• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

Olá amigos.
Alguém pode me ajudar com a configuração do áudio no Raspberry OS?
Instalei um Hifiberry Amp 2 no meu Pi e o RaspOS não enxerga o amplificador. Enxerga apenas o áudio HDMI e o analogico.
Em outros sistemas (Moode e Hifiberry) o Amp2 funciona normalmente.
Então, alguma ideia do que fazer para o RaspOS enxergar o hifiberry amp2?
 
Olá amigos.
Alguém pode me ajudar com a configuração do áudio no Raspberry OS?
Instalei um Hifiberry Amp 2 no meu Pi e o RaspOS não enxerga o amplificador. Enxerga apenas o áudio HDMI e o analogico.
Em outros sistemas (Moode e Hifiberry) o Amp2 funciona normalmente.
Então, alguma ideia do que fazer para o RaspOS enxergar o hifiberry amp2?
tem que ver como habilitar os driver/pinos
 
tem que ver como habilitar os driver/pinos
Obtive uma resposta do fabricante ontem para desinstalar os drivers de áudio atuais e instalar o driver do hifiberry, para que funcione no raspberriOS. Mas não sei como proceder essa instalação.
Tem até um pequeno tutorial, mas não soube como fazer as modificações utilizando editor de texto no terminal.
Link do tutorial:
Devo abrir um editor de texto no terminal e digitar esses comandos? É isso?
 
Isso. Edite os arquivos que eles mencionem... provavemente, você terá que fazer como root.

A Pirmeira linha que eles mencionam (dtparam....) é para remover do arquivo.

Depois, você deve definir o dtoverlay de acordo com a sua configuração (acho que é só uma das várias opções q eles colocaram lá)

O Arquivo para ALSA precisa ser provavelmente criado.

Depois para testar, é só rodar "aplay -l" e ver se o resultado é o mesmo
 
Isso. Edite os arquivos que eles mencionem... provavemente, você terá que fazer como root.

A Pirmeira linha que eles mencionam (dtparam....) é para remover do arquivo.

Depois, você deve definir o dtoverlay de acordo com a sua configuração (acho que é só uma das várias opções q eles colocaram lá)

O Arquivo para ALSA precisa ser provavelmente criado.

Depois para testar, é só rodar "aplay -l" e ver se o resultado é o mesmo
Muito obrigado, amigo. Vou tentar aqui e dou retorno
 
compra uma fonte chaveada 5V 5A e solda direto nele e o raio some
A fonte que veio no kit do meu pi4 ficava dando aviso de low voltage.
Coloquei a fonte do meu antigo celular nele e resolveu o problema.
 
Amigos, existe hoje algum alternativa frente o Raspberry Pi mais barata?
Queria um gadget desse com o unico intuito de deixar um HD conectado e transformar em um NAS pra arquivos no meu wi-fi. Meu router novo não tem entrada USB.

Fui pesquisar sobre o Raspberry Pi e tá muito caro, até mesmo no Ali.
 
Amigos, existe hoje algum alternativa frente o Raspberry Pi mais barata?
Queria um gadget desse com o unico intuito de deixar um HD conectado e transformar em um NAS pra arquivos no meu wi-fi. Meu router novo não tem entrada USB.

Fui pesquisar sobre o Raspberry Pi e tá muito caro, até mesmo no Ali.
Tem os orange pi, banana pi e rock pi da vida, tem de ver se te atende.
 
Olá amigos,

Tenho um raspberry pi 3 b+ e gostaria de usar o PLEX e ter acesso a rede para passar os vídeos do meu pc para o rasp, como posso fazer isso?
 
Tem os orange pi, banana pi e rock pi da vida, tem de ver se te atende.
Valeu, vou dar uma pesquisada sobre. Acho que pra NAS só de ter USB 3.0 já serve, acredito que as outras especificações não precisem ser tão altas tb.
 
Valeu, vou dar uma pesquisada sobre. Acho que pra NAS só de ter USB 3.0 já serve, acredito que as outras especificações não precisem ser tão altas tb.

O MiRouter 3G tem porta USB 3.0 com LAN Gigabit e permite usar o OpenWRT ou o Padavan. Usei por anos o roteador com um case USB 3.0 e um SSD. Tinha velocidades quase próximas de 100MB/s nas transferências usando o Padavan, que é o limite do gigabit. É uma boa opção de baixo custo, baixo consumo e estável.

Se for usar mesmo um RPi como NAS recomendo somente a versão 4 (ou superiores) porque contam com USB 3.0.

Caso a velocidade de transferência possa ser de 35MB/s você pode optar por roteadores padrão N com porta Ethernet e USB, como o TP-Link TL-WR842N. Nesse caso você usa sem NAT/Firewall/DHCP e com o wireless desligado. Ele terá baixíssimo consumo e ficará apenas com serviço de compartilhamento de arquivos. Tenha em mente que os RPi tem um consumo maior que roteadores, principalmente a versão 4.
 
O MiRouter 3G tem porta USB 3.0 com LAN Gigabit e permite usar o OpenWRT ou o Padavan. Usei por anos o roteador com um case USB 3.0 e um SSD. Tinha velocidades quase próximas de 100MB/s nas transferências usando o Padavan, que é o limite do gigabit. É uma boa opção de baixo custo, baixo consumo e estável.

Se for usar mesmo um RPi como NAS recomendo somente a versão 4 (ou superiores) porque contam com USB 3.0.

Caso a velocidade de transferência possa ser de 35MB/s você pode optar por roteadores padrão N com porta Ethernet e USB, como o TP-Link TL-WR842N. Nesse caso você usa sem NAT/Firewall/DHCP e com o wireless desligado. Ele terá baixíssimo consumo e ficará apenas com serviço de compartilhamento de arquivos. Tenha em mente que os RPi tem um consumo maior que roteadores, principalmente a versão 4.
Sabe o que é fogo? Tenho um Mi 3G hoje e tô querendo passar pra frente justamente pra pegar um Pi. O maior dos motivos é que ele ocupa muito espaço. Outro motivo é que não consegui achar o SMB dele na rede quando coloquei ele na porta LAN do meu roteador principal. Me conta como seria a melhor maneira de configurar.

Aliás, só consigo velocidade de no Max 50mb aqui, você fez alguma configuração especial?
 
Sabe o que é fogo? Tenho um Mi 3G hoje e tô querendo passar pra frente justamente pra pegar um Pi. O maior dos motivos é que ele ocupa muito espaço. Outro motivo é que não consegui achar o SMB dele na rede quando coloquei ele na porta LAN do meu roteador principal. Me conta como seria a melhor maneira de configurar.

Aliás, só consigo velocidade de no Max 50mb aqui, você fez alguma configuração especial?
pra usar o smb do xiaomi tem que habilitar nos recursos do windows a opção SMB 1.0
 
Tem os orange pi, banana pi e rock pi da vida, tem de ver se te atende.
mais esses ai tem o processamento mais fraco
o orange pi tem porta sata e rede gigabit
 
Sabe o que é fogo? Tenho um Mi 3G hoje e tô querendo passar pra frente justamente pra pegar um Pi. O maior dos motivos é que ele ocupa muito espaço. Outro motivo é que não consegui achar o SMB dele na rede quando coloquei ele na porta LAN do meu roteador principal. Me conta como seria a melhor maneira de configurar.

Aliás, só consigo velocidade de no Max 50mb aqui, você fez alguma configuração especial?

Usava com o firmware Padavan. Ele consegue velocidades no HD externo muito melhores que o firmware da Xiaomi.
 
mais esses ai tem o processamento mais fraco
o orange pi tem porta sata e rede gigabit
Se for pra usar só como NAS, o processamento é irrelevante, única coisa que importaria seria a IO.
 
Se for pra usar só como NAS, o processamento é irrelevante, única coisa que importaria seria a IO.
mais o processamento não influencia no acesso simultâneo ?
 
mais o processamento não influencia no acesso simultâneo ?
Acho que só se tiver mais de 5 usuários, e nesse ponto vc já estaria sendo limitado pela IO também de todo jeito (em uma conexão gigabit, 100MB/s pra 5 ia ser 20MB/s pra cada).
 
Se for pra usar só como NAS, o processamento é irrelevante, única coisa que importaria seria a IO.
Eu tenho dois raspberry, pi 3b+ e pi4 8gb. Qual é o melhor para fazer o nas? Estou pensando em nas em um e emulador em outro.

E um quero usar o NAS, PLEX, TORRENT E HD 2.5 1TB.
O outro Batocera com jogos.
 
Eu tenho dois raspberry, pi 3b+ e pi4 8gb. Qual é o melhor para fazer o nas? Estou pensando em nas em um e emulador em outro.

E um quero usar o NAS, PLEX, TORRENT E HD 2.5 1TB.
O outro Batocera com jogos.
Soh olhar o hardware de cada um.
Para Nas o 3 atende até o 2 atenderia.
O 4 ai vc pode brincar com emulador.

Uso um 2B+ com um hd em case pra servir de dlna aqui em casa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo