Saudações!
Comprei um Redmi AX6000 recém-lançado confiando nas specs, mesmo sem review, e estou esperando chegar (aliás, se alguém tiver recebido e tiver alguma impressão para passar, agradeço).
Estou substituindo um Deco M5, que vou levar para juntar com as duas outras unidades e melhorar o sinal da casa nova da minha mãe.
Além disso, moro num apartamento de 79m2, e o sinal do Deco M5 não está muito bom em todos os pontos, especialmente na suíte (como diria o meme, nunca foi bom, mas agora parece que piorou kkkkkkk). Coloquei ele no alto da sala e até melhorou, mas é bem difícil de ver vídeos.. Fica mais para navegação no quarto.
Então como estava precisando comprar um roteador para melhorar o sinal, estou aproveitando para fazer um upgrade para WiFi 6.
Segue imagem da planta:
![]()
Então tenho duas questões:
1) Acham que o Redmi AX6000 vai melhorar o sinal em relação ao Deco M5 (especialmente na suíte)?
Como o apartamento é alugado, não consigo fazer melhorias para colocar o roteador num ponto mais central, tipo o Quarto 2.
2) Meu celular e o da minha esposa têm WiFi 6, mas meu notebook, que fica no Quarto 2, na parede grudada com o roteador (onde está escrito 325), tem placa AC8265 (WiFi 5, com 867mhz de velocidade máxima teórica e MU-MINO). A placa é on-board, então não dá para fazer o upgrade interno de placa PCI ou M.2.
Pesquisando vi que existem umas placas WiFi 6 USB (ex: USB Fenvi AX1800).
O sinal atual no notebook é bom, mas de vez em quando dá umas instabilidades, especialmente em videochamadas, mas não tenho certeza se é o roteador ou a internet na Claro.
Acham que vale a pena comprar um adaptador USB para ter WiFi 6 também no notebook ou o ganho é pequeno? Não sei se só a troca para um roteador com sinal mais forte (teoricamente) e mais atual já melhoraria a qualidade da internet.
Qual a opinião de vocês?
O AX6000 possui potencia maior que o M5, mas nada absurdo.
Posicione seu roteador sempre no local com menor numero de paredes, principalmente paredes inclinadas. Se puder posicionar seu AX6000 no meio da planta (no caorredor), vai melhorar o sinal no quarto.
Não faz sentido comprar USB Wifi6 se vc ja tem 867mbps de velocidade em Wifi5, que depois de uma parede deve ficar em torno de uns 550mbps. A nao ser que sua internet seja de 1gbps.