodar.

Usa o MSI mesmo, é compatível com qualquer VGA. Além de ter as funções para controlar rotação da fan e fazer overclock, você pode monitorar todos os itens relacionados à VGA e fazer log deles (foi assim que elaborei os gráficos dos meus posts mais antigos).

De fato existe uma diferença no cooler e isso interfere em quão rápido as fans precisam girar para manter um nível de temperatura semelhante ao de uma outra placa com melhor design nesse aspecto; acredito que a maior diferença fique por conta das fans: por serem menores, geram menor fluxo de ar que as de 10 cm que a MSI usa, portanto, precisam girar mais rápido para compensar seu tamanho reduzido.

Se quiser baixar a versão anterior, no Guru3D tem o link :joia:

Falouws :cool:
 
Usa o MSI mesmo, é compatível com qualquer VGA. Além de ter as funções para controlar rotação da fan e fazer overclock, você pode monitorar todos os itens relacionados à VGA e fazer log deles (foi assim que elaborei os gráficos dos meus posts mais antigos).

De fato existe uma diferença no cooler e isso interfere em quão rápido as fans precisam girar para manter um nível de temperatura semelhante ao de uma outra placa com melhor design nesse aspecto; acredito que a maior diferença fique por conta das fans: por serem menores, geram menor fluxo de ar que as de 10 cm que a MSI usa, portanto, precisam girar mais rápido para compensar seu tamanho reduzido.

Se quiser baixar a versão anterior, no Guru3D tem o link :joia:

Falouws :cool:

Usei o Afterburner aqui. Para os meus ouvidos, o fan só fica chato lá pelos 70% (3000+ rpm), rotação que ele não atinge pelo perfil da placa. Para a placa utilizar essa rotação, acho que a temperatura tem que estar extrema e, antes desse ponto, minha fonte já alçou vôo... hahaha.... a placa é relativamente silenciosa... não posso reclamar.

EDIT:

Opa... 1 hora e meia de BF4 e a vga se revelou... huahuahua... bateu 73ºC ... hahaha... fan a 61%...
 
Última edição:
Usei o Afterburner aqui. Para os meus ouvidos, o fan só fica chato lá pelos 70% (3000+ rpm), rotação que ele não atinge pelo perfil da placa. Para a placa utilizar essa rotação, acho que a temperatura tem que estar extrema e, antes desse ponto, minha fonte já alçou vôo... hahaha.... a placa é relativamente silenciosa... não posso reclamar.

EDIT:

Opa... 1 hora e meia de BF4 e a vga se revelou... huahuahua... bateu 73ºC ... hahaha... fan a 61%...

73° ainda é aceitável, mas essa fan a 61% é meio duro de engolir :feelbad: Não sei quanto tempo passei jogando AC agora (pois esqueci de trocar os arquivos de log para não juntar informações "desconexas"), mas foram algumas horas (2, talvez mais). A temperatura máxima foi de 69°C, mas esse foi o pico máximo, que ocorreu em intervalos bem rápidos. Na maior parte do tempo, a temperatura oscilou entre 67-68°C, fan cravada em 21% e isso no quarto fechado e sem ventilação. Eu realmente não tenho nada a reclamar dessa placa, além da ausência do backplate (e do valor que paguei)...

Ah, percebi que o PC começou a emitir um zunido fino quando executava os testes do 3DMark 11, principalmente o primeiro. Desconfiei logo que fosse coil whine e fui logo acusando a VGA, pois essa ***** de ruído só veio a acontecer depois que fiz a troca da placa; porém, analisando melhor a origem do barulho, percebi que o dito cujo saía da minha fonte, e não da VGA. Pense num UFA bem grande que dei depois de descobrir isso, pois sequer passava pela minha cabeça ter que fazer RMA e me desfazer desse Pitcaim Gold Edition :haha: Por sorte, esse coil safado só acontece mesmo no 3DMark, pois não notei nenhum ruído anormal quando joguei BF4 e AC4 hoje. Na verdade, tirando o 3DMark, nenhum dos softwares que executei aqui fizeram a fonte gerar esse ruído desgramento, ou pelo menos ele não foi gerado numa intensidade que pudesse ser audível aos meus ouvidos.

Voltando à tua Sapphire, seria interessante saber se o VRM dela aceita undervolting, para ver se uma redução na tensão não traria uma mudança significativa na temperatura máxima de trabalho da placa :joia:

Falouws :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo