[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Saudações!
Comprei um Redmi AX6000 recém-lançado confiando nas specs, mesmo sem review, e estou esperando chegar (aliás, se alguém tiver recebido e tiver alguma impressão para passar, agradeço).
Estou substituindo um Deco M5, que vou levar para juntar com as duas outras unidades e melhorar o sinal da casa nova da minha mãe.

Além disso, moro num apartamento de 79m2, e o sinal do Deco M5 não está muito bom em todos os pontos, especialmente na suíte (como diria o meme, nunca foi bom, mas agora parece que piorou kkkkkkk). Coloquei ele no alto da sala e até melhorou, mas é bem difícil de ver vídeos.. Fica mais para navegação no quarto.

Então como estava precisando comprar um roteador para melhorar o sinal, estou aproveitando para fazer um upgrade para WiFi 6.

Segue imagem da planta:
lcYkAHm.jpeg


Então tenho duas questões:
1) Acham que o Redmi AX6000 vai melhorar o sinal em relação ao Deco M5 (especialmente na suíte)?
Como o apartamento é alugado, não consigo fazer melhorias para colocar o roteador num ponto mais central, tipo o Quarto 2.

2) Meu celular e o da minha esposa têm WiFi 6, mas meu notebook, que fica no Quarto 2, na parede grudada com o roteador (onde está escrito 325), tem placa AC8265 (WiFi 5, com 867mhz de velocidade máxima teórica e MU-MINO). A placa é on-board, então não dá para fazer o upgrade interno de placa PCI ou M.2.

Pesquisando vi que existem umas placas WiFi 6 USB (ex: USB Fenvi AX1800).


O sinal atual no notebook é bom, mas de vez em quando dá umas instabilidades, especialmente em videochamadas, mas não tenho certeza se é o roteador ou a internet na Claro.

Acham que vale a pena comprar um adaptador USB para ter WiFi 6 também no notebook ou o ganho é pequeno? Não sei se só a troca para um roteador com sinal mais forte (teoricamente) e mais atual já melhoraria a qualidade da internet.

Qual a opinião de vocês?

O AX6000 possui potencia maior que o M5, mas nada absurdo.

Posicione seu roteador sempre no local com menor numero de paredes, principalmente paredes inclinadas. Se puder posicionar seu AX6000 no meio da planta (no caorredor), vai melhorar o sinal no quarto.
Não faz sentido comprar USB Wifi6 se vc ja tem 867mbps de velocidade em Wifi5, que depois de uma parede deve ficar em torno de uns 550mbps. A nao ser que sua internet seja de 1gbps.
 
O AX6000 possui potencia maior que o M5, mas nada absurdo.

Posicione seu roteador sempre no local com menor numero de paredes, principalmente paredes inclinadas. Se puder posicionar seu AX6000 no meio da planta (no caorredor), vai melhorar o sinal no quarto.
Beleza.. Vou tentar aqui jogar o roteador para o corredor ou o mais próximo possível até a patroa reclamar kkkkkk..
Vamos ver o que dá para fazer.

Não faz sentido comprar USB Wifi6 se vc ja tem 867mbps de velocidade em Wifi5, que depois de uma parede deve ficar em torno de uns 550mbps. A nao ser que sua internet seja de 1gbps.
A internet é 500Mbps, realmente não teria ganho pela velocidade.
Minha dúvida seria se alguma(s) das melhorias do roteador WiFi 6 já seriam aplicáveis aos clientes WiFi 5 ou inferior (ex: 1024-QAM, OFDMA, BSS Color, TWT, 160mhz etc)..
Se não forem aplicáveis, seriam esses benefícios suficientes para o upgrade, mesmo que mantendo a mesma velocidade?
 
Minha dúvida seria se alguma(s) das melhorias do roteador WiFi 6 já seriam aplicáveis aos clientes WiFi 5 ou inferior (ex: 1024-QAM, OFDMA, BSS Color, TWT, 160mhz etc)..
Se não forem aplicáveis, seriam esses benefícios suficientes para o upgrade, mesmo que mantendo a mesma velocidade?
Nao pra essa velocidade.. sao basicamente formas de se aumentar a velocidade do Wifi (acima dos 2400mbps) e diminuir interferencias.
logicamente pode haver um ganho na latencia, mas pra apenas uma parede de distancia, nao será algo que justifique o investimento.
 
Nao pra essa velocidade.. sao basicamente formas de se aumentar a velocidade do Wifi (acima dos 2400mbps) e diminuir interferencias.
logicamente pode haver um ganho na latencia, mas pra apenas uma parede de distancia, nao será algo que justifique o investimento.
Beleza. Muito obrigado! Me economizou uma graninha!
 
Pessoal, uso hoje apenas o roteador da Claro, F@st 3895, mas quero tornar minha rede mais segura, tenho diversos dispositivos como lâmpadas, tomadas e etc wifi, 1 TV, 2 PC e 2 celulares. Minha dúvida é alguém recomenda algum setup, até uns 2k, onde eu tenha um firewall decente, e onde eu tenha a possibilidade de criar uma rede principal para o meu uso, uma rede para dispositivos smarthome que seja totalmente isolada da minha rede, e outra rede guest também totalmente isolada. Minha casa é pequena, portanto não preciso de uma rede mesh com diversos pontos.

Já pesquisei sobre os equipamentos da Ubiquiti, mas eles nunca estão em estoque e estão acima do meu orçamento. Roteadores comuns vi diversos mas não sei se consigo configurar da forma como falei acima. Não preciso de rede Wifi6, meu plano contratado é de 240mb, com relação ao plano estou satisfeito, não tenho previsão de trocar ele.


Agradeço.
 
Pessoal, uso hoje apenas o roteador da Claro, F@st 3895, mas quero tornar minha rede mais segura, tenho diversos dispositivos como lâmpadas, tomadas e etc wifi, 1 TV, 2 PC e 2 celulares. Minha dúvida é alguém recomenda algum setup, até uns 2k, onde eu tenha um firewall decente, e onde eu tenha a possibilidade de criar uma rede principal para o meu uso, uma rede para dispositivos smarthome que seja totalmente isolada da minha rede, e outra rede guest também totalmente isolada. Minha casa é pequena, portanto não preciso de uma rede mesh com diversos pontos.

Já pesquisei sobre os equipamentos da Ubiquiti, mas eles nunca estão em estoque e estão acima do meu orçamento. Roteadores comuns vi diversos mas não sei se consigo configurar da forma como falei acima. Não preciso de rede Wifi6, meu plano contratado é de 240mb, com relação ao plano estou satisfeito, não tenho previsão de trocar ele.


Agradeço.
Olá, amigo!

Indico um roteador com suporte ao OpenWrt com no mínimo 128MB de RAM e um switch smart, caso precise de usar vlans tageadas, senão um switch não inteligente (gigabit).

Com o OpenWrt você pode fazer sub-redes ou vlans, dependo da sua escolha.
 
Bom dia! Estou com um pequeno problema e gostaria de uma ajuda pra identificar aonde está

Nesta semana do nada, minha internet começou com umas quedas rápidas que travam vídeo e jogos em todos os lugares. Chamei o técnico, perguntei ao provedor que me informou que lá segue tudo normal. Como eu faço o diagnostico dentro de casa para saber se o problema é o roteador ou o aparelho da fibra?

Meu roteador é o Asus RT-AC59U
 
Acho que a solução mais fácil é:

Marque novamente a opção DHCP, salve, desplugue o cabo de rede o TP-Link e conecte no Mitrastar, dessa forma ele pegará um IP da faixa correta e provavelmente será listado no Mitrastar.

Quando conseguir acessá-lo novamente com o IP novo você poderá executar esse procedimento de 'travar' um IP novamente se quiser, mas deixe para um segundo momento.
Só consegui fazer agora esse procedimento

Agora ele aparece no mitrastar dentro de rede local, dentro do item DHCP, tem tb todos os meus dispositivos (o modo DHCp esta habilitado dentro do mitrastar), só que continuo nao conseguindo acessar as imagens camera
 
Tenho a impressão que o mitrastar esta limitando a conexão, pq o Intelbras SIM Next ate encontra o DVR, mas nao consigo ver, o bit que deveria rodar em torno de 4 a 6 mbps, fica em 256k ou zerado, ou seja, alguma coisa parece bloquear ou limitar o acesso

tem alguma configuração adicional que pode ser feita detro do mitrastar? lembrando que só uso rede local, o DVR nao joga pra internet
 
Tenho a impressão que o mitrastar esta limitando a conexão, pq o Intelbras SIM Next ate encontra o DVR, mas nao consigo ver, o bit que deveria rodar em torno de 4 a 6 mbps, fica em 256k ou zerado, ou seja, alguma coisa parece bloquear ou limitar o acesso

tem alguma configuração adicional que pode ser feita detro do mitrastar? lembrando que só uso rede local, o DVR nao joga pra internet
na ultima att o Intelbras SIM Next agora pede pra vincular a conta aqui ele pediu isso
 
Tenho a impressão que o mitrastar esta limitando a conexão, pq o Intelbras SIM Next ate encontra o DVR, mas nao consigo ver, o bit que deveria rodar em torno de 4 a 6 mbps, fica em 256k ou zerado, ou seja, alguma coisa parece bloquear ou limitar o acesso

tem alguma configuração adicional que pode ser feita detro do mitrastar? lembrando que só uso rede local, o DVR nao joga pra internet
Pela diferença parece que está usando o Stream extra ao invés do principal.
 
na ultima att o Intelbras SIM Next agora pede pra vincular a conta aqui ele pediu isso
o problema nao esta no software, pq qd tento acessar via IE, acontece a mesma coisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pela diferença parece que está usando o Stream extra ao invés do principal.
Ele esta no principal, é algum problema no mitrastar da vivo, pq qd uso no tplink ele funciona
 
o problema nao esta no software, pq qd tento acessar via IE, acontece a mesma coisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ele esta no principal, é algum problema no mitrastar da vivo, pq qd uso no tplink ele funciona
então não tem mais o ieca
estão obrigando a usar o ISIC Lite mais não conecta diz que usuário e senha estão errados mais ta certo caraio afinal no intelbras ISIC 6 (descontinuado) ta aceitando
so apanhando e nada aqui afinal eles falaram que dia 28/07 acaba a festa eu vou e ligar pra eles amanha o ISIC Lite estava funcionando atualizou e perdeu tudo
 
então não tem mais o ieca
estão obrigando a usar o ISIC Lite mais não conecta diz que usuário e senha estão errados mais ta certo caraio afinal no intelbras ISIC 6 (descontinuado) ta aceitando
so apanhando e nada aqui afinal eles falaram que dia 28/07 acaba a festa eu vou e ligar pra eles amanha o ISIC Lite estava funcionando atualizou e perdeu tudo
Nao sei dizer a respeito pq só uso a versão pra desktop, e so na rede local

Nunca usei a versão pra smartphone
 
Bom dia pessoal.
Estou com um problema na minha rede doméstica e preciso de ajuda de vocês para resolver.

Esta é minha rede, com os seguintes equipamentos:
- Modem/Roteador Claro Hitron Chita HI3120 (V1A) - 100/1000 Mbps - DHCP
- Repetidor TP-Link Wi-Fi AC750 RE200 V1 - 10/100 Mbps
- Switch de Mesa TP-Link TL-SG108 V1 (V1.3) - 100/1000 Mbps - Não configurável
- Servidor Synology DiskStation DS3617xs - 100/1000 Mbps
- Desktop com placa de rede Gigabite integrada - 100/1000 Mbps
- Notebook com placa de rede Gigabite integrada - 10/100 Mbps
- Existem outros equipamentos ligados no wifi, como smartfones, tablets, SmarTVs, etc.
Rede_Domestica_Lqm8BetMP.jpg



Meu problema: quando eu tento transferir arquivos entre o servidor e o desktop, os arquivos passam pelo Modem/Roteador da Claro (e duas vezes pela rede wifi), diminuindo muito a velocidade de transferência (de ~150 Mb/s para ~2 Mb/s).
Isso torna impraticável transferir arquivos grandes (que eu faço com frequência), além de tornar qualquer comando lento (renomear arquivos/pastas, abrir arquivos, etc.).

Alguém pode me dar uma ajuda técnica, de como configurar o repetidor e/ou roteador? Para que eu possa transferir arquivos diretamente do servidor para o desktop e vice-versa, sem passar pelo roteador da Claro e pela rede wifi.

Peço gentilmente para evitar soluções que mudem o layout, como: "passar outro cabo direto pro roteador" ou colocar o desktop e servidor na mesma sala do modem, etc.
Esse layout eu não posso mudar, foi o que consegui fazer no meu apto alugado, ou seja, não posso realocar o modem, furar paredes para puxar cabos, nem brigar com a patroa.
Ao invés disso, proponho que busquem passar toda a bagagem técnica que possuam em configurações de rede, e o porquê esse problema estar ocorrendo.

Já agradeço a todos que puderem ajudar. Obrigado!
 
Alguém pode me dar uma ajuda técnica, de como configurar o repetidor e/ou roteador? Para que eu possa transferir arquivos diretamente do servidor para o desktop e vice-versa, sem passar pelo roteador da Claro e pela rede wifi.
Vc vai precisar ligar o switch direto no roteador por cabo..
Peço gentilmente para evitar soluções que mudem o layout, como: "passar outro cabo direto pro roteador" ou colocar o desktop e servidor na mesma sala do modem, etc
Ok.. Então esqueça o que eu disse.. Não tem o que fazer..

porquê esse problema estar ocorrendo.
Esse problema está acontecendo por que o roteamento, onde os pacotes são redirecionados, acontecem apenas no roteador da claro. Só que esses pacotes são gerados tanto no PC quanto no NAS, e eles precisam passar pelo roteador, onde o único caminho é pelo repetidor Wifi. O repetidor já é ruim por natureza. Sendo Fast Ethernet não vai passar de 95mbps máximo e vai usar metade da capacidade do Wifi para o roteador e a outra metade para o cliente.
 
Obrigado pela resposta @tecpix!
Eu já suspeitava que o roteador da Claro tivesse que ser um "ponto central" das transferências de pacote, mas ainda estava com dúvidas.

Existe alguma forma de eu conseguir que os aparelhos conectados ao switch sejam roteados pelo repetidor e não pelo modem da Claro? Vi que tem uma opção do repetidor "pagar" os enderecos DHCP para os equipamentos conectados a ele.

Vi tbm que o servidor Synology tem essa mesma opção de "pagar" enderecos DHCP.

Habilitando essa opção (DHCP), eles se tornariam "roteadores"?

Não existe nenhuma outra alternativa para estabelecer uma conexão mais direta entre o servidor e o desktop, sem ter que desconectar da internet? Criar uma VPN teria algum efeito nesse caso?

Valeu!
 
Obrigado pela resposta @tecpix!
Eu já suspeitava que o roteador da Claro tivesse que ser um "ponto central" das transferências de pacote, mas ainda estava com dúvidas.

Existe alguma forma de eu conseguir que os aparelhos conectados ao switch sejam roteados pelo repetidor e não pelo modem da Claro? Vi que tem uma opção do repetidor "pagar" os enderecos DHCP para os equipamentos conectados a ele.

Vi tbm que o servidor Synology tem essa mesma opção de "pagar" enderecos DHCP.

Habilitando essa opção (DHCP), eles se tornariam "roteadores"?

Não existe nenhuma outra alternativa para estabelecer uma conexão mais direta entre o servidor e o desktop, sem ter que desconectar da internet? Criar uma VPN teria algum efeito nesse caso?

Valeu!
Nao entendi o que seria pagar.. mas vc poderia colocar um roteador no lugar do switch e criar uma rede nova.. estaria em DuploNat, mas poderia continuar com internet ligando o repetidor na WAN desse roteador.
O problema é que seu notebook nao teria acesso à essa rede e vice-versa.
 
Legal, o termo "pagar", eu estou querendo dizer que esses equipamentos tem a possibilidade de dedicar um numero IP via DHCP para qualquer máquina conectada.
Aparentemente, independente do roteador da Claro.
Eu até tentei fazer isso no repetidor, mas acho que não configurei certo. Não me pareceu que surtiu efeito nenhum.
O trafego da rede domestico continuou lenta no desktop e no servidor.
Mas posso ter configurado errado.

Eu tenho um roteador wifi da Linksys guardado. Se não me engano é o modelo EA2700. Ele tem 4 saídas Ethernet e uma entrada internet, além de ser wifi,
Linksys EA2700 Support

@tecpix , será que eu conseguiria colocar ele no lugar do repetidor e ainda substituir o switch?
Qual tipo de configuração eu teria de fazer?
Valeu!
 
Última edição:
Eu tenho um roteador wifi da Linksys guardado. Se não me engano é o modelo EA2700. Ele tem 4 saídas Ethernet e uma entrada internet, além de ser wifi,
Linksys EA2700 Support

@tecpix , será que eu conseguiria colocar ele no lugar do repetidor e ainda substituir o switch?
Qual tipo de configuração eu teria de fazer?
Valeu!
Pelo que eu vi talvez seja possível sim..
Resete o roteador, desligue o Wifi (se puder), ligue o cabo vindo do repetidor na WAN do Linksys e configure o linksys para conexão DHCP automática.
PAra configurar a rede, certifique que o range de IPs (192.168.1.x) seja diferente do da claro (192.168.0.x) e plugue os equipamentos no Linksys.
Tanto o servidor quanto o PC devem ficar com os IPs do linksys com gateway apontado pra 192.168.1.1, e dessa forma eles poderão transferir arquivo entre eles sem precisar ir pro Wifi.

Mas já adianto pra tentar fazer alguma coisa pra eliminar esse repetidor.. pq setup usando esse tipo de solução são fadados a instabilidade e baixa velocidade.
A melhor solução pra vc seria ligar o switch direto no roteador da claro por cabo.. Qdo eu morava numa casa alugada, passei cabo pelo conduite do telefone e tirei quando saí..
 
Legal, obrigado @tecpix vou tentar fazer isso.

Mas já adianto pra tentar fazer alguma coisa pra eliminar esse repetidor.. pq setup usando esse tipo de solução são fadados a instabilidade e baixa velocidade.
A melhor solução pra vc seria ligar o switch direto no roteador da claro por cabo.. Qdo eu morava numa casa alugada, passei cabo pelo conduite do telefone e tirei quando saí..

Ja pensei de todas as formas como puxar um cabo, mas tenho uma série de dificuldades, em especial pq o cabo coaxial do prédio é padronizado em um só local, limitando o local que posso colocar o roteador da Claro, e o meu desktop fica no quarto dos fundos, onde eu consegui um acordo com a patroa para montar um quarto de jogos. kkkk. Além do que o apto é alugado, dificultando mais as coisas.

Resete o roteador, desligue o Wifi (se puder), ligue o cabo vindo do repetidor na WAN do Linksys e configure o linksys para conexão DHCP automática.
PAra configurar a rede, certifique que o range de IPs (192.168.1.x) seja diferente do da claro (192.168.0.x) e plugue os equipamentos no Linksys.
Tanto o servidor quanto o PC devem ficar com os IPs do linksys com gateway apontado pra 192.168.1.1, e dessa forma eles poderão transferir arquivo entre eles sem precisar ir pro Wifi.

Uma dúvida: se eu fizer esse esquema, vou ter um Duplo NAT?
Eu consigo, de alguma forma, acessar os arquivos do servidor pela rede da Claro?
Pois no wifi eu tenho tablets, celulares e TVs conectados, pelos quais eu acesso mídias do servidor.

Valeu!
 
Na rede mesh a troca de aparelho com melhor sinal é rápida e funciona bem ou igual AP? Tenho um modem e um router no modo AP, já testei outros aparelhos na mesma configurações, ele não troca com agilidade enquanto se movimenta pela casa com celular, por exemplo.
 
Na rede mesh a troca de aparelho com melhor sinal é rápida e funciona bem ou igual AP? Tenho um modem e um router no modo AP, já testei outros aparelhos na mesma configurações, ele não troca com agilidade enquanto se movimenta pela casa com celular, por exemplo.
Os protocolos usados nos sistemas Mesh (802.11k/v/r) são, em teoria, feitos exatamente para isso.. A não ser que ceu celular ou notebook seja muito antigo, eles também devem ter suporte à esses protocolos:

802.11k​

O padrão 802.11k cria uma lista otimizada de canais para ajudar os dispositivos a acelerar a busca de APs próximos que estejam disponíveis como destinos de roaming. Quando a intensidade do sinal do AP atual diminui, o dispositivo procura APs de destino dessa lista.

802.11r​

Quando o dispositivo inicia o roaming de um AP para outro na mesma rede, o 802.11r utiliza um recurso chamado Fast Basic Service Set Transition (FT) para fazer a autenticação mais rapidamente. O FT funciona com métodos de autenticação 802.1X e chave pré-compartilhada (PSK).

802.11v​

O iOS, o iPadOS e o macOS são compatíveis com estas funcionalidades do 802.11v em determinados dispositivos:
  • Gerenciamento de transição Basic Service Set (BSS)
  • Desassociação iminente
  • Serviço de transmissão múltipla dirigido (DMS)
  • Gerenciamento máximo do período ocioso BSS
O gerenciamento da transição BSS, junto à desassociação iminente, permite que a camada de controle da rede influencie o comportamento de roaming do cliente ao fornecer as informações de carregamento dos pontos de acesso próximos. O dispositivo leva em consideração essas informações ao decidir entre os possíveis destinos de roaming.
O DMS otimiza a transmissão múltipla em redes sem fio. O dispositivo usa essas informações para melhorar a comunicação múltipla e preservar a duração da bateria do dispositivo.
O gerenciamento máximo do período ocioso BSS ajuda os clientes e pontos de acesso a decidir com precisão por quanto tempo continuar associado quando não houver transmissão de tráfego. O dispositivo usa essas informações para preservar a duração da bateria do dispositivo.
Ao combinar a capacidade do 802.11k e do 802.11v de acelerar a busca do melhor AP de destino por meio da associação mais rápida de AP do FT, os apps ficam mais rápidos, e você tem uma experiência melhor com o Wi-Fi no iOS, iPadOS e macOS.

 
Gente, uma ajudinha da melhor forma que posso fazer isso?
Meu modem já está com todas portas ocupadas, mas queria ligar meu PS5 no cabo também.
O PS5 Fica do lado do PC (modem fica no quarto também), então eu precisaria estender esse cabo para duas entradas, é possível? Mas tem que ser no cabo que vai pro pc, se for ligar algum adaptador no modem complica pois teria que passar o cabo de internet em volta do quarto todo.
Em uma pesquisa rápida vi o adaptador duplicador, mas se ligar PC e PS5, somente um por vez pode funcionar.
Teria que ser aqueles modem ou algum duplicador ou repetidor? Qual melhor para esse caso? E se possível que seja 100/1000 pois quero aproveitar a internet de mais de 300 mega nos dois equipamentos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo