[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Vocês sabem dizer se tem alguma forma de usar 2 SSD na V2 slim?

bom dia pessoal, tenho uma dúvida referente a virtualização nesse novo x86 Ryzen, será que funciona um Proxmox e até um VMware free license normalmente? Como estão as coisas ai @Snk B vi que você comprou esse monstro, está tendo alguma dificuldade com o Proxmox nele? Será que é facil conseguir aquela do VMware que pode até 10 VMS? Estou pensando em comprar um desses em breve, vendi aquela RB4011 que eu tinha.

dQctqVc.png

Estava pensando nesse de cima para usar com hipervisor, instalando as seguintes VMs: pfSense(router), Grafana(visualização/dashboard), Zabbix(Coleta) e mais outras 2 que ainda vou estudar para implementar kk.

cZ94Yol.png

Ou talvez essa mais cara por mais poder de processamento e etc mas fico com medo um pouco por questões de virtualização pois tenho ciencia que talvez nisso a Intel seja um pouco melhor....

Mais uma opção dentre tantas outras mencionadas neste tópico. Evidentemente que essa talvez seja uma das mais caras, porém, gostei bastante da construção, opções de cpu e slots de expansão para armazenamento.

Na loja oficial da morefine no aliexpress está disponível no momento apenas o i7-1260P e 12800H, mas outras lojas vendem o mesmo produto com 1280p e 12900H. O 12900HK parece estar disponível apenas para quem apoiou o projeto no indiegogo.

Mais algumas fotos -> https://www.notebookcheck.info/More...2900HK-e-64-GB-de-RAM.660829.0.html#9063618-1

oA047aX.png

morefine-s600-um-mini-pc-com-intel-core-i9-12900hk-de-45-watts-03.webp

Promocional

Review

Última edição:
Mais uma opção dentre tantas outras mencionadas neste tópico. Evidentemente que essa talvez seja uma das mais caras, porém, gostei bastante da construção, opções de cpu e slots de expansão para armazenamento.

Na loja oficial da morefine no aliexpress está disponível no momento apenas o i7-1260P e 12800H, mas outras lojas vendem o mesmo produto com 1280p e 12900H. O 12900HK parece estar disponível apenas para quem apoiou o projeto no indiegogo.

Mais algumas fotos -> https://www.notebookcheck.info/More...2900HK-e-64-GB-de-RAM.660829.0.html#9063618-1

oA047aX.png

morefine-s600-um-mini-pc-com-intel-core-i9-12900hk-de-45-watts-03.webp

Promocional

Review

O "problema" é que só possui duas entradas ethernet enquanto o Ryzen são quatro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bom dia pessoal, tenho uma dúvida referente a virtualização nesse novo x86 Ryzen, será que funciona um Proxmox e até um VMware free license normalmente? Como estão as coisas ai @Snk B vi que você comprou esse monstro, está tendo alguma dificuldade com o Proxmox nele? Será que é facil conseguir aquela do VMware que pode até 10 VMS? Estou pensando em comprar um desses em breve, vendi aquela RB4011 que eu tinha.

dQctqVc.png

Estava pensando nesse de cima para usar com hipervisor, instalando as seguintes VMs: pfSense(router), Grafana(visualização/dashboard), Zabbix(Coleta) e mais outras 2 que ainda vou estudar para implementar kk.

cZ94Yol.png

Ou talvez essa mais cara por mais poder de processamento e etc mas fico com medo um pouco por questões de virtualização pois tenho ciencia que talvez nisso a Intel seja um pouco melhor....
Eu acho que não chegou ainda pra ele o produto, mas se vc for comprar algum destes que citou opte pela opção sem SSD e RAM. Compre a parte pq os que vem nestes kits geralmente não duram mto.

dQctqVc.png

cZ94Yol.png

E aí man, beleza?
Cara, o equipamento é simplesmente ANIMAL!
O desempenho é muito forte... Enquanto antes com o 5105 e 6005 ficavam em 12~20% de uso, com firewall e os carai ativo, com esse carinha aí (5825u) não passa de 5% dos cores hehe
Lembrando que: Minha VM do pfSense, eu continuei com a mesma configuração que eu usava antes (4 cores, 4gb + 20gb disco), com pfBlocker e algumas regras de firewall ativas.
Recomendo muito a compra dele. Outra coisa a se falar, é que não há os crashs de VM que o proxmox estava tendo, neste appliance. Aparentemente o problema ocorre nos C-States dos processadores de 11° gen da Intel (5105 e 6005)
ESXi 8.0.0 completamente compatível com ele (não precisa dos drivers da comunidade), proxmox então nem preciso dizer né? Windows Server 2022 completamente liso também (esse último baremetal)
Você consegue configurar o TDP dele na BIOS em 15, 25 e 35w. Agora a nova fonte dele é de 19v 7.89a (na versão 5825u) e na 5600 e 5800u, são é de 12v 7a.

O "problema" é que só possui duas entradas ethernet enquanto o Ryzen são quatro.

Eu acho que não chegou ainda pra ele o produto, mas se vc for comprar algum destes que citou opte pela opção sem SSD e RAM. Compre a parte pq os que vem nestes kits geralmente não duram mto.
Chegou sim mano kkkk
Chegou semana passada ainda... Comprei a versão com 8/256GB e a ram e nvme que vieram são de boa qualidade (Crucial)

Não vejo como um "problema" ou obrigação que esses devices tenham mais que 2 portas lan, pois vai depender muito do cenário em que será usado. Ao meu ver, um upgrade positivo que seria muito bem vindo nesses mini pcs com multiplas portas lan, especialmente esses que tem 4 interfaces é um switch chip.

Não vejo como um "problema" ou obrigação que esses devices tenham mais que 2 portas lan, pois vai depender muito do cenário em que será usado. Ao meu ver, um upgrade positivo que seria muito bem vindo nesses mini pcs com multiplas portas lan, especialmente esses que tem 4 interfaces é um switch chip.
Sim, usando as portas em bridge aumenta consideravelmente o uso de CPU nesses minipc. Se tivesse ao menos 3 ethernet pra fazer load balance/fail over de wan seria ok.

Sim, realmente falta uma versão com um switch nesses aparelhos ao invés de NIC's dedicados para cada porta! Eu acho que cada usuário vai ter uma necessidade diferente e uma versão com um switch e uma versão com NIC's dedicados vai atender a todos.

Vocês sabem dizer se tem alguma forma de usar 2 SSD na V2 slim?
Não lembro se na v2 tem tbm aquela porta para placa wifi? Com um adaptador daquela porta para 2280 talvez seja possível, só que vc vai ter que arrumar um jeito de acomodar ela dentro da case...

Na v3 e v4, a Changwang fez a placa dessas versões já pensando nisso.

Última edição:
Boa tarde pessoal

Que vocês acham, um NanoPI R5S com 4gb ram , Aguentaria 500 mbps de internet (modem da claro em bridge), e mais uns 60 a 65 dispositivos cadastrados com IP Fixo via MAC? lembrando grande parte é dispositivos IoT.
Ai iria colocar em modo AP, meu TP-Link Archer AX20 , deixando o trabalho pro NanoPI.

Ou acham que deveria investir mais e ir para um Intel celeron j4125, 8gb de ram , SSD 128gb ?
O NanoPi roda OpenWRT? e o Celeron tbm?

NanoPI R5S 4Gb ram = R$ 575,00

Mini PC Celeron 8 gb ram ssd 128gb = R$ 977,00

Boa tarde pessoal

Que vocês acham, um NanoPI R5S com 4gb ram , Aguentaria 500 mbps de internet (modem da claro em bridge), e mais uns 60 a 65 dispositivos cadastrados com IP Fixo via MAC? lembrando grande parte é dispositivos IoT.
Ai iria colocar em modo AP, meu TP-Link Archer AX20 , deixando o trabalho pro NanoPI.

Ou acham que deveria investir mais e ir para um Intel celeron j4125, 8gb de ram , SSD 128gb ?
O NanoPi roda OpenWRT? e o Celeron tbm?

NanoPI R5S 4Gb ram = R$ 575,00

Mini PC Celeron 8 gb ram ssd 128gb = R$ 977,00
aqui eu tenho um R4S com Openwrt e uns 50 clientes no total (40 wifi e 10 cabeado). Tinha Claro 700/100 e provedor local 300/150 com vlans. Hoje suspendi a Claro e estou apenas com a local.

Se vc não pretende rodar outros sistemas e máquinas virtuais, apenas router, um miniPC x86 é exagero pro seu cenário.

Sem mencionar que, morando no RS, a chance de ser taxado é enorme.

aqui eu tenho um R4S com Openwrt e uns 50 clientes no total (40 wifi e 10 cabeado). Tinha Claro 700/100 e provedor local 300/150 com vlans. Hoje suspendi a Claro e estou apenas com a local.

Se vc não pretende rodar outros sistemas e máquinas virtuais, apenas router, um miniPC x86 é exagero pro seu cenário.

Sem mencionar que, morando no RS, a chance de ser taxado é enorme.

Obrigado pela resposta amigo, eu estava pensando em contratar um outro provedor, para ter uma banda de backup, consigo fazer isso pelo OpenWRT com o R5S? pois ele tem somente 1 porta WAN e 2 LAN, não teria que ter 2 WAN para conseguir juntar as bandas e deixar em modo backup, quando uma parou de pingar, já entra a outra em ação?
Então tu acha que um R5S estaria de bom tamanho?

Pensei no X86 mini-pc porque o preço do R5S tá quase 600 conto, então 400 a mais por algo que é o Dobro de memoria, SSD, e um processador com mais clock... além de mais portas de WAN/LAN

[edit]

O R5S com OpenWRT, faz Load-balance? no modo Backup... ?

Obrigado pela resposta amigo, eu estava pensando em contratar um outro provedor, para ter uma banda de backup, consigo fazer isso pelo OpenWRT com o R5S? pois ele tem somente 1 porta WAN e 2 LAN, não teria que ter 2 WAN para conseguir juntar as bandas e deixar em modo backup, quando uma parou de pingar, já entra a outra em ação?

Pensei no X86 mini-pc porque o preço do R5S tá quase 600 conto, então 400 a mais por algo que é o Dobro de memoria, SSD, e um processador com mais clock... além de mais portas de WAN/LAN

[edit]

sobre ter 1 wan ou 2 lan, tanto faz no Openwrt, pois a função de cada porta é definida pelo usuário via software.
Assim como o loadbalance que também é configurado no software (pacote mwan3). Eu usava dois links de internet em um R4S que só tem uma wan através de vlans, mas neste caso obviamente estava limitado a 1 Gbps.
Se vc pretende contratar dois links que somem mais de 1 Gbps vai precisar de rede 2,5G pra usufruir de tudo.

o @_dsouza_ tem um R5S.

No openwrt as portas são definidas via software, ou seja, não tem nada que te impede de ter duas wans + uma lan no R5S usando openwrt.
Só lembre-se que no caso do x86 é melhor não comprar os combos com memória ram e SSD que tem nos anúncios do Ali, e sim comprar o barebones(sem ram e sem ssd) e vc mesmo comprar essas peças separadas e de boa qualidade(marcas confiáveis) pois a memória ram e ssd colocados no combo la nos anúncios do ali geralmente são de marcas chinesas duvidosas.
Sim, da uma lida aqui para tirar as suas duvidas:

De qualquer jeito eu iria sugerir vc esperar o lançamento do NanoPi R6S que vai vir uma um hardware bem mais poderoso, porém, não sei quando vai sair! Acredito que está próximo!

Fazendo Load Balance em qualquer sistema tipo Openwart, Pfsense e cia se um dos links cair ele funciona apenas com um?

Ou o único jeito é Fail Over?

[edit]

Foi o que o pessoal falou aí acima. Com OpenWrt vc pode atribuir as portas individualmente, e no R5S/OpenWrt é ainda mais fácil pois são 3 portas independentes (eth0/eht1/eth2) e não há necessidade de usar VLANs para isolar as portas. Para load balance/backup usei o mwan3 para testes com o R5S e duas conexões de internet. É meio chato de configurar, mas depois que vc entende como funciona é tranquilo.

Abaixo um SpeedTest com dois links (600/300 Vivo Fibra e 450/45 Claro HFC) com R5S/OpenWrt/mwan3. A Claro é péssima aqui em casa, dificilmente atinge a banda contratada. Notar que upload do SpeedTest usa uma única conexão, então a soma dos dois links é apenas para download e o upload é via Vivo Fibra.

Última edição:
Foi o que o pessoal falou aí acima. Com OpenWrt vc pode atribuir as portas individualmente, e no R5S/OpenWrt é ainda mais fácil pois são 3 portas independentes (eth0/eht1/eth2) e não há necessidade de usar VLANs para isolar as portas. Para load balance/backup usei o mwan3 para testes com o R5S e duas conexões de internet. É meio chato de configurar, mas depois que vc entende como funciona é tranquilo.

Abaixo um SpeedTest com dois links (600/300 Vivo Fibra e 450/45 Claro HFC) com R5S/OpenWrt/mwan3. A Claro é péssima aqui em casa, dificilmente atinge a banda contratada. Notar que upload do SpeedTest usa uma única conexão, então a soma dos dois links é apenas para download e o upload é via Vivo Fibra.

Por que o upload não é somado?

Por que o upload não é somado?
Quem estiver usando seu upload, não vai conseguir conectar nas 2 internets simultaneamente, porque vai conectar apenas num único IP.
No caso do Upload pelo Speedtest é possível somar os uploads, pelo menos aqui é usado mais de uma conexão.

Provedor BOI usa 250mb + Provedor Local 100mb
6b62d41e-6f91-41fb-a18d-2e80cbd166d3.png

No SpeedTest tem que manter a opção "multi" ativa, que é o padrão e abre 8 conexões para o servidor de teste, embora isso não garanta que o upload será somado. Aqui às vezes soma e às vezes não, mas se repetir o teste algumas vezes em algum deles deve mostrar somado ou pelo menos próximo.

se o R4S está US$ 50 no site oficial e 570 no Aliexpress
o R6S está US$ 119,00 no site oficial, seguindo a lógica de preços, estaria uns R$ 1340,00 no Aliexpress.
:bwahaha:
O jeito é esperar e ver, o r4s sempre esteve a 50 dólares no site deles, porém, o preço no ali sempre variou.

se o R4S está US$ 50 no site oficial e 570 no Aliexpress
o R6S está US$ 119,00 no site oficial, seguindo a lógica de preços, estaria uns R$ 1340,00 no Aliexpress.
:bwahaha:

Ai com R$ 1.300/1.400, vai de X86...

Users who are viewing this thread

Voltar