R9 270x ou GTX760?

Bem, se o C3 é "gold", ao menos chegou no "silver" né? :haha: Mas beleza, vou providenciar a instalação do dito cujo, só não garanto testar hoje pois o dia foi um tanto estressante :feelbad:

Definitivamente overclock não é minha praia, ao menos não na VGA, pois nem sempre o incremento na performance anda de mãos dadas com o aumento substancial no consumo/temperatura e acredito que seja o caso (pelo menos foi o que deu para perceber nos reviews que analisei antes de comprá-la, mas queria mesmo era comprovar na prática, mediante análise dos sensores do GPU-Z, só que infelizmente isso não é possível no presente momento e nem sei se será :feelbad:).

Com relação ao VDDC, acredito até que dê para chegar ainda menos (1.113V), pois foi esse o valor mínimo com o qual o Valley estabilizou na instalação secundária do Windows, mas acabei não arriscando setar esse valor em detrimento da experiência anterior que tive com 1120MHz, que estabilizou com 1.131V na instalação nova, mas ficou instável na instalação antiga, forçando-me a subir o valor para 1.138V.

Assim que possível, posto os testes feitos no C3 :joia:

Falouws :cool:

Ja que vc se importa muito com consumo pegou a 270X certa :haha:
Ja eu nem ligo pra consumo, cada 760 puxa 225~240W no crysis 3 (praticamente o mesmo de uma 780) aqui em oc pra ter a performance da 770 lightning e eu fiquei foi feliz da vida economizei 500 conto por cada placa:bwahaha:
(rodando em 1397/7200 ou 1397/8020 pra passar um pouquinho a lightning, mas não gosto de usar as memorias nessa frequência)

1120MHz com 1.138V ta muito bom, eu ficaria usando essa configuração aê :megusta:
 
Ja que vc se importa muito com consumo pegou a 270X certa :haha:
Ja eu nem ligo pra consumo, cada 760 puxa 225~240W no crysis 3 (praticamente o mesmo de uma 780) aqui em oc pra ter a performance da 770 lightning e eu fiquei foi feliz da vida economizei 500 conto por cada placa:bwahaha:
(rodando em 1397/7200 ou 1397/8020 pra passar um pouquinho a lightning, mas não gosto de usar as memorias nessa frequência)

1120MHz com 1.138V ta muito bom, eu ficaria usando essa configuração aê :megusta:

Bem, como fiquei curioso para saber o resultado dessa bagaça do Crysis 3, acabei perdendo o sono, mas aproveitei para testar esse infeliz. Screens da resolução/qualidade:

YPLZk67.jpg


V1frG7m.jpg


HYdfdeC.jpg

Gráfico de monitoramento da jogatina:

OiqbVPP.jpg

Joguei por quase 47 minutos a primeira missão (incluindo as cutscenes) com tudo no talo, como pode ver (rodei sem o AMD Gaming Envolved também e não foi gerado nenhum artefato, seja in-game ou no próprio Windows). O FPS ficou meio impraticável: oscilou bastante durante o teste, mas grande parte dos quadros ficaram na faixa entre 15 e 25 FPS; uma vez chegou a bater 8.8 e, em lugares mais fechados, chegou a bater os 30-35 frames. A temperatura oscilou relativamente bem: teve pico mínimo de 56°C e, máximo, de 60°C; em boa parte do tempo ela ficou estabilizada em 58°C, juntamente com a fan, que sequer superou os 19%. Pelo visto, o BF4 é mais pesado, ein? :lol2:

Enfim, a placa recebe o selo C3 Gold de qualidade (não, não é o selo da marca C3Tech, que fabrica fontes :haha:), ou será que preciso estressá-la por mais tempo ainda? :conte:

Ah, uma coisa que notei foi que, mesmo com MSAA em 8X, eu percebi pequenos serrilhados em determinados cantos do mapa e, senão me engano, até nas armas. É assim mesmo ou o C3 tem bug para ativar os filtros in-game? Apesar de não querer devido ao FPS impossibilitar a jogabilidade fluída, posso refazer o teste forçando o MSAA 8X diretamente no driver da AMD para ver se existe impacto tanto na performance quanto na qualidade.

Falouws :cool:
 
Bem, como fiquei curioso para saber o resultado dessa bagaça do Crysis 3, acabei perdendo o sono, mas aproveitei para testar esse infeliz. Screens da resolução/qualidade:


Gráfico de monitoramento da jogatina:


Joguei por quase 47 minutos a primeira missão (incluindo as cutscenes) com tudo no talo, como pode ver (rodei sem o AMD Gaming Envolved também e não foi gerado nenhum artefato, seja in-game ou no próprio Windows). O FPS ficou meio impraticável: oscilou bastante durante o teste, mas grande parte dos quadros ficaram na faixa entre 15 e 25 FPS; uma vez chegou a bater 8.8 e, em lugares mais fechados, chegou a bater os 30-35 frames. A temperatura oscilou relativamente bem: teve pico mínimo de 56°C e, máximo, de 60°C; em boa parte do tempo ela ficou estabilizada em 58°C, juntamente com a fan, que sequer superou os 19%. Pelo visto, o BF4 é mais pesado, ein? :lol2:

Enfim, a placa recebe o selo C3 Gold de qualidade (não, não é o selo da marca C3Tech, que fabrica fontes :haha:), ou será que preciso estressá-la por mais tempo ainda? :conte:

Ah, uma coisa que notei foi que, mesmo com MSAA em 8X, eu percebi pequenos serrilhados em determinados cantos do mapa e, senão me engano, até nas armas. É assim mesmo ou o C3 tem bug para ativar os filtros in-game? Apesar de não querer devido ao FPS impossibilitar a jogabilidade fluída, posso refazer o teste forçando o MSAA 8X diretamente no driver da AMD para ver se existe impacto tanto na performance quanto na qualidade.

Falouws :cool:

MSAA nunca é perfeito, só o ssaa que é quase lá (força uma resolução interna maior), essa 1° fase do crysis 3 ai é meio molenga, eu que sou burro e esqueci de falar, joga a segunda pra tu ver o que é bom (a dos mato lá kkkk) mas pelo visto ela vai aguentar sim, deu uma sorte danada com essa placa que nem eu com minha cpu :bwahaha:
 
Última edição:
MSAA nunca é perfeito, só o ssaa que é quase lá (força uma resolução interna maior), essa 1° fase do crysis 3 ai é meio molenga, eu que sou burro e esqueci de falar, joga a segunda pra tu ver o que é bom (a dos mato lá kkkk) mas pelo visto ela vai aguentar sim, deu uma sorte danada com essa placa que nem eu com minha cpu :bwahaha:

Joguei mais um pouco (43:11), parte na fase inicial (que estava perto de acabar), parte na selva de pedra (até onde Prophet pega a Sniper Alien e detona os lança mísseis das torres) e não ocorreu nenhuma anormalidade. A temperatura variou entre 63 e 66°C e ficou boa parte do tempo estável em 64/65°C, com fan rodando em 21%. Dessa vez fiz o teste sem ar condicionado e com o cômodo sem fluxo de ar externo, o que justifica o incremento na temperatura, mas no BF4 ela chegou a 67-69°C senão me falhe à memória. Não sei, mas eu ainda acho que esse Crysis 3 não tá com nada e que o "rei do estresse" para minha "plaquinha" foi mesmo o BF4 :haha:

Mas e aí? Posso receber meu título de "aluno laureado" nesse curso de graduação, ou terei que pagar mais alguns créditos? :conte:

Ah, e quanto à compra de um excelente exemplar, não foi sorte, foi precisão. Tenho o costume de comprar as coisas no momento certo, então podemos chamar isso de "escolha à dedo" :fuckyeah: Bem, não foi tanto "escolha à dedo", pois não tive como escolher o preço que paguei, mas ao menos o exemplar foi de qualidade :haha:

Só falta fazer os testes com os demais perfis de clock/tensão, mas acredito que ela passará com flying colors, como diz a gringaiada :lol2:

Falouws :cool:
 
Joguei mais um pouco (43:11), parte na fase inicial (que estava perto de acabar), parte na selva de pedra (até onde Prophet pega a Sniper Alien e detona os lança mísseis das torres) e não ocorreu nenhuma anormalidade. A temperatura variou entre 63 e 66°C e ficou boa parte do tempo estável em 64/65°C, com fan rodando em 21%. Dessa vez fiz o teste sem ar condicionado e com o cômodo sem fluxo de ar externo, o que justifica o incremento na temperatura, mas no BF4 ela chegou a 67-69°C senão me falhe à memória. Não sei, mas eu ainda acho que esse Crysis 3 não tá com nada e que o "rei do estresse" para minha "plaquinha" foi mesmo o BF4 :haha:

Mas e aí? Posso receber meu título de "aluno laureado" nesse curso de graduação, ou terei que pagar mais alguns créditos? :conte:

Ah, e quanto à compra de um excelente exemplar, não foi sorte, foi precisão. Tenho o costume de comprar as coisas no momento certo, então podemos chamar isso de "escolha à dedo" :fuckyeah: Bem, não foi tanto "escolha à dedo", pois não tive como escolher o preço que paguei, mas ao menos o exemplar foi de qualidade :haha:

Falouws :cool:

270X gold award :bwahaha:
No caso da compra, foi sorte sim, pelo fato do chip ser gold, ou então a msi que ta escolhendo chips a dedo já que minhas duas 760 são monstras no over :hmm:
 
270X gold award :bwahaha:
No caso da compra, foi sorte sim, pelo fato do chip ser gold, ou então a msi que ta escolhendo chips a dedo já que minhas duas 760 são monstras no over :hmm:

Foi sorte nada. Eu liguei pra sede da empresa pra falar diretamente com o presidente e disse: "se você não colocar um chip gold edition na minha 270X Gaming, eu desisto dela e compro com outro fabricante!" :damn: :fuckyeah: Eles responderam: "Sim sinhô, sinhô, podi deixá qui nóis coloca chipi goldi na sua placa de vidiu, fiqui tlanquilo. Fazemos tudo em plol de agladar e fidelizar o nossu clienti!" :gaming: :lol2: :bwahaha:

Next step: 1050MHz @ 1.069V :fuckyeah:

Falouws :cool:
 
Foi sorte nada. Eu liguei pra sede da empresa pra falar diretamente com o presidente e disse: "se você não colocar um chip gold edition na minha 270X Gaming, eu desisto dela e compro com outro fabricante!" :damn: :fuckyeah: Eles responderam: "Sim sinhô, sinhô, podi deixá qui nóis coloca chipi goldi na sua placa de vidiu, fiqui tlanquilo. Fazemos tudo em plol de agladar e fidelizar o nossu clienti!" :gaming: :lol2: :bwahaha:

Next step: 1050MHz @ 1.069V :fuckyeah:

Falouws :cool:

:seferrou::seferrou:
Ou melhor ainda, over máximo com voltagem stock :bwahaha::bwahaha:
 
Aqi a 270 roda com 1.100V 975mhz(padrão) e tmbem nunca tive artefatos, pelo q pesquisei essa voltagem quase todas Asus seguram d boa msmo minerando em 100% 24/7 :megusta:
 
Qual a diferença da 270 pra 270X cores cortados ou so clock?

clock, consumo, alguns falam do cooler tmbem, mas fato é q jogando BF4 dificilmente passa dos 70ºC em 1.100V

Ahh e ja testei umas 60h no BF4 hehe
 
Última edição:
:seferrou::seferrou:
Ou melhor ainda, over máximo com voltagem stock :bwahaha::bwahaha:

Over máximo sem chance, senão teria que comprar uma usina hidrelétrica para alimentar a dita cuja e eu não sou político corrupto para ganhar tanto dinheiro assim :lol2: :bwahaha: Agora, se eu tiver como medir o TDP da placa, ou a amperagem que o chip usa no momento do estresse, e notar que o consumo ficou igual ou abaixo do TDP, quem sabe eu não deixe em 1120MHz? :joia: O problema é saber QUANDO esses valores voltarão a serem informados pelo GPU-Z... :feelbad:

Falouws :cool:
 
Então antes pegar uma 270 e fazer over pra virar 270X, isso se elas conseguirem atingir o clock da 270X em media. :bwahaha:

Eu ja usei em 1100mhz o core estável antes do undervolting, depois nem testei pq n tem garantia então deixa assim mesmo :haha:
------------
Over máximo sem chance, senão teria que comprar uma usina hidrelétrica para alimentar a dita cuja e eu não sou político corrupto para ganhar tanto dinheiro assim :lol2: :bwahaha: Agora, se eu tiver como medir o TDP da placa, ou a amperagem que o chip usa no momento do estresse, e notar que o consumo ficou igual ou abaixo do TDP, quem sabe eu não deixe em 1120MHz? :joia: O problema é saber QUANDO esses valores voltarão a serem informados pelo GPU-Z... :feelbad:

Falouws :cool:

o afterburner vai até 1150 mhz no core neh?? :hmm:

acho q foi isso q pûs da ultima vez
 
Over máximo sem chance, senão teria que comprar uma usina hidrelétrica para alimentar a dita cuja e eu não sou político corrupto para ganhar tanto dinheiro assim :lol2: :bwahaha: Agora, se eu tiver como medir o TDP da placa, ou a amperagem que o chip usa no momento do estresse, e notar que o consumo ficou igual ou abaixo do TDP, quem sabe eu não deixe em 1120MHz? :joia: O problema é saber QUANDO esses valores voltarão a serem informados pelo GPU-Z... :feelbad:

Falouws :cool:

Ela em stock consome tão pouquinho, 135W só :haha:
Fonte ai tu tem de sobra, a não ser que ai onde vc mora cada KW custa 1000 reais :fuuu:

power_peak.gif


Eu ja usei em 1100mhz o core estável antes do undervolting, depois nem testei pq n tem garantia então deixa assim mesmo :haha:

Queimar não vai, a não ser que vc suba as voltagens além do stock, ai tem ate um risco :haha:
 
Ela em stock consome tão pouquinho, 135W só :haha:
Fonte ai tu tem de sobra, a não ser que ai onde vc mora cada KW custa 1000 reais :fuuu:

http://tpucdn.com/reviews/MSI/R9_270X_Gaming/images/power_peak.gif



Queimar não vai, a não ser que vc suba as voltagens além do stock, ai tem ate um risco :haha:

o problema é desfazer o undervolting q eu fiz, por esses apps n tive sucesso nem pelo sapphire trixx só mudava nos programas dai estressava e a temp ficava na mesma :okay:

undervolting aqi eu só vi resultado msmo via biosmod
 
o problema é desfazer o undervolting q eu fiz, por esses apps n tive sucesso nem pelo sapphire trixx só mudava no programa dai testava ea temp era a mesma :okay:

undervolting aqi só msmo via biosmod

Aqui só bios mod também, a Nvidia bloqueia undervolt, mas como não gosto de under e sim de over, ta de boa :haha:
 
agr nem sei se era limitação do hardware ou do software

mas perdi uns 10 graus isso com certeza
 
Então antes pegar uma 270 e fazer over pra virar 270X, isso se elas conseguirem atingir o clock da 270X em media. :bwahaha:

Aí depende. Tem modelos de 270, como o da MSI, que conseguem trabalhar com os clocks da 270X e até superá-los (mesmo utilizando apenas uma conexão auxiliar de energia de 6 pinos), mas eu não comprei a 270 Gaming por causa do cooler, como pode ser visto nas imagens abaixo:

270X

cooler2.jpg

cooler3.jpg

270

msi-radeon-r9-270-gaming-2gb-graphics-card-custom-pc-review-11.jpg

Pode ver que a 270X tem certas vantagens com relação ao cooler, não só pela construção melhor (tanto na quantidade de heatpipes quanto no contato deles com a GPU), como também pelo uso de um heatplate que auxilia a refrigeração tanto das memórias quanto dos VRMs. Além disso, a 270X possui mais fases de alimentação para GPU e memória, o que garante um maior potencial de overclock, ou mesmo de economia de energia (visto que a carga será melhor distribuída entre eles). Apesar de custar menos, fiquei com receio do cooler desta, se daria conta do recado principalmente no verão, então acabei optando pela 270X mesmo e, sinceramente, não me arrependo... Quer dizer, poderia ter custado menos, mas fazer o quê? É o preço que se paga para ter uma 270X with Pitcaim Gold Edition :lol2: :bwahaha:

Ela em stock consome tão pouquinho, 135W só :haha:
Fonte ai tu tem de sobra, a não ser que ai onde vc mora cada KW custa 1000 reais :fuuu:

http://tpucdn.com/reviews/MSI/R9_270X_Gaming/images/power_peak.gif

Não é tão pouco se considerar que eu saí de uma placa que tinha TDP de 80W e que não superava o consumo de uma 7770 (73W, segundo o gráfico), ou seja, o consumo de energia da VGA meio que dobrou no meu caso... Era por isso que queria a 270, pois ela de cara já consumia menos que a 270X em virtude de usar apenas 1 PCI-E auxiliar (TDP máximo de 150W contra 180W do modelo X) e a diferença na performance não era tão gritante, mas como infelizmente os fabricantes também reduziram a qualidade do cooler utilizado a fim de cortar gastos (já que eles teriam que vender a 270 por 20 dólares a menos em relação à 270X), acabei optando pela sua irmã mais velha.

o afterburner vai até 1150 mhz no core neh?? :hmm:

acho q foi isso q pûs da ultima vez

Aqui ele chega a 1400MHz no Core Clock, 1625MHz nas memórias e 1350mV no VDDC, mas nem ferrando que colocarei essa placa para funcionar além dos valores stock (exceto memória, mas nada além de 6GHz :joia:)

Falouws :cool:
 
Última edição:
a asus colocou 6+3 fases na 270 non-x :haha:: msm nº q a 290x referencia :lol2:
 
Aí depende. Tem modelos de 270, como o da MSI, que conseguem trabalhar com os clocks da 270X e até superá-los (mesmo utilizando apenas uma conexão auxiliar de energia de 6 pinos), mas eu não comprei a 270 Gaming por causa do cooler, como pode ser visto nas imagens abaixo:

270X


270


Pode ver que a 270X tem certas vantagens com relação ao cooler, não só pela construção melhor (tanto na quantidade de heatpipes quanto no contato deles com a GPU), como também pelo uso de um heatplate que auxilia a refrigeração tanto das memórias quanto dos VRMs. Além disso, a 270X possui mais fases de alimentação para GPU e memória, o que garante um maior potencial de overclock, ou mesmo de economia de energia (visto que a carga será melhor distribuída entre eles). Apesar de custar menos, fiquei com receio do cooler desta, se daria conta do recado principalmente no verão, então acabei optando pela 270X mesmo e, sinceramente, não me arrependo... Quer dizer, poderia ter custado menos, mas fazer o quê? É o preço que se paga para ter uma 270X with Pitcaim Gold Edition :lol2: :bwahaha:



Não é tão pouco se considerar que eu saí de uma placa que tinha TDP de 80W e que não supera o consumo de uma 7770 (73W, segundo o gráfico), ou seja, o consumo de energia da VGA meio que dobrou no meu caso... Era por isso que queria a 270, pois ela de cara já consumia menos que a 270X em virtude de usar apenas 1 PCI-E auxiliar (TDP máximo de 150W contra 180W do modelo X) e a diferença na performance não era tão gritante, mas como infelizmente os fabricantes também reduziram a qualidade do cooler utilizado a fim de cortar gastos (já que eles teriam que vender a 270 por 20 dólares a menos em relação à 270X), acabei optando pela sua irmã mais velha.



Aqui ele chega a 1400MHz no Core Clock, 1625MHz nas memórias e 1350mV no VDDC, mas nem ferrando que colocarei essa placa para funcionar além dos valores stock (exceto memória, mas nada além de 6GHz :joia:)

Falouws :cool:

Realmente o cooler dessa 270 sem X é bem meia boca viu :haha:
O da hawk (seja 760 ou 270x) ainda tem heatpipe a mais, é o mesmo dissipador/fans do cooler da 780Ti:
cooler2.jpg

------------
a asus colocou 6+3 fases na 270 non-x :haha:: msm nº q a 290x referencia :lol2:

Mas tem que ver que fases são, se a capacidade delas é a mesma da 290X e o controlador tambem :haha:
 
Realmente o cooler dessa 270 sem X é bem meia boca viu :haha:
O da hawk (seja 760 ou 270x) ainda tem heatpipe a mais, é o mesmo dissipador/fans do cooler da 780Ti:
http://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_760_HAWK/images/cooler2.jpg
------------


Mas tem que ver que fases são, se a capacidade delas é a mesma da 290X e o controlador tambem :haha:

n tem mta diferença visto q alguns fabricantes sempre exageram nas fases, n é a toa q ela tem o clock + alto das non-x tmbem :megusta:
 
Realmente o cooler dessa 270 sem X é bem meia boca viu :haha:
O da hawk (seja 760 ou 270x) ainda tem heatpipe a mais, é o mesmo dissipador/fans do cooler da 780Ti:
http://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_760_HAWK/images/cooler2.jpg

Pois é, e eu só descobri essa diferença toda depois que comprei, pois antes de pesquisar melhor as imagens dos coolers eu achava que a única diferença seria a ausência de 2 heatpipes :lol2::seferrou:

A minha intenção era de pegar uma Hawk, pois além do heatpipe adicional, ela vinha com um backplate (que ajudava ainda mais na dissipação de calor e a manter a rigidez do PCB; essa aqui, mesmo com o frontplate e aquele ferro de suporte, ela ainda enverga na área posterior ao fim do slot PCI-E :feelbad:), com mais fases de energia, com LEDs indicando o uso dessas fases e com a carenagem em alumínio, o que dá um "ar de sofisticação" a mais na placa. Infelizmente acabei perdendo o timing da compra, tanto na Mamute quanto na Terabyte, e até hoje não vi o estoque delas ser renovado. Entretanto, após analisar alguns reviews, percebi que a diferença na temperatura não era tão gritante, tanto em repouso quanto em full load, e eu não pretendia fazer overclock em nenhuma delas. Portanto, considerando que o modelo Gaming custa mais barato, ele se mostrou uma melhor opção de compra para mim :joia:

n tem mta diferença visto q alguns fabricantes sempre exageram nas fases, n é a toa q ela tem o clock + alto das non-x tmbem :megusta:

É, mas a 270 Gaming também vem de fábrica com OC para 975MHz e vem com menos fases que a sua Asus. Além disso, segundo esse review, eles conseguiram socar 1150MHz na GPU e 1500MHz nas memórias, ou seja, mais até que o OC de fábrica que a 270X dessa série acompanha. A placa é fuderosa para overclock, e eu só não a comprei por causa do bendito cooler :feelbad:

Falouws :cool:
 
Última edição:
n tem mta diferença visto q alguns fabricantes sempre exageram nas fases, n é a toa q ela tem o clock + alto das non-x tmbem :megusta:

Bem considerando uma 290X referencia não deve ter muita diferença mesmo, agora a diferença entre alguns modelos chega a ser gritante, eu usaria é com over mesmo :megusta:
 
Bem considerando uma 290X referencia não deve ter muita diferença mesmo, agora a diferença entre alguns modelos chega a ser gritante, eu usaria é com over mesmo :megusta:

tem o DigiVRM mas n entendo mto esses paranauê, parece q diminui a oscilação(ripple) nas fases
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo