Pessoal, sempre leio vários comentários de usuários falando que um servidor DNS "X" é melhor que o "Y" e etc. Mas uma coisa que eu queria saber sobre servidores DNS é: qual a forma correta do usuario escolher o melhor servidor dns para seu provedor? Por exemplo, o dns do google pode ser excelente para que possui oi fibra, mas ao mesmo tempo é péssimo para quem possui vivo, só um exemplo hipotético.
Existem ferramentas que consiga avaliar qual o dns ideal para a internet do usuário? No meu provedor local, por exemplo, tirando o servidor dns deles, que varia demais a qualidade, hoje mesmo está péssimo a navegação, fiz um tracert nele e o resultado é que está saltando muitos pontos, está bem ruim hoje.
O melhor que se mostrou nesses últimos meses foi o nextdns, com tempos de respostas sempre abaixo de 10ms. Mas por exemplo, se uso o dns do google o tempo de resposta sempre varia entre 50~70ms, mas mesmo com um tempo de resposta alto ainda a velocidade de acesso aos sites é muito melhor no dns da google do que o do nextdns.
Isso me deixa perdido sobre qual escolha de dns devo utilizar, se existe, qual ferramenta vcs usam para análise do tipo?