Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Por tudo que li reparei que estabilizador não presta e no-break tb não é indicado?
Vc não é representante comercial de empresa que vende filtro de linha não né?
Brincadeira!!!
Agora falando sério, o no-break enquanto estiver sendo alimentado estará agindo igual a um estabilizador? e sem alimentação ele fornece onda retangular ao invés de senoidal? Ele é ruim em qualquer caso?
Faço manutenção em desktops compactos com fontes pequenas de 200W da marca Aopen, o local onde elas operam já deveria ter rede elétrica estabilizada mas não tem, são ligadas diretamente na tomada, elas dão muito problema, pifam a toa, então eu sempre me perguntava se não fazia falta o estabilizador. Confesso que balancei com o tópico mas continuarei a usar o estabilizador pra proteger minha fonte real. Outra observação é que eu nunca vi um estabilizador que tenha queimado para proteger a fonte, o máximo que já vi foi fusível de filtro de linha abrindo e protegendo o equipamento.
Realmente abalou minhaconfiança sobre proteção de eletronicos.
 
Por tudo que li reparei que estabilizador não presta e no-break tb não é indicado?
Vc não é representante comercial de empresa que vende filtro de linha não né?
Brincadeira!!!
Agora falando sério, o no-break enquanto estiver sendo alimentado estará agindo igual a um estabilizador? e sem alimentação ele fornece onda retangular ao invés de senoidal? Ele é ruim em qualquer caso?
Faço manutenção em desktops compactos com fontes pequenas de 200W da marca Aopen, o local onde elas operam já deveria ter rede elétrica estabilizada mas não tem, são ligadas diretamente na tomada, elas dão muito problema, pifam a toa, então eu sempre me perguntava se não fazia falta o estabilizador. Confesso que balancei com o tópico mas continuarei a usar o estabilizador pra proteger minha fonte real. Outra observação é que eu nunca vi um estabilizador que tenha queimado para proteger a fonte, o máximo que já vi foi fusível de filtro de linha abrindo e protegendo o equipamento.
Realmente abalou minhaconfiança sobre proteção de eletronicos.

Tambem não é assim, não precisa ficar depre....
Gastando um pouco mais, podes adquirir equipamentos profissionais que atendem todas especificações técnicas de equipamentos sensíveis.
Não tendo solução, caso sua rede apresente instabilidade de tensão, poderias utilizar estabilizador eletrônico profissional.
Caso a sua rede apresente micro cortes ou faltas constantes, a solução é No-break senoidal dupla conversão.
 
excelente tópico... muito bem estruturado e explicado... parabéns!

abandonei o uso do estabilizador em 2005 quando perdi uma VGA e uma Mobo provavelmente por causa dele... desde então nunca mais tive problemas... sempre com o pc ligado direto em uma "regua de tomada"....

agora nao restam mais dúvidas de que realmente nao devo usar o estabilizador...
 
Ifaller,

Comprei aquele protetor de rede da APC que você me recomendou (na Atera). Só que agora me veio uma dúvida. Como aqui em casa o terra não está funcionando, gostaria de saber se há algum risco?

Obrigado.
 
Estarei apsentando o meu amanhã... rsrs
Muito bom o tópico, parabéns!
 
Tambem não é assim, não precisa ficar depre....
Gastando um pouco mais, podes adquirir equipamentos profissionais que atendem todas especificações técnicas de equipamentos sensíveis.
Não tendo solução, caso sua rede apresente instabilidade de tensão, poderias utilizar estabilizador eletrônico profissional.
Caso a sua rede apresente micro cortes ou faltas constantes, a solução é No-break senoidal dupla conversão.

Eu sou da opinião de que se foi constatado um problema de baixa tensão ou tensão alta "sem solução" em um local e esse problema tem gerado mal funcionamento comprovado dos equipamentos, o uso de reguladores de tensão com todas as proteções e projetos elétrônicos feitos da maneira que tem que ser, é um remédio válido, afinal temos fabricantes internacionais como a Teal que fala exatamente isso, que o mesmo deve ser aplicado diante de uma necessidade e estudo do caso - www.teal.com


Ifaller,

Comprei aquele protetor de rede da APC que você me recomendou (na Atera). Só que agora me veio uma dúvida. Como aqui em casa o terra não está funcionando, gostaria de saber se há algum risco?

Obrigado.

Não sou o faller, mas posso te responder.

Sem um aterramento, a proteção telefônica e pra cabos coaxiais fica quase que totalmente inutil, se não totalmente.

A proteção para disturbios entre Fase e Neutro ocorre de forma normal e eficiente.

A proteção para a linha de força tb é referenciada em cima do fio terra, mas se não tiver o mesmo, ela não ficará comprometida e usará o neutro de forma eficiente, que é um condutor aterrado.
 
A proteção para a linha de força tb é referenciada em cima do fio terra, mas se não tiver o mesmo, ela não ficará comprometida e usará o neutro de forma eficiente, que é um condutor aterrado.

Então, esse condutor aterrado estaria simulando um fio terra convencional? Nesse caso então não haveria necessidade do terra comum?
 
Não existe simulação, existe diferenças de aplicação.

Neutro é neutro e terra é terra com a diferença que, neutro sendo um condutor aterrado, conduz corrente de retorno dos aparelhos em operação e terra está ali apenas como um condutor de proteção, principalmente proteção para os usuários dos equipamentos. Eles são quase a mesma coisa, só se diferenciam por esse "pequeno" detalhes, o neutro conduz corrente considerável em uso normal e terra não.

A possibilidade de se usar o neutro como meio de proteção contra descargas atmosféricas para linhas de sinal - telefonia, TV, etc, é viável por meio de protetores adequados que mantenham a segurança e funcionalidade dos equipamentos, mas o fio terra ainda assim é mais recomedável e utilizado para essa proteção.

A "necessidade" do fio terra é tal qual para oferecer proteção pessoal, permitir o trabalho completo e não apenas parcial dos sistemas de filtragem de entrada das fontes, melhorar a imunidade eletromagnética dos equipamentos, oferecer um caminho de retorno para correntes de surtos por meio de protetores que faz essa proteção, já que o fio terra sozinho nao protege contra estes surtos, além de permitir a atuação de Dispositivos DR no instante da primeira fuga de corrente. Dispositivo DR = Protetor contra choques elétricos e fugas de corrente à terra - seja por qual meio for, teu corpo, uma superficie condutora, etc.
 
então o que fazer?
não usar estabilizador?
o que vcs recomendam?
 
Eu não seria tão radical pra usar a afirmação: "em nenhuma situação...".

Uma situação que presenciei semana passada, uma chácara há uns 30km aqui de onde moro, lá fica no final de um ramal, o padrão fica há quase 50 metros da casa, as tensões lá caem muito, especialmente quando se liga o chuveiro. Mais de 30 volts numa tensão entregue já ruim.

O correto seria trazer o transformador pra perto de casa, mas o trabalho que isso vai dar e convencer a CIA Elétrica disso, seria dificil. A outra alternativa é gastar algumas centenas de reais em fios bem grossos, pelo menos 16mm2 do padrão até a casa. Como é trifásico + neutro, pode por centenas de reais aí.

Colocar uma fonte, qualquer que seja ela, entregando potência perto da máxima vai fazê-la abrir o bico. Os testes que vi até agora não foram com nem 50% da potência da fonte. Se a fonte for genérica então, coisa muito comum por aí, aí a coisa fica preta! Um mero piscar de alguns milisegundos vai resetar o PC com certeza ou sa vezes nem vai precisar isso, simplesmente a fonte não vai conseguir fornecer sua potencia nominal em condições abaixo do que o fabricante estipulou - 90-135V / 180-265V em fontes comuns.

A tensão nessa chácara no horário normal tava dando por volta de 200V, sem usar chuveiro. A geladeira tava com um estabilizador ligado pq não funciona em horário de pico. Um PC funcionaria na pior condição de tensão lá, mas não entregando potência máxima da fonte.
 
Hm, vlw, assim que arranjar um $$ a mais vo tenta compra um filtro de linha bom né, um ruim não adianta rsrs, mas assim, por eu usar estabilizador, pode acontecer algo tipo queimar minha fonte ou hardware?
 
A chance de danificar sua fonte é maior com o uso de estabilizador..
 
Com uma Corsair CX 400w, é melhor colocar direto na tomada, que no estabilizador?
 
Eu colocaria numa boa régua de proteção contra surtos de tensão/filtro de linha, e não colocaria em um estabilizador. O que ela menos necessita é de estabilização, pois pode operar desde 90 VAC até 264 VAC..
 
Eu colocaria numa boa régua de proteção contra surtos de tensão/filtro de linha, e não colocaria em um estabilizador. O que ela menos necessita é de estabilização, pois pode operar desde 90 VAC até 264 VAC..

Depois do upgrade não tenho $$ nem para filtro de linha de 20 reais. Mas coloquei na tomada direto, é uuma calma sem esse tleck tleck tleck infernal. E até parece que a performace do computador aumentou. Abraços.
 
Blz, tiro meu estabilizador e coloco o que no lugar?
Deem sugestões por favor.

Valeu
 
Hum, valeu pela dica, esse seria bom também pq tem proteção para o cabo da TV/Internet, pq minha placa de rede foi pro saco um dia desses chovendo e dando raios, com o pc fora da tomada, lógicamente o choque veio pelo cabo da TV/NET.

valeu
 
Cara tava olhando a filtro que vc indicou, e percebi que as entradas das tomadas são todas retas(achatadas). Precisava de uma que tivesse as entradas redondas também pois tenho alguns equipamento no quarto que são desse tipo. O que fazer?
 
Precisava de uma que tivesse as entradas redondas também pois tenho alguns equipamento no quarto que são desse tipo. O que fazer?
Da última vez que comprei um desses aqui seu preço estava em R$2,70..
Adaptador.jpg


Abraço...
 
Valeu....vou comprar uns 4 desse....
 
Excelente tópico!
Apesar de não ter conhecimentos técnicos, deu pra adquirir um bom conhecimento.

Só pra finalizar meu entendimento, gostaria de saber o seguinte: com somente um filtro de linha eu poderia ligar pc, monitor, tv, sky, cabo de rede e dvd???

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo