Referente ao problema de WiFi, sugiro usar um canal que não esteja poluído (
https://www.acrylicwifi.com/). Sempre use de 3 em 3, ex roteador 1 = canal 3, e depois roteador 2 no canal 6.
Centralizei os roteadores, para obter uma melhor cobertura, sempre!
Uma pergunta, seus roteadores estão recebendo cabos, um do outro? Se sim, aprovete o TP-Link, e configure ele em 40Mhz como access point cabeado, e deixe ele em uma região (como destaquei o meio da casa com a propagação de sinal em azul), e os que estão em verde, são os 2 Xiaomi, com 20Mhz ligados no 2.4Ghz.
Ambos roteadores devem respeitar:
- roteador 1 (canal 1);
- roteador 2 (canal 3);
- por fim, roteador 3 (canal 6);
Se mesmo assim der problema, use 1, 7 e 11 (pra ficarem afastados). Deixe todos no mesmo DHCP.
Referente ao problema de autenticação, como paliativo, eu subi uma DMZ na ONU, e fixe o IP do roteador central (XIAOMI), usando a opção IP estático. Depois dessa configuração, não tenho problema de NAT/UPnP na rede, e delego a autenticação para a ONU, mesmo ela com o DHCP ligado, não irá usar nada disso nela, pois seu IP do roteador central estará fixado nele próprio.
@.Gui
Se o uso for intenso, sua rede deve cair por vários motivos, segue os principais:
- Limitação de hardware do roteador;
- Muitos usuários usando, onde sua rede necessita pelo menos de um dual-band;
- Entre outros fatores, como firmware, temperatura, desligamento de syslog e etc.
Um roteador para um apartamento desse tamanho, para 10Mbps, sugiro um de 5dBi (2.4ghz) e 6dBi(5ghz), mais detalhes de como escolher um roteador bom, acesse o tópico logo abaixo. Nesse tópico o moderador não permite sugerir roteadores, pois ele envolve apenas configurações de rede local:
entre nesse tópico
IMPORTANTE:
As aplicações mais sensíveis, como XBOX (deve utilizá-lo) via cabo de rede, para estressar menos o WiFi do roteador, e deve estar com UPnP ligado, e se as sessões de jogos online cair, realizar as configurações de portas em redirecionamento de portas (port forwarding ou virtual server). Segue portas:
https://support.xbox.com/pt-BR/xbox-one/networking/network-ports-used-xbox-live
OBS: Lembre-se que o XBOX deve ficar em um IP fixo, e via cabo também, pois além de estressar menos, esse roteador que usa, por não ser dual-band e nem MU-MIMO, irá continuar perdendo as conexões, mesmo que tenha WMM/QoS em tráfego via WiFi.
Complementando, os celulares, devem rodar em 5Ghz no novo roteador! Sucesso! O seu modem de internet esta em bridge ou ele faz o DHCP? Se sim, qual o modelo dele? Ele tem status de uptime de autenticação ?
@YSilli
Vou mostrar o meu cenário aqui com uma ONU Fiberhome (rede Maringá-PR), aqui eu pego a VLAN dela:
Aqui na mesma ONU, mostro como é feito o PPPoE com a VLAN na ONU:
Já na rede de Suzano/SP observe que meu XIAOMI esta desconfigurado para autenticar, pois o provedor lá demora muito para atender, e como mandei o Xiaomi pra lá, e configurei remoto, achei melhor deixar pra autenticar quando viajar pra lá. Segue campos que deve localizar na parte WAN do seu PADAVAN. Pergunte para o seu provedor todas essas configurações, para não ter erro e se sua ONU faz bridge:
Como paliativo, essa rede de Suzano-SP, a ONU é de uma marca diferente, onde subi uma DMZ na área de portas para o IP do XIAOMI (via porta WAN), e dentro da rede local, passando pelo XIAOMI tenho outro DHCP, e nesse momento o roteador da XIAOMI é o principal no acesso remoto. Espero ter ajudado! Abs.
@_gean_
Veja com a TP-Link se contempla manutenção no TP-link WR840N devido aos 5 anos de garantia mesmo ele queimado.
Sobre esse cabo, como usou testador, ligou outros aparelhos, e o cabo é novo... deixe seu TP-link WR849N em modo access point cabeado, conecte na porta LAN (seu TP-link WR849N com mesmo IP do roteador central, ex: suba ela com final .254 ou .253 fixado). Nessa rede tenho 3 roteadores (1 central e 2 access point cabeado), no central determinei que a liberação de IP deve ser acima do 192.168.0.10 (então de 0.1 até .0.10 eu posso usar para sistema de câmeras e outros roteadores que eu quero fixar IP), em verde destaco os roteadores com final 2 e 3, e o principal é final 1.
Aguardo seu retorno.
@Sousukebr
CENÁRIO 1:
Para o que você tem na rede, talvez você tenha que usar VLAN, e forçar seus dispositivos a ficarem em uma VLAN separada.
www.youtube.com/watch?v=EN1PTkNtk60
CENÁRIO 2:
Ligar outro roteador na rede, usando a porta WAN, e sempre que as visitas chegarem, você liga ele.
CENÁRIO 3:
Mesmo que suba um OpenWRT... não terá esse privilégio, pelo menos no OpenWRT para esse TP-Link abaixo, não consegui localizar a opção para subir um novo DHCP:
Nesse cenário do OpenWRT, você pode criar o WiFi convidado, e tentar subir uma máscara de rede que libere uns 2 mil IP's na rede, o que dificultaria a outra pessoa a scannear a rede, principalmente se você subir a faixa 10.x.x.x
Segue overview do OpenWRT com a nova rede criada para os convidados "OpenWrt = SSID", porém todos no mesmo DHCP:
Obrigado pela ilustração, e mesmo assim, já respondi você imaginando esse cenário! Legal que fez isso, que tem gente que explica e não conseguimos compreender o problema. Valeu colega! Abs
@Mks248
Nunca usei essas tomadas para rede cat5e ou cat6, e como os cabos funcionam normalmente sem passar por essas tomadas, sugiro ver algo com o fabricante, se existe alguma limitação.
O Pedro abaixo, sei que montou uma rede toda em cat6, e não sei se usa tomada, seria interessante aguardarmos um posicionamento dele. Talvez seja algo simples, que até eu tenha curiosidade de saber.
A galera abaixo tá sempre respondendo detalhes avançados tanto da parte física, quanto de sistema também.
@neo666 @Pedro Cohen @DuoLEd
@Arris
O tópico é recente, e aos poucos as pessoas vão se acostumando a ajudar aqui! É igual os outros tópicos!
Não sei qual critério usou para algumas coisas ficarem sem solução, porém, eu não escapo de nenhum caso quase! Agora pode ocorrer de ter alguns, pois fico apenas 2 horas por semana aqui no fórum.
Se você tiver conhecimento, ou vontade de aprender, pode tentar ajudar o pessoal aqui, isso já é um ponta pé inicial para o tópico decolar. Igual falei, não estou aqui para ser estrela, afinal, sempre que as coisas ficam tensas, chamo uma galera que sei que manda bem tecnicamente para ajudar no tópico.