[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Pessoal,
Preciso de 6 portas LAN para meus equipamentos, e estou em dúvida qual a melhor configuração pra usar na rede:
Meu modem NET tem 4 portas gigabit, estava pensando em ligar um router TP-LINK 1043ND v1 que tenho no modem pra usar 3 portas do modem e 3 portas do router.
O router ficaria em bridge, com dhcp desativado e o modem distribuiria os IPs.
Modem com WIFI desligado. WIFI vai ser do router (só para os telefones e tablets).
Ou seria melhor eu comprar um Switch de 8 portar e ligar os cabeados nele, deixando o router apenas pra WIFI ?
Tinha pensado nesse Switch https://www.kabum.com.br/produto/71687/switch-8-portas-tp-link-10-100-1000-gigabit-tl-sg1008d
Se entendi bem sua ideia é usar o 1043ND apenas como Access Point, certo? Não tem porque dar errado.

Apenas certifique-se de fazer a configuração correta para evitar problemas (fixar ip, desativar dhcp, etc.) e leve em consideração que para fazer a conexão entre o modem da NET e o roteador vc irá "perder" uma porta LAN de cada um, então seu raciocínio de utilizar 3+3 está corretíssimo, vc consumirá as 4 portas LAN de cada equipamento e a porta WAN/Internet do Roteador não será usada.

Caso faça cópias grandes entre dispositivos (desktop para desktop, NAS para desktop, etc.) procure conectá-los ao mesmo dispositivo, assim evitará eventuais gargalos na porta de interconexão entre eles, caso o foco seja apenas o acesso à internet e arquivos menores pode desconsiderar isso.

O switch não é requisito e nem ficará melhor/pior mas também é uma boa alternativa, tenho um TL-SG1005D (5 portas) em um quarto/escritório que é justamente o local onde tenho os maiores picos de uso da minha rede (Desktop + NAS) e o desempenho dele é excelente.

[]'s

DICAS DE DIAGNÓSTICO EM GERAL EM SUA REDE E CONFIGURAÇÃO DA SUA REDE:

- Revisar se o seu driver da placa de rede está comprometido por causa de alguma atualização do Windows, ou algo do tipo; Tem situações que passei que o VMware, VirtualBox, Hamachii e entre outros que criam placa de rede virtual causaram conflito no Windows e geram pequenas quedas de rede apenas no meu PC ao decorrer do dia;

- Verificando pacotes perdidos entre seu PC (com cabo de rede) e o Modem (https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_utilizar_o_MTR);

- Quando você POSSUI VÁRIOS ROTEADORES NA REDE isso é bom para balancear a carga do processamento do WiFi para os outros, porém quando você abre outros IP's individuais para cada roteador, você começa a criar problemas de NAT (quedas em sessão de jogos, ligações engasgando e etc...) para todos os roteadores que se conectam no servidor; Recomendamos usar uma faixa de IP (apenas um servidor DHCP), seja o DHCP no seu modem da operadora, ou em um roteador central com o modem em BRIDGE;

- Tem pessoas que possuem o DHCP do modem ativo, e abrem outro RANGE para o roteador central, e nesse caso, além de fixar o IP do roteador central no DHCP do modem central, deve realizar a DMZ (delegar 100% da abertura de portas para o roteador central) pra ele;

- Com mais de um roteador WiFi na rede, é possível manter uma ligação sem cair, usando o ROAMING WiFi, justamente cada roteador tem (mesmo nome de WiFi, senha e criptografia), só o que muda é o canal de transmissão (tem que configurar de 1 a 11), para identificar o melhor canal para suas antenas, utilize o programa Acrylic WiFi. É importante cada roteador da sua rede ficar 2 canais distante um do outro para não ter interferência (jamais os canais devem ser iguais). O legal dessa configuração que você andando pela casa consegue manter a ligação (jogos via celular o risco é de 99,99% de cair, então é importante manter a partida no mesmo lugar);

- Ao ter mais de uma antena na rede, é importante que tenha um cabo de rede chegando em cada uma delas, similar a como funciona com as antenas de celulares (chega cabeamento em cada uma). Utilizar o WDS é manter os problemas piores para quem não esta no WiFi central, e fora que isso arrebenta com o processamento do roteador central; Imagine que na outra extremidade tem uma antena captando sinal, e você joga toda vez das 19h até às 22h, justamente no prédio ou casa, usam o microondas (se for via 2.4Ghz o WiFi), com certeza vai cair ou ficar lento;

- Se você tem um comércio, e deseja aumentar o número de IP's para sua rede, deve contratar um profissional qualificado para ajustar sua máscara de rede, e até mesmo subir VLAN's através do DHCP para cada setor (ex: computadores da sua empresa, clientes que se conectam e etc...), mais informações sobre segmentar redes, clique aqui;

- Os famosos travamentos de roteador/modem eles tem diversas causas, uma das principais é o SYSLOG (onde temos um tópico dedicado a esse assunto), e entre outros fatores como (sistema do equipamento com falha conhecida e precisa ser atualizado, a potência do processamento não suporta muitas pessoas e deve ser atualizado, uso agressivo por alguns usuários e nesse caso deve ser colocado um equipamento que consiga limitar ele quando outras pessoas estiverem usando;

- Qualidade do acesso com CABO DE REDE e Sem-Fio: Medir sempre com o MTR se sua rede local via cabo não esta perdendo pacote, verificar se sua rede WiFi o canal de transmissão tá automático, se tiver um WiFi com 5Ghz (dualband), deixar para (jogos via celular, TV's e transmissões ao vivo do celular). Não para por aí, se sua internet é de 100Mbps, não se limite a utilizar cabo de rede cat5, tente migrá-los para cat5e e cat6 (que atendem velocidades de rede local de 1Gbps); Via cabo tenha o QoS (divisão em tempo real dos acessos) ligado, e o WMM (prioridade do que tem relação com ligações e vídeos via WiFi) sempre ativo, pois se alguém estiver baixando algo e o WMM estiver desligado, vai sentir a falta de qualidade;

- É importante manter tudo da rede sempre atualizada, principalmente se o seu modem tem acesso remoto, pois se alguém estiver acesso ao seu modem, pode trocar o seu DNS e fazer diversas coisas para complicar seus acessos; Troque todos os usuários administrativos de modem e roteador da rede! Sempre mantenha eles com acesso na porta 443 (HTTPS), assim o risco de alguém querer pegar sua senha na sua própria rede local diminui;
Sempre que tiver uma lentidão no acesso considere todas as possibilidades, até mesmo de um computador ou celular infectado;

- Para identificar problemas de baixa velocidade, é preciso desligar todo mundo da rede caso não tenha um roteador ou modem que mostra a taxa de utilização de uso real; Problemas de baixa velocidade ocorrem boa parte das vezes no horário de pico (principalmente em provedores regionais); Entenda que nem todo o provedor (seja ele grande ou pequeno), tenha a capacidade de assumir uma falha pontual (como queda de alguma sistema, os links de internet deles ficarem sobrecarregados por algum momento e etc...), esses problemas o nível de transparência é baixo em alguns provedores. Por fim, tem vezes que você tem um vizinho acessando sua rede, e para identificar isso leita logo abaixo ferramentas para diagnóstico de rede.

- MTU, ainda estou lendo à respeito, e aqui vai uma explicação à respeito;

- A intensidade do WiFi tem muita relação com conseguir chegar no máximo de velocidade, e pra isso acontecer, ou deve instalar mais roteadores (recebendo cabeamento) pela casa, ou até mesmo comprar roteadores que seja possível trocar a antena (em alguns casos pode ganhar de 20 até 50% de sinal a mais).

Sim sim, atualizado o firmware e o problema sumiu. Estou utilizando o QoS e está 100% de boas agora. Fixei apenas o IP do meu PC e Celular, 192.168.1.100/192.168.1.101 e apliquei o QoS nos ips 192.168.1.102 até 192.168.1.199.

Última edição:
QUALIDADE DO ACESSO - Dividindo a Internet com Controle de Banda, QoS e WMM

A importância de um desses recursos na rede é fatal para situações como jogos online (multiplayer), ligações (vídeo ou áudio), transmissões ao vivo (youtube, twitch e etc...) e até mesmo o carregamento de vídeo.

Tem usuários agressivos que usam o Torrent várias coisas ao mesmo tempo, e acabam tendo acesso "total" da internet no computador deles, dessa forma afetando os serviços acima, e prejudicando todo mundo. Maior parte dos usuários que usam essa ferramenta na sua rede, sabem que é possível limitar a taxa de download (baixar) e upload (envio), e raramente eles usam! Esse post é dedicado a esses espertinhos!

CONTROLE DE BANDA - Você fixa a velocidade para a rede

Ultimamente venho percebendo apenas o Controle de Banda em muitos roteadores básicos! Ele pergunta qual a velocidade da sua internet, regras para estipular qual velocidade para um determinado bloco de IP's, e quais podem ficar livres dessa regra! Isso é bom apenas para travar usuários agressivos (isolar ele)!

Nessa imagem em um TP-Link, você deve habilitar o controle de banda, e em seguida falar a velocidade da sua Internet em Kbps, então se você tiver 15Mbps de internet, faça a conta 15 x 1024 = 15.360Kbps, em resumo cada 1Mbps = 1.000Kbps:

Agora ao entrar em Rule List, você determina quais IP's vão passar por uma regra. Na imagem do IP (inicio) 192.168.0.145 até o IP (fim) 192.168.0.159 tem uma regra de 1.024Kbps para (Download e Upload) quando esses IPs utilizarem as portas 200 até 1.300:

Ao clicar em modificar a regra, vemos por dentro as configurações das portas, limitação de velocidade, se a regra esta ativada, e a parte de protocolo, esta configurado para tudo (TCP e UDP).

Se seu roteador central possui apenas o Controle de Banda e você utiliza jogos, chamadas de vídeos ou faz transmissões ao-vivo, é importante fixar o seu no DHCP, e realizar a regra acima para os outros IP's da rede não afetarem você.

Vamos mais a fundo, ex: você tem 10Mbps = 10.240 Kbps DOWNLOAD e 700Kbps de Upload, e você descobriu que bem no momento da sua partida seu jogo cai por falta de internet livre (começa a apresentar lags, ping alto, ou quedas constantes). Você descobriu que seu PC apenas com o jogo ligado usa a quantidade de internet exibida abaixo (DOWNLOAD 800Kbps e 24Kbps de UPLOAD):

Crie essa regra para limitá-los em 9Mbps = 9.216Kbps DOWNLOAD (é o que precisa para jogar) e 600Kbps (pois você usa 24Kbps), dessa forma, você fora da regra, sendo o IP 192.168.0.9, estará fora da rede que tem INICIO no 192.168.0.10 e termina no 192.168.0.254 (onde podem usar apenas 9Mega do Download e 600Kbps do upload):

Para acessar todas as funções do TP-Link TL-WR740N (http://www.tp-link.com.br/resources/simulator/EMULATOR_wr740nv7_eu/userRpm/Index.htm).

QUALIDADE DO SERVIÇO (QoS = Quality of Service) ou NAT BOOST - Velocidade 100% flexível, porém com regras de prioridade do tráfego para jogo (por exemplo)

Na antiga geração de roteadores domésticos Linksys by Cisco, chamávamos de QoS, e hoje em dia vemos o NAT BOOST (impulsionar determinado serviço a ter prioridade de internet).

Diferente do Controle de Banda o QoS/ NAT BOOST, sua internet fica 100% da velocidade acessível, e podendo aplicar regras em diferentes lugares ethernet, portas de serviços e etc..). É muito comum para quem joga aplicar regra de UD

Lembro que na época da Cisco era possível aplicar QoS mais a fundo, sendo na porta ethernet, como definir prioridade de aplicações (que rodam em tais portas), além de especificar o IP. O legal do QoS dos tempos de Linksys by Cisco, se você aplicasse uma regra para determinadas aplicações, você não precisava limitar a velocidade pra cada um.

Abaixo um Linksys antigo, na parte de QoS você podendo dar prioridade para um PC, ou até mesmo limitar aquele irmão que usa torrent agressivamente, ou limitar o roteador do escritório (que passa pela porta ethernet X), e por fim, priorizar os acessos aos jogos (clicando em optimize gaming applications):

Firmware Online: http://ui.linksys.com/WRT54G2/1.5.00/qos.htm

OBS: Atualmente a empresa LINKSYS não faz mais parte da Cisco! A Cisco continua com o projeto usando a categoria "small business", com equipamentos com valores acessíveis.

No Archer C8, a TP-Link liberou o uso de QoS + NAT BOOST. No cenário do print abaixo o dono da rede tem prioridade MÁXIMA para o jogo LoL:

Você mesmo classifica o que é prioridade para sua rede e pode até modificar que mais que 50% da velocidade fique dedicada para o LoL. Explore mais funções desse roteador acessando (http://www.tp-link.com/resources/simulator/c8v4_eu_us_webpages/index.html).

Afinal o que é NAT BOOST (termo usado pela TP-Link) ou GAME BOOST (usado pela ASUS), boost significa impulso (nesse contexto imagino que significa impulsionar, meio que apertar o turbo). A TP-Link diz que ao ativar o NAT BOOST, você aumenta o throughput (taxa de transferência) aumenta, e nada mais é que um QoS com um "PLUS" a mais!
O que me deixa confuso é que esse recurso não esta disponível em roteadores novos da TP-LINK, como o monstruoso AC3200 (https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_Archer_C3200).

Segue firmware V1 dele (porém outras versões também não possui) http://www.tp-link.com.br/resources/simulator/AC3200V1_Simulator/index.htm

Falando em ASUS, o GAME BOOST utiliza a rede GPN (gamers private network), onde é alimentada pela WTFast (www.wtfast.com), para escolher o caminho (rota) mais rápida para chegar ao seu servidor de jogos (diminuindo assim o seu PING), sem necessitar ficar reclamando para o provedor e amigos que sua internet não é boa para jogos (como exemplo quem tem internet da Oi, sabe que rotas internacionais oscilam muito, como experiência no GameRanger).

Vale ressaltar que o WTFast (www.wtfast.com) é um software e você pode pagar pela licença sem utilizar o roteador da ASUS (porém ficará limitado ao seu computador)!
Somente com o roteador da ASUS é possível você diminuir a latência de 100% dos seus jogos em video-games e computadores na sua rede.

Para finalizar o assunto de WTFast, segue algo importante para ser explorado por vocês, que é a comparação dessa ferramenta por outras alternativas:

OBS: Olhando vídeos no Youtube, observei que tem uma ferramenta chamada NoPing Game Tunnel (https://nptunnel.com/), que faz algo parecido com o WTFast.

O GameBoost da ASUS abre também espaço para o LAN Boost, que visa priorizar o tráfego para diversos serviços e como prioridade, os jogos!

A sessão Adaptive QoS (que não esta dentro de Game Boost), tem o painel que inclui todos os tipos de configurações de divisão de acessos (incluindo WMM, QoS, Controle de banda e muito mais): http://demoui.asus.com/QoS_EZQoS.asp

ASUS RT-AC5300

Hardware - https://wikidevi.com/wiki/ASUS_RT-AC5300
Preço estimado BR: R$ 3.362,11 GB (China): R$ 1.001,57

Se for levar em consideração o hardware, eu escolheria o (https://wikidevi.com/wiki/Xiaomi_MiWiFi_3G), que custa R$ 130,00 (cotação de hoje), porém você não terá acesso ao WTFast e outros recursos avançados de QoS no firmware da XIAOMI, porém o firmware LEDE Luci (antigo OpenWRT) esta caminhando para o firmware ficar completo, e na versão snapshot (versão que pode conter bugs), já é possível usar QoS. Até o momento temos um caso de uptime de 4 dias com um colega no tópico de FIRMWARE Alternativo.
Com o QoS para o seu computador e vídeo-game, você consegue facilmente diminuir o gargalo do uso da velocidade, e só cai na questão da rota do jogo que é bem explorado no ASUS.

Artigos sobre NAT BOOST e throughput:
http://screenshots.portforward.com/routers/TP-Link/Archer_C9/NAT_Boost.htm
http://academiaccna.com.br/word/?p=126

Artigos sobre QoS:
https://imasters.com.br/artigo/1301...basicos-de-qos?trace=1519021197&source=single
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp
https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh831679(v=ws.11).aspx
http://www.hardware.com.br/tutoriais/qos/

PRIORIDADE DOS ACESSOS VIA WIFI - WMM - QoS via Wireless ou Wi-Fi Multimídia

Basicamente seria um QoS voltado para WiFi, porém automático para voz, vídeo e se esforça ao máximo para manter a divisão correta dos acessos (https://www.linksys.com/br/support-article?articleNum=137084), como afirma a Cisco, quando elaborou esse artigo para o Linksys WET610N.

Seja no seu modem da operadora com WiFi, ou no seu roteador central, esse recurso é extremamente importante! Atualmente uso o Mitrastar dsl-2401hn-t1c-nv (VDSL2 - VIVO - 25Mbps), e quando meu irmão baixa torrents, automaticamente o WMM da Mitra barra ele (o mesmo ocorre em outras marcas).

Até o momento só senti dificuldade de segurar apenas o JDOWNLOADER (sistema de download) que sai atropelando tudo e rouba 100% dos acessos, mesmo com o WMM ativo! Mesmo assim, nada que um Controle de banda apenas para o IP dele, né pessoal?

No TP-Link Archer C8, temos a função ativada por padrão no 2.4Ghz/5Ghz (dentro de Advanced > System Tools):

Link de acesso ao firmware: http://www.tp-link.com/resources/simulator/c8v4_eu_us_webpages/index.html

Na Linksys antigamente era possível determinar qual o tráfego era prioridade em sua rede (dessa forma podendo não deixar um JDOWNLOADER) arrebentar sua conexão:

Link do firmware online: http://ui.linksys.com/WET610N/1.0.05/station/wmm.html

Mesmo hoje em dia não tendo configurações detalhadas do WMM, o roteador tendo QoS com NAT BOOST, automaticamente você consegue limitar os "espertinhos" da rede.

ATENÇÃO: Esse artigo pode conter erros de português ou técnicos, estou editando aos poucos.

Hoje liguei pro meu provedor local de fibra e pedi acesso ao router deles para abrir as portas de algumas aplicações. Mas eles não me deram a senha e ofereceram DMZ para o meu tp link 4300, e assim foi feito ocorre que as portas que eu quero usar em um p2p nos teste continuam fechadas. Alguma dica? O UPnP está ativo no 4300 e nas aplicações como torrent e outros.

Obs. Após o DMZ aplicado o youtube bate 34xxxkbps, antes não passava de 17xxxkbps. Tem algo relativo ao DMZ ou é apenas coincidencia?

Última edição:
Hoje liguei pro meu provedor local de fibra e pedi acesso ao router deles para abrir as portas de algumas aplicações. Mas eles não me deram a senha e ofereceram DMZ para o meu tp link 4300, e assim foi feito ocorre que as portas que eu quero usar no emule nos teste cntinuam fechadas. Alguma dica? O UPnP está ativo no 4300 e nas aplicações como qtorrent e emule.

Obs. Após o DMZ aplicado o youtube bate 34xxxkbps, antes não passava de 17xxxkbps. Tem algo relativoao DMZ ou é apenas coincidencia?

@Eri Deejay - ainda estou para montar o tutorial sobre portas, se não se importar, consegue subir um VirtualBox com LINUX, e rodar o tcptraceroute -P4300 IP_DESTINO até um salto acima da saída do seu provedor?

Se não tiver como, pode rodar um telnet em cada salto e mostrar os resultados? O telnet que aparece com _ mostra que a porta 80 esta aberta no 15.1, e no segundo telnet para a porta 8080, fala que não tá aberta:

Seu provedor aplica CGNAT? Se sim, tem problemas com jogos?

Sobre o UPnP tem hora que pode bugar! Depois que ele subiu a DMZ, você reiniciou o roteador?

Se for jogo que esteja tentando melhorar, procure a opção de port forwarding para games, como no meu modem da VIVO:

Outra questão que envolve o port forwarding, seria aplicar a abertura manual em cima das portas que sua aplicação abre dentro de UPnP (lá mostra as portas que usam). No meu modem da VIVO ele me mostrou que eu usando a mesma aplicação GameRanger, tinha portas diferentes, e o UPnP bugava as vezes e me dava problema de NAT. Após reforçar dessa forma, melhorou o acesso:

OBS: Ainda não escrevi sobre UPnP, NAT, Port forwarding, e espero que minha sugestão não esteja errada. Sucesso nas suas configurações!

@Eri Deejay - ainda estou para montar o tutorial sobre portas, se não se importar, consegue subir um VirtualBox com LINUX, e rodar o tcptraceroute -P4300 IP_DESTINO até um salto acima da saída do seu provedor?

Se não tiver como, pode rodar um telnet em cada salto e mostrar os resultados? O telnet que aparece com _ mostra que a porta 80 esta aberta no 15.1, e no segundo telnet para a porta 8080, fala que não tá aberta:

Sobre o UPnP tem hora que pode bugar! Depois que ele subiu a DMZ, você reiniciou o roteador?

Se for jogo que esteja tentando melhorar, procure a opção de port forwarding para games, como no meu modem da VIVO:

Outra questão que envolve o port forwarding, seria aplicar a abertura manual em cima das portas que sua aplicação abre dentro de UPnP (lá mostra as portas que usam). No meu modem da VIVO ele me mostrou que eu usando a mesma aplicação GameRanger, tinha portas diferentes, e o UPnP bugava as vezes e me dava problema de NAT. Após reforçar dessa forma, melhorou o acesso:

OBS: Ainda não escrevi sobre UPnP, NAT, Port forwarding, e espero que minha sugestão não esteja errada. Sucesso nas suas configurações!

Fui ler sobre essa aplicação (não posso mencionar o nome devido as regras do fórum), e tem um artigo deles que pode te ajudar (fala sobre todas as portas que deve abrir, além de deixar a tarefa com o UPnP). Criei o print do resultado do Google:

Outra dúvida, como esta configurada sua rede? Todos PC's no mesmo range de IP? Tá passando por algum roteador antes de chegar no roteador central da sua rede?

Fui ler sobre essa aplicação (não posso mencionar o nome devido as regras do fórum), e tem um artigo deles que pode te ajudar (fala sobre todas as portas que deve abrir, além de deixar a tarefa com o UPnP). Criei o print do resultado do Google:

Outra dúvida, como esta configurada sua rede? Todos PC's no mesmo range de IP? Tá passando por algum roteador antes de chegar no roteador central da sua rede?

Sobre o Youtube, perdão, não consegui compreender muito bem seu relato, pode reescrever seu problema à respeito?

Posso sim, mas farei mais tarde(hoje) quando estiver no notebook...

@ScrooW alguma novidade da TP-Link sobre o caso?

Existe um LEDE para o seu roteador, porém v1, e o seu é v4. Pode perguntar para o pessoal do LEDE se vão desenvolver um LEDE para o seu:

https://forum.lede-project.org/t/tp-link-archer-c20-v1-build/5114

@ts_b0b

Minha Rede = ONU em Bridge > router do provedor intelbras IP 10.0.0.1 > Tp link WDR4300 IP 192.168.0.1 LAN e na WAN 10.0.0.2.

Em relação ao youtube, não é um problema. Apenas uma curiosidade pois após ser aplicado o DMZ, nas estatisticas para nerds atinge 34xxxKbps antes não passava de 17xxx.

Farei os telnets assim que possivel e te passo.

@ts_b0b

Minha Rede = ONU em Bridge > router do provedor intelbras IP 10.0.0.1 > Tp link WDR4300 IP 192.168.0.1 LAN e na WAN 10.0.0.2.

Em relação ao youtube, não é um problema. Apenas uma curiosidade pois após ser aplicado o DMZ, nas estatisticas para nerds atinge 34xxxKbps antes não passava de 17xxx.

Farei os telnets assim que possivel e te passo.

Sobre essa mudança de velocidade do Youtube, até o momento não identifiquei nenhuma documentação em relação a DMZ melhorar o Youtube!
O provedor relata que tem relação? Será que era algum traffic shapping e agora pararam?
Isso tem forte relação com servidor de cache recém instalado dentro do seu provedor, fazendo ponte com o PTT, e etc... Pode ser que o roteamento tenha melhorado também, acesse esse link
(http://redirector.c.youtube.com/report_mapping) e envie print para o tópico [TÓPICO DEDICADO] Pequenos Provedores de Internet Fibra óptica, lá é dicado a todo tipo de acesso que sai da sua rede:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...dores-de-internet-fibra-optica.608251/page-65

Aproveite e envia um MTR para o Youtube também no tópico de Pequenos Provedores! Informe também o modelo da sua ONU. Não sei que frescura é essa dos provedores bloquearem acesso a ONU! Eu tenho acesso a minha, subi até uma DMZ nela (em breve vou colocar um artigo lá nos pequenos provedores).

A DMZ o seu provedor então subiu no Intelbras para o IP do seu TP-Link?

Sobre o Youtube, perdão, não consegui compreender muito bem seu relato, pode reescrever seu problema à respeito?

@ScrooW alguma novidade da TP-Link sobre o caso?

Existe um LEDE para o seu roteador, porém v1, e o seu é v4. Pode perguntar para o pessoal do LEDE se vão desenvolver um LEDE para o seu:

https://forum.lede-project.org/t/tp-link-archer-c20-v1-build/5114

Nada ainda, amanhã entrarei em contato novamente.

Vou tentar perguntar...

QUALIDADE DO SERVIÇO (QoS = Quality of Service) ou NAT BOOST - Velocidade 100% flexível, porém com regras de prioridade do tráfego para jogo (por exemplo)

Muito oportuno esse tema.

A gente aqui começa a tratar de um probleminha bem chato nessas situações, que não tem a ver com a capacidade do link como se costuma pensar e sim com a questão de quem tem prioridade sobre quem em termos de latência. Isso é conhecido como bufferbloat. Quando o link está em idle, a latência é excelente, mas basta botar o link em carga (as vezes nem precisa ir a 100%) e você ferra com a latência.

Além do QoS, uma proposta interessante (e na verdade como alternativa ao próprio QoS) que eu vejo em firmwares alternativos como o LEDE (e o OpenWRT) é uso de Smart Queue Management (SQM). O wiki do LEDE tem uma boa dose de informações à respeito: https://lede-project.org/docs/user-guide/sqm

Eu realmente gostaria de ver alguns testes aqui no fórum mostrando se no final das contas se consegue mesmo melhorar a performance nessas situações, fica aí de sugestão.

ROUBO DE WIFI - VIA iOS e Android instalar o FING, ou no Windows usar NMAP ou Advanced IP Scanner (você consegue ver todo mundo que esta conectado); Nessa etapa é importante mudar a senha e deixar o WiFi configurado sempre em WPA2;

Acredito que você pode verificar isso sem precisar dessas ferramentas, boa parte dos roteadores reportam o histórico de dispositivos conectados nas configurações. Uma outra sugestão seria não exagerar na potência d wifi. Faça com que ele chegue bem apenas nos ambientes dentro da sua casa. Acredito que o uso da frequência de 5 GHz ajude nisso, já que ela tem uma maior dificuldade em passar obstáculos.

Muito oportuno esse tema.

A gente aqui começa a tratar de um probleminha bem chato nessas situações, que não tem a ver com a capacidade do link como se costuma pensar e sim com a questão de quem tem prioridade sobre quem em termos de latência. Isso é conhecido como bufferbloat. Quando o link está em idle, a latência é excelente, mas basta botar o link em carga (as vezes nem precisa ir a 100%) e você ferra com a latência.

Além do QoS, uma proposta interessante (e na verdade como alternativa ao próprio QoS) que eu vejo em firmwares alternativos como o LEDE (e o OpenWRT) é uso de Smart Queue Management (SQM). O wiki do LEDE tem uma boa dose de informações à respeito: https://lede-project.org/docs/user-guide/sqm

Eu realmente gostaria de ver alguns testes aqui no fórum mostrando se no final das contas se consegue mesmo melhorar a performance nessas situações, fica aí de sugestão.

Acredito que você pode verificar isso sem precisar dessas ferramentas, boa parte dos roteadores reportam o histórico de dispositivos conectados nas configurações. Uma outra sugestão seria não exagerar na potência d wifi. Faça com que ele chegue bem apenas nos ambientes dentro da sua casa. Acredito que o uso da frequência de 5 GHz ajude nisso, já que ela tem uma maior dificuldade em passar obstáculos.

@Internet valeu pelas dicas, amanhã vou analisar os detalhes de tudo para atualizar aqui. Sobre o SQM, tem um amigo aqui do fórum que tá pra começar os testes no MI-R3G.

Isso, fixou O IP 10.0.0.2 fazendo DMZ no intelbras.

@Eri Deejay sobre seu caso, assim que enviar os resultados, já analisamos o que ocorre! :)

@Internet valeu pelas dicas, amanhã vou analisar os detalhes de tudo para atualizar aqui. Sobre o SQM, tem um amigo aqui do fórum que tá pra começar os testes no MI-R3G.

@Eri Deejay sobre seu caso, assim que enviar os resultados, já analisamos o que ocorre! :)

@Internet tentei mandar inbox e não consegui! :(
O que acha de explorar essa parte de SQM ? Criar um post aqui explicando 100%, tipo um post SQM vs QoS? Ae já faço o link para o seu post lá na página inicial! É que tô criando os conteúdos de outras partes, e esses para usuários experts, uma hora chego lá. Mesmo assim, é importante um conteúdo desse, pois aumenta e muito o nível do tópico! Parabéns pela iniciativa! O @edud2k pretende explorar o SQM em breve no MI-R3G (tá com FW LEDE LuCI)!

Parabéns ts_b0b, tópico muito bem feito e com muitas informações. Não sei se você lembra do meu caso, tenho um Archer c60 e estava tentando fazer o controle de banda. Eu tentei usar o QoS mas aparamente ele não funciona.
Eu jogo cs go, e tudo funciona perfeitamente até alguém aqui de casa abrir o netflix/youtube entre outras coisas. Vou ler sobre a firmware alternativa. De qualquer forma, você tem alguma dica para configurar o QoS ?

Parabéns ts_b0b, tópico muito bem feito e com muitas informações. Não sei se você lembra do meu caso, tenho um Archer c60 e estava tentando fazer o controle de banda. Eu tentei usar o QoS mas aparamente ele não funciona.
Eu jogo cs go, e tudo funciona perfeitamente até alguém aqui de casa abrir o netflix/youtube entre outras coisas. Vou ler sobre a firmware alternativa. De qualquer forma, você tem alguma dica para configurar o QoS ?

Seu roteador possui QoS (na minha opinião o melhor para dividir internet = porém é o mais pesado para performance do roteador), criamos esse tópico abaixo, que até menciono algo sobre jogos também:
QoS, Controle de Banda, WMM, NAT BOOST, LAN BOOST e GAME BOOST - Divisão justa da velocidade da internet

Você me mandou um inbox, parece que manja... eu ia sugerir para você fixar seu IP no DHCP (o do seu PC com CS) e ia falar para ir no QoS e deixar uns 70 a 80% com ele:

FIRMWARE Online - http://www.tp-link.com.br/resources/simulator/C60/index.html

Seu roteador possui QoS (na minha opinião o melhor para dividir internet = porém é o mais pesado para performance do roteador), criamos esse tópico abaixo, que até menciono algo sobre jogos também:
QoS, Controle de Banda, WMM, NAT BOOST, LAN BOOST e GAME BOOST - Divisão justa da velocidade da internet

Você me mandou um inbox, parece que manja... eu ia sugerir para você fixar seu IP no DHCP (o do seu PC com CS) e ia falar para ir no QoS e deixar uns 70 a 80% com ele:

Obrigado pelo elogio! O tópico tá sendo criado por vocês, que vem com uma dúvida, e acabo gerando um tutorial. Desculpe o tópico começar com status BETA, porém, tô fazendo aos poucos com a ajuda do @Alone in the House - que logo menos vai add uns tutoriais aqui também.

Boa tarde gente.
Gostaria de priorizar a porta "lan1" para meu computador.
Motivo: quando outro computador faz down ou algum celular acessa vídeos..., a internet no meu pc chega a quase zero (principalmente jogos online, ping chega a quase 2k).

https://i.imgur.com/QnqdZo2.jpg

Boa tarde gente.
Gostaria de priorizar a porta "lan1" para meu computador.
Motivo: quando outro computador faz down ou algum celular acessa vídeos..., a internet no meu pc chega a quase zero (principalmente jogos online, ping chega a quase 2k).

https://i.imgur.com/QnqdZo2.jpg

CONTROLE DE BANDA - TUTORIAL DE COMO FIXAR SEU COMPUTADOR PARA RECEBER INTERNET E NÃO DAR LAG NO SEU JOGO (SEJA ELE NO PC OU VIDEO-GAME)

@xlemes seu modem da TP-Link TD-W9970 tem como limitar a internet apenas por IP (controle de banda), nesse caso, vamos deixar um IP fixo para o seu computador, e todo mundo que conectar na sua rede não irá atrapalhar seu jogo, pois vão ficar conectados a uma velocidade inferior a sua. A desvantagem dos modens/roteadores que vem com controle de banda, é que mesmo que seu computador esteja desligado, as pessoas vão ficar sempre nessa velocidade.

1 - Abra o CMD do Windows, vá em PESQUISAR e digite CMD:

2 - Agora digite getmac dentro do CMD, e procure pela linha que esteja \Device\, e pegue o "Endereço físico" que é seu MAC ADDRESS.

Você pode pesquisar o MAC ADDRESS de qualquer coisa conectada na rede, dentro de DHCP Server > Client List (tem roteadores ou modens que não exibem o nome do dispositivo).

3 - Acesse seu roteador, e dentro de DHCP Server > DHCP Settings, e veja onde inicia o IP que o roteador envia para quem se conecta na rede:
Observe que em Start IP, começa em 100 e finaliza em 199 na linda End IP.

4 - Dentro de DHCP Server > Address Reservation, clique em ADD NEW para adicionar seu(s) computador(es) ou video-game(s) [NESSA ETAPA ADICIONE APENAS O SEU COMPUTADOR QUE QUER PRIORIDADE].

5 - Dentro de Address Reservation, digite seu MAC ADDRESS e defina que o final 199 seja seu do seu Computador e em Status marque "ENABLED" e por fim clica em SAVE.

Seu MAC ADDRESS deve ser cadastro com ":" ao invés de "-" como mostra no CMD:

6 - Verfique se sua regra apareceu em Address Reservation:

7 - Agora vamos definir a regra de velocidade para toda rede! Vá em Bandwidth Controle (Controle de banda), marque ativar o controle de banda, e preencha em Upstream 600(se for seu upload = envio), e em Downstream, prencha 10.2024 (se for seu DOWNLOAD). Se não souber qual é sua taxa, faça a medição da sua velocidade com o SpeedTest (com todo mundo desconectado da rede).

Caso seu upload ou download não saiba registrá-lo de Mbps (Mega) para Kbps, quando realizar o teste no SpeedTest, segue exemplos abaixo para uma conexão de 25Mbps Download e 2,5Mbps de Upload:

25 x 1024 = 25.600Kbps
2,5 x 1024 = 2.560Kbps

OBS: Lembre-se que tem roteador que não é necessário colocar o "." e nem o "Kbps", coloque acima apenas para deixar mais fácil de entender.

Após preencher seus dados de Download (Downstream) e Upload (Upstream) e clique em ADD NEW logo abaixo:

8 - Nessa última etapa digite o IP inicial 192.168.0.100 (exemplo), e finalize com 192.168.0.198 (um antes do seu IP), clique na prioridade 5. Preencha as linhas de DOWNLOAD e UPLOAD da seguinte forma:

Abaixo determinamos que o upload máximo seja de 200Kbps e o download 7Mega (7.000Kbps):

UPLOAD Mínimo (Upstream Min Rate) = 100
UPLOAD Máximo (Upstream Max Rate) = 200

DOWNLOAD Mínimo (Downstream Min Rate) = 5000
DOWNLOAD Máximo (Downstream Max Rate) = 7000

ATENÇÃO: Não deve colocar o IP dele na regra, pois automaticamente quando você limite do IP 100 Até 198, você isola todo mundo que estiver nesses IP's, e o seu ficará com 100% de autoridade na internet.
Se você tentar criar regra com seu computador/vídeo-game com 100% da velocidade de UP e DOWN, o sistema irá falhar que não é possível!

IMPORTANTE: Sempre que alguém conectar na sua rede, seja quem for, entrará nesse perfil, e não atrapalhará mais seu jogo (no PC ou video-game). Seja computador ou vídeo-game, é sempre importante mantê-lo conectado via cabo de rede (em perfeito estado).
Caso jogue pelo celular, sugerimos utilizar a frequência 5Ghz para sofrer menos interferência.

Clique em salvar, e logo em segue desligue e ligue o modem/roteador, e faça o teste de velocidade nos outros dispositivos da rede pra ver se estão todos no máximo em 7Mega. Se mesmo assim essa regra não melhorar seu jogo, vale a pena ir diminuindo mais a velocidade de toda a rede até seu jogo ficar bom.

PERFORMANCE: Como todo tipo de regra de controle de acesso ou QoS afeta o desempenho do roteador, sugiro desligar o SYSLOG (registros que o roteador gera). Temos um tópico dedicado a esse assunto:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...em-e-melhorando-a-performance-da-rede.617267/

Eu recomendo a compra de roteadores que tenha QoS (pois você prioriza porta ou computador específico), e dessa forma sempre que estiver desconectado da rede, toda a velocidade da internet é liberada pra todo mundo. Leia a diferença de cada tipo de DIVISÃO justa da sua velocidade, acessando:

Última edição:
CONTROLE DE BANDA - TUTORIAL DE COMO FIXAR SEU COMPUTADOR PARA RECEBER INTERNET E NÃO DAR LAG NO SEU JOGO (SEJA ELE NO PC OU VIDEO-GAME)

@xlemes seu modem da TP-Link TD-W9970 tem como limitar a internet apenas por IP (controle de banda), nesse caso, vamos deixar um IP fixo para o seu computador, e todo mundo que conectar na sua rede não irá atrapalhar seu jogo, pois vão ficar conectados a uma velocidade inferior a sua. A desvantagem dos modens/roteadores que vem com controle de banda, é que mesmo que seu computador esteja desligado, as pessoas vão ficar sempre nessa velocidade.

1 - Abra o CMD do Windows, vá em PESQUISAR e digite CMD:

2 - Agora digite getmac dentro do CMD, e procure pela linha que esteja \Device\, e pegue o "Endereço físico" que é seu MAC ADDRESS.

Você pode pesquisar o MAC ADDRESS de qualquer coisa conectada na rede, dentro de DHCP Server > Client List (tem roteadores ou modens que não exibem o nome do dispositivo).

3 - Acesse seu roteador, e dentro de DHCP Server > DHCP Settings, e veja onde inicia o IP que o roteador envia para quem se conecta na rede:
Observe que em Start IP, começa em 100 e finaliza em 199 na linda End IP.

4 - Dentro de DHCP Server > Address Reservation, clique em ADD NEW para adicionar seu(s) computador(es) ou video-game(s).

5 - Dentro de Address Reservation, digite seu MAC ADDRESS e defina que o final 199 seja seu do seu Computador e em Status marque "ENABLED" e por fim clica em SAVE.

Seu MAC ADDRESS deve ser cadastro com ":" ao invés de "-" como mostra no CMD:

6 - Verfique se sua regra apareceu em Address Reservation:

7 - Agora vamos definir a regra de velocidade para toda rede! Vá em Bandwidth Controle (Controle de banda), marque ativar o controle de banda, e preencha em Upstream 600(se for seu upload = envio), e em Downstream, prencha 10.2024 (se for seu DOWNLOAD). Se não souber qual é sua taxa, faça a medição da sua velocidade com o SpeedTest (com todo mundo desconectado da rede).

Caso seu upload ou download não saiba registrá-lo de Mbps (Mega) para Kbps, quando realizar o teste no SpeedTest, segue exemplos abaixo para uma conexão de 25Mbps Download e 2,5Mbps de Upload:

25 x 1024 = 25.600Kbps
2,5 x 1024 = 2.560Kbps

OBS: Lembre-se que tem roteador que não é necessário colocar o "." e nem o "Kbps", coloque acima apenas para deixar mais fácil de entender.

Após preencher seus dados de Download (Downstream) e Upload (Upstream) e clique em ADD NEW logo abaixo:

8 - Nessa última etapa digite o IP inicial 192.168.0.100 (exemplo), e finalize com 192.168.0.198 (um antes do seu IP), clique na prioridade 5. Preencha as linhas de DOWNLOAD e UPLOAD da seguinte forma:

Abaixo determinamos que o upload máximo seja de 200Kbps e o download 7Mega (7.000Kbps):

UPLOAD Mínimo (Upstream Min Rate) = 100
UPLOAD Máximo (Upstream Max Rate) = 200

DOWNLOAD Mínimo (Downstream Min Rate) = 5000
DOWNLOAD Máximo (Downstream Max Rate) = 7000

IMPORTANTE: Sempre que alguém conectar na sua rede, seja quem for, entrará nesse perfil, e não atrapalhará mais seu jogo (no PC ou video-game). Seja computador ou vídeo-game, é sempre importante mantê-lo conectado via cabo de rede (em perfeito estado).
Caso jogue pelo celular, sugerimos utilizar a frequência 5Ghz para sofrer menos interferência.

Clique em salvar, e logo em segue desligue e ligue o modem/roteador, e faça o teste de velocidade nos outros dispositivos da rede pra ver se estão todos no máximo em 7Mega. Se mesmo assim essa regra não melhorar seu jogo, vale a pena ir diminuindo mais a velocidade de toda a rede até seu jogo ficar bom.

Eu recomendo a compra de roteadores que tenha QoS (pois você prioriza porta ou computador específico), e dessa forma sempre que estiver desconectado da rede, toda a velocidade da internet é liberada pra todo mundo. Leia a diferença de cada tipo de DIVISÃO justa da sua velocidade, acessando:

Brigadão.
Veja se fiz tudo certo...

Obs: o meu computador (que é o principal), é o do ip final 2.
O ip final 6 eu deixei livre caso alguém chegue aqui (familiar apenas) querendo acessar meu wifi.

Obs2: dexei mais de 400kbps de up, e mais de 8mb de down pro meu pc.

RESULTADO:
- testei agora os jogos e....., que alívio :cool:
Hoje no jogo, o dia inteiro meu ping não descía de 180ms.
Entrei agora, e meu ping estava em 61ms.
Uma enorme diferença.
Obrigado mesmo ;)

Brigadão.
Veja se fiz tudo certo...

Obs: o meu computador (que é o principal), é o do ip final 2.
O ip final 6 eu deixei livre caso alguém chegue aqui (familiar apenas) querendo acessar meu wifi.

Obs2: dexei mais de 400kbps de up, e mais de 8mb de down pro meu pc.

RESULTADO:
- testei agora os jogos e....., que alívio :cool:
Hoje no jogo, o dia inteiro meu ping não descía de 180ms.
Entrei agora, e meu ping estava em 61ms.
Uma enorme diferença.
Obrigado mesmo ;)

@xlemes Sua regra ficou boa também, e faz mais sentido liberar o 2 pra você mesmo! Sobre a regra, coloque ela para ficar 100% para sua rede, se o final do seu IP estiver para 199 ou 254.

Sobre ter fixado o IP de todo mundo, isso ajuda a diminuir a carga do DHCP, porém, nos outros dispositivos que pegarem IP acima de 6, se não estiver com uma regra até o 254 (se ele for o IP End do seu DHCP Server), voltará a ter problemas.

Show!!! Depois faça testes com todo mundo no Youtube e NETFLIX e tente jogar... Uma dica que te dou também é desligar o SYSLOG, pois Controle de Banda ou QoS consome bastante processamento do roteador ou modem. Na primeira publicação do tópico mostra como desligar o SYSLOG no TP-Link: Desligando o SYSLOG (roteador/modem) e melhorando a performance da rede

@xlemes Sua regra ficou boa também, e faz mais sentido liberar o 2 pra você mesmo! Sobre a regra, coloque ela para ficar 100% para sua rede, se o final do seu IP estiver para 199 ou 254.

Sobre ter fixado o IP de todo mundo, isso ajuda a diminuir a carga do DHCP, porém, nos outros dispositivos que pegarem IP acima de 6, se não estiver com uma regra até o 254 (se ele for o IP End do seu DHCP Server), voltará a ter problemas.

Show!!! Depois faça testes com todo mundo no Youtube e NETFLIX e tente jogar... Uma dica que te dou também é desligar o SYSLOG, pois Controle de Banda ou QoS consome bastante processamento do roteador ou modem. Na primeira publicação do tópico mostra como desligar o SYSLOG no TP-Link: Desligando o SYSLOG (roteador/modem) e melhorando a performance da rede

Desligando o SYSLOG a possibilidade de um ping menor é mais alta, pois diminui o processamento (cpu, ram e flash = hd) do seu modem.

Obrigado pela disposição para ajudar ts_bob, eu já tinha tentado fazer essa configuração com o QoS do Archer c60, mas por algum motivo ela não funciona ! Basta alguém abrir um vídeo no youtube e meu jogo travada/sobe ping.

Obrigado pela disposição para ajudar ts_bob, eu já tinha tentado fazer essa configuração com o QoS do Archer c60, mas por algum motivo ela não funciona ! Basta alguém abrir um vídeo no youtube e meu jogo travada/sobe ping.

Me informe qual versão esta abaixo do c60, se é v1, v2 e assim por diante?
Vamos ver o que pega com o c60, se for bug de firmware, já te sugiro migrar para outro sistema (retirar o do TP-Link). Temos um tópico dedicado para FIRMWARE ALTERNATIVO:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...te-do-modem-ou-roteador-por-um-melhor.621395/

Vamos ver o que pega com o c60, se for bug de firmware, já te sugiro migrar para outro sistema (retirar o do TP-Link). Temos um tópico dedicado para FIRMWARE ALTERNATIVO:

https://adrenaline.uol.com.br/forum...te-do-modem-ou-roteador-por-um-melhor.621395/

Me envie um print você acessando seu firmware do C60 (print da página inicial dele, mostrando a versão do sistema).
A TP-Link omitiu no relatório de atualizações, e não mostrou transparência no que realmente foi modificado, sendo genérica!
Seu roteador possui 2 versões de fabricação descritas abaixo:

http://www.tp-link.com.br/download/Archer-C60_V1.html#Firmware (atualizações em Agosto e Setembro 2016)
http://www.tp-link.com.br/download/Archer-C60_V2.html#Firmware (atualizações em Dezembro 2016)

Me envie um print você acessando seu firmware do C60 (print da página inicial dele, mostrando a versão do sistema).
A TP-Link omitiu no relatório de atualizações, e não mostrou transparência no que realmente foi modificado, sendo genérica!
Seu roteador possui 2 versões de fabricação descritas abaixo:

http://www.tp-link.com.br/download/Archer-C60_V1.html#Firmware (atualizações em Agosto e Setembro 2016)
http://www.tp-link.com.br/download/Archer-C60_V2.html#Firmware (atualizações em Dezembro 2016)

Pode colar o print de como tá sua regra aqui só pra ver como fez? Seu PC que tá colocando prioridade esta conectado via cabo?
Os outros dispositivos da rede foram adicionados também como prioridade baixa?

Desconsidera a opção de usar firmware alternativo, pois seu problema não será talvez resolvido com novo firmware!

Durante o problema (ao abrir Youtube), consegue monitorar o log, que esta dentro de ferramentas de sistema?

Outra questão, faça um teste de MTR e PING (se estiver no Windows, use o PING) para o IP do seu roteador, isso durante a abertura do jogo + youtube:

https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_utilizar_o_MTR

Além disso, notifique a TP-Link, pois se a regra não esta funcionando, tem algo de errado! Seu problema só pode ter falha, se estiver usando WiFi (nesse caso o WMM = prioridade de acesso) esta passando por cima do QoS, ou seu firmware (sistema) esta com bug, ou precisa calibrar melhor a prioridade do Youtube na rede.

Dexa eu ver se entendi...
O modem está no .1
Meu computador (principal) está no .2
O computador da sala (pc secundário que é pras visita) está no .3
Meu iphone .4
Iphone da minha mãe no .5
E como falei acima..., caso alguém chegue aqui em casa e queira acessar o celular usando meu wifi..., só tem a porta .6
Não entendi isso de "coloque ele pra ficar 100% para sua rede, se o final do seu ip estiver para 199 ou 254.
Veja imagem como coloquei.

@xlemesShow!!! Depois faça testes com todo mundo no Youtube e NETFLIX e tente jogar... Uma dica que te dou também é desligar o SYSLOG, pois Controle de Banda ou QoS consome bastante processamento do roteador ou modem. Na primeira publicação do tópico mostra como desligar o SYSLOG no TP-Link: Desligando o SYSLOG (roteador/modem) e melhorando a performance da rede

Desligando o SYSLOG a possibilidade de um ping menor é mais alta, pois diminui o processamento (cpu, ram e flash = hd) do seu modem.

Fiz certo?

Obs1: joguei online (com 61ms) e pra testar eu usei meu iphone (vendo alguns trailers).
Não subiu o ms do meu computador no jogo e não travou os trailers no meu iphone.
Creio eu que ficou tudo certo sim.
Se tiver algo de errado por favor me fale pra eu corrigir.

Obs2: tenho uma grande dúvida sobre o .6 (acesso de visitas).
Não achei a parte em que eu consiga deletar caso eu coloque o indivíduo nessa porta.
Terei que reiniciar o modem toda vez que alguém vier me visitar e usar a porta .6?
Caso venha uma segunda visita e queira acessar meu wifi pelo celular.
Porém a porta .6 já esteja com o endereço do celular antigo.
Entendeu?

Dexa eu ver se entendi...
O modem está no .1
Meu computador (principal) está no .2
O computador da sala (pc secundário que é pras visita) está no .3
Meu iphone .4
Iphone da minha mãe no .5
E como falei acima..., caso alguém chegue aqui em casa e queira acessar o celular usando meu wifi..., só tem a porta .6
Não entendi isso de "coloque ele pra ficar 100% para sua rede, se o final do seu ip estiver para 199 ou 254.
Veja imagem como coloquei.

Fiz certo?

Obs1: joguei online (com 61ms) e pra testar eu usei meu iphone (vendo alguns trailers).
Não subiu o ms do meu computador no jogo e não travou os trailers no meu iphone.
Creio eu que ficou tudo certo sim.
Se tiver algo de errado por favor me fale pra eu corrigir.

Obs2: tenho uma grande dúvida sobre o .6 (acesso de visitas).
Não achei a parte em que eu consiga deletar caso eu coloque o indivíduo nessa porta.
Terei que reiniciar o modem toda vez que alguém vier me visitar e usar a porta .6?
Caso venha uma segunda visita e queira acessar meu wifi pelo celular.
Porém a porta .6 já esteja com o endereço do celular antigo.
Entendeu?

Vou editar o tutorial para mostrar que na etapa 3 da configuração, mostra que a rede da pessoa o fornecimento de IP inicia em 192.168.1.100 e vai até 192.168.1.199, nesse caso você tem 100 endereços de IP disponíveis. Na sua rede, deve aplicar a rede para todos os IP's! Faz de conta que fez um churrasco e todo mundo tá no seu WiFi, e você só vai parar de jogar dali 1 hora (depois que começou o churrasco), e do nada aparece umas 10 a 15 pessoas na sua casa... a regra estará automática e ninguém te atrapalhará! Então resumindo, na sua regra, deve ajustar o IP final 6 para o IP que mostra no seu End IP dentro de DHCP.

Os logs realmente estão limpos nessa tela! Agora clique em log settings, e me envie um print, se lá estiver desmarcado, esta correto o desligamento do SYSLOG.

Sucesso em seus jogos!! O @Yagozera também joga CS (se for a mesma versão) kkk, faz um x1 vocês 2 ae, agora que estão com regra de Controle de Banda e com ping baixo! Abs.

Sucesso em seus jogos!! O @Yagozera também joga CS (se for a mesma versão) kkk, faz um x1 vocês 2 ae, agora que estão com regra de Controle de Banda e com ping baixo! Abs.
kkkkkkkkkkkkkkk foda.

@xlemes Então segue print de como fiz aqui com @ts_b0b
Coloquei meu PC e meu Cel com IPS fixados 192.168.0.100 (PC) 192.168.0.101 (Cel)
E apliquei a regra do QoS nos IPS 192.168.0.102 até 192.168.0.199. Então quem se conectar via wifi ou cabo vai entrar no QoS e não vai afetar minha conexão/ping. Pode ter churrasco aqui e se 50 pessoas se conectar, vai entrar automatico na regra do QoS

Lista de aparelhos conectados aqui e meus IPS fixos e fora do QoS pegando 100% da conexão.
T5Xfb0Y.jpg

IPS do PC/Cel fixados pelo MAC Address
dv5p9M7.jpg

QoS para ips 192.168.0.102 até 192.168.0.199

HuJoIUk.jpg

kkkkkkkkkkkkkkk foda.

@xlemes Então segue print de como fiz aqui com @ts_b0b
Coloquei meu PC e meu Cel com IPS fixados 192.168.0.100 (PC) 192.168.0.101 (Cel)
E apliquei a regra do QoS nos IPS 192.168.0.102 até 192.168.0.199. Então quem se conectar via wifi ou cabo vai entrar no QoS e não vai afetar minha conexão/ping. Pode ter churrasco aqui e se 50 pessoas se conectar, vai entrar automatico na regra do QoS

Lista de aparelhos conectados aqui e meus IPS fixos e fora do QoS pegando 100% da conexão.
T5Xfb0Y.jpg

IPS do PC/Cel fixados pelo MAC Address
dv5p9M7.jpg

QoS para ips 192.168.0.102 até 192.168.0.199

HuJoIUk.jpg

Complementou bem @Yagozera... legal que agora ninguém mais te afeta!

Users who are viewing this thread

Voltar