[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
@ts_b0b Então, eu testei diversas coisas e ainda nada. Vou tentar isso que tu sugeriu, só que eu acho que ainda não vai funcionar. De perto eles funcionam normal, só de longe que não.
Liguei para a loja onde eu comprei o cabo de rede e, o vendedor acha, que pela distância o cabo não tem cobre o bastante para manter o sinal/potência(cabo vagabundo só pode). Aí vou amanhã lá trocar o cabo por outro com mais cobre. Ele vai trocar de boas o cabo. Vou colocar mais grana e pegar o furukawa que é 100% cobre.

Mas ainda não entendi como que o PC e a TV conseguem puxar a rede e o Roteador não. Deve ter algum aumento de potência neles que não tem no roteador(chutei total isso).

De toda forma, vlw pela ajuda. Amanhã, após as alterações no cabo eu respondo se consegui solucionar.

SOU IRMÃO DO TS_B0B, E ELE PEDIU PARA COLAR ESSE TEXTO - DESFECHO DO SUPER MODERADOR COM EXCESSO DE AUTORIDADE "Maurivillas"

Boa noite caros colegas,

Hoje de tarde, criei novamente aquela mensagem, de incentivo para a galera retomar os redirecionamentos de casos envolvendo rede local, que estão nos tópicos de operadora, e que sempre que reporto (denuncio) que alguém tratou algum algum assunto de rede local em tópico de operadora, ou em tópico novo, nenhuma ação é tomada.

O Super Moderador Maurivillas, arbitrariamente classificou a situação como "flood=spam", onde não tiro a razão dele! Na inauguração do tópico, em Outubro/2017, fiz o mesmo, e ele não fez nada!
Vale ressaltar que o tópico de REDES DOMÉSTICAS, é para unir quem manja pouco, médio e muito, para então todo mundo ajudar de uma vez só, similar a como funciona nos tópicos de operadora, e diminuindo o first call resolution (uma resposta, já trata a dúvida ou problema). Em outros fóruns, americanos, e russos, vemos essa atmosfera fluir bem, porém, em uma atitude positiva no meu ver, sou classificado como SPAMMER, e não irei mais cometer tal ato. Uma vez ouvi de um ex-líder autocrático que basta 1 erro, para subtrair os 100 acertos, e isso não me desmotiva, pois resiliência é algo que tenho comigo, e já tenho 120 horas de aprendizado mútuo no fórum e faço por paixão.

Nesse últimos dias, fiquei ausente, e vi que o tópico tava abandonado um pouco, pois estava mudando para o meu apartamento, e foi uma tonelada de coisas ao mesmo tempo, pois você fica esperando o momento de virar a chave, porém, perto das festas de fim de ano, não é fácil arruma grana para mudar tudo... porém fazendo mais com menos, tudo é possível.

O super moderador, me levou a esse nível de exposição e TOMEI A LIBERDADE DE LIGAR no Adrenaline em Floripa, e o Fábio estará no escritório amanhã de manhã, para ver o que pode fazer, se volta minha conta, mesmo com minha atitude classificada como errada, e não tiro a razão do super moderador. Ninguém me procurou de forma amigável para falar isso, já que fiz o mesmo em Outubro/2017.
Amanhã, vou lutar pelo meu direito, que é o EXCESSO DE AUTORIDADE:

O conteúdo da mensagem é o mesmo para o FLOOD (excesso de repetição da mesma mensagem), vejam:

Amanhã vou questionar o Fabio, se de fato, o Mauvillas merece a patente por 7 dias, ou se merece suspensão, pois eu paguei de SPAMMER para geralzão aqui, e ele fez no meu inbox, causando constrangimento de que não era necessário ler apenas uma vez a mensagem, sendo várias, similar a um GRAVADOR repetindo a mesma coisa.

Sucesso a vocês que ficam ae no fórum, e esse perfil aqui do meu irmão, ele usa apenas para ler sobre jogos e windão aqui no fórum, e pedi pra ele postar pra mim. Sucesso!

OBS: Essa mensagem não pode ser apagada, pois ela reproduz um protesto para o funcionamento do tópico, já que seu autor foi bloqueado de responder vocês.

@Arris @Trendkill99

Última edição:
Esse ban foi temporário né?

També estou ausente no tópico por conta da correria de fim de ano. Até queria trocar uma ideia aqui porque estou com dúvida na configuração de ipv6 na lan mas resolvi deixar mais pra frente.

Esse ban foi temporário né?

També estou ausente no tópico por conta da correria de fim de ano. Até queria trocar uma ideia aqui porque estou com dúvida na configuração de ipv6 na lan mas resolvi deixar mais pra frente.

@Trendkill99

Meu irmão ts_b0b disse:

Ele indica que é temporário (7 dias), porém, por ele ter enviado uma mensagem por SMS, Facebook, WhatsApp e E-mail pessoal do moderador, perguntando o motivo, pois não tive direito de resposta aqui no fórum, ele pode decidir prorrogar. O moderador agiu com a razão, e não direito o direito dele. Agora o flood dele, foi excesso de autoridade, já que eu não posso brincar com o esquema de flood. Pois o que venho fazer aqui no fórum é brincadeira, e não tem valor algum.

Última edição:
Quem perde é o próprio fórum. Sem novos posts = sem click de ad = sem receita.
Se o autor do tópico saiu do fórum, também me dou no direito de sair da discussão do tópico em questão. Quando ele voltar, também voltarei. Simples assim. :)

@Trendkill99

Meu irmão ts_b0b disse:

Ele indica que é temporário (7 dias), porém, por ele ter enviado uma mensagem por SMS, Facebook, WhatsApp e E-mail pessoal do moderador, perguntando o motivo, pois não tive direito de resposta aqui no fórum, ele pode decidir prorrogar. O moderador agiu com a razão, e não direito o direito dele. Agora o flood dele, foi excesso de autoridade, já que eu não posso brincar com o esquema de flood. Pois o que venho fazer aqui no fórum é brincadeira, e não tem valor algum.

Sou usuario antigo desse forum e nunca tinha visto levar ban por querer ajudar os outros, seu irmão me parece ser uma pessoa bem intendida com o intuito de apenas ajudar e contribuir mais ainda com o forum, acho que o moderador exagerou nessa (espero nao sobrar pra mim tambem por falar isso)

Tomara que seu irmao consiga voltar logo pro forum pois vai fazer falta

Já vi tanto flood nesse fórum e dà ban em quem realmente ajuda kkk
:gente:

Última edição:
Desculpa, mas sobre testes de internet eu não entendo muito.

Estou com um problema:
Tenho um modem HUMAX HGB10R-02 da NET na sala, e no andar de cima, uso um roteador TP-LINK TL-WR841HP para repetir o sinal wifi do roteador principal.

Configurei ele, desativei o DHCP, troquei o gateway padrão, e repeti o sinal utilizando o WDS. Ele funciona bem, mas num certo momento ele dá conflito de IP com os dispositivos.
Meu celular as vezes aprece que não foi possível obter um endereço IP e então não consigo conectar. Tive que fixarum IP fixo no meu celular para conseguir usar, mas minha preocupação é se outras pessoas precisarem usar, terão que fazer a mesma coisa.

Como eu resolvo isso? Ele estava funcionando bem até 1 mês atrás mais ou menos, quando começou a ter problema de perda de pacotes no roteador principal da NET.

OBS: não sei se é relevante, mas não consigo acessar meu roteador direto por cabo depois de configurado, só pelo wifi.

Referente ao problema de WiFi, sugiro usar um canal que não esteja poluído (https://www.acrylicwifi.com/). Sempre use de 3 em 3, ex roteador 1 = canal 3, e depois roteador 2 no canal 6.

Centralizei os roteadores, para obter uma melhor cobertura, sempre!

Uma pergunta, seus roteadores estão recebendo cabos, um do outro? Se sim, aprovete o TP-Link, e configure ele em 40Mhz como access point cabeado, e deixe ele em uma região (como destaquei o meio da casa com a propagação de sinal em azul), e os que estão em verde, são os 2 Xiaomi, com 20Mhz ligados no 2.4Ghz.
Ambos roteadores devem respeitar:

- roteador 1 (canal 1);
- roteador 2 (canal 3);
- por fim, roteador 3 (canal 6);

Se mesmo assim der problema, use 1, 7 e 11 (pra ficarem afastados). Deixe todos no mesmo DHCP.

Referente ao problema de autenticação, como paliativo, eu subi uma DMZ na ONU, e fixe o IP do roteador central (XIAOMI), usando a opção IP estático. Depois dessa configuração, não tenho problema de NAT/UPnP na rede, e delego a autenticação para a ONU, mesmo ela com o DHCP ligado, não irá usar nada disso nela, pois seu IP do roteador central estará fixado nele próprio.

@.Gui

Se o uso for intenso, sua rede deve cair por vários motivos, segue os principais:

- Limitação de hardware do roteador;
- Muitos usuários usando, onde sua rede necessita pelo menos de um dual-band;
- Entre outros fatores, como firmware, temperatura, desligamento de syslog e etc.

Um roteador para um apartamento desse tamanho, para 10Mbps, sugiro um de 5dBi (2.4ghz) e 6dBi(5ghz), mais detalhes de como escolher um roteador bom, acesse o tópico logo abaixo. Nesse tópico o moderador não permite sugerir roteadores, pois ele envolve apenas configurações de rede local:

entre nesse tópico

IMPORTANTE:

As aplicações mais sensíveis, como XBOX (deve utilizá-lo) via cabo de rede, para estressar menos o WiFi do roteador, e deve estar com UPnP ligado, e se as sessões de jogos online cair, realizar as configurações de portas em redirecionamento de portas (port forwarding ou virtual server). Segue portas: https://support.xbox.com/pt-BR/xbox-one/networking/network-ports-used-xbox-live

OBS: Lembre-se que o XBOX deve ficar em um IP fixo, e via cabo também, pois além de estressar menos, esse roteador que usa, por não ser dual-band e nem MU-MIMO, irá continuar perdendo as conexões, mesmo que tenha WMM/QoS em tráfego via WiFi.

Complementando, os celulares, devem rodar em 5Ghz no novo roteador! Sucesso! O seu modem de internet esta em bridge ou ele faz o DHCP? Se sim, qual o modelo dele? Ele tem status de uptime de autenticação ?

@YSilli

Vou mostrar o meu cenário aqui com uma ONU Fiberhome (rede Maringá-PR), aqui eu pego a VLAN dela:

Aqui na mesma ONU, mostro como é feito o PPPoE com a VLAN na ONU:

Já na rede de Suzano/SP observe que meu XIAOMI esta desconfigurado para autenticar, pois o provedor lá demora muito para atender, e como mandei o Xiaomi pra lá, e configurei remoto, achei melhor deixar pra autenticar quando viajar pra lá. Segue campos que deve localizar na parte WAN do seu PADAVAN. Pergunte para o seu provedor todas essas configurações, para não ter erro e se sua ONU faz bridge:

Como paliativo, essa rede de Suzano-SP, a ONU é de uma marca diferente, onde subi uma DMZ na área de portas para o IP do XIAOMI (via porta WAN), e dentro da rede local, passando pelo XIAOMI tenho outro DHCP, e nesse momento o roteador da XIAOMI é o principal no acesso remoto. Espero ter ajudado! Abs.

@_gean_

Veja com a TP-Link se contempla manutenção no TP-link WR840N devido aos 5 anos de garantia mesmo ele queimado.

Sobre esse cabo, como usou testador, ligou outros aparelhos, e o cabo é novo... deixe seu TP-link WR849N em modo access point cabeado, conecte na porta LAN (seu TP-link WR849N com mesmo IP do roteador central, ex: suba ela com final .254 ou .253 fixado). Nessa rede tenho 3 roteadores (1 central e 2 access point cabeado), no central determinei que a liberação de IP deve ser acima do 192.168.0.10 (então de 0.1 até .0.10 eu posso usar para sistema de câmeras e outros roteadores que eu quero fixar IP), em verde destaco os roteadores com final 2 e 3, e o principal é final 1.

Aguardo seu retorno.

@Sousukebr

CENÁRIO 1:
Para o que você tem na rede, talvez você tenha que usar VLAN, e forçar seus dispositivos a ficarem em uma VLAN separada.

www.youtube.com/watch?v=EN1PTkNtk60

CENÁRIO 2:
Ligar outro roteador na rede, usando a porta WAN, e sempre que as visitas chegarem, você liga ele.

CENÁRIO 3:
Mesmo que suba um OpenWRT... não terá esse privilégio, pelo menos no OpenWRT para esse TP-Link abaixo, não consegui localizar a opção para subir um novo DHCP:

Nesse cenário do OpenWRT, você pode criar o WiFi convidado, e tentar subir uma máscara de rede que libere uns 2 mil IP's na rede, o que dificultaria a outra pessoa a scannear a rede, principalmente se você subir a faixa 10.x.x.x

Segue overview do OpenWRT com a nova rede criada para os convidados "OpenWrt = SSID", porém todos no mesmo DHCP:

Obrigado pela ilustração, e mesmo assim, já respondi você imaginando esse cenário! Legal que fez isso, que tem gente que explica e não conseguimos compreender o problema. Valeu colega! Abs

@Mks248

Nunca usei essas tomadas para rede cat5e ou cat6, e como os cabos funcionam normalmente sem passar por essas tomadas, sugiro ver algo com o fabricante, se existe alguma limitação.
O Pedro abaixo, sei que montou uma rede toda em cat6, e não sei se usa tomada, seria interessante aguardarmos um posicionamento dele. Talvez seja algo simples, que até eu tenha curiosidade de saber.
A galera abaixo tá sempre respondendo detalhes avançados tanto da parte física, quanto de sistema também.

@neo666 @Pedro Cohen @DuoLEd

@Arris

O tópico é recente, e aos poucos as pessoas vão se acostumando a ajudar aqui! É igual os outros tópicos!

Não sei qual critério usou para algumas coisas ficarem sem solução, porém, eu não escapo de nenhum caso quase! Agora pode ocorrer de ter alguns, pois fico apenas 2 horas por semana aqui no fórum.

Se você tiver conhecimento, ou vontade de aprender, pode tentar ajudar o pessoal aqui, isso já é um ponta pé inicial para o tópico decolar. Igual falei, não estou aqui para ser estrela, afinal, sempre que as coisas ficam tensas, chamo uma galera que sei que manda bem tecnicamente para ajudar no tópico.

[O meu é o problema da rede não pegar 1gbbps]
Mandei um email pro sac da tramontina, e assim que tiver uma resposta posto aqui.

Desculpa a ignorância, mas como faço pra saber onde está com problema no meu teste tracert:

Rastreando a rota para 8.23.25.50 com no máximo 30 saltos

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1
2 6 ms 7 ms 7 ms 10.53.128.1
3 9 ms 9 ms 8 ms bd040072.virtua.com.br [189.4.0.114]
4 10 ms 9 ms 12 ms as3549.pr.ix.br [200.219.140.58]
5 13 ms 13 ms 14 ms ae0-120G.ar4.GRU1.gblx.net [67.16.148.6]
6 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 16 ms 13 ms 13 ms 104.160.152.105
9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 16 ms 17 ms 14 ms 8.23.25.50

Eu não entendo de tracert e não sei onde que deu pau no salto 6,7,9 e 10.

Fala galera, beleza? Não sei se ta na área certa porque nunca li muito esse tópico e achei melhor não criar outro.

Estou de férias na casa dos meus pais aqui em Campo Grande e eles tem NET como internet/TV.

O modem/roteador é um PACE C6500 e pelo que li pelas internetz não é um aparelho muito bom. O pouco tempo que fiquei aqui percebi que o aparelho, depois de ligado por algumas horas, esquenta pra caramba e começa a ter perda de pacotes na rede wifi interna. Para não ter essa perda somente espetando um cabo ethernet no bicho.

Além disso o alcance do mesmo é uma porcaria. Então, gostaria de saber se vocês poderiam me indicar um bom roteador. A casa aqui é um pouco grande e meus pais querem que o sinal pegue no quintal e na área frontal (onde tem rede e umas cadeiras/bancos tipo de praça). Atualmente o roteador fica numa sala e até o quintal são 3 paredes e distância de mais ou menos uns 20m. Lá o sinal fica muito fraco, perto de -75~-80dbM. Já dei uma fuçada no aparelho e dá pra colocar ele somente como modem, dae minha ideia é comprar um roteador que dê um bom alcance e se precisar, um repetidor de sinal.

Eu só não entendo muito de redes e não queria gastar uma grana para não melhorar muita coisa ou até mesmo não melhorar nada.

Da pra fazer isso tudo (comprar um bom roteador + repetidor) por menos de 500 reais?
Abração pessoal.

Pessoal, alguém sabe algum modo de extrair informações do Hardware de um Router ou Modem ? E como eu posso fazer isso ?

Olá, quero comprar 1 c7 pro primeiro andar(onde fica o modem)e 1c5 pro segundo andar, queria saber se consigo configurar eles com uma só rede, como se o c5 repetisse o sinal do c7. Vou tentar passar um cabo, se não conseguir consigo isso via wifi? Sendo o c5 um repetidor né.

Edit: C5 não vou conseguir comprar, vou comprar 1c7 e mais um até uns 200 reais aqui no brasil que eu consiga fazer esse esquema de repetição.

Última edição:
Galera um tio meu tem vivo fibra no apartamento e quer dividir com 3 vizinhos mas estamos com algumas dúvidas. Como é apartamento e ele já tem um fio de internet que vai do aparelho dele até a caixa de passagem central do prédio, se colocasse um hub nessa caixa e puxasse o fio de internet desse hub para que cada vizinho possa ligar o seu próprio roteador funcionaria ?
O esquema ficaria mais ou menos assim:
i77LOx4.png

Funcionaria numa boa configurando tudo certinho ?

J

Eu pensei direitinho aqui e não tenho certeza se o modem em bridge daria certo da forma que você pois na imagem, mas se fosse como eu postei, daria sim.
O ide creio eu é cada um ter sua rede, um não acessando a do outro, então tornaria necessário que os roteadores finais realizassem dhcp.

Você pode até deixar do jeito que você desenhou, porém o roteamento primário seria feito pelo modem da operadora, coisa que geralmente é ruim.

Agora eu fiquei bem curioso... Quando chegar meu outro roteador é meu switch vou testar se o modem em bridge funciona como nesse teu desenho aí

Última edição:
J

Eu pensei direitinho aqui e não tenho certeza se o modem em bridge daria certo da forma que você pois na imagem, mas se fosse como eu postei, daria sim.
O ide creio eu é cada um ter sua rede, um não acessando a do outro, então tornaria necessário que os roteadores finais realizassem dhcp.

Você pode até deixar do jeito que você desenhou, porém o roteamento primário seria feito pelo modem da operadora, coisa que geralmente é ruim.

Agora eu fiquei bem curioso... Quando chegar meu outro roteador é meu switch vou testar se o modem em bridge funciona como nesse teu desenho aí
Eu pensei nesse esquema pois o hub ficaria na caixa de passagem do prédio e como já tem um fio que vai do próprio modem/roteador da vivo pra essa caixa, ficaria mais fácil assim. Mas ao mesmo tempo veio a dúvida se funciona. Vou arriscar comprar o hub e testar pra vê o que vai dar kkk. Valeu

Eu pensei nesse esquema pois o hub ficaria na caixa de passagem do prédio e como já tem um fio que vai do próprio modem/roteador da vivo pra essa caixa, ficaria mais fácil assim. Mas ao mesmo tempo veio a dúvida se funciona. Vou arriscar comprar o hub e testar pra vê o que vai dar kkk. Valeu
Tem que ser um gigabit. Eu comprei o modelo tplink sg 108

Vocês sabem dizer se o switch gerenciável gera DHCP ou então só faz QoS? Eu não comprei o modelo gerenciável sg108E por medo de gerar outra rede interna e não enxergar o compartilhamento do roteador... Mas talvez tenha feito besteira.

De qualquer forma, como atualmente tem estado OK minha rede, o switch mesmo não sendo gerenciável não deve fazer tanta falta.

Vocês sabem dizer se o switch gerenciável gera DHCP ou então só faz QoS? Eu não comprei o modelo gerenciável sg108E por medo de gerar outra rede interna e não enxergar o compartilhamento do roteador... Mas talvez tenha feito besteira.

De qualquer forma, como atualmente tem estado OK minha rede, o switch mesmo não sendo gerenciável não deve fazer tanta falta.

O layer 2 não, mas o layer 3 sim.

Aqui eu uso um layer 2 apenas para distribuir o sinal na rede cabeada e gerenciar as vlans. O roteador faz o resto.

O layer 2 não, mas o layer 3 sim.

Aqui eu uso um layer 2 apenas para distribuir o sinal na rede cabeada e gerenciar as vlans. O roteador faz o resto.
Eu não sei o que são as layers rsrsrs.
Agora que já comprei o não gerenciável, acho que vou ficar com ele mesmo. Infelizmente o padavan não tem QoS nem limite de banda por ip, mas como a minha internet é "alta", não tenho sofrido com ping alto gerado por downloads.

Última edição:
Eu não sei o que são as layers rsrsrs.
Agora que já comprei o não gerenciável, acho que vou ficar com ele mesmo. Infelizmente o padavan não tem QoS nem limite de banda por ip, mas como a minha internet é "alta", não tenho sofrido com ping alto gerado por downloads.

A grosso modo o layer 2 não tem dhcp, e o layer 3 tem dhcp.

A escolha depende do que você vai usar ( e também do bolso).. é sempre bom planejar a rede antes de comprar os equipos. Eu não entendi muito bem o que pretende fazer na sua rede.

A grosso modo o layer 2 não tem dhcp, e o layer 3 tem dhcp.

A escolha depende do que você vai usar ( e também do bolso).. é sempre bom planejar a rede antes de comprar os equipos. Eu não entendi muito bem o que pretende fazer na sua rede.
Eu quero fazer o seguinte :
Modem bridge > roteador que gerencia tudo > switch > computadores e Access point. Como meu roteador não tem QoS nem controle de banda, acho que deveria ter pego um switch com essas funções, mas como havia dito que atualmente não enfrento problema algum, vai ficar na mesma coisa, creio eu.

Eu quero fazer o seguinte :
Modem bridge > roteador que gerencia tudo > switch > computadores e Access point. Como meu roteador não tem QoS nem controle de banda, acho que deveria ter pego um switch com essas funções, mas como havia dito que atualmente não enfrento problema algum, vai ficar na mesma coisa, creio eu.

De repente você pode procurar um fw alternativo pro seu roteador. Mas do jeito que está não vejo necessidade do switch gerenciável.

Users who are viewing this thread

Voltar