Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Este tópico me obrigou a me registrar para agradecer. Parabéns ao criador lfaller e todos os contribuidores.

Livrei-me do meu tarde demais. Precisei perder três fontes em uma semana para detectar que o problema era com o maldito módulo isolador, que em vez de queimar no lugar ou pelo menos acender um led indicando que possuía problemas, simplesmente destruía o que eu ligava. Na época, culpei a concessionária de energia, instalação elétrica, etc. Lendo o outro ótimo tópico sobre doenças e remédios, ficou tudo muito claro. Na analogia, nunca tive doença nenhuma e destruí alguns órgãos com quimioterapia. Acabou que desisti do desktop e agora só uso o notebook por culpa deste maldito estabilizador.

Enfim, aproveito para contar do meu problema atual. Comprei um Xbox 360 e a rede é 220v. Tentei fazer o correto, comprar um bom filtro de linha (na verdade DPS) e um transformador. Porém, aqui em Fortaleza foi impossível encontrar algo decente. Andei numa parte comercial, mais de vinte eletrônicas, lojas diversas, etc. e até eu conseguia perceber que o que tinham era, no máximo, uma extensão com um fusível. Terminou que comprei um Margirus MG-3001 (custou 25$ e escolhi pela embalagem :lol:) para usar enquanto compro outro pela internet (quando chegar, vou abrir e tirar fotos para enriquecer aquele outro tópico). Estou utilizando um autotransformador bivolt Indusat 500w.
As dúvidas:
- Tirando a potência, transformador são todos iguais ou existe algo para verificar? Marcas para indicar?
- Qual seria o filtro mais indicado para o Xbox + TV (talvez futuro Home Theater)? Sei que é chato e repetitivo, mas fiquei um pouco confuso, porque vi que o tópico trata mais para fontes de computadores, e alguns filtros como o SMS Clean Energy possuem uma faixa de operação onde desliga os equipamentos e eu não sei se é benéfico ou prejudicial para o uso com o autotransformador e o fato da fonte do 360 ser estritamente 100-127v e a TV bivolt.

Abraços.
Vamos comentar com calma para que todos entendam sobre transformadores e autotranformadores. Este tema já passou por aqui, mas vale a pena repetir.
O Auto transformador mantem o comum de entrada para a saída ( Neutro) e sai de uma derivação da bobina uma tensão diferente da entrada. Por Exemplo: Entrada 220 Vac conexões vermelhos e saída 110 Vac pretas ou ao contrario entra com 110Vac no preto e sai com 220 nos bornes vermelhos. Este sistema não tem isolação galvânica e segue o referencial da rede.
Trafo Isolador;
Existem duas bobinas separado pelo núcleo magnético, se por exemplo; alimento com 220 Vac e saio com 110 Vac esta tensão esta isolada da rede e aí mora o perigo. Precisa-de aterrar o comum de saída para se formar o neutro isolado mas referenciado no potencial de terra. Porque isso, porque existem normas de segurança elétrica contra choques, por isso tem o pino de terra nas tomadas e nos equipamentos sensíveis. Além disso precisamos referenciar todos equipamentos interligados num mesmo potencial, caso contrario corremos o risco de danificar algum por diferença de potencial.
Espero ter esclarecido.
 
Última edição:
Vamos comentar com calma para que todos entendam sobre transformadores e autotranformadores. Este ema já passou por aqui, mas vale a pena repetir.
O Auto transformador mantem o comum de entrada para a saída ( Neutro) e sai de uma derivação da bobina uma tensão diferente da entrada. Por Exemplo: Entrada 220 Vac conexões vermelhos e saída 110 Vac pretas ou ao contrario entra com 110Vac no preto e sai com 220 nos bornes vermelhos. Este sistema não tem isolação galvânica e segue o referencial da rede.
Trafo Isolador;
Existem duas bobinas separado pelo núcleo magnético, se por exemplo; alimento com 220 Vac e saio com 110 Vac esta tensão esta isolada da rede e aí mora o perigo. Precisa-de aterrar o comum de saída para se formar o neutro isolado mas referenciado no potencial de terra. Porque isso, porque existem normas de segurança elétrica contra choques, por isso tem o pino de terra nas tomadas e nos equipamentos sensíveis. Além disso precisamos referenciar todos equipamentos interligados num mesmo potencial, caso contrario corremos o risco de danificar algum por diferença de potencial.
Espero ter esclarecido.
Então, a grosso modo, para tomadas não aterradas, é mais seguro utilizar um autotransformador? Bem, este é o meu caso.

E outra pergunta meio idiota: nos filtros de linha, tanto os bons quanto os baratos, há diferença entre utilizar o interruptor ou tirar da tomada? Em um surto, pode ocorrer de passar corrente mesmo pela chave aberta?
 
Então, a grosso modo, para tomadas não aterradas, é mais seguro utilizar um autotransformador? Bem, este é o meu caso.

E outra pergunta meio idiota: nos filtros de linha, tanto os bons quanto os baratos, há diferença entre utilizar o interruptor ou tirar da tomada? Em um surto, pode ocorrer de passar corrente mesmo pela chave aberta?

Respondendo aos teus questionamentos;

A) Quanto ao auto-transformador:

O neutro é aterrado no trafo de distribuição e também nos medidores residenciais de forma a seguir a norma. O ideal é que se levasse um cabo somente para o terra das tomadas até a haste do medidor para a efetiva funcionabilidade de um sistema de proteção elétrica.

B) Quando a chave nas tomadas;
Em primeiro lugar ela tem a função de se desligar um determinado sistema rápidamente em situação de acidente, segundo, serve como interruptor evitando a retirada do plug ( régua )da tomada geral e ainda tem, adicionalmente um fusível interno para proteção contra curtos e sobrecargas.
Quanto a influencia contra sobretensões não veja rasão para desliga-las pois os protetores estão ali justamente para isto, agora durante uma tempestade seria justificado o seu desligamento, no entanto, se entrar um raio pela linha, ele por efeito capacitivo poderia passar pela chave mesmo desligada. Então , para quem mora em regiões sujeitas a raios é melhor retirar o plug da tomada.
Espero ter esclarecido
 
Então , para quem mora em regiões sujeitas a raios é melhor retirar o plug da tomada.
Espero ter esclarecido

E apenas um complementação "meio offtopic".

Além de retirar o cabo de energia da tomada, lembrar de retirar o cabo da internet do pc.
 
Então o melhor jeito é ligar a fonte direto na tomada e comprar um filtro de linha para o monitor/modem/impressora etc?
Ou ligar a fonte no filtro de linha e o filtro de linha na tomada?
 
Então o melhor jeito é ligar a fonte direto na tomada e comprar um filtro de linha para o monitor/modem/impressora etc?
Ou ligar a fonte no filtro de linha e o filtro de linha na tomada?

Fonte também no filtro de linha.
 
Fonte também no filtro de linha.
O técnico aqui falou algo de que quando liga muitos aparelhos no filtro de linha, tipo monitor/modem/roteador aí tem uma queda na voltagem e o estabilizador seria melhor pois estabiliza a voltagem e tal. Tá certo?

Aqui em GO a voltagem as vezes sobe muito, já chegou a 280, mas aí acho que nem estabilizador aguenta.
 
O técnico aqui falou algo de que quando liga muitos aparelhos no filtro de linha, tipo monitor/modem/roteador aí tem uma queda na voltagem e o estabilizador seria melhor pois estabiliza a voltagem e tal. Tá certo?

Está errado, completamente errado.

Coloque uma coisa na cabeça:

Estabilizador não estabiliza.

OBS: a parte da queda de tensão está parcialmente errada, ela existe, mas algo mínimo, completamente insignificante.

Aqui em GO a voltagem as vezes sobe muito, já chegou a 280, mas aí acho que nem estabilizador aguenta.

Se chegar a 280v a CIA de energia deverá pagar pelos danos pois a burrada foi dela.
 
Está errado, completamente errado.

Coloque uma coisa na cabeça:

Estabilizador não estabiliza.

OBS: a parte da queda de tensão está parcialmente errada, ela existe, mas algo mínimo, completamente insignificante.



Se chegar a 280v a CIA de energia deverá pagar pelos danos pois a burrada foi dela.
Sim, mas acabou que nem cheguei a questionar ele, tanto que o faller tinha dado o nome mais correto que deveria ser dado ao estabilizador.
Aqui é a Celg, porém ela faliu.
Ele disse que o fusível do filtro de linha também não serve para muita coisa, creio que ele só viu as danevas da vida...
Eu pretendo comprar o Clone F8, o fusível é qualquer um que ache nas lojas que trabalham com isso?
 
Estabilizador nunca mais, estava com um problema com meu pc aqui, quando ligava ele não aparecia video na tela, isso acontecia de vez em quando, retirei o maldito estabilizador acabou meu problema.
Vou usar ele aqui como descanso de porta.
 
O faller diz o seguinte: "Se essa alimentação fosse de 220 Volts o valor instantâneo daquele valor negativo da forma de onda da senóide da rede, no exato instante aonde o surto foi gerado seria de 220 x raiz de 2 = 311 Volts. Fica fácil de ver que o tamanho do pico gerado tem uma tensão de mais ou menos o tamanho da tensão pico-a-pico da rede de 220 Volts. Desse modo, o valor pico a pico ai seria de 622 Volts que somados aos 311 da tensão da rede dariam lá bem perto dos 1.000 Volts...".

Ele disse em 220 Volts. Mas e em 110 Volts? É a mesma coisa? Ou seria 110 x raiz de 2 (155v) + a metade de 622 (311), o que daria uma porrada de 466 volts?
 
O faller diz o seguinte: "Se essa alimentação fosse de 220 Volts o valor instantâneo daquele valor negativo da forma de onda da senóide da rede, no exato instante aonde o surto foi gerado seria de 220 x raiz de 2 = 311 Volts. Fica fácil de ver que o tamanho do pico gerado tem uma tensão de mais ou menos o tamanho da tensão pico-a-pico da rede de 220 Volts. Desse modo, o valor pico a pico ai seria de 622 Volts que somados aos 311 da tensão da rede dariam lá bem perto dos 1.000 Volts...".

Ele disse em 220 Volts. Mas e em 110 Volts? É a mesma coisa? Ou seria 110 x raiz de 2 (155v) + a metade de 622 (311), o que daria uma porrada de 466 volts?

E daí? Isso não significa que vai danificar um determinado equipamento. Existem normas técnicas de suportabilidade elétrica por determinado tempo. A norma da NBR 5410 determina algumas coisas interessantes.
Por Exemplo;
D. aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a
1 000 V em corrente alternada, com freqüências inferiores a 400 Hz, ou a 1
500 V em corrente continua;
E. aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando
sob uma tensão superior a 1 000 V e alimentados através de uma instalação
de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada (por exemplo,
circuitos de lâmpadas a descarga, precípitadores eletrostáticos etc.);
F. a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;

Uma série de atributos técnicos incluindo até descargas atmosféricas e nível de proteção para isso, ou seja todos equipamentos normalizados e bem projetados devem suportarem determinadas anormalidades da rede elétrica sem que apresentem falhas. Você imagina com funciona os transmissores de rádio e TV? As rotas de micro-ondas digitais?
Todo equipamento é projetado para trabalhar dentro de normas. Por exemplo; um PC deveria funcionar sem desligamento com uma interrupção de aproximadamente 8 ms, ou seja meio ciclo da senoide? Um no-break profissional faz transferência entre a rede e o inversor aproximadamente em 4ms, ou seja com uma interrupção de fornecimento por 1/4 de ciclo e até os grandes CPD´s continuam funcionando sem desligamentos.
Portanto meu cato, calma aí, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
NBR 5410;
http://www.joinville.ifsc.edu.br/~roberto.sales/PIP/Normas/NBR 5410-97/NBR 5410-97.pdf
Se olhares o ítem 5.4.2.1. veja a tabela para equipamentos sensíveis, onde diz ser 800 Volts e, eletrodomésticos em geral, 1500 volts de impulso.
Abs,
 
Última edição:
josé Amilton, sua explicação é cabível. Quando voce disse que todos os aparelhos suportam picos da ordem de milissegundos, me lembrei das fontes de alimentação, que por exemplo, oferecem "x" watts continuos mas por um pequeno instante podem oferecer um pouco mais do que seu máximo sem se torrar (potencia de pico), e sua explicação sobre os estabilizadores tem um princípio parecido.

Claro que em muitas fontes genericas vemos a potencia de pico sendo usada como justificação para o valor mentiroso de potencia estipulado. Creio que, por exemplo, uma generiquinha de 200W não aguentaria um pico de 450W como prometido, mas aguentaria picos de uns 260W (claro que é só uma suposição, não faço ideia do quanto cada fonte realmente aguenta de pico, mas que aguentam alguma coisa, aguentam).
 
josé Amilton, sua explicação é cabível. Quando voce disse que todos os aparelhos suportam picos da ordem de milissegundos, me lembrei das fontes de alimentação, que por exemplo, oferecem "x" watts continuos mas por um pequeno instante podem oferecer um pouco mais do que seu máximo sem se torrar (potencia de pico), e sua explicação sobre os estabilizadores tem um princípio parecido.

Claro que em muitas fontes genericas vemos a potencia de pico sendo usada como justificação para o valor mentiroso de potencia estipulado. Creio que, por exemplo, uma generiquinha de 200W não aguentaria um pico de 450W como prometido, mas aguentaria picos de uns 260W (claro que é só uma suposição, não faço ideia do quanto cada fonte realmente aguenta de pico, mas que aguentam alguma coisa, aguentam).

Correto, muitas das genéricas não passariam por testes de ensaios normalizados, deve ser por que custam bem menos, sendo um atrativo para os incautos caírem no fator preço/similar.
Abs,
 
eu comprei uma fonte pfc ativo e me recomendaram abandonar no break antigo e estabilizador e comprar filtro de linha ou um outro dispositivo ( que esqueci nome agora) q realmente protege...

procede?
 
eu comprei uma fonte pfc ativo e me recomendaram abandonar no break antigo e estabilizador e comprar filtro de linha ou um outro dispositivo ( que esqueci nome agora) q realmente protege...

procede?
O que foi recomendado foi um bom filtro de linha. As fontes bi-volts com PFC ativo regulam a tensão desde os 80 Vac até cerca de 250 Vac. Se for num local sujeito a constantes quedas da rede, um no-break de qualidade como os APC ou ainda um No-break profissional dupla conversão.
 
galera tava pensando aqui,
voces falam que quando o estabilizador da aquele ''tlek'' ele solta uma energia muito forte..
mas tem estabilizadores que nao dão, nao fazem nenhum barulho, é usavel? ou mesma !#$@%$ ?
 
galera tava pensando aqui,
voces falam que quando o estabilizador da aquele ''tlek'' ele solta uma energia muito forte..
mas tem estabilizadores que nao dão, nao fazem nenhum barulho, é usavel? ou mesma !#$@%$ ?

Se eles não estão dando tlecs é sinal que a tensão ai não está variando, porque todos tem relés.
 
Se eles não estão dando tlecs é sinal que a tensão ai não está variando, porque todos tem relés.

hm, nao entendo muito de elétrica.. mas aqui, como como da essa ''variação'' como vc diz, não vai mudar de estabilizador-filtro de linha né?
 
hm, nao entendo muito de elétrica.. mas aqui, como como da essa ''variação'' como vc diz, não vai mudar de estabilizador-filtro de linha né?
Existem alguns estabilizadores, principalmente os profissionais que utilizam chaves eletrônicas ( Triak´s e SCR´s no lugar dos relés), estes os ruído são quase inaudíveis.
Sds,
 
Oi lfaller belo tópico tudo muito esplicado tenho noçoes básicas em elétrica. E eu queria uma opinião a uma pesso mais avansada no assunto aki atualmente uso um estabilizador porque tenho sisma por minha fonte não te PFC ativo, esse mês to pra pegar uma cosair 500w que contem PFC ativo e por nessecidades do up que fis na minha vga até que essa Thermaltake TR2 430W ta segurando por enquanto apesar de ser pecima, E assim que pegar a fonte vó larga de mão o estabiliador e pega um filtro de linha,mais ai chega a duvida aki tem hora que o estabilizado começa estrala que nem pipoca rsrsrs e tem dia que nem fas barulho creio que seja pico de energia sera que só o filtro de linha e o PFC ativo comsegue limpá isso ????? :cereal:
 
Oi lfaller belo tópico tudo muito esplicado tenho noçoes básicas em elétrica. E eu queria uma opinião a uma pesso mais avansada no assunto aki atualmente uso um estabilizador porque tenho sisma por minha fonte não te PFC ativo, esse mês to pra pegar uma cosair 500w que contem PFC ativo e por nessecidades do up que fis na minha vga até que essa Thermaltake TR2 430W ta segurando por enquanto apesar de ser pecima, E assim que pegar a fonte vó larga de mão o estabiliador e pega um filtro de linha,mais ai chega a duvida aki tem hora que o estabilizado começa estrala que nem pipoca rsrsrs e tem dia que nem fas barulho creio que seja pico de energia sera que só o filtro de linha e o PFC ativo comsegue limpá isso ????? :cereal:

1 - independente da fonte ter ou não pfc ativo, nunca deve-se utilizar estabilizador.

2 - os estabilizadores fazem esse showzinho todo com uma variação de apenas 4v ~ 6v na tensão da tomada, algo absolutamente normal, nem perto dos 10% de tolerância de qualquer eletrônico moderno.

Resumindo:

joga logo essa merd@ fora :cereal:
 
1 - independente da fonte ter ou não pfc ativo, nunca deve-se utilizar estabilizador.

2 - os estabilizadores fazem esse showzinho todo com uma variação de apenas 4v ~ 6v na tensão da tomada, algo absolutamente normal, nem perto dos 10% de tolerância de qualquer eletrônico moderno.

Resumindo:

joga logo essa merd@ fora :cereal:



Não já é certeza de troca ele pelo filtro de linha, mais eu acho que um PFC ativo já é alguma coisa fiquei com ele esse tempo todo da pra espera mais um pouco até pega a fonte porque já vo pega esse mês mesmo :haha: rsrsrs
 
Só pra constar mesmo... até professor de fisica recomendando estabilizador na hora da aula de eletricidade...
Brincadeira... Apenas ri.
É desse jeito que a galera nao tira da cabeça mesmo que na hora de montar um pc o estabilizador nao pode faltar na lista...
 
Só pra constar mesmo... até professor de fisica recomendando estabilizador na hora da aula de eletricidade...
Brincadeira... Apenas ri.
É desse jeito que a galera nao tira da cabeça mesmo que na hora de montar um pc o estabilizador nao pode faltar na lista...

Quando o meu falou isso pensei em chamá-lo de babaca mas ai eu ia arrumar pra cabeça e n ia provar nada.
 

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